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Folding Member
Situações que não são cobertas pelas garantias dos fabricantes de equipamentos portáteis
Hoje em dia é normal a maioria das pessoas já ter utilizado ou possuir um portátil de uma das várias marcas disponíveis no mercado nacional ou internacional, no entanto os cuidados a ter com estes equipamentos diferem dos cuidados a ter com um computador de secretária.
As marcas mais conhecidas enviam, juntamente com os equipamentos que comercializam, um manual com as instruções de funcionamento e por vezes um certificado de garantia com os direitos e limites da garantia do respectivo equipamento. Cabe ao utilizador fazer uma leitura atenta dos documentos enviados, em vez de, se limitar a colocá-los directamente no lixo ou arrumá-los na arrecadação, juntamente com a caixa do computador.
Apresentaremos, de seguida, algumas das situações usuais que invalidam (ou podem invalidar) a garantia dos equipamentos. Mas antes, temos, obrigatoriamente, de fazer a distinção entre garantia e seguro, uma vez que são dois conceitos que as pessoas normalmente confundem.
As definições aqui apresentadas encontram-se no dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora.
Garantia = documento que assegura junto de um comprador a qualidade de um produto ou serviço, responsabilizando o fabricante ou vendedor pelo seu funcionamento, durante um determinado período de tempo (ver limites em DL 84/2008)
Seguro = contrato pelo qual o segurado se obriga ao pagamento de certa quantia e o segurador se compromete a indemnizar o primeiro ou um terceiro, no caso de se verificar qualquer dos riscos assumidos (ver cláusulas da apólice)
Danos voluntários vs Danos involuntários
Os utilizadores frequentemente queixam-se que os danos físicos (logo não abrangíveis pela garantia) foram feitos involuntariamente, pelo que não sendo culpa dos utilizadores a reparação/substituição dos mesmos deveriam ser assegurados gratuitamente pelos fabricantes.
Independentemente, se os utilizadores causaram o dano voluntariamente ou involuntariamente, o fabricante não pode assumir os custos relativos a tais danos por parte dos utilizadores, uma vez que a garantia de qualquer equipamento não constitui um seguro do bem.
Se o utilizador possuir o equipamento coberto por um seguro, poderá activar esse seguro para que a seguradora assuma a responsabilidade dos danos e pague a reparação do equipamento mas realça-se que não é da responsabilidade da marca/fabricante a reparação do dano físico, em termos da garantia do equipamento.
Qual a diferença entre intervenção e reparação?
A intervenção contempla os actos praticados pelos técnicos que podem não implicar a reparação propriamente dita. O equipamento pode estar em intervenção (por exemplo, para orçamento) e ainda não ter sido reparado. A intervenção é assim a soma de todos os passos efectuados pelos técnicos. A reparação é o acto praticado pelos técnicos em que o equipamento é arranjado (dentro ou fora da garantia).
Custos de orçamento?
A elaboração de orçamentos pode estar ou não sujeita a custos, devendo o utilizador questionar a marca sobre esse facto, antes de solicitar o seu orçamento.
Há marcas que cobram pelo orçamento efectuado, enquanto que outras cobram apenas em caso de recusa do mesmo. Neste último caso, os fabricantes podem indicar que o orçamento é gratuito. Esta indicação encontra-se correcta, uma vez que se o utilizador aceitar o orçamento, não terá quaisquer custos pelo facto de ter pedido o orçamento, sendo apenas cobrado os custos de intervenção de um técnico, no caso de recusar o orçamento.
Salvaguarda de dados (vulgo backup)?
Todas as marcas/fabricantes informam os clientes através dos manuais/certificados de garantia que acompanham os equipamentos que não são responsáveis pela informação contida no equipamento em caso de avaria, sendo da responsabilidade do cliente a realização dos backups frequentemente.
Desta forma, o cliente que não queira ver a sua informação pessoal perdida, deverá realizar os respectivos backups ou solicitar esse serviço aos fabricantes, que é realizado com a contrapartida do pagamento de uma certa quantia e realizável quando a avaria o permite (ex.: se o disco estiver avariado, poderá não ser possível realizar o backup).
