[Opiniões] Macbook Pro 13'' vs Macbook Air 13'' (Últimos modelos 2010)

conversoid

Power Member
Boas!

Estou a pensar em adquirir pela primeira vez um Macbook, não para usá-lo como máquina principal mas que satisfaça(tanto quanto possível) as minhas necessidades:

- Gaming (não sou um gamer extremamente hardcore, mas quero que suporte os jogos mais recentes)
- Programação (Trabalho muito na área de programação)
- Utilização básica (navegação web, multimédia, etc etc..)
- Mobilidade (será um portátil para andar comigo diariamente, e não para ficar em casa em cima da mesa)

Eu sei que ambos os portáteis suportam bem estes requisitos, mas gostaria de receber algumas opiniões se deveria dar prioridade ás vantagens do Macbook Pro a nível de CPU, memória e tamanho do disco, ou à mobilidade e autonomia do Macbook Air.

Estou apenas a considerar as versões mais básicas de cada modelo, sem upgrades.

Obrigado deste já :)
 
Boas!

Estou a pensar em adquirir pela primeira vez um Macbook, não para usá-lo como máquina principal mas que satisfaça(tanto quanto possível) as minhas necessidades:

- Gaming (não sou um gamer extremamente hardcore, mas quero que suporte os jogos mais recentes)
- Programação (Trabalho muito na área de programação)
- Utilização básica (navegação web, multimédia, etc etc..)
- Mobilidade (será um portátil para andar comigo diariamente, e não para ficar em casa em cima da mesa)

Eu sei que ambos os portáteis suportam bem estes requisitos, mas gostaria de receber algumas opiniões se deveria dar prioridade ás vantagens do Macbook Pro a nível de CPU, memória e tamanho do disco, ou à mobilidade e autonomia do Macbook Air.

Estou apenas a considerar as versões mais básicas de cada modelo, sem upgrades.

Obrigado deste já :)

Não podes ter o melhor doi dois mundos...
para o MBA, terás que sacrificar um pouco os teus 2 primeiros requesitos, isto é:
Para utilização básica e mobilidade (como pedes), o MBA é perfeito!
para gaming e programação intensiva, serve mas tens que sacrificar alguma coisa e tens alternativas melhores dentro da gama macbook.
A questão que se coloca, é qual deles estás disposto a ceder o nível de exigência.
O que pode ser dispensável para ti, pode ser essencial para outro utilizador com dúvidas iguais ás tuas..... é tão subjectivo!
 
Macbook Pro 13" seria bom para o teu caso, eu ando com meu todos os dias de um lado para outro...
Autonomia é excelente, nunca tive nada assim.
Gaming é muito subjectivo, consigo jogar jogos como HL2 e CSS em nativo sem problemas ( mesmo em bateria, sem ligar transformador). Houve apenas uma altura que pensei que estava a dar problemas, mas depois fui a verificar que o problema era do rato e não do MBP :P
Para programação ai já não serei pessoa mais indicada, dependo da programação que usas..

Cumprimentos,
 
Em Gamming, nenhum deles vai suportar "os jogos mais recentes" de maneira aceitável. A gráfica é integrada no chipset... Mesmo a 330M dos outros se atirar jogos pesados vai se borrar.

HL2, CSS e afins corre perfeitamente na resolução nativa, mas também são jogos de 2004 :P

Do resto, eu ia para macbook pro. mais barato, mas potente, embora seja um pouco mais pesado, mas um portátil que pese 2 KG é brutalmente transportável. O Air é para quem não precise de tanta potencia de processamento, mas quer algo o mais leve possível e que seja uns furos acima de netbooks com Atom e OS X.

com 10h de bateria máxima, podes levar isso para faculdade ter umas aulas sem passear o transformador.
 
Em Gamming, nenhum deles vai suportar "os jogos mais recentes" de maneira aceitável. A gráfica é integrada no chipset... Mesmo a 330M dos outros se atirar jogos pesados vai se borrar.

HL2, CSS e afins corre perfeitamente na resolução nativa, mas também são jogos de 2004 :P

Do resto, eu ia para macbook pro. mais barato, mas potente, embora seja um pouco mais pesado, mas um portátil que pese 2 KG é brutalmente transportável. O Air é para quem não precise de tanta potencia de processamento, mas quer algo o mais leve possível e que seja uns furos acima de netbooks com Atom e OS X.

com 10h de bateria máxima, podes levar isso para faculdade ter umas aulas sem passear o transformador.

