Análise Windows Millennium - 10 anos depois (Parte 2)

maxmanapple

Power Member
Depois da análise do Nemesis11 sobre o Windows Milennium, ficou-me a cheirar a pouco. Apesar de saber que o Windows Update estragou tudo, não tenho bem a certeza. Quer dizer, eu usei Windows Millenium durante 3 anos e nada de muito mau aconteceu. Tinha a failure rate que o 98 tinha antes. Daí que decidi ir ao armário, desempoeirar a velha menina (portanto senhora) e complementar a análise do Nemesis11, em:

WindowsMillenium
10 anos depois

Parte 2 - Pressione a tecla SETA PARA BAIXO para continuar...

1. Introdução / A Máquina


Tirado do artigo do Nemesis11:
Nemesis11 disse:
Este é considerado o patinho feio da Microsoft, mas lembrei-me que também devia ser recordado.

É difícil explicar o que foi o Windows Millennium e a razão para o terem lançado.
Inicialmente a Microsoft disse que não iria lançar mais nenhum sistema operativo com base no Windows 95, no entanto à ultima hora, mudaram de ideia e lançaram o Millennium.
Para terem noção das coisas, em Fevereiro desse mesmo ano, tinha saído o Windows 2000, baseado no Kernel NT e no ano seguinte saiu o Windows XP, também baseado no kernel NT, mas com uma versão para utilizadores domésticos.
Por isso uma das perguntas que vai ficar no ar é porque lançar este sistema operativo, num período em que sai o Windows 2000 e XP.
Apesar do Windows Millennium ser um refresh, trouxe muitas features novas, algumas que muitas pessoas nem se devem lembrar ou nunca usaram.
Aqui fica uma lista: (As entradas a negrito serão testadas nesta análise junto com outras coisas)
- User interface baseado no Windows 2000, com algumas das opções a serem iguais.
- Windows Image Acquisition, que é uma API, para uso em scanners e câmaras digitais.
- ACPI S4, para melhor suporte de hibernação e suspenção.
- Generic drivers for USB, para uso em storage e impressoras.
- Windows Movie Maker, para editar vídeos e passar para WMV
- Windows Media Player 7, que foi um novo media player
- Windows DVD Player, que permitiu ver filmes em DVD em que o decoding era por software.
- Image Preview, uma aplicação para ver os formatos mais conhecidos de imagens.
- Novos jogos, com oInternet Backgammon, Internet Checkers, Internet Hearts, Internet Reversi, Internet Spades, Spider Solitaire e Pinball.
- Net Crawler, para encontrar automaticamente pastas partilhadas e impressoras na rede.
- New TCP/IP Stack, retirada da stack do Windows 2000.
- Home Networking Wizard, para ajudar a criar uma rede a partilhar a internet.
- Melhorias no Dial-up Networking.
- Network Driver Interface Specification V5. Isto é a stack de drivers de rede tem a mesma especificação do Windows 2000.
- Universal Plug and Play
- System Restore
- System File Protection, para recuperar os ficheiros mais importantes de sistema, caso sejam alterados.
- System Configuration Utility, para evitar o “DLL Hell”.
- System Monitor com mais parâmetros.
- Scandisk melhorado.
- Automatic Updates
- Compressed Folders, que suporta comprimir e abrir ficheiros zip.
- On-Screen Keyboard
- Help and Support completamente alterado, em formato HTML.
- Internet Explorer 5.5.
- MSN Messenger.

A máquina utilizada foi uma máquina mid-range gaming adiquirida em Novembro de 2000 (alguns dias antes do Pentium 4 Willamette)

  • CPU: Intel Pentium III 866EB @ 866 Mhz (0.87 Ghz)
  • RAM: 512 MB SDRAM 133 Mhz
  • HDD: Western Digital 40 GB (x2 RAID 0)
  • GPU: Hercules 3D Prophet II GTS 64 MB (Nvidia Geforce 2 GTS)
  • DVD: Creative 5x DVD Reader
  • CDR: LG CDRW CED-8083B 32x4x4x (Read/Write R/Write RW)
  • FDD: Samsung
  • VGA: Samsung SyncMaster 750s
  • SOM: Creative Sound Blaster Live!
  • NET: Realtek RTL8139A Ethernet, Creative Modem Blaster V.90 DI5797
  • VID: Conexant 23330 TV Tuner

Total compra: 480 contos (aprox.)

