Substituir router Vodafone fibra

flateric

Power Member
Há alguma possibilidade de usar um outro router que não o router fornecido pela Vodafone?

Pergunto isto porque tenho um Asus WL-500gP com o firmware DD-WRT e queria continuar a usá-lo. Já alguém configurou um outro router para funcionar com o serviço da Vodafone?

Não sei se será possível, mas provavelmente terei que configurar algo especial para que a TV funcione. Mas não sei ao certo o que é necessário fazer...


Alguma dica?
 
Nos actuais serviços de FTTH só a Clix permite isso.

Na vodafone penso que também conseguirás, mas aviso-te já que é muito dificil.
 
Última edição:
É possível sim...mas como o Zambrio disse, não é fácil...esse guia é engraçado mas não refere a questão de como colocar as vlans 100,101,105 nas portas...e a maioria dos equipamentos de baixa gama não suporta port-vlan acima de +-16 e/ou .1q na lan/wan, a não ser com modificações ao SO do router.

Logo se tiver paciência, irei fazer uns screenshots de como por a VF fibra a funcionar com um draytek 2130vn na integra. (Internet, IPTV e Voz).
 
Última edição:
Aqui vai:

NOTA: Não tenho como objectivo qualquer tipo de roubo de serviço mas sim e unicamente o de demonstrar a possibilidade de reutilizar os equipamentos pessoais de maior performance que possam ter em vossas casas. De notar que actualmente esta forma de implementação está a funcionar, no entanto nada garante que a VF altere algo que inviabilize o wan tagging / port tagging e por consequente, a utilização de equipamentos pessoais ligados directamente ao ONT.


Seja como for, aqui vai...:




Equipamento que utilizei:

Vigor 2130 Series Router/Firewall

The DrayTek Vigor 2130 Series routers provide similar features to the Vigor 2110 series, with these differences:


  • Broadband Router/Firewall for Cable-modem users or 3G
  • Compatible with VirginMedia™ (Telewest/NTL)
  • Up to 800Mb/s WAN Throughput - ideal for fibre services
  • 4-Port Gigabit Ethernet Switch
  • IPv6 & IPv4 Support
  • WiFi - 802.11n Wireless LAN
  • 3G USB Modem compatible - use 3G instead of
    Ethernet WAN for Internet connectivity
  • Compatible with Orange, T-Mobile, Vodfone, O2, & 3
  • NAS Facility - Add a USB memory key for shared
    LAN storage/access >
  • Twin-VoIP Phone Ports (Vigor2130Vn only)
  • Wireless On/Off & WPS Buttons
  • WMM - WiFi multimedia
  • Dial-Out VPN Facilities
Para que isto funcione, é necessário ter o firmware:




Como configurar:

DHCP na porta WAN:

WAN.jpg


WAN Tagging:

dot1q.jpg


Configurações para o IPTV:

iptvwan.jpg


Configurações para o VOIP:

voipwan.jpg


sip1.jpg


sip2.jpg


Configurações opcionais para o VOIP:
(codec g711 - codec de alta qualidade mas consome bastante banda)

sip3.jpg


sip4.jpg


sip5.jpg




Resultado final:

status.jpg



Obs.1) Com esta configuração a set-top-box só irá funcionar na porta 4...se quiserem podem selecionar mais portas para a vlan 105 ou então ligar um switch de xxx portas, à porta 4 do draytek, ficando com a possiblidade de ligar tantas boxes de tv quantas portas o vosso switch tiver. ;)

Obs.2) Devido a este router draytek não ter port-vlan tagging mas sim wan tagging, não é possível fazer com que as STBs apanhem IP do dhcp server interno do draytek (192.168.xx.xx), pelo que não será possível ver as fotos/músicas dos vossos PCs através das boxes. :( No entanto, as mesmas irão ter um IP 10.xx.xx.xx com todas as restantes funcionalidades operacionais (gravar; EPG; teletexto; etc).

Obs.3) Quando tiverem o configurado, têm obrigatoriamente de desligar o thomson da rede. O draytek poderá levar até 1h para apanhar IPs na wan pelo que sejam pacientes (normalmente 10-20mins é suficiente...).

Cumprimentos :cool:


EDIT: Os firmware anteriores ao 1.5.2 beta, têm um problema o qual não permite (a quando da recepção de chamadas exteriores), que o interlocutor nos ouça.
 
Última edição:
Obrigado pelo tutorial! ;) Tens conhecimento se isto dá para fazer num Asus WL-500gP com DDWRT? Confesso que ainda não verifiquei se tenho todas essas opções disponíveis!

