[Ajuda] LIQUIDO EM MACBOOK PRO!!

daveed91

Power Member
Boas,

hoje tava com o meu macbook pro ligado e, acidentalmente, caiu um copo de coca cola em cima do computador (o mesmo estava aberto), automaticamente o computador desligou-se (?? :() já o limpei o máximo possível por fora e ele até ver não liga (isto aconteceu à cerca de 2h).

O que devo fazer?

Ajuda sff
 
Boas,

hoje tava com o meu macbook pro ligado e, acidentalmente, caiu um copo de coca cola em cima do computador (o mesmo estava aberto), automaticamente o computador desligou-se (?? :() já o limpei o máximo possível por fora e ele até ver não liga (isto aconteceu à cerca de 2h).

O que devo fazer?

Ajuda sff

A minha sugestão pode parecer meio parva, mas confia em mim: arranja 2 kilos de arroz cru, mete o portáil numa caixa de plástico tipo tupperware e despeja-lhe o arroz todo em cima de modo a que o teclado fique todo coberto pelo arroz (em princípio o melhor é deixá-lo com o teclado aberto). Deixa-o assim durante umas 24 a 48 horas, porque o arroz faz um excelente trabalho a absorver humidades.
Após isso o portátil deverá funcionar normalmente e o próprio calor gerado por ele acabará por evaporar os restos de humidade que possa ter.
 
A minha sugestão pode parecer meio parva, mas confia em mim: arranja 2 kilos de arroz cru, mete o portáil numa caixa de plástico tipo tupperware e despeja-lhe o arroz todo em cima de modo a que o teclado fique todo coberto pelo arroz (em princípio o melhor é deixá-lo com o teclado aberto). Deixa-o assim durante umas 24 a 48 horas, porque o arroz faz um excelente trabalho a absorver humidades.
Após isso o portátil deverá funcionar normalmente e o próprio calor gerado por ele acabará por evaporar os restos de humidade que possa ter.

Já me tinham dito que o arroz é bom absorvedor de humidade, vou fazer isso mas até lá não devo tentar ligá-lo certo?
 
Há uns anos atrás entornei coca cola em cima de um teclado do meu Powermac G4. Mesmo depois de desmontar o teclado e tê-lo limpo por várias vezes 2 teclas nunca mais foram as mesmas, por vezes prendiam um pouco.
 
Essa do arroz simplesmente matou me, pega num secador e seca isso , desmonta-lo todo e secar as peças individualmente seria o ideal , para a proxima nao bebas perto de algo electronico ;D

E nao o tentes ligar, para ja..
 
Essa do arroz simplesmente matou me, pega num secador e seca isso , desmonta-lo todo e secar as peças individualmente seria o ideal , para a proxima nao bebas perto de algo electronico ;D

E nao o tentes ligar, para ja..

Vai por mim. Dar-lhe secador pode contribuir para espalhar ainda mais a água pelas componentes internas do portátil. O secador vai evaporar a água lá dentro, que vai condensar ao tocar nas superfícies internas e voltar a caír. Ainda para mais num macbook, que tem poucas saídas de ar.
Quanto à parte do açucar, esperemos que não dê problemas...

Se quiseres usar o secador o melhor é desatarrachares previamente a tampa inferior, para permitir que o ar circule.
 
Última edição:
Se fosse água o arroz safava, agora com cocacola, nem que fosse diet, dependendo para onde ela foi, poderás estar tramado por causa dos açucares e afins.
Eu cá desmontava-o todo e fazia uma banheira de álcool isopropilico e pegava num pincel de limpeza e dava-lhe uma lavagem na board e afins.
 
Liguei agora a corrente, ja deu algum sinal de vida sendo que acendeu a luz docarregsdor mas mesmo assim nao ligou, eu vou aguardar 48h depois logo se ve o que faco. A parte principal afectada foi mesmo o teclado (e o resto que se encontra por baixo), vamos ver em qq da. O portatil tem mes e meio :(
 
Para começar é importante dizer que ligar uma coisa molhada é uma ideia bastante má para nao dizer estúpida. (tens uma tripla molhada, vai lá liga-la a corrente).