Situações que podem ser consideradas como fora de garantia pela Assistência Técnica das diversas marcas:
Hoje em dia é normal a maioria das pessoas já ter utilizado ou possuir um portátil de uma das várias marcas disponíveis no mercado nacional ou internacional, no entanto os cuidados a ter com estes equipamentos diferem dos cuidados a ter com um computador de secretária.
As marcas mais conhecidas enviam, juntamente com os equipamentos que comercializam, um manual com as instruções de funcionamento e por vezes um certificado de garantia com os direitos e limites da garantia do respectivo equipamento. Cabe ao utilizador fazer uma leitura atenta dos documentos enviados, em vez de, se limitar a colocá-los directamente no lixo ou arrumá-los na arrecadação, juntamente com a caixa do computador.
Apresentaremos, de seguida, algumas das situações usuais que invalidam (ou podem invalidar) a garantia dos equipamentos. Mas antes, temos, obrigatoriamente, de fazer a distinção entre garantia e seguro, uma vez que são dois conceitos que as pessoas normalmente confundem.
As definições aqui apresentadas encontram-se no dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora.
Garantia = documento que assegura junto de um comprador a qualidade de um produto ou serviço, responsabilizando o fabricante ou vendedor pelo seu funcionamento, durante um determinado período de tempo (ver limites em DL 84/2008)
Seguro = contrato pelo qual o segurado se obriga ao pagamento de certa quantia e o segurador se compromete a indemnizar o primeiro ou um terceiro, no caso de se verificar qualquer dos riscos assumidos (ver cláusulas da apólice)
Danos voluntários vs Danos involuntários
Os utilizadores frequentemente queixam-se que os danos físicos (logo não abrangíveis pela garantia) foram feitos involuntariamente, pelo que não sendo culpa dos utilizadores a reparação/substituição dos mesmos deveriam ser assegurados gratuitamente pelos fabricantes.
Independentemente, se os utilizadores causaram o dano voluntariamente ou involuntariamente, o fabricante não pode assumir os custos relativos a tais danos por parte dos utilizadores, uma vez que a garantia de qualquer equipamento não constitui um seguro do bem.
Se o utilizador possuir o equipamento coberto por um seguro, poderá activar esse seguro para que a seguradora assuma a responsabilidade dos danos e pague a reparação do equipamento mas realça-se que não é da responsabilidade da marca/fabricante a reparação do dano físico, em termos da garantia do equipamento.
Qual a diferença entre intervenção e reparação?
A intervenção contempla os actos praticados pelos técnicos que podem não implicar a reparação propriamente dita. O equipamento pode estar em intervenção (por exemplo, para orçamento) e ainda não ter sido reparado. A intervenção é assim a soma de todos os passos efectuados pelos técnicos. A reparação é o acto praticado pelos técnicos em que o equipamento é arranjado (dentro ou fora da garantia).
Custos de orçamento?
A elaboração de orçamentos pode estar ou não sujeita a custos, devendo o utilizador questionar a marca sobre esse facto, antes de solicitar o seu orçamento.
Há marcas que cobram pelo orçamento efectuado, enquanto que outras cobram apenas em caso de recusa do mesmo. Neste último caso, os fabricantes podem indicar que o orçamento é gratuito. Esta indicação encontra-se correcta, uma vez que se o utilizador aceitar o orçamento, não terá quaisquer custos pelo facto de ter pedido o orçamento, sendo apenas cobrado os custos de intervenção de um técnico, no caso de recusar o orçamento.
Salvaguarda de dados (vulgo backup)?
Todas as marcas/fabricantes informam os clientes através dos manuais/certificados de garantia que acompanham os equipamentos que não são responsáveis pela informação contida no equipamento em caso de avaria, sendo da responsabilidade do cliente a realização dos backups frequentemente.
Desta forma, o cliente que não queira ver a sua informação pessoal perdida, deverá realizar os respectivos backups ou solicitar esse serviço aos fabricantes, que é realizado com a contrapartida do pagamento de uma certa quantia e realizável quando a avaria o permite (ex.: se o disco estiver avariado, poderá não ser possível realizar o backup).
Situações que podem ser consideradas como fora de garantia pela Assistência Técnica das diversas marcas:
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