[3DS] Cave Story/Doukutsu Monogatari (Atlus, Remake)

I_Eat_All

Plasma Beam!
j9swbb.gif
2dkk3e8.gif

Cave Story, Doukutsu Monogatari (sendo Doukutsu Monogatari usado como subtítulo quando na realidade é o titulo original em Japonês) é um jogo indie, feito por uma única pessoa, Pixel (Daisuke Amaya) ao longo de mais de 5 anos e lançado em 2004 para o PC de forma livre (freeware), mais tarde tendo sido adaptado de forma exaustiva ao Wiiware e à DSi; o jogo chega-nos agora refeito de raiz em 2.5D (gameplay 2D/gráficos 3D) para a 3DS. É a primeira vez que o jogo é vendido em formato fisico, não se tratando de 3DSware.

Trata-se de um sidescroller tradicional reminiscente de Castlevania, Metroid e Megaman, apenas para citar alguns e com todos os elementos dos mesmos no que toca ao sistema de progressão e power-ups. O jogo denota-se pela elevada qualidade presente, frequentemente comparada e considerada equiparada à dos grandes clássicos que lhe serviram de inspiração.

Não só aí acaba a inspiração no entanto, e o tributo retro do jogo vai também aos gráficos, todos eles feitos e animados em pixelart 2D, que enquanto que não requerem grande poder de processamento para os standards modernos, são atraente e cheios de personalidade, frequentemente comparados ao estilo da Treasure em jogos 2D como Gunstar Heroes.

A história gira à volta de Quote, um robô amnésico que no processo de descobrir quem é e onde está ajuda criaturas semelhantes a coelhos, chamados Mimigas, enquanto procura uma fuga da ilha flutuante que serve de cenário ao jogo. Pelo caminho adquire um arsenal formidável e cruza-se com um reportório de personagens aliadas e inimigas cativante.

Cada área do jogo é distinta e é acompanhada de música energética que se adapta bem ao cenário e ritmo de jogo. Esta também paga tributo aos jogos retro, consistindo em chiptunes que decerto serão nostálgicos para alguns.

O jogo tem ainda inúmeros bónus, desde áreas escondidas, bosses secretos, desafios especiais, bónus secretos, rankings bem como elevado replay value ao ter várias maneiras de jogar através do jogo dependendo das acções do jogador e finais múltiplos. E já foi dito que a versão Wiiware terá conteúdo extra não revelado.

jsc01l.gif


O jogo pode ser encontrado de forma livre, logo porque comprar?

Mais uma razão para o fazer, se apreciaram o original e querem finalmente agradecer ao autor pelo seu trabalho. Além de que esta versão terá extras.


Imagens: (versão original)

cavestory1li2.gif
cavestory2sr5.gif


5hivn7.png
cavestory4cl1.gif


cavestory3ir0.gif
6hihc3.png

Artwork:

quoteandcurly3373078sg3.gif
outerwall3373125bi8.gif
migimas3373156eh5.gif
balrog3373218hy4.gif


rocket3373390ar4.gif
undcore3373500rf2.gif
ironheadch3373546ou4.gif
friends23373578wg4.gif

Videos:

-> http://www.youtube.com/watch?v=jkqRR2wEwRY (video-interview/primeiros trechos do remake)

-> http://www.youtube.com/watch?v=Cr0CCkH49g0 (fantrailer, versão original)


Tópico(s) relacionado(s):

-> [Wiiware] Cave Story/Doukutsu Monogatari (versão enhanced)
-> [PC] Cave Story/Doukutsu Monogatari (versão original, download)
 
Última edição:
Noticia original/unveilment:

Cave Story 3D spelunking 3DS
Nippon Ichi to publish Nicalis' stereoscopic revamp of indie side-scrolling platforming this summer.

Nippon Ichi is best known for its strategy role-playing games like the Disgaea series, but the niche publisher is making its 3D debut with a decidedly different kind of game. The company today announced it is working with Nicalis to bring the developer's Cave Story franchise to the 3DS this summer.

While Cave Story 3D will feature glasses-free stereoscopic 3D graphics, the game will still play like the side-scrolling action adventure that inspired it. As the title's diminutive protagonist, players will find themselves in a cave with no recollection of the past, but assurance that they must aid a group of adorable rabbit-like critters.

Originally known as Doukutsu Monogatari, Cave Story was first released as a free-to-play PC game in 2004. Nicalis adapted it and released it as a WiiWare title last March, with a DSiWare edition following in November. Nippon Ichi has said it hopes this new version will "bring new life" to the game, and make it accessible to new audiences.
Fonte: http://www.gamespot.com/news/6298518.html

Video-Interview com o Daisuke Amaya/Pixel e Tyrone Rodriguez da Nicalis:

-> http://www.youtube.com/watch?v=jkqRR2wEwRY


Entrevista GamesRadar:

-> http://www.gamesradar.com/f/cave-story-remake-announced-for-3ds/a-2011021016228990012
 
Última edição:
Back
Topo