[Análise] Lenovo ThinkPad Edge 11 (11.6")

anjo2

Power Member
Lenovo ThinkPad Edge 11

edge11.png

Especificações
  • Monitor: 11,6" glossy 1366x768 (16:9), iluminação por LEDs.
  • CPU: Intel i3 380UM
  • CPU specs: Arrandale 32 nm, 512 KB L2, 3 MB L3, 2500 FSB, 10x multi, 1333 MHz, 18W TDP, sSpec SLBSL
  • Memória: 1*2 GB DDR3 1333 MHz (timmings @ 8-8-8-22) Hynix HMT325S6BFR8C-H9, devido às limitações do i3 está a correr a 800MHz (timmings @ 6-6-6-15), suporte até 8 GB
  • Memória flash auxiliar: Não
  • Gráfica: Intel GMA HD (12 shaders, 500 MHz core, DirectX10, 45 nm)
  • Chipset: Intel Ibex Peak-M HM55 + Ironlake-M IMC
  • Disco rígido 1: Hitachi Travelstar 5K500.B, 320 GB, 5400rpm, 8 mb cache, SATA 2
  • Disco rígido 2: Não suporta
  • Drive optica: Não suporta
  • Comunicações sem fios: Intel 1000 Wifi b/g/n/wimax + bluetooth Broadcom
  • Comunicações com fios: Realtek RTL8168 PCI-E gigabit ethernet
  • Webcam: Integrada no monitor, 0.3 megapixels, com microfone
  • PCMCIA: Não
  • Expresscard: Não
  • Card Reader: Sim (SD)
  • conexões vídeo: VGA + HDMI
  • conexões áudio: Bundle auscultadores + microfone analógicos, chipset Conexant CX20582
  • portas USB: 3 USB 2.0 (1 powered)
  • Firewire: Não
  • e-SATA: Não
  • Segurança: Kensington lock
  • Bateria: 6 células 4800 mAh Li-ion, 10.8 volts, 57 Wh made by Sanyo
  • Dimensões: 284 x 211 x 295 mm
  • Peso: 1,5 kg
  • Preço previsto: entre 600 a 700 €
  • Sistema operativo: Windows 7 Professional 64 bits
Esta é a configuração base à venda em Portugal, existe também a versão AMD, mais fraca mas também mais barata.



Fotografias

O design deste modelo é muito idêntico aos do restantes modelos da Lenovo, marca que herdou os portáteis da IBM e que manteve o seu design, e em parte as suas características mais profissionais. O Lenovo Thinkpad Edge 11 existe em 3 cores, preto glossy, preto matte e vermelho, a versão em teste e vendida em Portugal é a versão preto matte, para um portátil destes é o mais indicado, não deixando dedadas e tendo uma aparência mais profissional.

caixa.jpg

A caixa é muito simples, pequena e apenas com o essencial, apenas contém portátil, carregador e manual.

carregador.jpg

O carregador é pequeno e tem uma qualidade de construção muito boa, com bons pormenores

topo.jpg

A parte de cima do portátil tem a inscrição "ThinkPad" e quando o portátil está ligado a pontinha do "i" fica vermelha, indicando que o portátil está ligado

thinkpad-light.jpg

Também junto ao teclado tem a inscrição "Thinkpad" e adicionalmente "Edge", quando o portátil está ligado, o "i" também fica vermelho, as inscrições "Thinkpad" são exactamente no mesmo sítio

left.jpg

À esquerda temos Kensigton Lock, HDMI, USB 2.0, LAN e Combo jack (in+mic)

right.jpg

À direita temos leitor de cartões, USB 2.0 powered e USB 2.0

back.jpg

Atrás temos dc in (ligação do transformador), bateria e saída VGA

fundo.jpg

No fundo do portátil temos uma abertura grande com apenas 3 parafusos, onde teremos acesso a disco, memórias, cpu, slot sim, e 2 pci-express (uma delas livre para 3G+GPS)

