Análise Sennheiser PC 360

viciado2000

Power Member
Sennheiser PC 360

A Sennheiser apresenta-nos mais um produto de topo, mas teria essa necessidade e não seria mais um headset entre muitos no mercado e tendo em conta ainda os pc350?
São produtos diferentes e na minha opinião fez bem em lançar estes, mas falarei disso mais tarde.

Começamos com as fotos:

dsc3030t.jpg


Aspecto frontal da caixa acabada de chegar.



dsc3031n.jpg


Parte traseira da caixa.


dsc3032.jpg


Caixa aberta, vista de cima.


dsc3033a.jpg


Headset já fora da caixa, com o cartão/plásticos que o envolvem a criar uma protecção adequada. Note-se que a caixa, por dentro, não tem "glamour" nenhum, chega até a ser pobre e não parece que lá dentro estão uns phones topo de gama. Mas o que importa mesmo é a protecção do material e essa, é plenamente atingida.


dsc3034b.jpg


Pormenor das fichas banhadas a ouro


dsc3035.jpg


Aspecto aveludado do material que reveste os earpads e o apoio para a cabeça.


dsc3036s.jpg


Pormenor do material aveludado novamente. Parece cor de vinho, mas é preto.


dsc3037v.jpg


Lado direito dos headset, onde se encontra o controlo de volume. Foi, na minha opinião, uma boa ideia e após 2 ou 3 horas já vais, sem pensar, com a mão direita e ajustas o volume.


dsc3038h.jpg


Lado esquerdo, onde podemos ver a entrada do fio e o micro. Ele na posição subida está desligado e liga-se ao puxa-lo para baixo. Ouve-se um *click* que indica que o micro está ligado.


dsc3039z.jpg


Pormenor do micro, onde se encontra a membrana elástica que permite ajustar a posição do micro.


dsc3040g.jpg


Comprimento total do cabo, ainda enrolado. São três metros de cabo.


Agora as especificações:

Wearing style Headband, double sided
Cable length 3 m
Connector 2 x 3.5 mm for desktop/laptop
Weight 300 g

Headphone

Frequency response - 15 – 28,000 Hz
Impedance 50 Ω
Sound pressure level (SPL) 112 dB

Microphone

Frequency response 50 – 16,000 Hz
Pick-up pattern Noise canceling
Impedance 2 kΩ
Sensitivity as per 121 TR 9-5 -38 dBV/Pa


Falarei do PC360 por pontos.

Peso:

A primeira coisa que se nota quando se pega neles é o seu peso, e é incrível um headset deste tamanho ser tão leve, o seu peso está perto dos 300G, o peso torna se essencial para quem gosta de fazer sessões longas e ter aquela sensação de não ter nada na cabeça.


Conforto:

O conforto destes é excelente e são muito fáceis de regular, as orelhas são totalmente cobertas pelo ear cup o que também é um ponto positivo.


Qualidade de construção:

Os cushions ear são feitos em veludo, e em cima na cabeça do headset também tem outra almofada em veludo.
Os phones são feitos principalmente em plástico, tirando as grades sobre os phones que é feita em metal, mais a pequena borracha utilizada no micro.


Som:

Bem ao contrário de alguns headsets do mercado para regular o som é comum o controlador vir no fio do headset, neste caso encontra se no auscultador direito (como viram nas fotos).

Quanto ao som em sim, é incrível um headset ser tão equilibrado, apesar de eu achar um pouco abafados.
Fiquei muitíssimo surpreendido com a transparência e a clareza dos mesmos, com um palco enorme, diria épico, apesar de tudo e serem headsets abertos não há uma fuga sonora que se note para quem usa os phones é claro, considero um ponto importante já que há uma sensação que o som fica “na cabeça” e não fora dela, este pormenor a nível de gaming é importante, quem não poderá gostar é os vizinhos.


A nível de baixos

Depende da vossa fonte, eles não tem um poder que muitos têm neste sentido são Q.B e é preferível assim, já que não exageram mas também são longe de ser fracos, com uma placa de som com um bom amp/ e ou dac já resolve esse problema e assim podem destruir os vossos ouvidos á vontade.

A nível de médios

São extremamente interessantes, a clareza como ele separa os instrumentos, vozes, etc… Vão ao fundo do detalhe, apesar de como disse sentir um som um pouco abafado.

