In-Ear Fischer Audio DBA-02 (Experiência)

hasoum

Power Member
Vou tentar descrever a minha experiência com os Fischer Audio DBA-02.

Fischer Audio DBA-02

Especificações:
Driver- Dual Balanced Armature
Frequência- 20-24000HZz
Sensibilidade - 108dB
Impedância - 43Ohm


Os DBA-02 são auriculares da gama Master Series da Fischer Audio, sediada na Rússia. Ao longo do ultimo ano, estes auriculares foram considerados por variadíssimos sites ligados ao audio profissional, como tendo a capacidade de rivalizar com auriculares de marcas mais conceituadas e classificadas mundialmente como topo de gama em alta fidelidade, tais como a Audio-technica, Jays, Etymotic, entre outras.
Principalmente por serem vendidos a +- 160$ dólares - (Edit:12.02.2011...mas parecem estar esgotados em todo o lado, neste momento estão disponíveis na *****, que foi onde os comprei) e rivalizarem com auriculares que muitas vezes custam o dobro ou mais desse preço.

A Fisher Audio na embalagem faz questão de referir que todos os esforços da marca são direccionados para os próprios auriculares e não gastam recursos em questões paralelas, deixo uma foto da caixa e do texto!!!

88358031.jpg


Acessórios:
Borrachas de silicone:
-3pares(P/M/G) parecidas ás Shure olives
-2pares(M) parecidas ás Sony hibryd
-1par(Tri-flange) parecidas ás Etymotic
Umas guias para a orelhas
Um clip para o cabo
Uma bolsa genérica com logótipo FA

46673354.jpg


A primeira coisa que me chamou à atenção foi a forma do cabo destes auriculares, como se pode ver pelas fotos, o cabo está torcido em trança, esta forma permite distribuir melhor a força pelo cabo quando esta é exercida no próprio cabo. O ruído provocado por este cabo chamado de "microphonics", existe mas é muito subtil, quase imperceptível e muito menor do que em outros auriculares.
Comparando com outros auriculares que tenho (M1 e TD100), diria que tanto as caixas dos auriculares como o próprio cabo serão um pouco acima de qualidade média.

46711461.jpg


6rev.jpg


Falando em caixas, no inicio da minha utilização comecei por usar as borrachas de silicone(P) e consegui um isolamento excelente, mas neste momento uso as Tri-flange, porque consigo uma inserção mais profunda no ouvido(melhor isolamento) e as próprias caixas ajustam-se melhor ao ouvido, não se mexendo, mesmo com movimentos bruscos.
Tenho assim dois factores importantes resolvidos com estas borrachas de silicone o isolamento e o conforto.
De realçar também que estas borrachas são especificas para o diâmetro destes auriculares, que é menor do que o dos meus outros auriculares.

A maior parte do tempo uso o Sansa Clip+(RB) com os DBA-02 é a solução que me dá a melhor portabilidade e é a que mais me interessa, no entanto ouço também com o portátil e com um UsbDac 24bits Audigy NX e parece-me que os auriculares ganham com esta sinergia, experimentei-os também com o desktop(Realtek ALC889A)-S/pdif out>-<S/pdif in-HC Pioneer XVDV313 e tenho a sensação que ganham também, ou seja tenho a sensação que quanto mais refinada for a fonte, melhor se aproveitam as qualidades destes auriculares.

79026773.jpg


Acho importante de referir que dada a sua elevada impedância, a bateria do meu Clip+ descarrega mais rápido e também se começa a ouvir um pequeno (hiss) ruído, com o (RB) instalado um bocado mais cedo do que noutros auriculares, em volumes mais altos*, apesar de que não é necessário aumentar muito o volume para se ouvir mais detalhes comparando com os outros.

Fiquei também com a sensação, como já tinha lido em várias opiniões, que estes auriculares estão tremendamente dependentes da qualidade dos ficheiros de audio que se utiliza, a sua excelente claridade e neutralidade faz com que todas as imperfeições sejam notadas, isto é na minha opinião importante, para quem não faz as suas próprias rips.

Apesar de serem Balanced Armature, e ser normalmente entendido que não necessitam de algumas horas de uso (burn in) para ficarem ao seu melhor nível, já tenho mais de 30 horas de utilização, mas pareceu-me sentir algumas melhorias nas primeiras 20h, mas isto pode ser entendido como efeito placebo ou de me ter habituado ao seu som.