Executava jogos da época na perfeição, e até 2002 sem nenhuma falha nem necessidade de baixar resolução ou definições. Com tudo no mínimo até 2003.

2. Os programas a serem testados


Aqui fica uma lista dos programas third-party instalados e que vão ser testados:

  • Adobe Photoshop 7.0
  • Need For Speed Porsche 2000

E os programas incorporados:

  • Windows Media Player
  • Windows Movie Maker
  • System Restore

3.Primeiras impressões (outra vez)

Devo dizer que a máquina foi bem conservada. Á parte de uns quantos detalhes cosméticos na caixa tudo o resto funciona. Foi ligar tudo e fazer uma viagem na Rua das Memórias.

O boot foi bem sucedido e encontro me no ambiente de trabalho:

print1i.png


Algum trabalho foi avançado aqui como podem ter reparado. Depois do desastre com o Nemesis11 e o IE5.5 (embora acredite que fosse por causa do VMware), decidi jogar pelo seguro, e instalar á parte o IE6 SP1. O resto dos updates ainda não foi instalado pelo que também vamos ter um retake naquilo em que o VMware do Nemesis11 falhou.

Mas primeiro, uma introdução a uma feature que veio mesmo a tempo dos tempos modernos: discos removíveis. Liguei o meu disco rígido externo e não me pareceu haver alguns problemas. Instalou tal como foi programado.

print2a.png


Mas o meu disco é NTFS. Um formato que não é compativel com o ME. Daí que instalou um disco.....mas não aparece no meu computador:

print3p.png


Isto é um comportamento normal, já que depois meti uma pen de 4 GB formatada em FAT32 e funcionou:

print4i.png


Após, decidi ver como se encontra a Rede. Como podem ver a rede funciona perfeitamente e consigo navegar na net (isso fica para depois):

print5.png


Mesmo indo a Toda a rede e encontrando o meu portátil (//tiago-lap) não permite aceder á minha pasta. Acho que isto é uma incompatibilidade imposta pois o meu portátil usa o Windows 7.

Mas como podem ver o contrário é possível:

print6a.png

print6b.png


É tão bonito ver o passado e o futuro de mãos dadas (inserir aqui um smile que chora de contente)

De volta á análise:

Depois de 1 ou 2 horas de uso não vi quaisqueres problemas.
Tive de recuperar o meu disco externo no Windows 7 para poder ter alguns dados com que trabalhar.
Entertanto, decidi avançar para o momento tão esperado:

4. Windows Update.

Aqui vem a parte que pode por em causa a análise. Sir Nemesis o 11º não passou de uns quantos updates, vamos ver quem chega mais ao final, no jogo de limbo mais desnecessário da história.

HOW LOW CAN YOU GO?* *A quão baixo consegues chegar?
Que venha a música!

Até aqui tudo bem.

print7q.png


Vamos instalar tudo o que conseguirmos:

print8v.png


LOL! Isto é mesmo necessário xD

print9.png


Checks finais..há coisas por instalar porque tem que ser instaladas em separado.

print10.png


Chegou o momento fatídico....o botão Instalar agora. Estou literalmente a suar.
....
YES! Á primeira sem crashar

print11.png


Mas...e ha sempre um mas, problema. Sempre que se tenta instalar tudo de uma vez, diz me que nao tenho memória livre, apesar de ter uns excitantes 512 MB. Anyway, descobri que o que o Sir Nemesis o 11º deveria ter feito é instalar até 5 de cada vez. Sim é moroso, mas isto não é o Automatic Updates, nesta altura saía um update cada 2 ou 3 semanas, nao em cada 2 ou 3 dias.

Isto vai demorar por isso se estiverem a ver o stream ao vivo eu recomendo voltarem.....amanhã

Devo lembrar enquanto esperamos, que numa spec como a minha o Windows faz boot para o desktop em 20 segundos...a fazer inveja a muitos SSD's por aí

Após o que me pareceu 3 horas a fazer updates, lá estava ele pronto. Por isso decidi começar com o básico. E para isso começo com o Windows Media Player. Nos updates estava lá o Windows Media Player 9.0 mas não fiz esse update. Não só considero o 7.0 um ícone do Windows ME como também não vejo vantagens superiores. Se precisar já sei que o Windows Update tem uma surpresa para mim.

