Trocar router meo por pc linux

bisonapp

I fold therefore I AM
Boas

Seguindo a embalagem de montar um servidor em casa, vou transformar um pc que ca tenho em casa numa firewall/proxy para os restantes pcs ca de casa. O meu router actual e o thomson da MEO. Seria possivel alem de firewall/proxy o pc substituir mesmo o router? ou seja, receber o sinal dsl (penso que seja isto) e transmitir atraves de placa wireless, e de uma placa de rede e um switch transmitir por cabo, quer pa pcs quer para as boxes de tv? Não é que tenha grandes queixas do router, era so por pura diversão.

Obrigado desde ja.
 
Boas

Não te vai adiantar de muito, pois o router MEO já faz de firewall, entre outras coisas, serve perfeitamente para um sistema de segurança basico. Apesar de (acho eu) não fazer inspecção de pacotes...

Mas para servidor de ficheiros, emails, media, game server, etc... é uma excelente ideia :)

Cumprimentos
 
Sim eu sei que ja traz firewall, alias tive de la abrir portas para o web server que ja tenho montado a uns dias. A questão é que acho que não tenho grande controlo sobre o que passa naquele router alem de controlar que portas abrir e etc. Posso estar enganado, mas neste momento é assim que vejo o sistema. Queria algo mais sofisticado, com logs detalhados do que se esta a passar, que paginas se acederam, que downloads se fizeram, controlar tudo o que por la passa basicamente. Era so nesse espirito que eu estava a pensar nisto :D
 
por acaso ja tinha visto esse artigo. Alias foi ele que me impeliu nesta andança. Quanto ao subtituir o router meo por completo, parece que não é possivel, de acordo com as pesquisas e tentativas que fiz. de qualquer maneira vou ligar o pc (com uma distro tipo ipfire) ao router, e a partir dele fazer ligar o resto dos pcs.

Agora pedia-vos que me acompanhassem neste raciocinio:

Imaginem que tenho o pc com o ipfire (por exemplo) ligado ao router. Imaginem que tenho uma placa de rede com conector rj45 para ligar por cabo (crossover suponho) ao pc que esta a fazer de servidor de ficheiros e web hosting, ligando-o a internet. depois teria uma placa wireless, para passar a rede aos restante computadores (desactivando o serviço wireless do router meo).

Agora a pergunta: qualquer placa wireless consegue partilhar (como um cabo crossover) a rede?

EDIT: quer a placa de rede quer a placa wireless estariam no mesmo pc.
 
Que eu saiba apenas algumas placas de rede servem para isso, sei por experiencia (em windows) que as ralink rt2500 servem, alguns chips da realtek também, mas isso só vendo pelo chipset da placa de rede wifi.
 
Back
Topo