Melhores empresas para trabalhar

Nervys

Power Member
Olá a todos.

Sou finalista em engenharia informática e estão a começar a chover algumas proposta de emprego.
Gostaria assim de iniciar um tópico em que cada um partilha-se a sua opinião sobre algumas empresas na área.

Começo eu:
Delloite - Só ouvi falar mal, mas estranhamente tá no top 30 das melhores empresas para trabalhar em Portugal e foi considerada a melhor empresa para iniciar uma carreira profissional.
Nova base - Ouvi falar muito bem e que apesar de não pagar muito dão boas formações.
PT - Consta que paga bem.

P.S - Não conheço ninguém que lá trabalhe nem trabalhei em nenhuma delas
 
Última edição:
Concordo com o que escreveste.

Não gosto de estar a falar nem bem nem mal das empresas, mas a PT é um bom partido :P, a Novabase é uma empresa competente para se trabalhar (embora como disseste não seja pródiga em ordenados chorudos) e tens a Delloite e a Accenture que pagam relativamente bem, mas que ao mesmo tempo te sugam várias horas diárias. Se fores solteiro e bom rapaz, acho que podias experimentar uma das duas últimas... são consultoras agressivas, mas que te conferem boa experiencia e um income acima da média. Senão tens outras opções, e dentro do género da Novabase tens outras mais pequenas como AGAP2, Softfinança, Indra, Saphira e mais umas quantas.

A PT é diferente. E de todas será provavelmente a melhor, mas tb provavelmente será aquela onde mais dificilmente encontrarás uma posição contratual que te agrade. Não sei se estás à procura de emprego, mas é uma questão de mandares curriculos e veres quais te respondem e as condições que te oferecem.

E assim como eu tenho esta opinião generlizada destas empresas, pela minha experiencia de mercado, provavelmente outros users terão uma opinião diferente e igualmente sustentada. No fundo a melhor empresa será sempre aquela que te ofereça as condições mais vantajosas e com a qual te sintas mais identificado.
 
Olá a todos.

Sou finalista em engenharia informática e estão a começar a chover algumas proposta de emprego.
Gostaria assim de iniciar um tópico em que cada um partilha-se a sua opinião sobre algumas empresas na área.

Começo eu:
Delloite - Só ouvi falar mal, mas estranhamente tá no top 30 das melhores empresas para trabalhar em Portugal e foi considerada a melhor empresa para iniciar uma carreira profissional.
Nova base - Houvi falar muito bem e que apesar de não pagar muito dão boas formações.
PT - Consta que paga bem.

P.S - Não conheço ninguem que lá trabalhe nem trabalhei em nenhuma delas

Em primeiro lugar convém especificar o que te disseram mal da Deloitte por exemplo. É por trabalharem muitas horas?
A PT é um bom tacho, até pagam bem no entanto sendo de informática podes estar a ser contactado pela PT SI e deles não tenho uma opinião muito positiva. O Grupo PT é muito grande, e há empresas mais interessantes que outras.
 
Queres uma dica?
A melhor empresa para trabalhar é a que paga em condições e a horas! Hoje em dia não ha melhor que isso.
 
Última edição:
Sou eng. informático recém-graduado e trabalho num grande grupo português há relativamente pouco tempo (8 meses). Pagam +/- bem (1100 euros) e sempre atempadamente mas... acho que estou de saída.

Se queres ser "mil-eurista" durante os próximos 10/15 anos da tua vida enquanto dás a ganhar pelo menos o triplo, vai para qualquer grande grupo português. Normalmente os pais gostam muito, ter um filho na grande empresa X ou Y, e usar fatinho faz-nos sentir orgulhos mas, no fundo, não passamos de escravos legais que trabalham 10 horas diárias, tomam café de 1 hora com o chefe e lá nos dão umas palmadinhas nas costas. Como são grandes grupos, o local de trabalho está "viciado" e dificilmente te consegues afirmar ou fazer a diferença. A carreira normalmente está bem definida e avanças ao ritmo de aumentos de 50 euros/ano.

As minhas ideias passam ou por emigrar ou entrar para uma Startup onde possa "fazer a diferença" ou montar o meu próprio negócio.
 