Como falei, corre jogos HL2 e CSS xD nunca falei em jogos recentes, mas já ouvi dizer que há jogos recentes que ele corre "aceitável".

Eu trabalho no meu MBP, durante a manha toda e um pouco da tarde sem utilizar carregador.

Cumprimentos
 
Também ando um pouco indeciso entre eles os dois tal como o @conversoid mas tiro o primeiro ponto... Para jogos tenho um bom pc windows e as consolas que são bem melhores...

O que acham da minha situacao? Acham que o modelo base do MBA de 13'' com um processador de 1.8Ghz nao ficara ultrapassado nos proximos tempos? Eu ja li reviews e parece que aquele processador até é bom mas o que vcs acham?
 
a nivel de gaming, posso dar como exemplo que o meu MBpro 13 corre o Mafia II sem dificuldades. Não explorei mais essa faceta de gaming, pois tenho PS3
 
Sem querer meter me com o comentario anterior, mas correr jogos recentes e em mac, ainda por cima com graficas partilhadas. Hmmmm. Nao.
Procura noutros lados.
Ha diversos videos youtube de pessoas a correr jogos recentes em mbp 13 tudo em low e com baixas fps e quando ha lutas ou cenas mais puxadas decresce e tal, mas qual a piada disso? Ha users a correr starcraft2 em mbp13. Heheheh. Cada um sabe de si.
Eu no meu macbook pro que tem uma 8600mgt dedicada, que, segundo la os boss da apple tem o dobro da perfomance de uma nvidia 9400m, ja me custa correr tanto jogo.
E os aquecimentos dos mac a jogar. É um forno. Bom para o inverno.
 
Obrigado desde já pelas opiniões!

Para as minhas necessidades, acho que vou mesmo optar pelo MBP, fica-me mais barato, ganho mais performance em geral, não afecta muito a mobilidade e ainda ganho o backlight :)

A nível de jogos, já vi vários vídeos no youtube (especialmente a correr starcraft 2) e parece aguentar bem até alguns jogos recentes, mesmo que estejam configurados no mínimo.
 
...
para gaming e programação intensiva, serve mas tens que sacrificar alguma coisa e tens alternativas melhores dentro da gama macbook.
A questão que se coloca, é qual deles estás disposto a ceder o nível de exigência.
O que pode ser dispensável para ti, pode ser essencial para outro utilizador com dúvidas iguais ás tuas..... é tão subjectivo!

Como assim não dá para programação intensiva? Estás-te a referir a que tipo de programação exactamente?

É que programar, por exemplo, com o Eclipse, ou com o Visual C++ ou C# no paralells não me parece que puxe muito...aliás, não puxa nada. Qualquer netbook serve para isso...

Só se estiveres a falar de bases de dados (Oracle)...
 
É que programar, por exemplo, com o Eclipse, ou com o Visual C++ ou C# no paralells não me parece que puxe muito...aliás, não puxa nada. Qualquer netbook serve para isso...
O Visual Studio 2010 não é simpático por exemplo, um netbook manhoso vai se borrar todo a compilar programas grandes.
O Starcraft 2 corre perfeitamente no MBP, mas com settings assim para o low.
 
Última edição:
Sem querer meter me com o comentario anterior, mas correr jogos recentes e em mac, ainda por cima com graficas partilhadas. Hmmmm. Nao.
Procura noutros lados.
Ha diversos videos youtube de pessoas a correr jogos recentes em mbp 13 tudo em low e com baixas fps e quando ha lutas ou cenas mais puxadas decresce e tal, mas qual a piada disso? Ha users a correr starcraft2 em mbp13. Heheheh. Cada um sabe de si.
Eu no meu macbook pro que tem uma 8600mgt dedicada, que, segundo la os boss da apple tem o dobro da perfomance de uma nvidia 9400m, ja me custa correr tanto jogo.
E os aquecimentos dos mac a jogar. É um forno. Bom para o inverno.

repara na minha assinatura, a graficas que referiste já são um pouco antigas.. aquecer muito ? O meu não aquece quase nada, como já falei tenho corrido aqui "alguns" jogos e tenho tido 0 problemas, boas performances, nada de "TOPO".
Este MBP corre muito bem, não digo a nivel da minha tower ou da minha PS3, mas tem uma optima qualidade para um portatil de 13" (SEM QUALQUER DUVIDA DISTO) ! ! ! Algo que não consegui ter num sony vaio de 13" que tive.. (por exemplo)

Cumprimentos.
 