3g.jpg

Esta versão não vem com 3G nem GPS, mas está preparado e basta comprar a placa pci-express para funcionar, as placas suportadas são Ericsson F3507g, Qualcomm HS-USB, Qualcomm Gobi 2000 HS-USB

ram.jpg

Esta unidade vem apenas com um módulo de ram e é possível (e até aconselhável) adicionar mais um módulo de ram

teclado.jpg

O teclado é excelente, não afunda nem aquece, e o seu tamanho é padrão, não sendo preciso grande habituação a não ser às teclas superiores, para ter acesso aos F1-F12 é preciso carregar em FN

bios.jpg

Na bios é possível alterar as definições do teclado, como trocar a tecla Ctrl pelo Fn, e que não seja preciso carregar em Fn para carregar num tecla F1-F12, sendo que as teclas especiais passam a precisar do Fn

touchpad.jpg

À semelhança de todos os outros portáteis Lenovo/IBM, também este tem Trackpad e Touchpad, com o contra do touchpad ficar muito pequeno e a utilização do scroll se tornar bem complicada
Este modelo tem também multitouch no touchpad, mas devido a ser pequeno a sua utilização não é fácil

EDGE11vsX110.jpg

Comparação entre o LG X110 (10") e o Lenovo Thinkpad Edge 11 (11.6")


Software

O Edge 11 já vem com Windows 7 Profissional, e apesar de só ter 2GB de ram já com a versão 64 bits, mas para além do Windows tem muito software da Lenovo.

É possível desde actualizar todo o software da Lenovo, actualizar a bios, fazer backup e restauro de backups, protecção contra choques (desliga o disco momentaneamente), diagnóstico do sistema, entre outras funcionalidades.

power-manager.png

Com o Power Manager é possível personalizar ao máximo a performance do portátil, seja com bateria ou sem bateria, tem opções como baixar a claridade quando se está algum tempo sem mexer no portátil e desligar a luz do monitor, mostra também os Watts que está a gastar no momento

power-manager2.png

O Power Manager diz também várias informações sobre a bateria, tempo de carregamento e autonomia

system-update.jpg

O System Update faz o download de todos os drivers pela internet e actualiza automaticamente, fazendo o mesmo com a bios, a qual também faz download da actualização a partir da internet
 
Última edição:
PERFORMANCE

O Lenovo ThinkPad Edge 11 é considerado um ultraportátil, as suas características são muito idênticas ao Edge 13, 14 e 15, mas mais pequeno, o que o torna apetecível para quem precisa de um portátil com performance, mas pequeno.


Windows Benchmark

windows-performance.jpg

Pela benchmark do Windows 7 temos logo a percepção que é um sistema muito equilibrado, tendo o pior score no Windows Aero, o qual num portátil virado mais para a secção empresarial é o menos importante


SuperPI

superpi.jpg



Wprime

wprime.jpg

Performance bastante razoável para um ultraportátil


HD Tune

hdtune.jpg

Algo estranho os picos no teste, os resultados finais foram bons


3dMark 2001 SE

3dmark2001.jpg



3dMark 2006

3dmark2006.jpg

Bom resultado tendo em conta que tem uma gráfica integrada e é um ultraportátil, joga-se a maioria dos jogos antigos como por exemplo Counter-Strike 1.6, ou jogos que puxem menos pela gráfica como por exemplo Football Manager


Cinebench 11.5

cinebench.jpg





Open HW Monitor

hwmonitor.jpg

Foi decepcionante que este programa mostrasse tão poucos sensores, cheguei mesmo a pensar que tinham poupado nos sensores


Everest

temperatures-everest.jpg

No Everest já mostrou muitos sensores de temperatura e até da velocidade da ventoinha, para um ultraportátil com esta performance, aquece muito pouco.


CPU-Z

cpuz.jpg



GPU-Z

gpuz.gif
 
Última edição:
CONCLUSÕES

O Thinkpad Edge 11 é um ultraportátil robusto, em que o seu público alvo é mais empresarial e o seu design design simples faz com que seja mais desajado por profissionais do que para o publico final, principalmente para os jovens, no entanto a linha thinkpad edge tem o design mais jovem de toda a gama da Lenovo.

O chassis é robusto e foram corrigidos os problemas de aquecimento que aconteciam no antigo ultraportátil da Lenovo (X100e), as dobradiças são boas tendo em conta o seu peso, o teclado não afunda, não partes móveis e entrada de energia é grande e robusta.