Nem mais ! É mesmo assim! Há que cair na realidade que é esta! Trabalhar para nós é sempre outra coisa! O resto é passar o tempo sempre à espera de algo que nunca vai vir.....
 
eu neste momento arrisquei, despedi-me, fui para mestrado e estou com uma parceria com um colega para abrir um empresa, não é nada facil mesmo, já dura há um ano, mas lá se vai progressivamente entrando no mercado. Sinceramente é muito mau trabalhar sem prespectivas de carreira nem ter nada de aliciante que nos motive, foi essa a razão (e ganhava dentro os 1200€ mas não estava realizado minimamente).

O meu conselho é arrisquem se não tem filhos nem contas para pagar, se não for agora só aos 60 anos na altura da reforma, em que já têm a vida está consolidada
 
Agradeço todos os comentários.

No entanto gostava que dessem mais opiniões sobre empresas que conheçam e quais as suas condições por forma a que este tópico possa servir para todos os que queiram entrar/mudar de empresa e que não tenham a possibilidade de abrir a própria.
 
Deloitte: pagam melhor que muitos. São muito exigentes, mas também há espaço para quem não quer subir à força toda. Julgo que os testes para entrar (para recém-licenciados) são muito lixados, e só entram os que são mesmo bons. Os gestores, na área das IT, são muito porreiros.

Accenture: pagam muito mal, no nível de entrada. Deve ser da crise. Os gestores parecem um pouco mais old-school, o que às vezes não é muito agradável.

PT SI: do que tenho ouvido, não só pagam mal como não dão aumentos decentes. A PT em si não sei como é, mas a PT SI é para esquecer.

Novabase: já ouvi dizer coisas boas deles. Pagam bem, mas acho que têm que negociar um pouco.

Agora, independentemente da empresa para que forem, projectos lixados há sempre, e mais cedo ou mais tarde é inevitável terem de vir a fazer umas horas "extra" (diga-se: não remuneradas), umas noitadas, ou trabalhar alguns fins de semana. Não vejam isso como algo negativo. Vai acontecer. Preparem-se, aceitem, esforcem-se, e acabou. Claro que isto não quer dizer que tenham de passar 6 meses a trabalhar a esse ritmo (como aconteceu a um colega meu). Se isso vos acontecer, queixem-se, claro. Mas umas horinhas de trabalho extra de vez em quando também não fazem mal a ninguém :)
 
Agora, independentemente da empresa para que forem, projectos lixados há sempre, e mais cedo ou mais tarde é inevitável terem de vir a fazer umas horas "extra" (diga-se: não remuneradas), umas noitadas, ou trabalhar alguns fins de semana. Não vejam isso como algo negativo. Vai acontecer. Preparem-se, aceitem, esforcem-se, e acabou. Claro que isto não quer dizer que tenham de passar 6 meses a trabalhar a esse ritmo (como aconteceu a um colega meu). Se isso vos acontecer, queixem-se, claro. Mas umas horinhas de trabalho extra de vez em quando também não fazem mal a ninguém :)

isto é andar a trabalhar para aquecer e meio-caminho andado para a exploração. é exactamente a mesma coisa que pagar para trabalhar (se não te pagam, és tu que estás a pagar a eles, dado q eles ficam com parte do teu vencimento)... há quem aceite e quem nao aceite.
Eu nao aceito e não aconselho a ninguém isto, mas eu tb n aconselho ninguém a ir trabalhar para uma consultora, exactamente por coisas destas.
Se querem que alguem trabalhe para eles, paguem-lhes, que eles tb n aceitam fazer os projectos de graça...
 
isto é andar a trabalhar para aquecer e meio-caminho andado para a exploração. é exactamente a mesma coisa que pagar para trabalhar (se não te pagam, és tu que estás a pagar a eles, dado q eles ficam com parte do teu vencimento)... há quem aceite e quem nao aceite.
Eu nao aceito e não aconselho a ninguém isto, mas eu tb n aconselho ninguém a ir trabalhar para uma consultora, exactamente por coisas destas.
Se querem que alguem trabalhe para eles, paguem-lhes, que eles tb n aceitam fazer os projectos de graça...

Isso de trabalhar umas horas a mais de borla está mesmo a ficar na moda! Também sou completamente contra essa prática.

E outras empresas?
Microsoft, cisco, mckinsey, bcg, opensoft, capgemini e afins?
Alguem sabe de algo?
 
isto é andar a trabalhar para aquecer e meio-caminho andado para a exploração. é exactamente a mesma coisa que pagar para trabalhar (se não te pagam, és tu que estás a pagar a eles, dado q eles ficam com parte do teu vencimento)... há quem aceite e quem nao aceite.
Eu nao aceito e não aconselho a ninguém isto, mas eu tb n aconselho ninguém a ir trabalhar para uma consultora, exactamente por coisas destas.
Se querem que alguem trabalhe para eles, paguem-lhes, que eles tb n aceitam fazer os projectos de graça...