Quanto à qualidade do som, é tudo muito subjectivo, mas o que mais me surpreendeu foi a rapidez com que estes auriculares conseguem reproduzir musicas mais complexas, como é referido várias vezes, a sua mais valia encontra-se na reprodução "exacta-neutral" dos médios e agudos, como a minha comparação é feita com auriculares de gama inferior, não é justo nem sensato estar a compará-los, mas uma coisa é certa, depois de ter estes auriculares é difícil estar com os outros.

Poderia estar aqui a quantificar e dar valores do quão bons sãos os agudos, médios, graves o palco o 3d espaço, claridade, detalhe mas realmente, repito, não é justo nem sensato, porque só os posso comparar com os auriculares que referi e só acredito em comparações imediatas A/B.

Realço também a "imersão" que é produzida pelos DBA-02, é difícil traduzir esta sensação mas é como se eu fizesse parte da musica, é extremamente pessoal esta experiência musical com estes auriculares.

São auriculares para todos os estilos de musica, apesar dos graves e frequências mais baixas, não terem o impacto de outros e de não se prolongarem tanto, com um bom isolamento é possível ter uns graves com uma rapidez e definição, que para mim são excelentes com musica electrónica, no que diz respeito aos outros estilos, principalmente acústicos, vozes, clássica são onde os DBA-02 se destacam mais.

20195050.jpg


Bem... como os outros dizem, seria possível viver sem os DBA-02? Para mim seria...mas certamente não era a mesma coisa!!!... por agora;)


Cumps

EDIT: * Alterei esta minha dedução após a correção do strikereg, no entanto a realidade é que ouço um pequeno ruido um pouco mais cedo(em pausa), ao aumentar o volume, comparando com outros auriculares. O aumento da impedância é uma forma de atenuar esse ruido, mas ao que li, está também dependente da fonte, isto é, ao ser necessário uma maior transferência de corrente, pode essa mesma corrente no circuito provocar também ruído, parece que é importante também o diferencial entre a impedância e a sensibilidade para o aparecimento de ruído.
Bem com tantas variáveis, e parecendo-me que este ruído é muito pequeno para ser considerado um problema, já rasurei o que tinha escrito.
 
Última edição:
Mais uma vez parabéns pela compra e pela excelente descrição dos dba-02, hasoum. Espero também ter a hipótese de testar uns nos próximos tempos.

Deixo apenas uma sugestão de teste: Experimenta os dba-02 com o álbum Terra da Mariza, acho que são um excelente desafio para in-ears. Notei imediatamente diferenças dos SM2 para os outros modelos que tinha (vou experimentar nos próximos dias com os SM3), principalmente no corpo da guitarra baixo, consistência na voz, percussão com impacto profundo e emoção transmitida.


Edit:

Sempre os vais testar com umas comply, das TX não as P? Era o truque que usava nos q-Jays e acho que é o consenso de quem os testou, que funciona melhor.

Os DBA-02 têm algum tipo de filtro no nozzle? Se sim, de que tipo?

Com as Tri-Flange não perdes dinâmica na música?
 
Última edição:
Boa review, e pelos vistos os DBA-02 tem uma assinatura sonora bastante semelhante aos FA-004, devido á sua neutralidade, claro que com diferenças dado a classe de preço e uns serem in ear e os outros serem headphones.

Sem duvida que a Fischer tem produtos muito muito interessantes.

Cumps
 
@MMC

Obrigado, vou tentar incluir mais dados, sempre que os detectar.

Em relação à Mariza vou testar, mais uma vez obrigado pela dica.

A uns 2mm abaixo da entrada do nozzle parece-me ter um filtro, mas não me parece ser tecido nem papel, e certamente não é para remover pois é impossível o acesso sem ter de abrir as caixas.

Em principio vou comprar as Comply, mas pensava que eram as "P", apesar das Tx e as P terem o mesmo diâmetro(não é assim?), com as Tri-Flange não noto diferenças na dinâmica, além dos graves mais pronunciados e com mais impacto o que me parece é que o som fica mais "warm" vou tentar perceber se poderá ser á custa de alguma dinâmica.




@Johnny123

Obrigado, também concordo que a Fischer Audio está a lançar produtos de grande qualidade, e com características muito próprias.
 
Ok, então já estou a ver qual o filtro, tem um rebordo metálico e é sólido. Depois tento tirar uma foto aos SM2, que são transparentes e dá para ver bem o filtro.

Eu estou a experimentar as P nos SM2, mas são as Comply para os Earsonics, não sei se têm alguma adaptação. As P têm um diâmetro inferior às T/TX, se colocares uma foto do nozzle posso ter uma ideia. Eu sei que o Shane (do Head-Fi) cortava as P, eu aconselhava-te a experimentar primeiro as TX. Se os dba-02 tiverem o mesmo diâmetro dos westone, então servem.

