Para quem tem problemas com ficheiros MKV

jmatos72

Power Member
Pois bem fica aqui um guia para "reparar" os mkv que dão problemas de leitura em alguns leitores e televisões multimédia, a autoria é do sapo_GMR da hdteam, que faz parte de um tracker nacional.


Se está contra as regras peço desculpa pois só o inseri aqui pois pode ajudar muita gente que tenha estes problemas.


[Tutorial] Filmes HD sem som nos leitores multimedia. O que fazer?
Boas.


Como ultimamente têm surgido alguns problemas no áudio de alguns filmes em HD, decidi fazer este tutorial para explicar ao pessoal o que fazer caso os seus media players não consigam reproduzir o áudio.

No meu caso, tenho um WDTV Live, e em alguns filmes o leitor não consegue reproduzir áudio (e este leitor já faz o downmix do DTS, mas isto não tem nada a ver com isso). Pela informação dada por alguns colegas da minha team e pelas pesquisas que fiz, o problema deve-se ao uso de uma versão nova do mkvmerge gui , nomeadamente a versão 4, e que faz com que os leitores não reproduzam o áudio.
Este programa é o que se usa para juntar os ficheiros de vídeo e áudio, de forma a obtermos um mkv completo, por assim dizer.


Passando então ao que interessa, para fazerem download da versão que eu uso em casa, basta clicarem aqui), e, depois de instalado, fazerem o que vos mostro de seguida:



Neste caso eu uso o 2.7.0, mas também podia usar a versão 3.

Então é assim...

O programa tem este aspecto...

mkvmergegui1.png


De seguida, para se carregar o filme no mkvmerge gui, deve-se carregar no add:

mkvmergegui2.png


Escolhem o filme em questão (neste caso, usei o Iron Man 2 REMUX, visto ter sido inserido por mim e o mux ter sido feito no mkvmerge gui versão 4, ou seja, se o virem num leitor multimédia tipo WDTV Live, não vão ouvir o áudio e desde já peço desculpa por tal facto):

mkvmergegui3.png


Depois de escolhido o filme, aparece assim no programa:

mkvmergegui4.png


Caso não queiram retirar nenhum dos áudios, de seguida devem carregar onde diz browse, para escolherem onde querem guardar o novo ficheiro que vão ter, depois de feito este novo mux:

mkvmergegui5.png


Escolhido o destinatário do "novo" filme, carregamos em Start muxing:

mkvmergegui6.png


Irá aparecer imediatamente uma nova janela que se parece com a seguinte:

mkvmergegui7.png


Quando aquela barra de progresso chegar ao final, aparecer-vos-á o tempo que demorou a fazer o mux:


mkvmergegui8.png


Posto isto, o mux está feito e basta carregarem em Ok:

mkvmergegui9.png


E pronto, deve estar pronto para bombar nos vossos media players.
cheesygrin.gif


Comigo funcionou sempre. Espero que com vocês aconteça o mesmo.
thumbsup.gif


Qualquer dúvida não hesitem em postar aqui ou a enviar pm, que responderei com todo o gosto!
smiley-wink.png


Cumprimentos a todos.

Na última versão, 4.4.0 já é possível desactivar por defeito o header compression basta sacar essa versão através do link disponibilizado mais abaixo, instalar, abrir o programa e ir a file » options e selecionar o item Disable header removal compression for audio and video tracks by default; Aqui ficam as imagens:

mkvmerge41.jpg



mkvmerge42.jpg


Mkvmerge 3.4.0: http://www.bunkus.org/videotools/mkvtoolnix/win32/mkvtoolnix-unicode-3.4.0-setup.exe

Mkvmerge 4.4.0: http://www.bunkus.org/videotools/mkvtoolnix/win32/mkvtoolnix-unicode-4.4.0-setup.exe


Este guia pode ser descarregado em formato pdf a partir daqui: http://www.mediafire.com/?tavzo2b72pvgcv5
 
Última edição:
Se preferirem, e menos complicado, copiam o código abaixo(alteram a localização da vossa pasta "mvktoolnix") e guardam num ficheiro como ".bat". Depois é só colocar junto com o mkv e correr o .bat. :)