Se calhar expliquei-me mal. Não é só nas consultoras que isso acontece. Pode acontecer em qualquer empresa, em qualquer altura.
Há picos de trabalho, há condições extremas, há imprevistos, etc etc.

Ninguém está a dizer que se deva fazer das horas extra um hábito. Mas daí a dizer "nunca" vai um esticão. Se a empresa precisa, se a empresa te paga religiosamente o ordenado a tempo e horas, se sempre foram impecáveis contigo, qual é o problema de "ajudar" numa altura complicada?
 
Conheço pessoas que trabalham na Delloite, não no ramo da informática mas que gostam bastante daquela empresa e pelo que sei é uma boa empresa para se começar a trabalhar...
 
Se calhar expliquei-me mal. Não é só nas consultoras que isso acontece. Pode acontecer em qualquer empresa, em qualquer altura.
Há picos de trabalho, há condições extremas, há imprevistos, etc etc.

Ninguém está a dizer que se deva fazer das horas extra um hábito. Mas daí a dizer "nunca" vai um esticão. Se a empresa precisa, se a empresa te paga religiosamente o ordenado a tempo e horas, se sempre foram impecáveis contigo, qual é o problema de "ajudar" numa altura complicada?


Concordo inteiramente com o CrazyBomber. E passo a contar resumidamente a minha historia.
Sou licenciado em engenharia informática e como todos na generalidade, em quanto estudava o "sonho" seria trabalhar numa grande empresa de renome na área. Assim quando terminei o curso, fiz estagio numa software house nacional, o que correu bastante bem. A partir deste momento fui a procura de algo "melhor", surgiu uma oportunidade para uma empresa internacional na área da banca, a remuneração era bastante aliciante para quem estava a começar e aceitei o desafio, porém, ao fim de uns tempos percebi que as coisas não era bem como tinham "pintado" na fase de recrutamento, trabalhava-mos por vezes madrugadas seguidas para conseguir atingir os objectivos que nos eram entregues, horas extras essas que não eram remuneradas. O que no inicio parecia ser algo bastante aliciante tanto a nível pessoal como profissional rapidamente se transformou em algo extremamente desgastante, até que em junho deste ano a equipa com que trabalhava se demitiu em bloco...
Nesse mesmo dia começo novamente a procura de trabalho, e eis que duas semanas mais tarde sou contactado por uma empresa (a que estou neste momento), em que o seu core business não e essencialmente as novas tecnologias, mas que tem uma base tecnológica forte assente na comunicação com o cliente, e uma empresa pequena mas que vai bem de saúde financeira.
Estou satisfeito, a remuneração e inferior, porém, ganhei mais tempo para mim, e me dado o espaço suficiente para desenvolver novos projectos que poderão vir a ser mais valias para a empresa. E aqui não me custa nada de vez em quando dar uma ou duas horas a mais de trabalho, por vezes ate acontece sem que se dê por isso.

Assim por vezes, nem sempre as grandes empresas são os melhores sítios para se trabalhar, por vezes lá não passas de mais um, completamente dispensável, que a qualquer momento podes ser substituído, onde não te e dado o devido valor como profissional ou como Seres Humanos que somos....

Peço desculpa pelo testamento.

Tjusto
 
Se calhar expliquei-me mal. Não é só nas consultoras que isso acontece. Pode acontecer em qualquer empresa, em qualquer altura.
Há picos de trabalho, há condições extremas, há imprevistos, etc etc.

Ninguém está a dizer que se deva fazer das horas extra um hábito. Mas daí a dizer "nunca" vai um esticão. Se a empresa precisa, se a empresa te paga religiosamente o ordenado a tempo e horas, se sempre foram impecáveis contigo, qual é o problema de "ajudar" numa altura complicada?
O pagar a tempo e horas e serem impecaveis comigo é o que seria de esperar em qualquer sitio. É a lei. Eu vendo-lhes o meu tempo, e eles pagam. É um negocio justo.

Desde q a ajuda seja reciproca, n tenho problemas. o problema é que raramente é reciproca e para ajudar alguém por caridade, prefiro ajudar as crianças famintas ou ajudar a acabar com a pesca da palmeta no Canadá, do que uma empresa qualquer, que por norma, n tem problemas financeiros. Ao menos sei que ajudo quem realmente precisa. É uma questão de princípios, há quem os tenha e quem não os tenha.

