Como acessar à partição RECOVERY?

Captomente

Power Member
Boas.

Tenho aqui um portátil de uma amiga minha, um ASUS K50IJ series, que veio do arranjo da garantia (tinha vários bluescreens, bloqueios, etc) mas que ainda tinha vários problemas. Resolvi fazer uma reposição de sistema usando a tecla F9 após boot mas durante o processo ocorreu um blue screen e desapareceu o windows antigo e a cena da reposição, e sempre que tentava novamente fazer a reposição, dava sempre um erro ao início e era impossível continuar.

Instalei um Vista novo, actualizei-o, instalei os drivers todos que estavam no site da ASUS, na esperança de resolver o assunto, mas os problemas continuaram e a minha amiga quer levar novamente o pc ao arranjo (ainda tem mais uns meses de garantia). A cena é que se leva o portátil assim, com um Vista diferente do pré-instalado, haverá problemas e decerto não lhe aceitarão o portátil para arranjo, e portanto, queria fazer uma das seguintes opções:

- Quando entro no Windows instalado consigo ver uma partição RECOVERY, com 5gb e tal, que suponho ser a reposição de sistema, e queria acessá-lo, mas ao clicar na tecla F9 após boot, não dá. Existe alguma forma de fazer correr o RECOVERY a partir do Vista, de um live cd qualquer ou de gravá-lo para DVD e corrê-lo, de modo a instalar o Vista "original"?

- Na impossibilidade de acessar ao RECOVERY, queria apagar o Vista completamente e ficar o pc sem vestígios do Vista que está instalado, apenas ficar com o BIOS, tal como ficou quando ocorreu o erro que mencionei à pouco, aquando da reposição de sistema. Porém (já tentei uma vez), ao formatar a partição onde se encontra o Vista, após o boot aparece um menu onde indica que Vista esta(va) instalado e era precisamente isto que não queria que aparecesse.

Espero que alguém me ajude, pois é uma situação delicada, ainda por cima com algo que não é meu.

Obrigado. Cumps.
 
Estava aqui a googlar e encontrei isto:

I've done it before though, the recovery partition still works, but ONLY from making that particular partition active. In the cmd box, I had to type something like chkdsk and I think it was disk 0 and disk 1 and I just had to make the recovery partition active.

Parece que se colocar a partição RECOVERY como "activa", ela aparecerá no boot... mas como o fazer?
 
Pode enviar o portatil para a garantia com outro SO... Eu ja enviei o meu portatil da HP com o Windows 7 + Ubuntu (dual-boot) e este quando o comprei vinha com o Vista... Dizes que não conseguias fazer o recovery e para deserrascar instalaste o vista limpinho e que continuas com problema graves e mais provavel é teres problemas de hardware e nao de software.
Acho que quando se compra um portatil ou pc nao tens que ser obrigado a usar o SO que vem nele.
 
Abres o disk management (Start > Run > diskmgmt.msc)
Escolhes a partição que queres e clicas com o botão direito > Marcar como activa

Já tinha entretanto instalado o Acronis Disk Suite e verificado que, de facto, a partição já estava marcada como "activa". Pelo que estive a googlar, acho que é muito dificil, se não impossível, voltar a colocar a partição a funcionar correctamente, pois parece que é um problema da BIOS que não consegue ver a partição. Vou continuar a pesquisar, de qualquer forma.

Pode enviar o portatil para a garantia com outro SO... Eu ja enviei o meu portatil da HP com o Windows 7 + Ubuntu (dual-boot) e este quando o comprei vinha com o Vista... Dizes que não conseguias fazer o recovery e para deserrascar instalaste o vista limpinho e que continuas com problema graves e mais provavel é teres problemas de hardware e nao de software.
Acho que quando se compra um portatil ou pc nao tens que ser obrigado a usar o SO que vem nele.

Sim, percebo isso mas prefiro não arriscar e acho que vou mesmo desinstalar o Vista e entregá-lo assim, sem qualquer SO, para reparação. Obrigado a ambos pela vossa ajuda.
 
Também tenho um problema semelhante mas o problema é que não consigo entrar no Windows, mas tambem nao consigo abrir a partição no arranque
Há alguma forma com um live CD ou algo do genero para fazer abrir o gestor de recuperação?
 
Abres o disk management (Start > Run > diskmgmt.msc)
Escolhes a partição que queres e clicas com o botão direito > Marcar como activa
ok, eu fiz isso. porem na minha partição D tava o recovery da HP,
agora toda vez que inicio o computador aparece para restaurar o sistema.
como saio tipo algum comando por CMD; ou se eu recupera o sistema para imagem de fabrica ele volta ao normal?
 
Back
Topo