Na primeira análise, nota-se logo a falta de leds, é provavelmente um dos seus maiores contras, não existe a possibilidade de saber se temos o caps lock ligado, ou mesmo o wireless, apenas existe 3 leds, 2 indicam que o portátil está ligado e outro, quase imperceptível, indica que a cam está ligada.

As teclas Page Up e Page Down são diferentes de todas as restantes, têm um toque diferente e acaba por facilitar imenso a navegação na internet. Os botões do touchpad são muito softs, as duas teclas estão separadas e juntas ao touchpad, que apesar de pequeno não dificulta o seu uso, sendo que apenas o multitouch e o scroll lateral são mais dificeis de utilizar, no entanto é possível usar o scroll do trackpoint que é muito bom e fácil de usar.

O mais estranho da Lenovo é o seu suporte, não descobri nenhum número da Lenovo em Portugal a não ser o do departamento técnico, mesmo no apoio da Lenovo Internacional não me conseguiram informar, nem sequer me dar um número diferente do internacional, o site não há para Portugal e é difícil descobrir as características dos modelos vendidos em Portugal.

Outra das suas particularidades estranhas é a garantia, este portátil vem com garantia apenas de 1 ano, podemos aceder à garantia directamente pelo portátil e saber quando a mesma acaba, para a venda ao público e sendo que a legislação obriga a 2 anos de garantia, as lojas terão de comprar o pack de extensão de garantia.

A autonomia é bastante razoável, podendo ultrapassar as 6 horas se utilizarmos o portátil no modo de economia de bateria, o que reduz bastante o brilho.
A ver um filme em 720p, a bateria durou ligeiramente acima das 3 horas, o filme foi visto numa televisão full hd e foi utilizado a ligação hdmi para passagem de audio e vidoe, não tendo nenhuma falha durante a visualização.
A bateria foi utilizada também durante o download e instalação de todos os programas para benchmark desta análise, demorou 1 hora e utilizou apenas 20% da bateria, o que equivale a 5 horas de autonomia com brilho a 50% para uma utilização de internet com wireless.


PRÓS:
  • Design profissional
  • Trackpoint
  • Possibilidade de adicionar 3G e GPS
  • Performance
  • Autonomia
  • Qualidade de construção
  • Bios simplista mas completa
  • HDMI
  • Temperaturas
  • Software
  • Qualidade de som das colunas internas

CONTRAS:
  • Falta de leds de informação
  • Falta USB 3.0
  • Falta eSata
  • Falta Infravermelhos (tendo em conta que é um portátil virado para trabalho)
  • Saída VGA em vez de DVI
  • Garantia de 1 ano


RESUMO: Para quem precisa de um ultraportátil com performance e design simplista, sem querer gastar muito dinheiro, o Lenovo Thinkpad Edge 11 é sem dúvida uma excelente escolha.


Complemento a esta análise: http://www.notebookcheck.net/Review-...k.40611.0.html (Inglês)
 
Última edição:
Sempre gostei dos IBM agora Lenovo e e' muito bom ver que ainda está presente no nosso mercado.
O preço não está assim tão elevado, e como a marca inspira outra qualidade pode ser que comece a ganhar mercado de novo em Portugal.
Já agora, a bateria e' de 6 células de 4800mAh mas de que valores de autonomia estamos a falar? Tendo um processador culv e apenas usar uma gráfica partilhada intel deve ser superior a 5h certo?
Só faltava ai uma porta usb 3.0 para ser um grande investimento a longo prazo.
Já agora a versão amd por que preços anda, sofre dos mesmos problemas de aquecimento comuns dos outros processadores amd?
 
O AMD tem menos performance e aquece mais, já nem o encontro para Portugal, mas era menos 70€ +-.

Falta usb3.0 e porta eSata, entre outros pormenores que quando acabar a review vou mencionar.

A Autonomia é de 5h, enquanto estava a fazer o download de todos os programas para testes, e instala-los, demorei 1 hora e gastou 20% de bateria, por isso é uma utilização até acima do normal (devido a ter instalado vários programas). A Autonomia anunciada é de 7 horas.

A Lenovo está com um desconto este mês, mas tem de ser comprado nos fornecedores oficiais em Portugal, depois de comprarem o portátil a Lenovo devolve 50€ ao cliente.
 
Na minha opinião, tem um design que deixa um pouco a desejar.