O efeito no pc é o mesmo, tu é que não vez, sei que provavelmente queres o pc ligado, mas pensa 2x. :P

Reter daqui: não ligues mais por agora e nunca antes de:

- O levares a uma loja como sugeriste.
- O abrires (se achares que consegues, caso não tenhas confiança leva à loja), desligares a bateria que provavelmente está e vai ficar morta e limpares o resto do pc. Limpar mesmo, não é secar.

A ideia do alcool não digo nada porque de facto não sei, se fosse eu passava por água destilada, mas sempre desmontado. (e não tou a dizer que a ideia do alcool é má, simplesmente não conheço)
Quanto ao lavar tens de o fazer em peças individuais, não ponhas a drive de cd´s de molho se ela nunca apanhou cola la dentro e cuidado com o teu disco (principalmente se tiveres coisas importantes lá).

O essencial neste momento diria que é desligar a bateria, mas tens de o abrir para isso. (aquele efeito curto circuito acontece enquanto a bateria lá estiver, mas numa zona "menor" do computador enquanto ele tiver desligado). De qq maneira a bateria por esta altura já deve estar morta.

Depois mais uma vez, no fim de o lavares deixa-o secar (e não esfregues nada, podes arrancar peças sem querer).


========================
-Tem cuidado com o pc, a garantia já foi e nas lojas às vezes só querem vender mais, portanto era bom se fosses tu ou um conhecido a tratar-te do pc.
-Ele tem salvação, mas não abuses da sorte e não o tentes ligar.
-Tira o máximo de açúcar antes dele secar totalmente (o teclado principalmente agradece esta parte e se o limpares já ou amanha não tens açúcar seco ou muito pegajoso nas placas).
-Boa sorte com isso.


PS: link que te pode ajudar a desmontar o pc: http://www.ifixit.com/Browse/Mac

;)
 
Última edição:
É por coisas destas que eu tento nunca ter copos, ou algo aberto com liquidos perto do mac =S

Espero que tenhas sorte e que fique a funcionar ;)
 
Nunca tive o azar de líquidos no computador, mas já fui tomar banho ao rio com o telemóvel no bolso dos calções e a coisa correu bem… pu-lo a secar numa máquina de café, na parte de cima, onde eles guardam as chávenas
 
Rio é água doce, não deixa grande lixo dentro do telemóvel e é só evaporar... Mar é que é mesmo tiro e queda para qualquer coisa eléctrica.
 
Isso é quase um clássico já.
O mal é ser coca cola, se fosse apenas água punhas-lo a pé dum desumidificador 1 dia ou 2 e pronto, agora o açucar da cola faz estragos.
 
A ideia do alcool não digo nada porque de facto não sei, se fosse eu passava por água destilada, mas sempre desmontado. (e não tou a dizer que a ideia do alcool é má, simplesmente não conheço)

Não se deve colocar água em componentes electrónicos, se num curto espaço de tempo não tem problema a longo tem e muito dado que irá provocar oxidação. Por isso têm sempre que se usar soluções anidras ou com concentrações de água não superiores a 1%. Já para não falar que soluções anidras fazem uma limpeza total na medida em que não permitem que algum tipo de organismo sobreviva ou o seu desenvolvimento.
Alcool Isopropilo é usado desde sempre na limpeza de componentes electrónicos.
 
quando li o titulo imaginei uma macbook e algo como um vulcão a deitar lava ^^

eu fazia assim :

um banco baixinho
o pc em cima do banco
e um desumidificador
e depois limpar com um pano suave e seco limpar tudo
 
O grande problema é que a coca-cola ao secar/evaporar deixa residuo, uma especie de caramelo/cola. Se entrou bastante liquido para dentro do portatil esquece. Só desmontando tudo e limpando para ficar em condições, e mesmo assim não é certo.
Sem fazer nada ou usando arroz/secador até pode voltar a ligar, mas não vai durar muito.
 
Back
Topo