É interessante verificar como o mercado dos smartphones revolucionou a maneira de pensar das pessoas, os critérios de selecção. Antigamente escolhiam-se as marcas de telemóvel, cada uma tinha a sua linha de devices, com software proprietário e formas de trabalhar distintas umas das outras, o que resultava por haverem preferências vincadas no que toca a marcas. Hoje a verdadeira (e com isto refiro-me ao que o consumidor tem primeiro em consideração) competição é entre SO's, cada um com as suas características, potencialidades e as marcas preocupam-se se em adoptá-los da melhor maneira competindo pelo melhor hardware no price range certo.
A Nokia está a tentar manter o Symbian cobiçado, mas não está a conseguir, (o Bada, que é super recente, já é bem mais interessante) e sabe melhor que ninguém que precisa urgentemente de um SO capaz de fazer render um bom hardware de topo, e a cima de tudo, fazê-lo ser preferido ao invés do de outras marcas, a Samsung está a fazê-lo e a sair-se melhor que ninguém, a LG está a seguir-lhe os passos, a Nokia ainda tem mais nome que estas mas não está a aproveitá-lo, e por puro orgulho, na minha opinião.
Posto isto espero mesmo que esta notícia seja verdadeira, este novo SO da Microsoft representa tudo o que a Nokia deveria ter conseguido fazer do Symbian na transição para o touchscreen, um SO fluído, intuitivo, inovador, simples e cheio de potencialidade. E ao contrário do que muita gente pensa, na minha opinião, a Nokia muito bem fez em não ter adoptado o Android, a sua filosofia nada tem a ver com esse SO.