Asus GTX470 vs Powercolor HD6870 (HD6950 2GB Adicionada)

Dyk

I quit My Job for Folding
Boas, após um tópico intenso sobre qual a melhor, nVidia GTX470 ou AMD HD6870, tive a sorte de correr alguns testes com o mesmo sistema (excepto a fonte) com ambas as gráficas e vou deixar os resultados que obtive com ambas abaixo:

Sistema utilizado com a Asus GTX470:
-Corsair HX-750W
-Asus P7P55D-E PRO
-Intel Core i5 750 (Turbo ON)
-2x2GB GSkill 1600mhz CL9
-Raid 0 WD caviar black 500gb

Sistema utilizado com a Powercolor HD6870:
-Corsair HX-620W
-Asus P7P55D-E PRO
-Intel Core i5 750 (Turbo ON)
-2x2GB GSkill 1600mhz CL9
-Raid 0 WD caviar black 500gb

Sistema utilizado com a Powercolor HD6950 2GB:
-Corsair HX-850W
-Asus P7P55D-E PRO
-Intel Core i5 750 (Turbo ON)
-2x2GB GSkill 1600mhz CL9
-Raid 0 WD caviar black 500gb

Nota: As drivers usadas foram as nvidia forceware 260.99 para a GTX470, Catalyst 10.10 para a HD6870 e as Catalyst 11.2 para a HD6950 2GB.



Passamos aos testes:

Unigine heaven benchmark 2.1:
GTX470- Score 1087
HD6870- Score 914
HD6950 2GB- Score 1230


3Dmark 11:
GTX470- Score P4101
HD6870- Score P4049
HD6950 2GB- Score P4661


3Dmark Vantage:
GTX470- GPU Score 15005
HD6870- GPU Score 15525
HD6950 2GB- Score 17712


3Dmark 2006:
GTX470- Score 18240
HD6870- Score 18938
HD6950 2GB- Score 17921


Mafia II:
GTX470- Average 53.4 FPS
HD6870- Average 54.1 FPS
HD6950 2GB- Average 61.6 FPS


Crysis Warhead:
GTX470- Frames Min: 19.73 Max: 38.50 Med: 30.75
HD6870- Frames Min: 21.69 Max: 39.41 Med: 30.24
HD6950 2GB- Frames Min: 25.13 Max: 45.22 Med: 35.35


Call of Duty Black Ops:
GTX470- 63.1 FPS
HD6870- 65.0 FPS
HD6950 2GB- 58.1 FPS

Temperaturas Furmark:
GTX470- 93ºC MAX
HD6870- 64ºC MAX
HD6950 2GB- Idle 38ºC /Furmak- 75ºC


Consumo total do sistema com uma HD6870 a correr Furmark:
Idle- 112W
Load- 271W

Consumo total do sistema com uma HD6950 2GB a correr Furmark:
Idle- 113W
Load- 280W

Overclock:
GTX470: Infelizmente a gráfica que tive deu-me uma margem de OC muito reduzia influenciando pouco ou nada na performance geral, nas memorias não consegui subir quase nada a frequência pois ficava logo instável, talvez por excesso de temperatura, não tive oportunidade de mudar o cooler!
HD6870: Consegui ir a 1Ghz no core, no entanto em alguns jogos ficava instável mesmo colocando a voltagem no máximo, nas memorias consegui ir até 1150mhz (x4) com a gráfica estável, isto traduz-se num OC relativamente pequeno!


Conclusões:

