Apple aumenta controlo na App Store

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
A Apple começou a dizer a alguns responsáveis por aplicações na App Store incluindo a Sony que não podem vender conteúdos como e-books nas applicações ou deixar que os clientes tenham acesso a compras feitas fora da App Store.

A Apple rejeitou a aplicação da Sony para o iPhone que permitiria as pessoas comprar e ler e-books comprados na Sony Reader Store.

Apple Moves to Tighten Control of App Store

SAN FRANCISCO — Apple is further tightening its control of the App Store.

The company has told some applications developers, including Sony, that they can no longer sell content, like e-books, within their apps, or let customers have access to purchases they have made outside the App Store.

Apple rejected Sony’s iPhone application, which would have let people buy and read e-books bought from the Sony Reader Store.

Apple told Sony that from now on, all in-app purchases would have to go through Apple, said Steve Haber, president of Sony’s digital reading division.

The move could affect companies like Amazon.com and others that sell e-book readers that compete with Apple’s iPad tablet and offer free mobile apps so customers can read their e-book purchases on other devices. An iPad owner, for instance, has not needed to own a Kindle to read Kindle books bought from Amazon.

That may now change.

“It’s the opposite of what we wanted to bring to the market,” Mr. Haber said. “We always wanted to bring the content to as many devices as possible, not one device to one store.”

Apple and Amazon declined to comment.

The change may signal a shift for Apple. The company has made more money selling hardware than music, e-books or apps. If people could have access to more content from more sources on their iPhones and iPads, the thinking went, then they would buy more devices.

The move is also surprising, as Apple has indicated recently that it would be more collaborative, not less, with magazine publishers and other content producers that want more control over how to distribute content on the iPad.

“This sudden shift perhaps tells you something about Apple’s understanding of the value of its platform,” said James L. McQuivey, a consumer electronics analyst at Forrester Research. “Apple started making money with devices. Maybe the new thing that everyone recognizes is the unit of economic value is the platform, not the device.”

Fonte
 
Hum... a pensar.

Então como vai ser os jornais e revistas online que quiserem por Apps para iPad e depois quiser vender dentro da App o conteúdo?
 
Hum... a pensar.

Então como vai ser os jornais e revistas online que quiserem por Apps para iPad e depois quiser vender dentro da App o conteúdo?

Têm de vender como in-app purchases. É a mesma coisa mas usa a iTunes store como intermediário. A coisa de cortar o acesso a aplicações que disponibilizem coisas compradas fora desse contexto é que me parece demais, isso significaria que apps como o kindle deixariam de poder ser vendidas e acho isso ridiculo.
 
Hum... a pensar.

Então como vai ser os jornais e revistas online que quiserem por Apps para iPad e depois quiser vender dentro da App o conteúdo?

O paperless respondeu. A ideia da Apple é que todo o negócio passe pela App Store.

Eu percebo o problema da Apple e percebo o problema da Sony, Amazon e afins. Não há é uma solução que sirva a todos...
 
Eu não. Com estas regras estão a subtrair valor ao seu produto (o hardware) e a tentar ocupar o lugar de uma indústria em vias de extinção (os intermediários de software/conteúdos).

Eles oferecem hardware e uma loja de aplicações / conteúdos. O problema é que as outras marcas estão a colocar aplicações gratuitas para os utilizadores não pagando á apple a utilização da App Store - não há direito a 30% do valor porque a aplicação é gratuita - e estão a vender ou a canalizar compradores para as suas lojas.

A ideia de que a Apple é uma marca de hardware é cada vez mais errada. E a Apple e os seus accionistas o que querem é lucro ao fim do mês.

Eu continuo a achar que no dia em que a Apple abrisse o OS X a licenciamento isso traria imediatamente um encaixe de dinheiro brutal e tenho dúvidas que não continuassem a vender o hardware. Mas isso já é trazer demasiadas variáveis para a equação.

A Apple o que quer é manter os 30% que ganha por cada venda feita dentro da sua casa, leia-se App Store. As outras marcas estão a conseguir que a Apple ganhe zero. É isso que aqui está em causa.
 
Pois, lá está. A Apple é uma empresa e quer é ver as verdinhas a cair.

App que as compras são feitas dentro da App pelo seu próprio meu faz que a Apple não veja os tais 30%.
 
O problema é que as outras marcas estão a colocar aplicações gratuitas para os utilizadores não pagando á apple a utilização da App Store

Então que cobrem pela utilização da App Store! O problema é que estes 30% não são para pagar a utilização da App Store mas sim um imposto sobre as transações (tipo IVA). É no mínimo caricato, tratando-se de uma empresa americana...

Desconfio que há aqui alguma coisa mal contada, porque o noticiado é tão errado a tantos níveis que raia o absurdo.
 
As apps do Kindle e da Barnes & Noble continuam disponíveis no app store? É que se continuarem, então alguma coisa tem que estar mal explicada, porque estas apps permitem precisamente fazer in-app purchases sem passar pela app store. Se a política da Apple mudou mesmo, então estas apps e outras semelhantes vão ter que desaparecer mais dia menos dia.
Se assim for, acho mal.
 
Isto de certa forma parece-me um problema artificial. Se isto são apps que permitem a compra de coisas dentro da própria app, então presupõem obviamente que necessitam de ter uma ligação à net. Ora, assim sendo, porque é que estas marcas (Sony, Amazon, ect), não apostam simplesmente em web apps, fazendo a gestão toda das aquisições nos seu próprios servidores?
Será por temerem a falta de visibilidade, que na app store está garantida? Será por razões de segurança?
 
Então que cobrem pela utilização da App Store! O problema é que estes 30% não são para pagar a utilização da App Store mas sim um imposto sobre as transações (tipo IVA). É no mínimo caricato, tratando-se de uma empresa americana...

