Optibay - 2º Disco no nosso PC/Laptop Apple

MalaMen

Power Member
Boas:

Alguém aqui tem instalado algum optibay? Eu tenho um macbook pro 13" mid 2010 e mandei vir este

macbookPro_02w.gif


Existem vários modelos e vários preços e pelo que pesquisei este é dos que é só aplicar sem ser necessário andar a fazer modificações.
Para quem quiser ver o grau de complexidade da instalação de uma coisa destas pode observar este video e comprovar que é bastante simples para quem já tenha aberto algum pc.

Pretendia feedbacks de quem têm e que vantagens/desvantagens aponta para este sistema.
 
Última edição:
Eventualmente acabarei por o fazer, só não fiz essa alteração ainda devido ao custo dos SSD's. Queria por um SSD de 80Gb por exemplo para o SO e software e um HDD normal para dados, mas entre a optibay e o SSD ainda são uns bons euros que se gasta.
 
sim eu sei há adaptadores para todos os gostos e feitios, mas o que encomendei vem com tudo incluido:
(caixa externa para colocar a drive DVDs e apenas um cabo para ligar a caixa, pois há umas caixas que necessitam de 2 cabos para conseguirem fazer gravação.) Por 82€ já com portes achei um bom negócio pelo simples facto de ser material "pronto a instalar" e de qualidade.

Enclosure_n5.jpg


Só fica a faltar encontrar um bom negócio de um disco SSD de 128gb para ter o sistema. Estou a aguardar que saiam os novos vertex 3 e ver como ficam os preços.
 
Última edição:
Pois, este kit é porreiro. Não é muito barato, mas a caixa é bem prática.

Eu tenho um gravador de DVD externo, mas é maior que este e precisa de 2 cabos...
 
Eu gastei cerca de 70Eur no HDD Caddy + External Enclosure para a SuperDrive. Ambos são em plástico preto. Quanto à caixa para a SuperDrive, são precisos 2 cabos USB.
 
dai eu achar que a diferença de preço para este modelo compensa já que:
"It has ONE usb cable that supports BOTH reading and burning, unlike most USB enclosures which require two USB connections to facilitate burning."
 
sim eu sei há adaptadores para todos os gostos e feitios, mas o que encomendei vem com tudo incluido:
(caixa externa para colocar a drive DVDs e apenas um cabo para ligar a caixa, pois há umas caixas que necessitam de 2 cabos para conseguirem fazer gravação.) Por 82€ já com portes achei um bom negócio pelo simples facto de ser material "pronto a instalar" e de qualidade.

Enclosure_n5.jpg


Só fica a faltar encontrar um bom negócio de um disco SSD de 128gb para ter o sistema. Estou a aguardar que saiam os novos vertex 3 e ver como ficam os preços.

Não há o perigo de isso ficar na alfandega?

Cumps
 
há... e nesse caso são cerca de mais 30% sobre o valor que paguei, ou seja mais 30€!! mas não vamos pensar em coisas tristes :-)
mas sim se alguém quiser mandar vir deve ter em atenção que pode ficar na alfândega e ser necessário pagar taxas.
 
Gastei 33€ em optibay+caixa externa... A caixa é mais feia e tem 2 cabos, mas pelo menos a leitura funciona com 1 cabo, escrita não experimentei. Honestamente acho melhor os 2... A própria drive diz que deve ter 5V e 1,6A, não sei porque fico com a sensação que se passar 1,6A por uma só porta USB aquilo ainda frita.

Só uns apartes que fui descobrindo:
- O SSD deve ficar na optibay, já que o sudden motion sensor só funciona no disco primário.
- Caso façam isto e o OS X fique no SSD têm de desligar a opção do mac hibernar, se ele hibernar crasha em vez de voltar ao estado anterior. (não confundir sleep com hibernar, hibernar é quando fica efectivamente sem bateria)
- Se quiserem desligar o HDD de vez em quando para poupar bateria é possível fazer unmount.

;)
 
Obrigado pelas tuas dicas dragao-azul :)

No entanto estava a pensar colocar todo o sistema no disco SSD e colocar o disco mecânico na optibay.

Umas dúvidas que me surgiram:

-é possível fazer o unmount do 2º disco. Como se volta a montar o disco sem reiniciar?
-é possível arrancar pelo 2º disco?
-é possível arrancar pela drive DVD externa?
-o time machine só vai funcionar para um disco certo? Ou há forma de o configurar para os 2?
 
-é possível fazer o unmount do 2º disco. Como se volta a montar o disco sem reiniciar?
-é possível arrancar pelo 2º disco?
-é possível arrancar pela drive DVD externa?
-o time machine só vai funcionar para um disco certo? Ou há forma de o configurar para os 2?

Por ordem:
- sim
- sim
- não experimentei, mas se arranca por discos usb suponho que sim
- pode funcionar nos 2.

Agora não estou no mac, depois deixo aqui os scripts que uso para o unmount e mount.
Eu diria que devias deixar o SSD na optibay por 2 razões:
1 - acho que o sitio normal do disco está mais protegido contra vibrações e para não deixar sair ruído.
2 - o sensor que já referi (se o teu mac cai, ele vai-te desligar o SSD e não o HDD o que não te vale de muito já que o SSD não se estraga com impactos e o HDD vai ao ar)

O se não disto é que de facto perdes a função de hibernar (também já deixo aqui o script a dizer como se desliga), mas quantas vezes ficas completamente sem bateria?
 
Sim, pode arrancar perfeitamente pelo optibay, e não, a drive é sata 2. (confirmei)
Código:
  Link Speed:	3 Gigabit
  Negotiated Link Speed:	3 Gigabit

Ora o script para o unmount:
Código:
diskutil unmountDisk disk1

Para o mount:
Código:
diskutil mountDisk disk1

Atenção: Aqui uso a identificação disk1, no vosso caso pode ser disk0, para descobrirem escrevem no terminal o comando "df" (sem aspas). Outro problema: quando se faz reboot o mac por vezes decide por vontade própria trocar os discos, ele não faz unmount ao disco de sistema pelo que recebem um erro caso tentem e é so mudar o número.

Uma maneira de resolver isto para o unmount é usando o mount point em vez da identificação:
Código:
diskutil unmountDisk /Volumes/nome_do_disco
Onde nome_do_disco deve ser substituido pelo nome do disco. Exemplo: /Volumes/Mac\ SSD (a "\" é por causa do espaço).

Continuam com problema de terem de adivinhar o numero para o mount, mas ao menos assim podem fazer um script para fazer o unmount no arranque como eu fiz.


Para desligar a opção de hibernar:
Código:
sudo pmset -a hibernatemode 0
(por defeito vem a opção 3)

E pronto, com isto devem ficar com tudo impecável.
 
No problem, andei montes de tempo à procura na net até achar tudo quando foi para configurar o meu mac, não custa partilhar e poupar umas horas de pesquisa.

;)
 
Também gostava de fazer este upgrade e também tenho um MBP 13". Queria usar o SSD como disco de arranque, mas os preços ainda estão muito altos para a minha carteira neste momento. Let's wait... :P Quem sabe daqui a uns anos quando tiver de trocar de MBP eles já tenham SSD de origem, já que o Lion já suporta TRIM. :)
 
Back
Topo