Fora dos benchmarks que correi, senti um melhor desempenho na HD6870 em dois jogos, foi no H.A.W.X, jogo que nunca consegui correr bem em nenhuma nVidia, não sei bem porque, e o outro foi no Splinter Cell Conviction em que a HD6870 saiu-se bem melhor que a GTX470 mas não encontrei maneira de correr um benchmark, tirando estes a HD6870 não se sai muito bem no DiRT 2 com o V-Sync ligado, durante o jogo em algumas partes torna-se lento, e também no Pro Evolution 2011 acontece o mesmo, este ultimo como é um jogo pouco pesado suponho ser algo sobre as drivers!
Infelizmente não me lembrei de tirar uma foto com os consumos da GTX470 mas assim por alto é claramente superior tanto em "Idle" como é "Load".
Para terminar acho que são duas gráficas muito semelhantes em performance, este modelo da PowerColor foi a HD6870 mais barata que consegui, cerca de 215€, já vem equipada com um cooler bem mais fresco mas silencio não é uma qualidade quando se entra em 3D, parece-me que a fan está demasiada agressiva atacar a temperatura se bem que continua mais silenciosa que a do stock cooler da GTX470! Acho que a escolha entre ambas deve ser feita dentro dos objectivos de quem vai comprar, se é para usar physx, folding e ter uma margem de maior OC penso que a melhor escolha é a GTX470 (lembrando que a versão stock não serve para OC, teria que ser mudado o cooler pois não tem margem nenhuma para OC), se é a pensar nos consumos e temperaturas sem sacrificar performance a escolha ideal é a HD6870.
 
Última edição:
eu era uma das pessoas que tinha essa duvida, mas acabei por comprar a gtx470 mas a versão Twin Frozr II, com este cooler pode-se esticar no oc na boa que as temperaturas ficam-se pelos 60 e poucos graus!
 
eu era uma das pessoas que tinha essa duvida, mas acabei por comprar a gtx470 mas a versão Twin Frozr II, com este cooler pode-se esticar no oc na boa que as temperaturas ficam-se pelos 60 e poucos graus!
Fica-se pelos 60 e poucos sem fazer OC, se puxares até perto do limite duvido seriamente que não passem disso..
Agora é preciso ver que a tua deve ter sido mais cara que a minha também!
 
apanhei a promoção da *****, ficou bem baratinha!!
quanto as temps os 60 e tal graus é ja com oc, em idle ronda os 34 graus com as fans a 40%.
mas neste momento tenho as fans da caixa tudo em modo silent, estao a rodar a 700/800 rpm e processador por volta das 400 rpm porque gosto do gajo silencioso, mas quando é para puxar tenho que mudar para modo turbo para arrefecer bem!!
podes ver as temps que o user Vicious K teve nos testes que fez aqui, ainda ficam longe dos 93ºC.

cumps
 
Última edição:
Quando comprei o meu sistema tinha essa duvida tambem mas como a GTX470 estava uns 30€ mais barata que a 6870 e a performance é muito identica entre ambas optei pela a GTX 470 e nada a apontar.
 
apanhei a promoção da *****, ficou bem baratinha!!
quanto as temps os 60 e tal graus é ja com oc, em idle ronda os 34 graus com as fans a 40%.
mas neste momento tenho as fans da caixa tudo em modo silent, estao a rodar a 700/800 rpm e processador por volta das 400 rpm porque gosto do gajo silencioso, mas quando é para puxar tenho que mudar para modo turbo para arrefecer bem!!
podes ver as temps que o user Vicious K teve nos testes que fez aqui, ainda ficam longe dos 93ºC.

cumps
Promoções casuais não são levadas em conta para mim, se for assim eu mudo-me para a china e compro na fabrica por 10€ e pronto seria logo a melhor opção :P
Agora de novo esses 60ºC ou são com uma temperatura ambiente muito baixa ou então é em jogos leves, se abusares mais da placa vais ver que sobe bem mais ;)

Quando comprei o meu sistema tinha essa duvida tambem mas como a GTX470 estava uns 30€ mais barata que a 6870 e a performance é muito identica entre ambas optei pela a GTX 470 e nada a apontar.
Mas se a tua é a versão "reference" e não pretendes usar a gráfica para edição de imagem ou para folding e não ligas ao physx fizeste uma escolha errada.. É excessivamente quente e consome muito..
 
boas, bem ao ler tudo isto vejo aqui algo que me deixa um pouco confuso....``gtx 470(lembrando que a versão stock não serve para OC, teria que ser mudado o cooler pois não tem margem nenhuma para OC) ´´ nao tem margem para oc?! gostaria de saber o porque!?

ja agora esses resultados dos jogos foram feitos a que settings e resoluçoes!?
 
boas, bem ao ler tudo isto vejo aqui algo que me deixa um pouco confuso....``gtx 470(lembrando que a versão stock não serve para OC, teria que ser mudado o cooler pois não tem margem nenhuma para OC) ´´ nao tem margem para oc?! gostaria de saber o porque!?

ja agora esses resultados dos jogos foram feitos a que settings e resoluçoes!?