REM Whipped up by TEKNO to fix MKV header compression issues on Standalone media players!
REM MKVfix version 1.2
REM For use with the ZIPPED version of MKVToolnix v4.1.1 or greater
REM Change the "SET MKVTOOLPATH =" to the DIRECTORY that you have unzipped MKVToolnix too!
@ECHO OFF
cd "%~dp0"
SET MKVTOOLPATH=D:\mkvtoolnix
ECHO MKVToolnix found at %MKVTOOLPATH% > logging.txt
FOR /F "delims=*" %%A IN ('dir /b /s *.MKV') do CALL :MKVFIXMUX "%%A" "%MKVTOOLPATH%"
START "" logging.txt
GOTO :eof
:MKVFIXMUX
%MKVTOOLPATH%\mkvmerge.exe -o "%~dpn1_fixed.mkv" --engage keep_bitstream_ar_info -A -S --compression -1:none "%~dpnx1" -D -S --compression -1:none "%~dpnx1" -A -D --compression -1:none "%~dpnx1"
if not errorlevel 0 (
ECHO Failed on %~nx1 remux! >> logging.txt
goto :eof)
REM if exist "%~dpn1_fixed.mkv" (
REM del "%~dpnx1")
ECHO Processing of %~nx1 successful! >> logging.txt
goto :eof
 
E os ficheiros mkv AVC? no meu home cinema só tenho problema com os avc's... (tal como o nome indica...) lê mas com paragens de imagem e som..
 
Será que me podem ajudar, ja tentei o que diz aqui no tutorial...e continuo sem som neste filme:

Video
ID : 1
Format : AVC
Format/Info : Advanced Video Codec
Format profile : [email protected]
Format settings, CABAC : Yes
Format settings, ReFrames : 6 frames
Muxing mode : Container [email protected]
Codec ID : V_MPEG4/ISO/AVC
Duration : 1h 59mn
Bit rate : 3 730 Kbps
Width : 1 280 pixels
Height : 540 pixels
Display aspect ratio : 2.35:1
Frame rate : 23.976 fps
Color space : YUV
Chroma subsampling : 4:2:0
Bit depth : 8 bits
Scan type : Progressive
Bits/(Pixel*Frame) : 0.225
Stream size : 3.03 GiB (69%)
Writing library : x264 core 55 svn-663C
Encoding settings : cabac=1 / ref=5 / deblock=1:-3:-3 / analyse=0x3:0x133 / me=hex / subme=7 / brdo=0 / mixed_ref=1 / me_range=16 / chroma_me=1 / trellis=1 / 8x8dct=1 / cqm=2 / deadzone=21,11 / chroma_qp_offset=0 / threads=2 / nr=0 / decimate=1 / mbaff=0 / bframes=3 / b_pyramid=0 / b_adapt=0 / b_bias=0 / direct=1 / wpredb=0 / bime=0 / keyint=250 / keyint_min=25 / scenecut=40(pre) / rc=2pass / bitrate=3730 / ratetol=1.0 / rceq='blurCplx^(1-qComp)' / qcomp=0.60 / qpmin=10 / qpmax=51 / qpstep=4 / cplxblur=20.0 / qblur=0.5 / ip_ratio=1.40 / pb_ratio=1.30 / aq=1:0.5:15.0
Language : English

Audio
ID : 2
Format : DTS
Format/Info : Digital Theater Systems
Format profile : ES
Codec ID : A_DTS
Duration : 1h 59mn
Bit rate mode : Constant
Bit rate : 1 510 Kbps
Channel(s) : 7 channels
Channel positions : Front: L C R, Side: L R, Back: C, LFE
Sampling rate : 48.0 KHz
Bit depth : 24 bits
Stream size : 1.26 GiB (29%)
Title : English
Language : English


Não tenho som nem no PC nem no meu leitor Asus da sala... Já me tinha acontecido com o Iron man, mas resolvi da mesma forma que o apresentado aqui, agora este nao consigo... os mais entendidos se puderem dar umas dicas, agradeço..

Cumps,
 
Excelente trabalho jmatos72. Já agora, relativamente ao mkvmerge, tenho uma dúvida. Eu utilizo-o, de vez em quando, para embutir umas legendas (*.srt) nos *.mkv e passá-los, via mediaserver, pra PS3. Mas, por defeito, as legendas ficam enormes e não encontro nenhuma opção no mkvmerge para definir o seu tamanho.. é possível?
Obrigado!!
 