Podem dizer que tenho uns padrões elevados, mas tb nunca niguem teve razoes de queixa do meu trabalho, nem nunca precisei de fazer horas extra para cumprir com os prazos pré-estabelecidos (que por norma, passam pela minha "autorização", são prazos realistas e não prazos à carapau-de-corrida, como gostam de fazer por aí).
 
O pagar a tempo e horas e serem impecaveis comigo é o que seria de esperar em qualquer sitio. É a lei. Eu vendo-lhes o meu tempo, e eles pagam. É um negocio justo.

Desde q a ajuda seja reciproca, n tenho problemas. o problema é que raramente é reciproca e para ajudar alguém por caridade, prefiro ajudar as crianças famintas ou ajudar a acabar com a pesca da palmeta no Canadá, do que uma empresa qualquer, que por norma, n tem problemas financeiros. Ao menos sei que ajudo quem realmente precisa. É uma questão de princípios, há quem os tenha e quem não os tenha.

Podem dizer que tenho uns padrões elevados, mas tb nunca niguem teve razoes de queixa do meu trabalho, nem nunca precisei de fazer horas extra para cumprir com os prazos pré-estabelecidos (que por norma, passam pela minha "autorização", são prazos realistas e não prazos à carapau-de-corrida, como gostam de fazer por aí).

Concordo completamente.

É por haver quem tem pena dessas empresas milionárias (cada vez mais) que a nossa profissão tá cada vez pior! Eles sabem muito bem que se alguém se recusa a trabalhar +de 8h à borla ou quer receber um ordenado mais justo eles podem passar ao próximo que sabem que alguém vai aceitar!

Para quem não sabe os eng. informáticos teem ganho cada vez menos e trabalhado cada vez mais e com piores condições.
Para quem não acredita leia o tópico neste fórum com o nome "ha por aqui engenheiros informáticos que queiram partilhar quanto ganham" e verão que um recem licenciado a 5 anos atrás começava a ganhar 1500€ e actualmente ganha 1000€ se tiver sorte!
Quanto às piores condições basta ver o ranking das melhores empresas para trabalhar em Portugal nos últimos anos e ver que até 2004 muitas consultoras estavam no top 30 e actualmente só está a deloitte e está a cair de posição de ano para ano.

Para quem não percebe qual a razão disto eu explico: O objectivo das empresas é maximizar o lucro, logo se conseguem ter um empregado a trabalhar por X não vão oferecer X+1. E é isso que se está a passar. Quando alguém se recusa a trabalhar mais de 8h por dia sem ser pago é logo posto de parte porque todos os outros "amiguinhos da empresa" julgam que a empresa lhes faz um grande favor por pagar a tempo e horas, e aceitam trabalhar o tempo que for necessário mesmo que isso implique perder a vida social! E por haverem tantos "amiguinhos de empresas" que a situação está cada vez pior e essas empresas cada vez mais ricas enquanto os eng. trabalham mais por menos.
 
:wow:essa de serem correctos connosco ta boa! Entao isso agora significa que estao a fazer um favor aos seus trabalhadores em pagar a tempo e horas.....como se isso nao fosse a obrigacao deles.....quero dizer....um principio da contratacao....pensem assim e depois nao se queixem.....amigos do patrao.......
as empresas fazem uma autentica lavagem cerebral aos seus colaboradores ao ponto de estes acharem que lhes estao a fazer algum favor....sao impecaveis....sao extraordinarios.......ganda lavagem cerebral.......

Continuem a ter pena deles que eles continuarao a explorar ate a ultima e quanto mais abrirem mao da vossa vida pessoal mais eles vao abusar....com o pretexto de que se nao tem qualquer compromisso extra laboral, tais como familia ou vida social....., vao ver como ainda vos vao gozar....e tirar partido disso para vos exigir mais e mais.....

Como se costuma dizer 8horas para dormir, 8horas para trabalhar e 8 horas para o resto....isto nao significa que nao se possa fazer umas horas extras de vez em quando....mas por favor, pagas....se nao for pedir muito......o trabalho paga-se.....nao se oferece.....a ninguem.....amigos amigos negocios a parte....

Se ha prazos impensaveis entao que metam mais gente para trabalhar.....a formula para resolver a falta de produtividade......
Nao se cuidem nao e depois queixem-se que isto nao ta facil.....

Desculpem a falta de acentos mas o teclado tava trocado.....
 
Última edição:
Back
Topo