Guia Recuperar dados de disquetes danificadas

Rebola

Power Member
É difícil não encontrar um utilizador que nunca teve problemas com disquetes, pois estas danificam-se com facilidade. No entanto, é possível tentar recuperar os dados corrompidos. Pode-se copiar os dados de uma disquete avariada para outra que esteja em bom estado , este procedimento funciona em todas as versões do Windows, incluindo o XP. Acede-se á "linha de comandos do MS-DOS" e digita-se na prompt:
diskcopy a: a: /v
Se, apesar deste procedimento, os dados continuarem ilegíveis ou corrompidos, a disquete encontra-se mesmo danificada e não foi possível a leitura dos ficheiros e directórios armazenados.


Caso não tenha sido suficientemente explícito na explicação do processo de cópia:
A recuperação de dados só é possível em disquetes cujo disco flexível está em bom estado, uma vez que os dados são gravados neste disco. Os danos numa disquete podem ser físicos (sectores danificados) ou lógicos (ficheiros corrompidos, FAT danificada, etc. ) . Os danos físicos normalmente tornam impossível a recuperação de dados. No caso de os danos serem lógicos, o processo de cópia pode solucionar o problema.

O disco flexível armazena os dados sob impulsos magnéticos, o que torna as disquetes muito sensíveis a problemas. O melhor a fazer para prevenir falhas de disquetes, que todos nós, utilizadores de informática sofremos algumas vezes durante a nossa vida em frente do monitor , é guardar os dados em duas ou mais disquetes, pois esta técnica aumenta as probabilidades de termos os dados "intactos" na hora de abrir os ficheiros.
Mas, diga-se a verdade, embora a vida útil das disquetes seja curta, muitas vezes os estragos causados ás disquetes são obra acidental dos utilizadores. Disquetes armazenadas ao pé de fontes de campos magnéticos, como telemóveis, colunas de som,etc. podem-se desmagnetizar e, por consequência, o seu conteúdo torna-se ilegível. O transporte de disquetes "á solta" nos bolsos de casacos podem criar electricidade estática que, também estraga-as irremediavelmente . Da minha experiência enquanto utilizador de computador, recomendo a utilização de caixas específicas para o transporte de disquetes, uma vez que é um modo cómodo, barato e seguro de transportar as disquetes.

Quanto ao futuro da disquete, penso que as novas tecnologias de armazenamento de dados não irá "matar" a disquete a curto prazo, uma vez que a maioria dos computadores dispõe de drive de disquetes e este suporte tem a vantagem de ser cómodo e barato. Também, quem tem computadores antigos sabe que nem sempre é tecnicamente possível ou viável instalar gravadores de CD ou leitores de cartão de memória nos seus equipamentos. Creio que a disquete ainda vai durar algum tempo até ser extinta.


Achei que seria interessante colocar aqui este post...

Um abraço a todos...
 
Bom tutorial :)
Rebola disse:
É difícil não encontrar um utilizador que nunca teve problemas com disquetes (...)
é dificil não encontrar? bem então eles, que nunca tiveram probs com disquetes tão por todo o lado XD
Eu acho dificil é encontrar alguém que ainda tenha problemas com disquetes, isso é coisa do seculo passado, ainda assim para os users para os quais o google ainda não foi inventado é bom, tenho a certeza que devem haver umas boas threads deste mm assunto por ano...

podiamos fazer aí um tutorial de recuperação de dados de discos rigidos, flash drives, cd', dvd's e aí sim... punhamos sticky e anulava-mos a necessidade de explicar isso todas as semanas
 
Isto de responder ás threads só para mal dizer acerca do assunto exposto devia de acabar. Eu realmente não sei se existem muitas threads ou não sobre este assunto mas foi algo que aprendi, me deu jeito e quis passar a informação. Se a ti não te dá jeito melhor para ti, agora eu só fiz esta thread com um único objectivo: AJUDAR QUEM PRECISE.

Se não precisas peço-te com toda a educação que não mines a thread com comentários desses...

um abraço para todos...
 
Rebola disse:
Isto de responder ás threads só para mal dizer acerca do assunto exposto devia de acabar. Eu realmente não sei se existem muitas threads ou não sobre este assunto mas foi algo que aprendi, me deu jeito e quis passar a informação. Se a ti não te dá jeito melhor para ti, agora eu só fiz esta thread com um único objectivo: AJUDAR QUEM PRECISE.

Se não precisas peço-te com toda a educação que não mines a thread com comentários desses...

um abraço para todos...
se reparares eu comentei a tua thread... não te amandei abaixo, mas se não querias replys escreve que dispensas, ou será que só queres replys a dizerem bem do assunto exposto? bem, disse um erro relativamente grave que tens na coisa, podes editar ou não e de resto não podes dizer que te amandei abaixo, disse que já ninguém usa disquetes, não vamos começar a discutir se usam ou não, como já foi feito em inumeras threads do tipo "disquete a crónica duma morte anunciada"

se reparaste até falei que era bem metido isto como sticky e adicionar como reparar dados de qq sistema fisico, para poupar ter de explicar o mesmo todos os dias/semanas/meses.

se tás tão chateado basta escreveres que queres que eu apage o meu post que deu origem ao teu reply e agora a este meu, e eu apago, não tenho problemas com isso, já agora pede a um mod para trancar a thread se gostas assim tanto de replys
 
Para tentar recuperar disquetes o melhor a fazer é comprar o spinrite (não é grátis) e tentar recuperar os sectores... ou arranjar o disketer e ter muita paciência (demora tempos e tempos) e nem sempre consegue recuperar os sectores ;)
 
Pretender disse:
Para tentar recuperar disquetes o melhor a fazer é comprar o spinrite (não é grátis) e tentar recuperar os sectores... ou arranjar o disketer e ter muita paciência (demora tempos e tempos) e nem sempre consegue recuperar os sectores ;)
Explica-me como funciona esse spinrite sff...

Um abraço...
 
Bom tutorial eu k tenho mtas disquetes para deitar ao lixo vou tentar recuperar alguma coisa tks ;)
Ninguem tem por ai um bom tutorial de como recuperar files apagados do disco e recuperar files antes da formataçao do disco?
 
Rebola, o Spinrite vai testando sector a sector tentando recupera-los. agora tb já corre em windows antes era só em DOS.
Por exemplo quando o windows marca um sector como defeituoso ignora para daí em diante esse sector, o que o spinrite faz é testar e testar infinitas vezes esse sector quer para tentar recuperar a informação contido nele quer para desmarcá-lo de bad sector caso o tenha corrigido.

Vê aqui uma review:
http://www.kickstartnews.com/reviews/utilities/spinrite_v6.html
 
Back
Topo