Última edição:
O Visual Studio 2010 não é simpático por exemplo, um netbook manhoso vai se borrar todo a compilar programas grandes.
O Starcraft 2 corre perfeitamente no MBP, mas com settings assim para o low.

Sim, eu estou a falar de netbooks com o atom n280 para cima. Não o atom Zqualquer coisa do asus que dura 10 horas ou outro mais fraco.

Eu, sinceramente, estou a ponderar mudar para o macbook air.

Tenho actualmente um pc (compal) com C2D [email protected] com uma geforce 8400m gs que pesa 2,6kg mais carregador.

Passando para um macbook air passo a andar com menos cerca de 1,5kg e tenho um pc muito mais rápido (tanto a nível de jogos, como para as coisas básicas).

Já vi algumas reviews do mba e (mal ou bem) concluí que, no meu caso, tenho muito a ganhar. O mba só perde para cores ix na parte de edição de video e essas coisas que precisam de usar muito processamento.
 
Como assim não dá para programação intensiva? Estás-te a referir a que tipo de programação exactamente?
É que programar, por exemplo, com o Eclipse, ou com o Visual C++ ou C# no paralells não me parece que puxe muito...aliás, não puxa nada. Qualquer netbook serve para isso...
Só se estiveres a falar de bases de dados (Oracle)...

Vê lá bem onde é que eu disse que não dá!
para gaming e programação intensiva, serve mas tens que sacrificar alguma coisa e tens alternativas melhores dentro da gama macbook.
Uma leitura mais atenta, evita resposta extemporãneas.
O user dividiu em quatro as actividades principais do uso que vai fazer, sendo que duas delas (Mobilidade e Utilização básica) qualquer máquina faz, o restante trabalho (mais pesado) será neste caso o factor de escolha dentro da gama.
Como não mencionou que tipo de programação iria fazer, e como quer que suporte os jogos mais recentes, como é evidente o factor da quantidade de memória e capacidade do disco rígido têm que ser levado em conta.
Já para não falar do tamanho de ecrâ para jogos (pelo menos para mim).
Baseado nessas informações recebidas, dizer que têm melhores alternativas, não é o mesmo que dizer que não dá!

Edit: se fosse para mim, e para o uso que dou, o Air seria a escolha acertada.
 
Vê lá bem onde é que eu disse que não dá!

Uma leitura mais atenta, evita resposta extemporãneas.
O user dividiu em quatro as actividades principais do uso que vai fazer, sendo que duas delas (Mobilidade e Utilização básica) qualquer máquina faz, o restante trabalho (mais pesado) será neste caso o factor de escolha dentro da gama.
Como não mencionou que tipo de programação iria fazer, e como quer que suporte os jogos mais recentes, como é evidente o factor da quantidade de memória e capacidade do disco rígido têm que ser levado em conta.
Já para não falar do tamanho de ecrâ para jogos (pelo menos para mim).
Baseado nessas informações recebidas, dizer que têm melhores alternativas, não é o mesmo que dizer que não dá!

Edit: se fosse para mim, e para o uso que dou, o Air seria a escolha acertada.

Sim, desculpa, de facto tens razão.

Eu respondi aquilo porque, como disse, estou a pensar comprar um e quando disseste "sacrificar alguma coisa", relativamente à programação, pensei logo "não dá" (estupidamente).

Então não digas "qualquer netbook"....

Epá desculpa lá se te ofendi, não volta a acontecer...
 
Claro que não me ofendeste....
Somos pessoas civilizadas.
só pretendí reforçar a ideia de que não era isso que queria transmitir. :cool:

Edit: o quote não era para mim, mas aplica-se na mesma..... :o
 
Última edição:
Back
Topo