Boas.
Em relação ao audio nunca encontrei qualquer problema, mas em relação ao video, sim, já encontrei bastantes.
O que acontece, é que em certos videos ( mkv ), o meu leitor multimédia não reproduz imagem só legendas e audio.
O meu leitor é um Xtreamer e o mesmo acontece com o de um amigo meu que tem um Egreat.
Existirá alguma forma de repassar novamente esses files para poderem ser lidos pelo Xtreamer e Agreat?
Muito obrigado e um abraço
 
Tens q seguir o q ta no post #1.
Tem a ver com "header compression" que alguns leitores nao ultrapassam.
Tentar ver se ha firmwares actualizados para os leitores.
 
A mim o que me me acontece em certos MKV é o media player da Tv simplesmente fazer tipo um " Stop" ao filme.
Para contornar isso tenho de passar à frente a parte em que pára carregando no "ffw ", se for em "play " normal nao consegue contornar essa parte.
Já testei em duas Samsung diferentes e acontece sempre igual .
 
Esse "break" é mais uma prova do quão limitado é um mediaplyer que acompanham as TV's.
Nada como ter um player (caixinha -como ja li aqui) dedicado, as potencialidade/capacidade são outras...
 
Boas, usei o programa...mas continua a acontecer o mesmo problema, a meio do filme para o audio e aparece uma janela a dizer q o sistema ficou sem adio bla bla, ja me tinha acontecido, mas usva o prograva e ficava resolvido.. :S
 
Boas Já tentei várias vezes e o resultado mantem-se, sem imagem.
Obrigado e abraço
Tens q seguir o q ta no post #1.
Tem a ver com "header compression" que alguns leitores nao ultrapassam.
Tentar ver se ha firmwares actualizados para os leitores.

Boas.
Em relação ao audio nunca encontrei qualquer problema, mas em relação ao video, sim, já encontrei bastantes.
O que acontece, é que em certos videos ( mkv ), o meu leitor multimédia não reproduz imagem só legendas e audio.
O meu leitor é um Xtreamer e o mesmo acontece com o de um amigo meu que tem um Egreat.
Existirá alguma forma de repassar novamente esses files para poderem ser lidos pelo Xtreamer e Agreat?
Muito obrigado e um abraço
 
Boas, voltei a ter o mm problema, B a meio do filme para o audio e aparece uma janela a dizer q o sistema ficou sem audio bla bla "codigo mensagem 3" isto acontece-me na ps3...uso programa para ver la os filmes....no pc vejo bem sem aparecer nd :S
 
Boas pessoal. Tenho um disco multimedia que le mkvs mas alguns nao dao som como reportado aqui.nao tenho tempo para andar a fazer conversoes de formato, prefiro fazer a troca ja que tenho o prazo para o fazer... Agora a minha questao e a seguinte: qual o formato ou codec necessario para reproduzir estes ficheiros? Gostava de confirmar nas especificacoes antes de comprar e cometer o mesmo erro. O produto que tenho e um iomega tvlink e estou a pensar trocar por um acryan hdacrpv731, o que acham?
 
Bem...

O que interessa é o chip q faz a descodificação, e quanto mais formatos suportar, melhor... Esse Iomega deve de falhar alguns formatos...DTS é um deles, loool.

Esse ACRyan e bem melhor q o Iomega TvLink, no entanto (por aquilo q vi) o ACRyan ja esta descontinuado (ja existe melhor com um chip melhor), tanto q ja nem esta na pag do fabricante.
Vais ter é de comprar um HDD interno. Mas se ja tiveres um externo USB, podes usar.

Nao sei quanto deste por esse leitor, mas a proxima informa-te antes de comprar, e nao depois... talvez com o mesmo dinheiro comprasses um leitor com um chip mais recente. Gastaste o dinheiro e ja compraste obsoleto (sao leitores de 2011, estamos em 2014).
 
Boas, o leitor custou 40 Euros. Na altura tinham dito que aceitava esses mkvs mas parece que não.

Este Acryan fica por 60 Euros... sem disco. O que acham? Acham que vai abrir estes formatos?

Tirando este que player aconselham?

Este iomega é um bocado lento, queria algo que lesse todos os formatos e tivesse um preço reduzido
 
Última edição pelo moderador:
Eu aconselho os leitores da Mede8er.
Sem dizeres quando queres gastar, torna se dificil de aconselhar.
Abaixo dos 100eur nao ha nada de jeito.
 
Back
Topo