Servir serve mas tem muito pouca margem de OC derivado a elevadas temperaturas que a placa atinge por volta de 94ºC

Cumps
 
E uma das melhores GTX470 a comprar é a Gigabyte GTX470 SOC..
Vem com excelente cooler, algum oc de fábrica e...menor consumo que a GTX470 reference [o pcb/circuito de alimentação foi revisto].. obviamente que isto resulta em temperaturas muito boas..
 
boas, bem ao ler tudo isto vejo aqui algo que me deixa um pouco confuso....``gtx 470(lembrando que a versão stock não serve para OC, teria que ser mudado o cooler pois não tem margem nenhuma para OC) ´´ nao tem margem para oc?! gostaria de saber o porque!?

ja agora esses resultados dos jogos foram feitos a que settings e resoluçoes!?
Sim, se estas a pensar em comprar uma gtx470 com o cooler "stock" para depois fazer OC o melhor é poupar mais uns trocos e comprar uma com um cooler como deve ser, isto se queres mesmo a gtx470, é que com os "clocks" normais já tens temperaturas elevadíssimas, o melhor é não arriscar para não dar cabo da gráfica antes do tempo!
Sobre as "Settings" realmente esqueci, no Mafia 2 corri com tudo no máximo possível a 1680x1050 com o physx OFF para comparação justa e no Call of Duty Black Ops tambem foi com tudo no maximo na mesma resolução, os restantes benchmarks da para ver as "settings" nas prints!
 
Última edição:
Temperaturas Furmark:
GTX470- 93ºC MAX
HD6870- 64ºC MAX

Os 93º não são de estranhar ? Não acham que está uma temperatura bastante exagerada ou é normal uma gráfica chegar a tanto ?
 
Promoções casuais não são levadas em conta para mim, se for assim eu mudo-me para a china e compro na fabrica por 10€ e pronto seria logo a melhor opção :P
Agora de novo esses 60ºC ou são com uma temperatura ambiente muito baixa ou então é em jogos leves, se abusares mais da placa vais ver que sobe bem mais ;)


Mas se a tua é a versão "reference" e não pretendes usar a gráfica para edição de imagem ou para folding e não ligas ao physx fizeste uma escolha errada.. É excessivamente quente e consome muito..

É uma eVGA com algum OC de origem, não tenho visto ser assim tão quente como dizem ou como alguns tem.
 
Sim, se estas a pensar em comprar uma gtx470 com o cooler "stock" para depois fazer OC o melhor é poupar mais uns trocos e comprar uma com um cooler como deve ser, isto se queres mesmo a gtx470, é que com os "clocks" normais já tens temperaturas elevadíssimas, o melhor é não arriscar para não dar cabo da gráfica antes do tempo!
Sobre as "Settings" realmente esqueci, no Mafia 2 corri com tudo no máximo possível a 1680x1050 com o physx OFF para comparação justa e no Call of Duty Black Ops tambem foi com tudo no maximo na mesma resolução, os restantes benchmarks da para ver as "settings" nas prints!


olha antes de mais eu tenho uma gigabyte gtx470 e uso oc nela e tem cooler stock e digo ja que essas temperaturas estao claramente abuso como 93 graus....e resultados dos fps ficam muito a quem de que eu consigo com a minha gtx470 , ou tens uma caixa que nao oferece nenhuma refregiração a grafica ou entao andas com a fan a 10% ,porque nunca vi seke a minha grafica a perto dos 90 graus tomara 93º
em relação aos fps com oc...nem preciso de passar os 750 de core clock para ver os fps dispararem bem ......
 
Temperaturas Furmark:
GTX470- 93ºC MAX
HD6870- 64ºC MAX

Os 93º não são de estranhar ? Não acham que está uma temperatura bastante exagerada ou é normal uma gráfica chegar a tanto ?

com um oc significativo ou com a fan em baixa velocidade no furmark acredito que chegue e passe disso....caso contrario não sei a temp que possa ser..
 
