PS Xenogears (Squaresoft)

S-GAMER

Power Member
boxfrontuw2.jpg

Plataforma: PS1/PS3/PSP
Produtora: Squaresoft (Square Enix)
Género: JRPG
Data de lançamento: PS1:1998 PSN: 22 fevereiro 2011 (EUA)

STAFF:

Music Composer: Yasunori Mitsuda
Producer: Hiromichi Tanaka
Director/Scenario: Tetsuya Takahashi
Script: Masato Kato
Chief Artistic: Design Koh Arai
Character Design: Kunihiko Tanaka
Mechanical Design: Junya Ishigaki
Main Programming: Kiyoshi Yoshii
Art Director: Yasuyuki Honne
Co-Character Design: Tsutomu Terada
Co-Character Design: Tadahiro Usuda
Executive Producer: Hironobu Sakaguchi
Executive Producer: Tetsuo Mizuno
Executive Producer: Tomoyuki Takechi

Xenogears acompanha a aventura de Fei Fong Wong na sua batalha pela sobrevivência num mundo ameaçado pela guerra entre as nações de Aveh e Kislev. Os princípios e filosofias de Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Carl Jung e Jacques Lacan, bem como vários temas religiosos, influenciam fortemente o enredo e o mundo de Xenogears. Um dos temas principais do jogo é a natureza da memória humana: desde o início do jogo, Fei sofre de perda da memória, que ilustra as suas interacções com outros personagens. Além do conceito de memória, o conflito entre homem e máquina também é central ao enredo do jogo. Os personagens controláveis podem manusear robôs gigantes conhecidos como Gears e utilizá-los em batalha.

Xenogears é um dos RPGs mais aclamados, tanto pela critica como pelos jogadores, no entanto o mesmo nunca foi lançado na Europa. Para já a Square Enix ainda não se pronunciou quanto a um lançamento na PSN europeia.

xenogears-screenshot.jpg

xenogears_01.jpg

PSOGL2_010.bmp

xenogears_thumb.jpg


Xenogears Intro

Gameplay

Um grande clássico da "golden age" dos JRPGs que agora é possível revisitar ou finalmente jogar pela primeira vez! O mais provável é que o jogo não seja lançado na PSN europeia,portanto o método mais fácil para o adquirirem será comprando um PSN Card USA através de uma das várias lojas online que enviam o código por email em poucos minutos, porque MBnet e a maioria dos CC não funcionam na PS Store USA.
 
Tenho a versão PSX original. Simplesmente um dos melhores jogos que já joguei (e só tive oportunidade de o jogar há uns 2 anos, já depois de me terem passado dezenas de jRPGs pelas mãos).

Se sair na store europeia não podem perder esta perola
 
Grande jogo, acabei-o umas quantas vezes na PSX e andava mortinho por voltar a jogá-lo.

Agora só falta sair o Suikoden 2 para ficar com tudo o que teria voltar a ter.
 

Um dos melhores RPG de sempre...sem qualquer margem para dúvida. É um crime não ter havido uma versão PAL de uma das melhores obras da Squaresoft.

Lançado em 1998, Xenogears acompanha a aventura de Fei Fong Wong, na sua batalha pela sobrevivência num mundo ameaçado pela guerra entre as nações de Aveh e Kislev. Os princípios e filosofias de Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Carl Jung e Jacques Lacan, bem como vários temas religiosos, influenciam fortemente o enredo e o mundo de Xenogears, sendo um dos jogos com um enredo mais complexo e profundo que já joguei. Para quem gosta de jogos com historias complexas e bem escritas, Xenogears é imperdível. Quem escreveu o guião está de parabéns.



Um dos temas principais do jogo é a natureza da memória humana: desde o início do jogo, Fei sofre de perda da memória, combatendo consigo mesmo para a recuperar ao longo do jogo, tentando lembrar-se de quem é e qual o seu lugar num mundo repleto de conflitos. Outro tema explorado no jogo é o conflito entre homem e máquina, com os personagens a poderem manusear robôs gigantes conhecidos como Gears e utilizá-los em batalha. As personagens são outro dos pontos fortes do jogo, nomeadamente o main character, Fei, que é muito humano, tem fraquezas, medos, inseguranças e comete erros. Age exactamente como nós. Nada de teenagers rebeldes que querem salvar o mundo, contra tudo e contra todos sem medo de nada.