Ah, e esqueçam a idéia de crashes infinitos a partir daqui. Peritos em informática e a própria MS dizem que após TODOS os updates críticos, o ME torna-se mais estável que o 98. Portanto quando o limbo do Windows Update é ganho, o que temos daí em diante é um ME melhor, mais estável e mais seguro que a versão anterior. Vamos ver se é verdade ou se a MS estava a fazer marketing como sempre...

5. Windows Media Player

Uma das grandes features do Windows ME foi a componente multimédia, composta de três frentes: Media Player, agora com uma nova versão, Movie Maker, e DVD Player. Este último já existia mas no Windows 98SE e anteriores era necessário um descodificador MPEG2 por hardware (as tais placas descodificadoras de DVD). Apesar do Windows ME introduzir descodificação por software, muitas revistas do assunto continuaram a analisar placas descodificadoras durante pelo menos até á introdução do XP, em parte devido á larga fatia do bolo que usava o 98SE e o 2000. O 2000 ganhou funcionalidade semelhante ao ME depois de um update.
Vamos começar então pelo Media Player:

A ler ficheiros locais:

print12y.png


A ler rádio através da Internet:

print14.png


O Guia de Multimédia mostra a mesma coisa que o Sintonizador de Rádio. Também, não se pode ter tudo.

print15.png


A conclusão a que chego é que o Windows Media Player funciona bem. Até agora nada de preocupante ao usar o ME.

6. Windows Movie Maker

Se vocês nasceram após 1996, então podem pensar que o Windows Movie Maker foi introduzido no Windows XP Home Edition. Mas a verdade é que não. O Windows Movie Maker, bem como muito outras funções, têm a sua origem no Windows Millenium. Dá que pensar não?

Vamos então começar por abrir o Windows Movie Maker:

print16.png


Somos logo cumprimentados por um tutorial á nova função, incluindo vídeos de demonstração. Claro que eu já não preciso disto, por isso siga.

print17.png


O interface é muito semelhante á versão do Movie Maker que foi incorporada no Windows XP Profissional.

print18.png


Vamos usar tudo o que temos de exemplos num "filme"

print19.png

print20h.png

print21.png

print22.png

print23.png


E já está. Zero de incerteza, zero de preocupação, zero de instabilidade o ME aqui não crasha não :lol:

7. Navegar na Internet


Hoje em dia a Internet é um must. Mas vamos lá analisar como é que a máquina se comporta nos dias de hoje. Por questões de acho que é o melhor dos browsers, vamos usar o Firefox 2.0.

A ZWAME normal mas muito muito claustrofóbica...

print24.png


Google é o site que nunca falha :D

print25.png


Videos em flash

print26.png

print27.png


Twitter

print28.png


Facebook

print29.png


Wikipedia

print30.png


Acho que já chega para dizer que o Windows ME sobrevive á internet moderna. Os vídeos suportam 360p facilmente, 480p com algum lag, HD nem pensar. Embora isso seja uma questão mais de gráfica, devido a ter uma máquina semelhante com proc 800 Mhz e gráfica FX5700 e o problema ficou resolvido. Sim, o YouTube diz que o browser está descontinuado, mas ainda é possível usar.

8. Adobe Photoshop 7.0

Outro dos programas testados é o Adobe Photoshop. Hoje em dia qualquer um quer trabalhar no photoshop, seja para retocar a namorada (a pedido dela), seja para fazer LOLcats, seja simplesmente para adicionar uns quantos efeitos especiais. Esta edição é muito contemporânea ao Millennium, a versão 7.0. Comecemos então:

print31.png

print32.png


O famoso filtro Liquify. Bora lá tirar um pouco de banha ao pessoal xD

print33.png


O resultado:

print34.png


Devem ter perdido praí uns 2,5 quilos. Em animais é muito :P

O cinzento vai passar a ser uma rapariga. Bora lá para a ferramenta Pincel.

print35.png


Mais ou menos :P

Vamos aplicar um filtro:

print36.png


OK acho que já chega. Hora de guardar!

print37.png


Terminado. Aqui também não houve problemas.

9. Need For Speed: Porsche 2000


Hora de uma quanta jogatina. Nesta vez decidi usar o NFS Porsche 2000. Este PC é uma maquina gaming de 2000, pelo que deverá ter boas FPS neste PC. Mais á frente, as benchmarks usando os 3DMark2000 e 2001 SE. Para verem as frames por segundo, fiz questão de activar o Fraps 1.9D. Devo admitir que esta parte é mais para o showoff da máquina que tenho (que agora se formos a converter idade humana para idade de pc's, está a sofrer uma crise de meia idade (quer ser moderna e fixe apesar da idade), mas também serve para testes porque os jogos também podem mandar abaixo um sistema operativo.