A nível de agudos

Também sem muito a dizer, toca num ponto equilíbrio, são agradáveis e frontais apesar de existir N de headphones mais fortes neste “campo” com mais profundidade, mas no fundo é típico Sennheiser.


Microphone:

São os mesmos que são usados pelos pc350, logo é sinal de qualidade.
Uma característica muito própria é como é feito o mute ao micro que passa por virar este para cima.
O micro bloqueia praticamente os sons de fundo, as pessoas precisaram de falar bem alto se tiveram ao vosso lado para se ouvir no micro a não ser que estas estejam atrás de vocês.
Em termos de reprodução de voz também são muito fiáveis, sem dúvida o melhor micro utilizado no mercado num headset, sendo também flexível pois devido á borracha podem afastá-lo da boca ou aproximar.


PC 350 VS PC 360

Existe várias dúvidas entre os dois, muita gente pergunta se são tão diferentes, sim são dúvida a única coisa igual e que tem em comum é o micro.
Então as diferenças são (pc350):

- Menos palco (o som não se propaga como os 360, tirando “vida” a nível musical)

-Menos qualidade em multimédia (por serem fechados o som é demasiado “concentrado”, sendo os pc360 muito mais equilibrados)

- A nível de gaming são superiores aos pc360 (como há desvantagens em serem fechados, também tem as suas vantagens, e phones fechados será sempre melhor neste aspecto)

- São mais práticos para lans que os pc360. (a nível de arrumação e por serem fechados)

- Aquecem mais as orelhas que os pc360.


Pontos negativos:

-São headsets difíceis de transportar, para quem anda em lan´s ou que gosta de ir é um grande ponto negativo, enquanto o seu irmão mais velho os pc 350 não sofre tanto desse problema já que estes são mais fáceis de arrumar.

-È impossível remover o micro dos phones.

-Preço excessivo.


Conclusão:

Os Sennheiser PC 360 são realmente muitos bons headsets, o melhor que se encontra no mercado…
Mas serão perfeitos?
Claramente que não, muito por culpa do preço, além disso existe várias alternativas no mercado e aqui entra a guerra headphones vs headsets, no fundo os drives utilizados pelos pc 360 são de uns 555 modificados.
Por exemplo ficaria mais barato comprar uns HD558 e fazíamos um excelente negócio, para ter algo de qualidade superior… depois era só comprar um micro á parte e gastar consoante as necessidades, já que iriam também gastar algum dinheiro para igualar ao que são usados pelos pc350/360.
No entanto para quem quer um headset de topo tem aqui uma excelente opção não só para gaming mas para tudo um pouco em geral, aonde o equilíbrio é a maior qualidade dos PC360.



P.S

Esta review só foi possível de ser realizada com a colaboração e fotos do user Konexion, logo fica aqui os meus agradecimentos ao Konexion.

O headset foi testado com uma auzentech x-fi forte 7.1.
 
Última edição:
Boas pessoal,

Como ficou combinado entre mim e o viciado2000, ele foi o autor da review, mas eu criava um pequeno post com a minha experiência sobre os headsets. Comprámo-los mais ou menos na mesma altura por isso em vez de uma experiência isolada, existem duas.
Vou falar por pontos, não me vou alongar muito e provavelmente irei repetir algo que o viciado2000 já tenha dito, e por isso peço desculpa.
Eu conseguir comparar os PC360 com uns HD555 de um amigo por isso faço comparações durante esta minha mini-review.

Conforto - os headsets são bastante confortáveis. Eu passo grandes períodos a jogar e a ouvir música e ainda não tive grandes problemas de cansaço. No entanto, nas primeiras utilizações senti um ligeiro desconforto devido a usar óculos. Passo a explicar, como os PC360 são bastante envolventes, criam um bom aconchego à zona das orelhas. A parte final das hastes dos óculos faz pressão nos ossinhos que temos atrás das orelhas (na cabeça) e começa a magoar. Claro que isto também está relacionado com o tipo de óculos e com a forma da cabeça de cada um. Mas eu resolvi facilmente a questão, agora levanto ligeiramente as hastes dos óculos e nunca mais me magoou.
Outra coisa que acontece após várias horas de uso, em headphones/headsets fechados é que as orelhas começam a ficar muito quentes, criando um grande desconforto. Neste caso, tal não acontece pois os PC360 são abertos. O peso, apenas 300gramas, também ajuda durante várias horas de uso intensivo, juntamente com o veludo utilizado nos earpieces e na handband.