Lembrei-me foi de uma cena... Onde são ligados os telefones? Ao router? Se for ao router, já não posso partir para estas alterações porque o WL-500gP não tem tomadas de telefone!
 
Eu tenho um router com suporte de voip, no entanto - em contrário ao que disse no post anterior - é possível manter o thomson ligado para o serviço de telefone em paralelo com o teu asus wl-500gP para Internet e IPTV...tens é de desligar as funcionalidades de Internet e IPTV no router thomson, deixando unicamente a parte da voz lá configurado - Isto é necessário porque a VF não permite que existam dois routers ligados e configurados em simultâneo no mesmo ONT para o(s) mesmo(s) serviço(s).

Honestamente, não te vou guiar passo a passo para configurares isso já que o procedimento é muito extenso, não havendo garantias que dê...deixo-te no entanto umas dicas:

Faz reboot ao router, entra por telnet e executa " root:# dmesg ". Dependendo da versão de controlador de switch (PHY switch controller) que tenhas, poderá dar ou não para passar os teus serviços de net e iptv (os que dão de certeza são os que tenham um switch controller Broadcom BCM5325E/536x). Muito provavelmente irás precisar do modulo switch-robo.ko.

Para mais infos, visita o forum dd-wrt, em: http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtopic.php?t=88453&postdays=0&postorder=asc&start=0

Boa sorte! :cool:
 
Se tenho que manter os dois router ligados, já não vale a pena o trabalho todo. Mais vale ligar um router ao outro e colocar o thomson em bridge. Dá para fazer isto no thomson, ou está bloqueada esta funcionalidade?
 
Se é para teres internet nesse teu router, não precisas nada de especial...simplesmente configura um IP no Asus WL-500gP (um que não seja o 192.168.1.254 já que este é o ip do thomson) e liga o thomson assim como os teus PCs ao asus nas portas LAN.
 
A ideia inicial era usar apenas o Asus. A alternativa seria essa e provavelmente vai ser o que vou fazer. Só não queria era ter os dois routers ligados se um pudesse fazer o trabalho todo! :)
 
A ideia inicial era usar apenas o Asus. A alternativa seria essa e provavelmente vai ser o que vou fazer. Só não queria era ter os dois routers ligados se um pudesse fazer o trabalho todo! :)

Para isso terias de ter um router que tenha suporte para o voip, caso contrário, terás sempre de ter dois routers...

Mas porque queres tu usar esse Asus ? o que tem de especial em relação ao thomson ?
 
A minha dúvida era se os telefones seriam ligados ao ONT.

Quando ao Asus, é muito estável e aguenta com praticamente tudo. Então com o firmware DDWRT nem se fala. Basta pesquisar no google e ver o bem que se fala dele. :)
 
telefones directos ao ONT ?! nunca! impossível (*) a não ser via um ONT com POTS (que não é o caso). Fazendo uma comparação, é o mesmo que tentares misturar àgua com azeite - ambos são liquidos mas não se misturam. O ONT lá porque tem portas de rede não quer dizer nada...é um terminal burro (**) que converte o sinal óptico em eléctrico.


Cumps.



(*) & (**): não é bem verdade mas a explicação é extensa. Ver: http://www.faqs.org/patents/app/20080253771
 
Última edição:
Se o ONT fosse mais do que um simples ONT, era possível. Tendo este portas ethernet e portas RJ11, ligavam-se lá as boxes e os telefones e dele sairia um cabo RJ45 para o router que seria usado apenas para a net. Assim era mais fácil o cliente usar um outro router que não o deles!
 
Boas, eu estou a tentar meter o Asus RT-N16 a funcionar, mas com o Switch BMC53115, que dá suporte para mais de 16 Vlan's, mas claro, tenho sempre de ter um router Voip ou mesmo o Thomson a fazer de Voip.
 
Bem, resultados 100% positivos, tenho o ASUS RT-N16 com Net (Vlan 100) e o Linksys PAP2 a dar o Voip (Vlan 101), como nao tenho TV nao configurei a Vlan 105.

Tudo a funcionar perfeitamente e melhor do que o Thomson AKA="PISA PAPEIS"!

Agradeço a ajuda do Keeper que me tem acompanhado neste processo todo.

Abraço
 
Fixe, bom saber! :) Pena não ter um router com VoIP! Se vir que vale a pena ainda compro um... quando instalarem a fibra em casa, logo vejo como correm as coisas.

Tens algum guia de como fazer isso? :D

Já agora... esse Asus RT-N16, como se porta com o DD-WRT?
 
Back
Topo