Desconfio que há aqui alguma coisa mal contada, porque o noticiado é tão errado a tantos níveis que raia o absurdo.

O artigo é do NYT dai me ter chamado a atenção.
A Sony é uma concorrente directa de tantas formas.

Isto de certa forma parece-me um problema artificial. Se isto são apps que permitem a compra de coisas dentro da própria app, então presupõem obviamente que necessitam de ter uma ligação à net. Ora, assim sendo, porque é que estas marcas (Sony, Amazon, ect), não apostam simplesmente em web apps, fazendo a gestão toda das aquisições nos seu próprios servidores?
Será por temerem a falta de visibilidade, que na app store está garantida? Será por razões de segurança?

Eu continuo a achar que as apps fazem sentido num ipHone nem tanto num tablet. Dito isto concordo que se resolve com uma web app.
A visibilidade na App Store tenho as minhas dúvidas porque ai a Apple pode fazer uns truques se quiser.

A Apple quer ganhar com o negócio que é feito usando a sua plataforma. As apps estão na App Store e são para os seus dispositivos.
 
Lololol. Vai ser bonito. Espero que a Apple mantenha os EULAs com a Amazon e para quem usa o Kindle no iPad. Lololol.

A Apple quer vender tudo pela sua App Store, então que VENDA e faça por isso (onde está o marketing de livros, e de música?). Percebo que a App Store para os mais pequenos seja mais do que uma montra, mas para uma loja que faz negócio na venda e distribuição de livros os 30% de margem é ridículo. Só isso é a mais do que a margem que o retalhista tem. Só faltava cobrar por pacotinhos de leite comprados na app to Continente (se houvesse).

A pessoas compram produtos Apple por serem melhores, não por serem mais limitados. A partir do momento que o mercado considerar o sistema limitado comparativamente com outros ... talvez já não haja volta a dar (já aconteceu). Aí estou a ver a Apple a pagar a Amazon e outros para terem lá a suas lojas abertas ... lolol.

É ver para querer. Isto parece-me mais uma manobra táctica de momento do que estratégica. Acredito que tenha já assinado uma série de parcerias secretamente para competir com a Amazon. Mas a verdade é que a Apple á semelhança da Microsoft não é muito boa online, valeu-lhe a Apple Store mas por quanto tempo? Já tenho comprado livros no Kindle Amazon porque na App Store simplesmente não há.

Trance
PS: Prize the beast too much, it might get too excited and eat your head.
 
Então que cobrem pela utilização da App Store! O problema é que estes 30% não são para pagar a utilização da App Store mas sim um imposto sobre as transações (tipo IVA). É no mínimo caricato, tratando-se de uma empresa americana...
Na keynote do lançamento da App Store o SJ disse que 30% do valor das aplicações pagas seriam para a Apple e para gerirem a App Store, sem custos adicionais (credit card fees, hosting fees, marketing fees), margem esta que cobriria os custos das aplicações free na App Store.

A ideia da Apple é que todo o negócio passe pela App Store.

Eu percebo o problema da Apple e percebo o problema da Sony, Amazon e afins. Não há é uma solução que sirva a todos...
Tudo dito.
 
Há aqui qualquer coisa que não bate certo. Porque é que a Apple iria vedar uma "função" que foi ela própria que criou!

A Apple não vedou nada. Uma aplicação free permanece free e nunca foi criticada por se-lo. O que está aqui em questão é que há empresas que tentam dar a volta ao sistema criado pela Apple para terem apenas lucro. A margem das aplicações pagas serve para cobrir despesas de manutenção e não só. Como já foi dito é um aproveitamento da visibilidade da AppStore.
 
Lí o post to Metro.

Talvez ele tenha razão e aí a Apple tenha um problema por resolver. Penso que esta medida é apenas para fazer reset a determinadas negociações, nomeadamente com as apps dos grandes retailers aproveitando os actuais resultados. Se for permanente na minha opinião é um tiro no pé.

Quem usa o Kindle que comece a fazer backup da app pois o EULA da App Store permite-lhe estas liberdades.

Coitadinha da Apple estão a aproveitar-se dela. A Apple tem é um problema para resolver no seu modelo de negócio pois margem sobre vendas indirectas é uma novidade em modelos baseados em Lojas. Pensava que era uma App Store mas está a se revelar outra coisa.

Trance
PS: App Store não é mais do que um mega directório de Apps, excelente para quem usa. Quanto isso vale? Para os pequenos se calhar 30% de margem, mas para os grandes ... não sei não.
 
Última edição:
É complicado e não temos que necessáriamente estar dum lado da barricada contra o outro.
Ambos têm razão, terá que haver um compromisso que satisfaça as duas partes.

Se por um lado não é justo que a Apple suporte os custos de uma plataforma bastante complexa, em que as comissões das Apps pagas suportem a estrutura e Apps gratuitas, e os Editores depois usam essa mesma plataforma para comercializares livros/revistas/whatever, pagando apenas os 30% da primeira venda. Poderia levar ao absurdo de acabar com a sustentabilidade da Appstore.

Por outro lado, compreendo as motivações dos restantes........
 
Se por um lado não é justo que a Apple suporte os custos de uma plataforma bastante complexa, em que as comissões das Apps pagas suportem a estrutura e Apps gratuitas, e os Editores depois usam essa mesma plataforma para comercializares livros/revistas/whatever, pagando apenas os 30% da primeira venda. Poderia levar ao absurdo de acabar com a sustentabilidade da Appstore.

Se o modelo é insustentável, o problema é da Apple. E é perfeitamente justo que seja a Apple a suportar esses custos, porque simplesmente é a única empresa interessada em que existam as ditas "aplicações gratuitas" na App Store.
 
Back
Topo