[Opinião] Para qual linguagem de programação me deveria orientar após Pascal?

Maeiro

Power Member
Boas,

No meu 12º ano (actual), tenho aplicações informáticas, onde andei a trabalhar e a aprender a programar pascal! Até me orientei bem, e curti bastante.

Mas queria começar a programar numa plataforma diferente, e em algo que criasse uns programa «mais bonitinhos», que os do pascal!

Qual me aconselham?? Eu preferia uma orientada a objectos com em visual basic, que desse para criar um programa com um bom aspecto..

TAMBÉM QUERO SALIENTAR QUE JÁ LÍ, os tópicos inamovíveis desta secção, onde as conclusões que tirei, foram para seguir com C, ou C#, ou mesmo visual basic...


A única entrave é que seria para programar num MAC!

Podem ajudar?
 
pois, foi essas que em ví nos tópicos por onde andei a pesquisar aqui no fórum...

Mas fiquei bastante interessado no c++ ou o c#.....

Embora não conheça ainda muito bem estas linguagens, pelo que ví em vídeo no youtube, os programas gerados em c++ ou em c#, são tipo os gerados no pascal (uma janela em que o programa parece uma linha de comandos)...
E o que eu queria era algo tipo com botões, com um caixa própria para inserir os dados, tal como fica no visual basic...

Entres estas: c++, c, c#, java, visual basic, quais as que melhor farão este tipo de programas???

E já agora, senão for pedir demais, qual delas terá mais futuro??


EDITED: repito que queria uma linguagem que funcionasse bem em MAC..É por isso que não me atiro de cabeça para visual basic...
 
Última edição:
Entres estas: c++, c, c#, java, visual basic, quais as que melhor farão este tipo de programas???
C#, mas em termos de compatibilidade para mac podes esperar o mesmo que do visual basic :P

E já agora, senão for pedir demais, qual delas terá mais futuro??
Depende do tipo de aplicações que queres desenvolver. Visual Basic nunca teve muito futuro, a não ser para integrar aplicações em windows. C++ está a cair em desuso, mas provavelmente continuará a ser a linguagem preferida para coisas ESPECIFICAS (jogos de computador por exemplo).
 
Pois, por exclusão de partes, estou indeciso entre java ou object-C...

Esta linguagem odjC, é tipo a C++, ou C#, ou seja, um espécie de subconjunto da C, ou é algo completamente independente???

E já agora, quer java, quer object-C são orientadas a objectos?? (qual a mais parecida com Visual Basic??)

E qual a mais fácil para quem apenas conhecem bem, programação em pascal??
 
Phyton, não me parece que preencha os requisitos que procuro...

Eu queria uma um que os programas fossem parecidos com os do visual basic (com botões e assim), e não com o aspecto «matrix» do pascal!
 
Phyton, não me parece que preencha os requisitos que procuro...

Eu queria uma um que os programas fossem parecidos com os do visual basic (com botões e assim), e não com o aspecto «matrix» do pascal!

Qualquer linguagem permite fazer isso, só que nalgumas linguagens (como visual basic) qualquer gajo que não perceba nada do que está a fazer consegue fazê-lo :P O mais parecido que tens com visual basic (mas muito mais poderoso) nesse sentido é C#.
 
Phyton, não me parece que preencha os requisitos que procuro...

Eu queria uma um que os programas fossem parecidos com os do visual basic (com botões e assim), e não com o aspecto «matrix» do pascal!

Tens várias maneiras de criar uma GUI em python http://wiki.python.org/moin/GuiProgramming

Mas se queres aprender algo que te seja mais útil (pela sintaxe ser semelhante a C,C++,etc) e cross-platform talvez Java seja a escolha indicada.

Quanto ao ser mais fácil ou difícil sabendo algoritmia programas em qualquer coisa, basta saberes a sintaxe... São todas linguagens de alto nível por isso a dificuldade será semelhante...
 
Tens várias maneiras de criar uma GUI em python http://wiki.python.org/moin/GuiProgramming

Mas se queres aprender algo que te seja mais útil (pela sintaxe ser semelhante a C,C++,etc) e cross-platform talvez Java seja a escolha indicada.

Quanto ao ser mais fácil ou difícil sabendo algoritmia programas em qualquer coisa, basta saberes a sintaxe... São todas linguagens de alto nível por isso a dificuldade será semelhante...

Python é útil e é cross-platform.
 
O alto nível de C/C++ é um pouco questionável :P

Comparando com assembly e afins sim... O C sim concordo que não seja de tão alto nível mas mesmo assim são todas elas linguagens com um nível suficiente de abstracção de forma a alguém iniciado aprender era nesse sentido ;)

Python é útil e é cross-platform.

Não disse o contrário por alguma coisa o recomendei ;)

Apenas indiquei que para segunda linguagem a aprender a sintaxe do Java lhe dá muito mais bagagem e facilidade de mais tarde ir para outras linguagens com sintaxe parecida com menos esforço ;)
 
Bem pessoal, já me decidi!!! SABENDO QUE APENAS SEI PASCAL, optei por aprender java...

Conhecem algum programa para produzir programas em java para mac , ou seja um compilador???

E a mudança de pascal (muito simples) , para java será um bocado arriscada e complicada??
 
Back
Topo