Se quiseres experimentar as P, fica mesmo mais barato mandar vir da Earsonics, na parte dos acessórios, devido aos portes.

(...) com as Tri-Flange não noto diferenças na dinâmica, além dos graves mais pronunciados e com mais impacto o que me parece é que o som fica mais "warm" vou tentar perceber se poderá ser á custa de alguma dinâmica.
Verifica então, esses resultados são os que obtenho com as tri-flange dos SE420 e quando experimentei nos q-Jays, à custa de dinâmica.
 
Última edição:
Boa review, e pelos vistos os DBA-02 tem uma assinatura sonora bastante semelhante aos FA-004, devido á sua neutralidade, claro que com diferenças dado a classe de preço e uns serem in ear e os outros serem headphones.

Sem duvida que a Fischer tem produtos muito muito interessantes.

Cumps
Boas,

É verdade o que dizes, mas os Eterna por exemplo são o dia da noite destes (eu gosto de ouvir de vez em quando os Eterna), mas o som não tem rigorosamente nada a ver com estes. Estes são mais género q-jays ou os meus adorados Audeo Phonak PFE que são para mim (dos que tenho obviamente) a minha referência em detalhe/qualidade, os Eterna são muito mais brutos, aliás o comentário a eles no Head-Fi no comparativo dos cento e tal IEM descreve-os quase na perfeição "The driving force behind the Eterna’s signature is the bass, which is quite vociferous even when compared to the Hippo VB and ViSang R03", é preciso gostar de graves para "aturar" o som que os Eterna emanam.
Estes são outra música.

Parabéns pela review hasoum !!!!

P.S. Eu por exemplo consegui um bom isolamento, conforto e qualidade de som com as Sony Hybrid tamanho S.
 
Boas,

É verdade o que dizes, mas os Eterna por exemplo são o dia da noite destes (eu gosto de ouvir de vez em quando os Eterna), mas o som não tem rigorosamente nada a ver com estes. Estes são mais género q-jays ou os meus adorados Audeo Phonak PFE que são para mim (dos que tenho obviamente) a minha referência em detalhe/qualidade, os Eterna são muito mais brutos, aliás o comentário a eles no Head-Fi no comparativo dos cento e tal IEM descreve-os quase na perfeição "The driving force behind the Eterna’s signature is the bass, which is quite vociferous even when compared to the Hippo VB and ViSang R03", é preciso gostar de graves para "aturar" o som que os Eterna emanam.
Estes são outra música.

Parabéns pela review hasoum !!!!

P.S. Eu por exemplo consegui um bom isolamento, conforto e qualidade de som com as Sony Hybrid tamanho S.

Olá. Mas eu nunca falei nos Eterna...cumps
 
@dei1pum
Obrigado. Concordo com o que dizes dos Eterna, apesar de não os ter, mas mesmo assim denota que a Fischer Audio nesse tipo de assinatura também está bem cotada, vou tentar as comply, que parecem ser a melhor solução apesar de mais caras.
 
Última edição:
As fotos estão óptimas, obrigado. Acho que as P servem e depois tens as TX-100.

Eu tenho feito assim: Comply P (P): para alturas que estou mais preocupado com o conforto e os quero utilizar por mais tempo seguido.
Comply P (M): quando preciso de muito bom isolamento.
Silicone double-flange: Performance sonora.

Com as TX vais proteger esse tal filtro interno, podes acrescentar uns furos com um alfinete, o som fica mais warm e dado que esse in-ear tem mesmo muito detalhe, não vais perder muito. Esqueces mais facilmente a falta de presença de grave em algumas músicas. Exigem adaptação ao som durante uma semana ou mais... Não sei se é isto que lês nas reviews, falo por experiência.
 
De salientar que os meus são os FA-004 (Headphones) e não os Eterna.

Cumps
Eu sei, já via a tua "review" dos FA-004, espero que estejas satisfeito, apenas falei dos Eterna porque na tua última frase falaste da Fischer como tendo produtos interessantes, e são-no, mas dei como exemplo os Eterna que tem uma sonoridade que nem todos gostam, e bem diferente do género destes e dos teus.

cumps
 
Eu sei, já via a tua "review" dos FA-004, espero que estejas satisfeito, apenas falei dos Eterna porque na tua última frase falaste da Fischer como tendo produtos interessantes, e são-no, mas dei como exemplo os Eterna que tem uma sonoridade que nem todos gostam, e bem diferente do género destes e dos teus.

cumps

Não percebi bem a parte da review e do "espero que estejas satisfeito", mas adiante.