Temperaturas Furmark:
GTX470- 93ºC MAX
HD6870- 64ºC MAX

Os 93º não são de estranhar ? Não acham que está uma temperatura bastante exagerada ou é normal uma gráfica chegar a tanto ?
Pela net fora encontro valores muito idênticos aos meus, da uma olhadela:
http://www.computerbase.de/artikel/...twin-frozr-ii/4/#abschnitt_sonstige_messungen
http://www.hardwarecanucks.com/foru...s/30321-nvidia-geforce-gtx-470-review-29.html
http://www.legitreviews.com/article/1287/12/
http://www.techpowerup.com/reviews/ASUS/GeForce_GTX_470/33.html
http://www.guru3d.com/article/geforce-gtx-470-480-review/13
http://www.anandtech.com/show/2977/...x-470-6-months-late-was-it-worth-the-wait-/19
http://www.hexus.net/content/item.php?item=24024&page=13

É uma eVGA com algum OC de origem, não tenho visto ser assim tão quente como dizem ou como alguns tem.
A tua se é a que esta aqui na imagem por baixo tem aquela vantagem, uma maior abertura para sair o ar e também vem com um "backplate" na parte de tras do PCB, sempre ajuda um pouco a dissipar o calor!

olha antes de mais eu tenho uma gigabyte gtx470 e uso oc nela e tem cooler stock e digo ja que essas temperaturas estao claramente abuso como 93 graus....e resultados dos fps ficam muito a quem de que eu consigo com a minha gtx470 , ou tens uma caixa que nao oferece nenhuma refregiração a grafica ou entao andas com a fan a 10% ,porque nunca vi seke a minha grafica a perto dos 90 graus tomara 93º
em relação aos fps com oc...nem preciso de passar os 750 de core clock para ver os fps dispararem bem ......
Então abre o MSI Afterburner para monitorizar a velocidade da fan e mete o furmark a correr um bocado, depois coloca o print para vermos até onde isso vai!
Os valores que tive foi com uma temperatura ambiente a volta dos 22/23ºC e deixei cuidadosamente a print no furmark que podemos ver que a fan no momento do print estava a 77%.
A caixa que tenho é uma NZXT Tempest EVO, penso que melhor refrigeração só mesmo WC ou então colocar o PC no congelador..
 
Última edição:
Tambem comprei a placa em dezembro ;)
mas olha que com o bom airflow que tenho é muito dificil ela passar dos 70º, e se ver que ela está aquecer meto as ventoinhas da caixa ou da placa a rodar mais rápido!!
jogo metro 2033, mafia 2, call of duty. battlefield, crysis, portanto não são jogos leves!!
mas atençao que esta placa não pode ser comparada a que tu testaste, so dei o meu contributo para se ter uma melhor ideia da diferença de cooler.

EDIT; a titulo de curiosidade ficam aqui as minhas temps em idle, neste momento não posso por em load porque a fonte foi para RMA.

 
Última edição:
Temperaturas Furmark:
GTX470- 93ºC MAX
HD6870- 64ºC MAX

Os 93º não são de estranhar ? Não acham que está uma temperatura bastante exagerada ou é normal uma gráfica chegar a tanto ?
Não. Aquilo é a correr FURMARK, não jogos.
olha antes de mais eu tenho uma gigabyte gtx470 e uso oc nela e tem cooler stock e digo ja que essas temperaturas estao claramente abuso como 93 graus....ou tens uma caixa que nao oferece nenhuma refregiração a grafica ou entao andas com a fan a 10% ,porque nunca vi seke a minha grafica a perto dos 90 graus tomara 93º
Coloca lá a grafica a correr FURMARK.

e resultados dos fps ficam muito a quem de que eu consigo com a minha gtx470
Cada sistema é um sistema.
jogo metro 2033, mafia 2, call of duty. battlefield, crysis, portanto não são jogos leves!!
mas atençao que esta placa não pode ser comparada a que tu testaste, so dei o meu contributo para se ter uma melhor ideia da diferença de cooler.
Já agora, depois experimenta o FURMARK para vermos a diferença :)
 
marilynman é melhor colocares os links para as imagens, assim fica muito grande e falta uma!

Edit: faltou agora ver a % da fan
 
Última edição:
Eu acho que ele se referia a correr o Furmark com a ventoinha em AUTO. Com a ventoinha a 80/100% as temperaturas é natural que não coincidam com aquelas relatadas pelas reviews e pela maioria dos users.
 
Back
Topo