OK vamos a isto:

print38.png


Vamos por aqui para ter acesso a um dos meus carros favoritos:

print39.png


Ah sim tudo pronto!

print40.png


O jogo está a executar com tudo no máximo, resolução 1024x768x32. Uma pêra doce para a placa mais rápida do mercado.

Raios, estúpido carro! :P ENCOSTA, PESSOA POBRE!

print41.png


O jogo funciona. Para que conste todos os jogos que tenho aqui, incluindo GTA 3, funcionam lindamente. Do melhor mesmo.

10. System Restore

Vamos terminar a análise com uma feature revolucionária que mudou o mundo. System Restore. Neste caso vamos criar um ponto de restauro.

print42.png

print43.png


Nunca este PC sonhou em conhecer esta data:

print44.png


Terminado sem quaisquer problemas.

print45.png


Conclusão


A conclusão a que chego é muito simples. De facto é um Windows muito manhoso mas nada como o pintam. Bem trabalhado, chega a ser ainda melhor que o Windows 98 Segunda Edição, mesmo e pelo menos apenas pelas features. Uma coisa engraçada foi na altura dos updates, em que havia um update para atrasar a sequência de encerramento em 2 segundos porque, segundo a descrição, "a velocidade dos processadores atuais é tal que o encerramento do sistema é quase instantâneo pelo que pode danificar o seu disco rígido e os seus dados devido á cache do disco rígido não ter tempo de se esvaziar." Uma prova que em tempos idos, crianças, os computadores eram de facto superrápidos a ligar, mas alguém fez alguma coisa e depois ficaram mais lentos para depois inventarem um tipo de disco rígido novo para compensar. Foi bom voltar aos velhos tempos em que uma pessoa não se preocupava com Aeros e Visual Styles e fades aqui e acolá. Aliás, durante anos chamei ao XP , o Fischer-Price Edition e de facto aquele aspecto era horrendo, felizmente eu mudei logo para o tema verde lima, muito melhor na minha opinião. Quanto á máquina própriamente dita, acho que é perfeita para crianças. Dá YouTube e é boa para pesquisar na net, dá o Hello Kitty Online e o Lego Racers, portanto perfeito para crianças. E sei disto porque este PC foi para a minha filha entre 2004 a 2006.
Jeremy Clarkson disse:
So there's a Top Gear Top Tip: If you suspect your child is playing naughty games, buy them a Pentium III.
A todos que acham que o ME é um inferno de lag, BSOD's e erros por toda a parte, desenganem-se. Sim, o ME tem bastantes ecrãs azuis mas também o 98 e o 95. Alguns deles eram causados por exemplo, por ejectar um CD enquanto ele estava a ser lido. Esses BSOD's, carrega-se em Enter e volta tudo ao normal. Portanto, eis o Millennium, a dar provas da sua honra. Até á próxima, talvez a dar a honra ao Windows XP 15 anos depois.
 
Tá porreiro. Baseaste um pouco do meu teste.

Ficou foi a faltar o teste do MSN Messenger e podias instalar o WMP9.
Aliás eu tenho para aqui algumas screens do ME.
 
Isto sim, foi uma boa análise ao Windows ME.
Excelente trabalho.

Custa a crer que já passou dez anos desde que usava este OS, na altura ainda com um AMD K63 a 450Mhz e uma TNT2, mais tarde com um upgrade para uma Geforce2MX.

Foi curioso lembrar como algumas features que hoje são normais nos Windows actuais, apareceram pela primeira vez no Windows ME.
 
Última edição:
Boas Maxmanapple, excelente artigo. Conseguiste fazer o que tentei, mas falhei rotundamente.

Importas-te que no artigo que está no portal, tenha um link para esta thread?
 
O Windows Millennium foi o meu primeiro sistema operativo. Apesar de não o ter achado péssimo, reconheço que era um poço de erros.

A abertura era rápida e as ferramentas que vinham adicionadas, como a restauração do sistema, eram úteis, mas o sistema operativo estava longe de ser estável. De pouco em pouco tempo via-me obrigado a formatar o disco porque os erros acomulavam-se e tornavam o sistema lento e pesado.