Por acaso não acho e gostei de ver a marca manter os traços da IBM.
Isto não e' daqueles portáteis para se andar por ai a mostrar a amigos/colegas, por ter um design todo xpto, isto e' um portátil (na minha opinião ultra-portátil) que e' feito para trabalhar e para durar uma vida, devido à robustez que tem
Eu próprio não me importava de ter um com o bónus de um ssd e mais 2gb de ram para ter o total de 4gb mas de momento estou bem servido para as minhas necessidades :D

Por acaso pensei que a autonomia fosse superior, mas depois de desinstalar aqueles programas desnecessários que todas as marcam metem pode ser que suba um pouco mais do que as 5h.
 
O design é profissional, numa reunião de trabalho fica mal levar portáteis xpto, enquanto este dá nas vistas pela positiva, já mostrar a amigos e assim, este portátil não é nada demais. A maioria acha o meu LG X110 mais bonito, mas para levar para reuniões de trabalho nunca levavam o X110, chega a ser comparado a um Magalhães...
 
Tive que adicionar mais um ponto positivo, a qualidade de som das colunas internas supera bastante as expectativas para um ultraportátil.

Para informação adicional, existe um opcional para passar de usb para dvi, no entanto o preço a rondar os 100€ é proibitivo.
Já o headset custa cerca de 20€, não encontrei nenhum adaptador para podermos usar headset normais.
 
Boa análise. O modelo com processador AMD deve ser ainda melhor negócio (devido ao preço expectavelmente mais baixo) mas creio que nunca se vendeu por cá. Ou vendeu?

Já o headset custa cerca de 20€, não encontrei nenhum adaptador para podermos usar headset normais.

Podes explicar isto melhor? Não se podem usar auscultadores normais (ou microfone/line-in no caso de estar a servir de entrada)? Esta ficha híbrida de facto sempre me fez confusão, é francamente desnecessária (uma solução para um problema que nunca existiu).
 
O modelo mais profissional X201e tem 2 coisas que falta neste
0_1425_sz_1_i_221372_02.jpg

Ecrã matte e alguns leds para identificação de wireless, caps lock, etc
 
Quanto ao ecrã matte existem sempre aquelas películas para por no ecrã que me parecem ter tido bom feedback, e ainda existem aqueles privacy filters que são excelentes mas bastante caros que para além de serem matte não deixam ninguém olhar de canto para o que estás a fazer.
 
Entendi. Na versão AMD acho que teria um pouco de vantagem na placa de video.
Mais você está satisfeito com o notebook? Atendeu suas espectativas?
Como ele não tem placa de video não roda jogos atuais nem no low né?

Gostei muito do modelo, infelizmente só tem na Europa (pelo que eu vi tinha na Espanha e França no site da Lenovo) e ai em Portugal mais não tem no site.
Sabe me dizer se tem previsão para essa versão no EUA ou até mesmo nos outros paises?
 
A versão AMD também não trás placa de vídeo, este portátil é gama profissional, ou seja, foi feito para uso profissional e não para jogos, qualquer jogo acima de Counter-Strike 1.6 já corre com dificuldades.

Sobre o portátil, estou satisfeito e recomendo, já sobre se vai ser vendido fora da Europa, não sei, a única coisa que sei é que estão a preparar novos modelos para breve, provavelmente com os novos processadores Sandy Bridge, mas neste momento não tenho mais nenhuma informação.
 
Excelente análise anjo ;)

Só tenho pena da perda de qualidade face aos thinkpads de outros tempos, agora é mais looks que outra coisa. Para além de que esta série edge não me convence muito, já o X201 é outra loiça.
 
Sim, a qualidade decresceu, mas não é assim tão evidente, a estrutura deste modelo é um upgrade ao X100e, basicamente com as correcções das falhas, a única coisa que podia ser melhorada é as dobradiças e a acessibilidade de chegar ao cpu (tem que se desmontar quase todo), no entanto pelas suas dimensões e peso não precisa de dobradiças muito fortes e o cliente alvo destes portáteis geralmente não quer abrir o portátil (curioso é para ter acesso ao cartão sim ser preciso abrir a tampa de baixo).

A qualidade/preço deste portátil é muito boa, a familia X é muito mais cara, não se pode ter tudo.
 
Back
Topo