Usabilidade - Apenas dois pontos. O micro tem grande qualidade e quando levantado/baixado ouve-se um *click* que indica que o micro ficou desligado/ligado. Por norma faço isso quando deixo de jogar e vou ouvir uma musiquinha. O segundo ponto é a roda do volume que está estrategicamente (bem) colocada no earpiece direito. Com esta alteração, da qual eu gostei imenso, deixou de existir um controlo a meio do fio o qual podia ficar preso em algo e que era propicio a quebrar o fio. E acreditem que, após poucas horas de uso, não vos vai fazer confusão nenhuma levantar uma mão à orelha direita para baixar/levantar o volume. Os phones não são dos mais portáteis do mercado. Alguns utilizadores que frequentam lans e eventos semelhantes com frequência podem ficar desiludidos com este ponto. Da mesma forma, por serem abertos, podem não ser adequados para se jogar em ambientes de muito barulho.

Qualidade - Antes do mais, há que informar que eu não tenho nem ouvidos de audiófilo nem software de medição de áudio, por isso esta parte é muito subjectiva.
Em jogo apenas posso falar num: CS Source. Quem conhece o mundo de CS sabe como o som é fulcral e decisivo para ganhar rondas. Posso-vos dizer que comecei a ouvir os passos dos inimigos com grande exactidão e uma boa antecedência. Os sons das granadas e flashes a arrebentar começaram a vir de uma zona especifica e a indicar a possível localização inimiga. Os sons dos tiros também passaram a ter uma localização muito mais exacta. Para quem pretende jogar com um grande efeito surround não fica muito agradado pois o som é acima de tudo detalhado e especifico, não tanto envolvente.
Para efeitos de comparação, anteriormente jogava com uns phones bem razoáveis, os sennheiser HD215.
Comparativamente com os HD555, quando uma granada arrebentava parecia vir da direita e da esquerda ao mesmo tempo, deixando o jogador na dúvida. Mas com os PC360 ela claramente tinha arrebentando à direita, por exemplo. E isso faz toda a diferença para um jogador exigente.

Em música ouvi as seguintes músicas:
- Muse: Uprising - FLAC, 951kbps
- Metallica: Master of Puppets (versão original do álbum com o mesmo nome) - FLAC, 918kbps
- Metallica: The day that never comes - FLAC, 1105kbps
- Modified Motion: Robotron - Mp3, 320kbps
- Modified Motion: Bust a Bus - Mp3, 320kbps
Placa de som: Creative x-fi Xtreme Music.

Fiz uma comparação entre os PC360 e os HD555 e posso dizer que o registo de ambos é muito semelhante. Nas músicas rock/metal nota-se que o bass dos HD555 é mais intenso, nomeadamente o kick da bateria. Por outro lado acho que a separação de instrumentos e o palco são melhores nos PC360. A diferença não é muita, mas está lá.
Quando passo para músicas electrónicas (DnB) o bass dos HD555 volta a ser mais intenso mas acaba por dominar demasiado. No caso dos PC360 é mais equilibrado, ocupa bem a sua posição mas não "esmaga" as batidas sobrepostas.


Micro: Tem uma qualidade espectacular. Dificilmente algum jogador, mesmo exigente, requer algo melhor. Em jogos utilizo o TS3 e todos os meus companheiros de jogo me garantiram ouvir extremamente bem, com grande detalhe e nenhum ruído de fundo.


Em jeito de conclusão, o ponto mais forte destes headsets é o facto de serem excelentes tanto para jogos como para media, aliados a uma boa construção. O ponto mais fraco será o preço (160~170€), que faz afastar muita gente, certamente.
Honestamente, não sinto que este equipamento seja para todos. Os que só querem jogos compram uns Steelseries 5H V2, por exemplo. Poupam muito dinheiro e ficam bem servidos. Os que querem mais música compram uns HD555, poupam metade do dinheiro e ficam bem servidos. Mas para quem quer o melhor dos dois mundos (que é o meu caso), aliado a um micro topo de gama, não terá grandes dúvidas: os Sennheiser PC360 são o caminho a seguir!

Cumps!
 
Na review foi ligado à auzentech x-fi forte 7.1. Cria um surround virtual.