Nunca utilizei o Windows 98, por isso não os posso comparar. Contud0, quando migrei para o XP notei a diferença. Uma boa parte dos problemas que tinha no Millennium desapareceram. Nunca mais vi um erro, nem uma tela azul. O sistema nunca mais crashou de dia sim em dia não. A frequência com que passei a formatar o disco rígido diminuiu muito. O aparecimento do Blaster foi incómodo, mas o problema foi contornado pouco depois.

O Millennium foi o meu primeiro amor informático e o primeiro amor não se esquece. No entanto, não tenho saudades dos problemas que ele me causou. Apesar de ter sido possível usar o Millennium sem problemas nos primeiros tempos, estes surgiam depois, inevitavelmente.

 
Última edição:
E vai acabar em breve. Foi muito bonito, mas de facto preciso do suporte a NTFS e de ficheiros superiores a 4 Gb, por isso que venha o SO de guerra que por acaso veio da mesma época, Windows 2000 Português.

Ah, e há sempre a patologia DOS que assombrou toda a linha: "Se vais usar 100% do teu CPU, eu irei ser lento e eventualmente crashar porque não gosto que me levem ao limite."

E o clássico "Screen Saver a executar por trás dos jogos e a tornar tudo lento". Again, uma patologia de ser DOS...

O Millenium era aceitável na sua altura porque éramos imunes aos crashes. Retirado da primeira BiT! de Portugal, Outubro 1998 num artigo sobre crashes na época do 98PE:
Revista BiT! disse:
O utilizador comum habituou-se tanto ao computador bloquear que o acto de carregar no botão RESET se tornou quase automático. Felizmente, a Microsoft está a trabalhar no projecto NT 5.0 que não só irá estar disponível e poderá ser utilizado pelo consumidor doméstico, como também dizem que irá ser muito mais estável que qualquer lançamento até agora aparte do NT 4.0, impossível de utilizar pelo consumidor doméstico, e principalmente mais estável do que a série DOS. Cá estaremos para ver o resultado.

Mas foi bom ter voltado. Para trás ficam muitas memórias, e muitos maus momentos, mas também bons momentos. Ao Millennium!

gepeto, o MSN Messenger mais recente para o Me é o 7.0 e funciona bem.
 
Bem, instalei este Windows num "dinossauro" que aqui tinha e por mais incrível que pareça ele portou-se até bastante bem. Não crashou uma única vez, não tive um BSOD que fosse. Mas claro que antes de o testar instalei tudo o que era update crítico.

Surpreendeu-me, foi uma experiência bastante diferente das que tive inicialmente, onde o windows encarregava-se de apresentar um bsod 30 segundos após arrancar. Também não se pode comparar a longevidade das instalações, eu só testei este ME um par de horas, mas já não foi nada mau.

Ainda deu para instalar o RTCW e mandar uns tiritos.
 
Mesmo indo a Toda a rede e encontrando o meu portátil (//tiago-lap) não permite aceder á minha pasta. Acho que isto é uma incompatibilidade imposta pois o meu portátil usa o Windows 7.

Instala Isto (no PC que tem o Windows ME), e depois diz-me se já consegues aceder ás partilhas do Windows 7: http://download.microsoft.com/download/0/0/a/00a7161e-8da8-4c44-b74e-469d769ce96e/dsclient9x.msi

É o que eu utilizo no windows 98 (VMWare) para aceder ás partilhas do XP e do Windows Server 2003.
 
Última edição:
Instala Isto (no PC que tem o Windows ME), e depois diz-me se já consegues aceder ás partilhas do Windows 7: http://download.microsoft.com/download/0/0/a/00a7161e-8da8-4c44-b74e-469d769ce96e/dsclient9x.msi

É o que eu utilizo no windows 98 (VMWare) para aceder ás partilhas do XP e do Windows Server 2003.

xp funcionava, só mesmo Windows 7 não funcionava. De qualquer das formas mudei para o 2000 recentemente pelo que não posso dizer se funciona ou não?
 
Ok ;). Se por algum motivo voltares a ter um 98 ou ME tenta isso que acho que vai funcionar.
Eu acho que no 98 nem as partilhas do XP conseguia ir, ou se calhar era só as do server 2003.
De qualquer maneira fica aqui o LINK se alguem quiser tentar.

Eu quando tiver disponibilidade também vou tentar e depois digo qualquer coisa aqui neste topico.
Mais uma vez, parabens pelo teu trabalho ;)
 
Back
Topo