São produtos diferentes para públicos diferentes, claro que convém oferecer assinaturas sonoras diferentes. Há pessoas que gostam muito do som dos Eterna, há outras que não desgostam e há outras que não gostam, tal como dos DBA-02.
 
Última edição:
Não percebi bem a parte da review e do "espero que estejas satisfeito", mas adiante.
Bem, passo a explicar:

"Review Fischer Audio FA-004" foi aberto por ti, portanto presumo que o termo review esteja esclarecido
O "espero que estejas satisfeito" é tradução literal, é esperar que estejas satisfeito com a compra que fizeste, é isso e tão só isso.
Podias ter comprado, feito a dita review e teres ficado desapontado com o desempenho deles, e teres dado os €€€ por mal empregues (não foi o que me pareceu da tua review).

Esclarecido? espero que sim.
Para finalizar e quanto aos Eterna, tenho uns e gosto bastante, mas é outra freguesia, bem diferente dos teus Fischer e destes.

Cumps
 
Bem, passo a explicar:

"Review Fischer Audio FA-004" foi aberto por ti, portanto presumo que o termo review esteja esclarecido
O "espero que estejas satisfeito" é tradução literal, é esperar que estejas satisfeito com a compra que fizeste, é isso e tão só isso.
Podias ter comprado, feito a dita review e teres ficado desapontado com o desempenho deles, e teres dado os €€€ por mal empregues (não foi o que me pareceu da tua review).

Esclarecido? espero que sim.
Para finalizar e quanto aos Eterna, tenho uns e gosto bastante, mas é outra freguesia, bem diferente dos teus Fischer e destes.

Cumps

Ai esse português...;)

Uns pontinhos finais tiravam a ironia que a frase aparentava ter.

Peço desculpa, mas eu percebi outra coisa. A diferença que uma palavra ou um ponto final podem fazer é incrível.
 
Vou tentar descrever a minha experiência com os Fischer Audio DBA-02.
Obrigado pelas tuas impressões, corresponde também àquilo que é a minha impressão geral.

Só um comentário relativamente a esta parte:
Acho importante de referir que dada a sua elevada impedância, a bateria do meu Clip+ descarrega mais rápido e também se começa a ouvir um pequeno (hiss) ruído, com o (RB) instalado um bocado mais cedo do que noutros auriculares, em volumes mais altos
Quanto maior for a impedância, menor o "hiss" audível (proveniente do leitor). O ruído de que te queixas deve ser outra coisa.




Ok, então já estou a ver qual o filtro, tem um rebordo metálico e é sólido.
Sim, é isso. Está numa posição, para mim, estranha: protege os drivers, ok, mas está tão fundo que não se consegue limpar.

Com as TX vais proteger esse tal filtro interno, podes acrescentar uns furos com um alfinete, o som fica mais warm e dado que esse in-ear tem mesmo muito detalhe, não vais perder muito. Esqueces mais facilmente a falta de presença de grave em algumas músicas. Exigem adaptação ao som durante uma semana ou mais... Não sei se é isto que lês nas reviews, falo por experiência.
Estou curioso com as Comply, mandei vir uns 5 pares das T-100 do eBay. É chato não haver revendedores europeus com portes decentes. Há uma ou outra loja no Reino Unido, mas também com portes exagerados.
 
Deixo aqui a imagem do nozzle dos SM2 que utilizam as Comply P, em que também se pode ver o filtro.

rimg0571.jpg


rimg0569.jpg



Estou curioso com as Comply, mandei vir uns 5 pares das T-100 do eBay. É chato não haver revendedores europeus com portes decentes. Há uma ou outra loja no Reino Unido, mas também com portes exagerados.

Existem uns cupões de desconto no site da Comply. Eu tenho preferido mandar vir da comply com descontos de 10 a 25%, chegam bastante rápido, mesmo com os portes mais baratos. Não sei se existem falsificações mandando vir de Hong Kong. A handheld audio também as vende.

Mandaste vir de que tamanho, Strikereg?
 
Última edição:
Só um comentário relativamente a esta parte:

Quanto maior for a impedância, menor o "hiss" audível (proveniente do leitor). O ruído de que te queixas deve ser outra coisa.


Obrigado!

Vou mudar de fontes para perceber melhor este ruido, mas realmente, maior impedância menor susceptibilidade ao ruido, mas existem outras premissas nesta variável, pode ser do próprio RB, não sei!!!
 
Back
Topo