A auzentech é uma placa normal de som, não tem nada a ver com as aquelas placas externas que vem em alguns headsets que fazem virtualização.
Apesar que podes "virtualizar" com qualquer placa de som precisas de ir ás definições e alterar para tal.

creativek.jpg


Assim os PC 360 foram usados como headsets puramente stereo.

Em jeito de conclusão, o ponto mais forte destes headsets é o facto de serem excelentes tanto para jogos como para media, aliados a uma boa construção. O ponto mais fraco será o preço (160~170€), que faz afastar muita gente, certamente.
Honestamente, não sinto que este equipamento seja para todos. Os que só querem jogos compram uns Steelseries 5H V2, por exemplo. Poupam muito dinheiro e ficam bem servidos. Os que querem mais música compram uns HD555, poupam metade do dinheiro e ficam bem servidos. Mas para quem quer o melhor dos dois mundos (que é o meu caso), aliado a um micro topo de gama, não terá grandes dúvidas: os Sennheiser PC360 são o caminho a seguir!

Cumps!

Subscrevo!
Na minha opinião também tem a ver com a própria pessoa, acredito que a maioria que jogue é mais para uma coisa casual, que não liga muito como o som sai ou entra dos phones ou como é produzido, etc...
Como disses tem a ver com necessidades, gostos e € de cada um.
 
Última edição:
Viciado já estavas a demorar a fazer esta review com comparação que já tinhas referido que irias fazer num futuro próximo :D Pois muitos ainda acreditam que os pc360 são a evolução dos pc350 quando não e' verdade, sendo os 2 headsets para finalidades diferentes.
Quanto a review/comparação em si, penso que e' o suficiente para passar as ideias gerais de ambos.
Uma pergunta, os pc360 ainda são bastante dependentes de uma placa de som (como a auzentech forte 7.1 que é excelente por sinal) como os pc350 para aproveitar todo o seu potencial, ou são como os pc330 que não são tão dependentes ?



Virtual? Então tens phones mais baratos com 5.1 ou 7.1 Reais!

Essas palavras não combinam muito bem :D
 
Viciado já estavas a demorar a fazer esta review com comparação que já tinhas referido que irias fazer num futuro próximo :D Pois muitos ainda acreditam que os pc360 são a evolução dos pc350 quando não e' verdade, sendo os 2 headsets para finalidades diferentes.
Quanto a review/comparação em si, penso que e' o suficiente para passar as ideias gerais de ambos.
Uma pergunta, os pc360 ainda são bastante dependentes de uma placa de som (como a auzentech forte 7.1 que é excelente por sinal) como os pc350 para aproveitar todo o seu potencial, ou são como os pc330 que não são tão dependentes ?





Essas palavras não combinam muito bem :D

Olá Tiago.

Pois a preguiça ás vezes é mais forte por isso é que demorou tanto tempo :P, graças ao konexion é que a review foi para a frente :D.
Sim... é um síntese havia muita coisa para pegar mas tenho a certeza que muita gente não a lia, eu já acho a review em si pequena e já me disseram que era grande :D.
Em relação á pergunta, sim os pc350 é o que se nota mais uma dependência de uma boa "fonte", sobretudo a nível de graves, com uma onboard são quase inexistentes.
 
Última edição:
Mais um ponto a favor dos pc360 embora ache que quem vai gastar 160€ neles deveria considerar gastar outros ~150€ numa placa de som decente :D

Mais uma vez, excelente iniciativa e sem duvida retiraste muitas das dúvidas que poderiam existir na maioria das pessoas.
 
Aconselho a comprarem os PC360(comprei a 2/3 dias atras uns) são em termos de qualidade som brutais, o som tem um detalhe espectacular, são bem leves e ficam mesmo bem na cabeca cobrem totalmente as orelhas sem magoar o que dá um conforto muito bom.
O microfone pelo que me dizem atraves do Teamspeak 3 é que fico c a voz real, o que quer dizer que tem uma excelente qualidade. O som é muito bom tanto em musica como em jogos(CS:S) e filmes.

Cumprimentos

ScarY
 
Estou indeciso em comprar uns Steelseries 7H ou estes Sennheiser PC 360. Apenas são para gaming mas queria saber se comepensa estar a dar o dobro pelos Sennheiser ou se fico bem servido com o SS 7H.
Tenho uma Asus Xonar D2X
 
Back
Topo