Olá,
Vou tentar explicar da melhor forma possível.
Ontem, procedi à actualização do Microsoft Security Essentials 2 no computador de um familiar meu. Como sempre, também procedi a limpezas, etc. Não sei porquê, decidi proceder a um teste em https://www.grc.com à firewall do Windows Vista com o serviço ShieldsUP. O serviço reportou que a porta 80 estava aberta.
Estive a ver as regras da firewall, e não existe nada que esteja a permitir tal. Inclusive, todo o tráfego de entrada está a ser bloqueado, a não explicitamente permitido; o tráfego para a porta 80 não está permitido, nem haveria razão para tal.
Procedi a um restauro para as regras predefinidas e depois criei as regras novamente; contudo a porta 80 continuava a ser reportada como estando aberta.
Criei regras explicitas para bloquear tráfego de entrada para a porta 80... continua a reportar como estando aberta.
Decidi então ligar esta mesma Internet (Vodafone Banda Larga móvel) no meu sistema, e acontece o mesmo; a porta 80 local é reportada como aberta.
Eu estive a pesquisar um pouco, e ao que parece o acesso à porta 80 local (ou seja, tráfego de entrada) deveria ser bloqueado pelo ISP; inclusive eles até bloqueiam para evitar que os seus clientes criem um servidor web. E, apenas nesta situação (servidor web) é que a porta 80 estaria aberta.
Portanto, o problema reside com a Vodafone.
Procedam a testes no sítio que mencionei, e reportem se a porta 80 vos é reportada como aberta.
P.S: O meu familiar não usa router, e como tal não sei até que ponto um router irá influenciar o resultado. De qualquer das formas... visto que o bloqueio ter que existir ao nível do ISP, julgo que também irão obter o mesmo resultado.
Agradeço qualquer feedback.
Muito obrigado
Vou tentar explicar da melhor forma possível.
Ontem, procedi à actualização do Microsoft Security Essentials 2 no computador de um familiar meu. Como sempre, também procedi a limpezas, etc. Não sei porquê, decidi proceder a um teste em https://www.grc.com à firewall do Windows Vista com o serviço ShieldsUP. O serviço reportou que a porta 80 estava aberta.
Estive a ver as regras da firewall, e não existe nada que esteja a permitir tal. Inclusive, todo o tráfego de entrada está a ser bloqueado, a não explicitamente permitido; o tráfego para a porta 80 não está permitido, nem haveria razão para tal.
Procedi a um restauro para as regras predefinidas e depois criei as regras novamente; contudo a porta 80 continuava a ser reportada como estando aberta.
Criei regras explicitas para bloquear tráfego de entrada para a porta 80... continua a reportar como estando aberta.
Decidi então ligar esta mesma Internet (Vodafone Banda Larga móvel) no meu sistema, e acontece o mesmo; a porta 80 local é reportada como aberta.
Eu estive a pesquisar um pouco, e ao que parece o acesso à porta 80 local (ou seja, tráfego de entrada) deveria ser bloqueado pelo ISP; inclusive eles até bloqueiam para evitar que os seus clientes criem um servidor web. E, apenas nesta situação (servidor web) é que a porta 80 estaria aberta.
Portanto, o problema reside com a Vodafone.
Procedam a testes no sítio que mencionei, e reportem se a porta 80 vos é reportada como aberta.
P.S: O meu familiar não usa router, e como tal não sei até que ponto um router irá influenciar o resultado. De qualquer das formas... visto que o bloqueio ter que existir ao nível do ISP, julgo que também irão obter o mesmo resultado.
Agradeço qualquer feedback.
Muito obrigado