[Projecto] - direct die

gavião

Power Member
Vivas pessoal, este é o meu primeiro post no fórum, sou novato neste tipo de refrigeração mas tenho curiosidade de aprender a fazer uma cosia destas, se não tivesse já tinha ido buscar uma Promy. :004:

Tenho ultimamente andado a ler artigos sobre Phase-Change, para ver se consigo retirar o máximo de informação possível para poder arrancar com o meu próprio sistema. Pelo que pude ver, existe duas adaptações possíveis no que se refere ao sistema de refrigeração no PC, chiller e direct-die usado nas famosas Promys.

Pelo que pude ver, nos posts do fórum, a primeira (chiller), ocupa uma área considerável por causa do reservatório e não só, como não tenho muito espaço no meu quarto esta de longe poder ter um chiller, por isso só poderei optar pelo sistema usado nas Promys. Tenho ainda umas duvidas presentes no que se refere a montagem de todos os componentes mas pelo que pude retirar, vou precisar de:

1 x Compressor
1 x Condensador de passagens
1 x Tubo Capilar 0.7 mm 3.5 m (segundo o material usado no post do ratax)
3 x Válvulas carga. (duas para carregar o sistema com gás e a 3 para fechar o 3 tudo que sai do compressor que tive a ver no folheto da leiritronica que recebi em casa, não sei se estou certo :rolleyes: )
1 x Filtro (drier) ( pelo que li nos posts , se não estou em erro é onde o gás passa de liquido a sólido ou ao contrario )
1 x bloco de cobre para servir de Evaporador ( isso também não sei como me vou safar, mas li no fórum da aqua-pc que seria possível transformar um bloco todo de cobre nisso, também vi que certas pessoas mandaram vir blocos de Alemanha, e já agora se é possível, seria o mais indicado e quanto me ficaria a brincadeira?)

Quanto ao resto do material, ferro de soldar tenho cá é do cota, acho que não tem é a bilha de oxigénio cheia, terei de comprar uma.

Tenciono no final de ter o sistema todo montado ir, aqui ao homenzinho da zona que arranja os frigoríficos para que este me encha o sistema com o gás.


Bem, voltado ao problema inicial, a falta de espaço, queria pedir ajuda ao pessoal do fórum, se me indicavam um compressor que fosse pequeno e que coubesse debaixo da minha caixa, assim como o condensador de passagens.

Não sei se os compressores da http://www.leiritronica.com/, são pequenos o suficiente para caberem debaixo da caixa, pois se tivesse a certeza já tinha mandado vir um, depois ta em ver também se esse compressor é compatível com o gás, pelo que vi o pessoal ta na onda do r404a, mas pelo que li, puxa um pouco pelo compressor e fazendo fazer um pouco mais de ruído, mas também li que certas pessoas usam o r134a, que já puxa menos pelo compressor causando menos ruído, e tendo uma diferença de temperatura de 3 / 4 graus Cº.



Espero não ter metido ninguém a dormir com este testamento :o , e agradeço a vossa ajuda.
 
Última edição:
se estás a estudar em setubal tens ca varias lojas onde podes comprar o material nao precisas encomendar :D

continua.....tb estou num projecto como tu queres fazer, e.....vai-se fazendo :D
 
sl4ck disse:
se estás a estudar em setubal tens ca varias lojas onde podes comprar o material nao precisas encomendar :D

continua.....tb estou num projecto como tu queres fazer, e.....vai-se fazendo :D
Viva, :) diz-me então o nome de alguma e a localização para eu para eu comprar ás válvulas, o capilar e estas coisas.

Já agora sabes que compressor e condensador deva comprar? Um que caiba debaixo da caixa:)

O que é que já tens feito no teu projecto?
 
não vi nenhum compressor na http://www.leiritronica.com/...

btw... mandar vir um evaporador vai.te ficar caro (a mim ficou)... em relação ao chiller, ocupa-te mais espaço... mas pouco mais... podes ver numa thread o chiller k tou a montar...

Em relação aos compressores... 1/4hp ou 1/5hp (preferindo o de 1/4hp) costumam a ser pequenos...

Boa sorte ;)

[[]]
 
xBoShY disse:
não vi nenhum compressor na http://www.leiritronica.com/...

btw... mandar vir um evaporador vai.te ficar caro (a mim ficou)... em relação ao chiller, ocupa-te mais espaço... mas pouco mais... podes ver numa thread o chiller k tou a montar...

Em relação aos compressores... 1/4hp ou 1/5hp (preferindo o de 1/4hp) costumam a ser pequenos...

Boa sorte ;)

[[]]

Viva :), vai ao site e tens uma textbox em cima, escreve la "compressor" e faz pesquizar. depois diz alguma coisa, qual é o mais indicado, quanto ao condensador queria ver se aranjava um igual ao que usaste no teu projecto, que ta no forum da aqua pc.

Comprimentos
 
Depois de ter chateado certas pessoas( sl4ck e o xBoShY que tem sindo uns porreiros ) e reunido os conhecimentos necessários para o arranque, começai a arranjar o material necessário para a realização deste projecto.

O compressor achei ontem no lixo, no caminho natação – casa, estava uma arca abandonada a minha espera :D fui buscar a lanterna e o material necessário a casa e não é de me espanto que quando tiro a grelha da arca dou de caras com este lindo bixo:) um Danfoss 2914 FR10A 1/4 HP para R12, chegai a casa fiz as ligações necessárias e o gajo funcionou logo. Não faz quase nenhum barulho a funcionar por menos a comparar com o outro compressor que arranjei antes que é um L’Unite Hermetique AEZ 1360-A de 1/5 HP para R12 que me foi arranjado por uma tia minha, que era de um frigorifico velho que esta tinha lá na garagem.

Vou usar o Danfoss como motor principal no projecto e o L’Unite para fazer o vacou ao sistema.

Para a próxima semana em principio posto as fotografias do resto do material, assim como o seu preço, e o local onde os adquiri.


Ficam aqui as fotos dos compressores:

Danfoss 2914 FR10A 1/4 HP para R12
danfoss.jpg



L’Unite Hermetique AEZ 1360-A de 1/5 HP para R12
lunite.jpg



Comprimentos :001:
 
Eu tou com a mesma ideia k tu gaviao ... :P daqui a duas semanas a ver se reuno o material todo ... o meu prob é mm o dinheiro pork esta escaço ... mas axo k consigo fazer uma coisinha destas baratinha ... arranjando o material kase todo de borla :P lol ... os meus problemas sao fazer o evaporador , recarregar o sistema e calibrar e outros pequenos promenores k fazem diferença ... continua ... e ppl ajudem no ( assim tbm aprendo )... :D :P
 
MadDog daki é o leita0 .... eheheh :P ... podias era dps acompanhar a minha ... lol ... mas va la ppl este projecto pode ser uma mais valia pa toda a gente k tem esta ideia na cabeça e nao sabe por onde começar ... :D o ppl mais experiente é k podia ajudar ... por exemplo uma listal ... de todo o material essencial e outra de outros materias k possamos usar ... :P thanks :P
 
vai dar uma volta á noite... vai olhando pos contentores do lixo. pode ser k vejas algum frigorifico
arca ou um a. condicionado.

ha k procurar, nao serias o primeiro.

ou entao....




desumificador :D
 
Back
Topo