xenogears1.jpg

Xenogears é fortemente inspirado pela excelente série de anime Evangelion, não só pela existência dos Gears, mas pelo constante conflito interno vivido pelas personagens. Aviso também que as sequências de historia por vezes podem ser muito extensas e com muito dialogo, eu pessoalmente, e como o conteúdo é de grande qualidade, gosto bastante que assim seja, pois permite aprofundar a história e os personagens. É impossível jogarmos este jogo sem estabelecermos uma ligação com as personagens, preocupando-nos com o seu futuro e comovendo-nos com o seu passado.
Quanto às FMVs tão bem conhecidas da Square no final da década de 90, elas estão presentes uma vezes em CG, outras vezes em animação japonesa...muito bom!



Passando aos gráficos, o jogo usa o 3D nos cenários, mas as personagens são feitas com sprites 2D tal como na era das 16 bit, mas, claro, com muito mais animações e detalhe. Pessoalmente adoro o grafismo de Xenogears!
A nível sonoro, a banda sonora é das melhores que já ouvi, sendo a par de Ocarina of Time, a melhor OST que já vi num jogo. Small Two Pieces ou Stars of Tears são, indiscutivelmente, duas das melhores músicas que podemos encontrar num videojogo, sendo intemporais e ainda hoje seriam um luxo em qualquer RPG.


https://i.imgur.com/b8dCtSB.jpg[/img]']

Quanto ao sistema de combates, este é sem dúvida um dos melhores e mais complexos que já tive a oportunidade de jogar num RPG. O jogador tem à sua disposição um certo número de AP por turno, com o AP que possui pode fazer diferentes combinações de ataque com os botões triângulo, quadrado e X, o triângulo o mais fraco e o que menos gasta, e os outros são médio e forte respectivamente. Todo o AP que não é usado, fica em reserva para depois se poder usar devastadores combos. Os combos são vários deathblows juntos , causando muito dano. Estes deathblows são aprendidos consoante se vai usando diferentes combinações.​
Ou seja isto tudo é um ciclo , o que dá um grande controlo ao jogador sobre a evolução da personagem. Para além disto pode-se obviamente usar magias específicas a cada personagem.



Para além disto, há os Gears, robots poderosíssimos controlados pelas nossas personagens.​
Os combates em Gears são parecidos aos combates normais, mas têm a adição da barra Fuel, à qual se tem de prestar grande atenção sob pena de o robot ficar sem gasolina e desativar-se. Os Gears possuem também ataques especiais que podem ser usados após alguns ataques normais.

Xenogears+3.jpg



Portanto, na minha opinião, este é sem qualquer margem para dúvida um dos melhores RPGs já feito, quer pela sua maturidade, pela sua história e até pela sua excelente jogabilidade, sendo muito complicado apontar-lhe defeitos. Completamente obrigatório para os fãs de RPGs e uma das maiores jóias do catalogo PlayStation. Uma autêntica obras de arte em forma de videojogo.



Small Two Pieces - Ending Theme

Stars of Tears - Opening Theme​
 
Última edição:
Xenogears - Retrospective Review (Dark Pixel Gaming)

No meio de tantas restrições orçamentais e temporais, a equipa de Gears fez um trabalho notável. Indiscutivelmente um dos meus jogos favoritos de todos os tempos.
Quem diria que este projeto começou por ser o Final Fantasy VII​
 
Depois de ver o vídeo, faz perfeito sentido muito do que foi a minha experiência com o Xenogears. A vibe tanto de FF7 como de Chrono Trigger está bem presente.
 
Penso que os jogadores europeus da PS1 foram muito mal tratados no que a RPGs diz respeito.

É inadmissivel que grandes jogos como Xenogears (um dos melhores jogos de todos os tempos...), Valkyrie Profile, Chrono Cross, Dragon Quest VII, Persona 2 ou Final Fantasy Tactics nunca tenham chegado à Europa. Principalmente após a serie Final Fantasy ter vendido aos magotes, o que provou que, ao contrário do que diziam, os europeus até gostavam deste tipo de jogos.

Para além dos que não chegaram, outros como The Legend of Dragoon, Suikoden ou Star Ocean chegaram em quantidades residuais.

Penso que essa é uma das razões pela qual Final Fantasy tem a fama que tem por estes lados: para além da qualidade inegável dos 3 jogos da era da PS1, a Squaresoft não fez juízos de valor sobre os gostos dos europeus e apostou em força no Velho Continente.
 
Back
Topo