Problema CMOS checksum error - defaults loaded

*Puto_Artur*

Power Member
O que é que eu faço?
é assim eu fui ligar o meu pc normalmente e de repente ao iniciar a tela de reconhecimento de todos os drives ele aparece este erro---> CMOS checksum error- defaults loaded o pior é que nem dá para carregar em F1 para continuar nem delete para ir ao stup o teclado não dá e já mudei outro teclado e Bateria mas não da nada..... Ajuda porfavor!!!
 
e que tal tirar a pilha da bios e esperar uns 5 minutos?

desligas o pc da corrente mesmo e fazes essa operaçao e depois tentas de novo..

cumps
 
Já tive esse problema tb, se a sugestão de fazer o reset não funcionar, subtituis a pilha por uma nova e em principio vai voltar a funcionar normalmente.
 
se tiveres o manual da board, costuma ter la o procedimento de como tirar a pilha.... é simples

Letak+Baterai+CMOS.jpg
 
ya esta foto deu pa preceber a minha pinha é igual a esta da KTS

amanha é sexta velho para casa mais cedo e vou testar apagar a bios por completo tirando a pilha e deixar tar durante 5 min. depois desligo o pc e volto a por no sitio e ligo o pc vou ver amanha a tarde a pilha não está gasta porque eu já mudei de pilha pus uma nova e não me servio de nada

bom vou me embora até amanha pessoal obrigado pelas dicas
 
Ola pessoal fui esprimentar tirar a pilha mas não deu de nada
1ºtirei a pilha com o pc desligado
2º liguei o pc e deixei ficar ligado pra i 15 mim.
3º voltei a por a pilha no sitio e liguei mas não servio de nada

já mudei de pilha mas não deu

ajudem me porfavor
 
O clear CMOS (retirar a pilha) deve ser feito com o cabo de alimentação desligado. Isto deve-se ao facto de o circuito que alimenta a bios ser alimentado pela fase 5Vsb da fonte.

Caso se utilize o jumper, não será necessário desligar o cabo.
 
Tive agora a pensar isso de CMOS checksum error - defaults loaded normalmente é quando já esta feito reset Cmos...o problema é mesmo o teclado que não obedece...sendo assim experimenta outro teclado porta ps2

Cumps
 
pois mas ele ate disse que ja tinha metido outro teclado e pilha... logo esquece...

na pior das hipoteses pode ter sido o chip controlador do teclado que foi à vida....

e como nos nao sabemos qual é a board dele... já é mais dificil adivinhar...

ate pode ter sido o chip de bios que já não retém a informação
 
A minha Maderbord é uma Matsonic mas não sou capas de ver a referencia dela e tem 2 Chipsets, 1 ao pé do processador que é da VIA VT82C694T e outro ao pé dos fios reset e Power etc da VIA VT82C686B
 
se tivesse de adivinhar seria o chip da bios pifado que já não retém dados ou o chip controlador do teclado... que devera ser winbond ou ITE e possibilidade do chipset (southbridge) ter marado.... (pouco provável)

só que como substituir isso seria tramado, board nova... podemos é ter também um caso de condensadores pifados... visto ser uma matsonic da caca e ter condensadores com formula do electrólito incompleta... foi um caso de espionagem industrial que correu mal LOL e pouca gente sabe disto LOL

cumps
 
Back
Topo