Macbook pro - Problema

robz

Power Member
Boa noite,

Passa-se o seguinte:
Estava a trabalhar normalmente com o meu Macbook pro 4.1 (de junho de 2008) e o que aconteceu é que o monitor ficou com a imagem parada e, apenas, conseguia mexer o cursor do rato. Desliguei e voltei a ligar o MBP e consegui trabalhar mais 30/40 minutos. O problema voltou a acontecer e voltei a desligar o mac. No entanto, agora o MBP fica assim infinitamente:

http://www.youtube.com/watch?v=6FoYbVH8DJo

Alguém me saberá dizer qual o problema?
 
Tambem nao entra em modo segurança! Começa a "encher" uma barra preta e antes de chegar a meio desaparece.
Estive a pesquisar e parece-me ser o problema da geforce 8600GT, sera?
Caso seja, como devo proceder? Sei que a garantia neste problema foi extendida... mas julgo ja n ter a prova de compra. Assim ficarei impossibilitado de ter a reparaçao gratuita, certo?
 
Tambem nao entra em modo segurança! Começa a "encher" uma barra preta e antes de chegar a meio desaparece.
Estive a pesquisar e parece-me ser o problema da geforce 8600GT, sera?
Caso seja, como devo proceder? Sei que a garantia neste problema foi extendida... mas julgo ja n ter a prova de compra. Assim ficarei impossibilitado de ter a reparaçao gratuita, certo?

Compraste onde? Se foi na Apple Store online, entra em contacto com eles que passados 24h mandam-te a factura para o e-mail ;)
 
[_Rafeiro_];7442832 disse:
Compraste onde? Se foi na Apple Store online, entra em contacto com eles que passados 24h mandam-te a factura para o e-mail ;)

seja onde for. vais onde compras te e pedes uma segunda via da factura.
 
Se tiveres acesso a outro Mac, a maneira mais fácil é ligar os dois por FireWire, com o teu Mac desligado. Depois arrancas o Mac, mantendo a tecla 'T' pressionada (Target Mode) e ele deve aparecer posteriormente no outro Mac como se fosse um disco externo.
 
A maczone da Boavista fechou? Comprei lá há uns tempos atrás e agora não encontro informação sobre a loja no site. Só aparece a loja de Lisboa. E realmente, recentemente passei lá perto, no edifício oceanus pareceu-me não ver lá nada da loja. Entretanto já mandei email para eles, a ver o que dizem.

E já agora, arranjar um mac para fazer isso vai ser complicado. Há outra solução para aceder ao disco e apagar dados?
 
A MacZone fechou, sim. Numa fase inicial deixaram de ser loja, mas mantiveram a assistência técnica, agora já nem isso.

A outra solução possível (a única, penso) é tirares o disco, colocá-lo numa caixa externa, e ligares a outro computador.
 
Ok, muito obrigado.
Enviei mail à Maczone, vamos a ver como será resolvido... mas tá aqui um caso bicudo :confused: Penso que sem a garantia "extra" não compensará reparar o MBP, tendo em conta o valor da mesma.
 
O meu palpite: se mandares para orçamento, vão-te dizer que tens de substítuir a logic board, e que a reparação fica por cerca de 800€.

Nesse caso mais vale comprar um novo, lol. Uma coisa que acho estranha é o facto de o MBP não arrancar. Se for da placa gráfica, não deveria arrancar mas apresentava problemas de imagem?

Acho que existe uma extensão de garantia para os macbook pro com essa gráfica. Contacta directamente a Apple 707 200 826

Estou à espera da resposta, por parte da maczone. Primeiramente responderam-me, mas até agora não voltaram a fazê-lo. Vou aguardar. Senão, amanhã tiro as dúvidas com os senhores da apple :)
 
Estou à espera da resposta, por parte da maczone. Primeiramente responderam-me, mas até agora não voltaram a fazê-lo. Vou aguardar. Senão, amanhã tiro as dúvidas com os senhores da apple :)

Eu no teu lugar não esperava resposta da mac(treta)zone até porque é a Apple que dá a extensão de garantia. E uma vez que a mac(treta)zone felizmente já fechou mesmo que respondam não vão ser eles a reparar.
 
Consegui abrir o Macbook e retirar o disco. Liguei-o a uma caixa externa e estou agora em Linux com ele. Mas não posso apagar os ficheiros pessoais que queria, para mandar para reparação, aparentemente não tenho permissões. Alguém sabe como resolver isso?
 
Uma solução simples é colocares outro disco e guardas esse sem apagares nada. Assim quando a máquina voltar da reparação tens o teu sistema tal e qual como o deixaste.

Se quiseres realmente apagar os ficheiros, tenta montar o filesystem à mão:

mount -t hfsplus /dev/particao_a_montar /path_onde_queres_montar

depois tenta fazer
chmod 777 ficheiro_a_remover

Depois diz se funcionou.

1Abraço
 
Uma solução simples é colocares outro disco e guardas esse sem apagares nada. Assim quando a máquina voltar da reparação tens o teu sistema tal e qual como o deixaste.

Se quiseres realmente apagar os ficheiros, tenta montar o filesystem à mão:

mount -t hfsplus /dev/particao_a_montar /path_onde_queres_montar

depois tenta fazer
chmod 777 ficheiro_a_remover

Depois diz se funcionou.

1Abraço

Consegui montar e fazer backup do que queria, mas infelizmente nem com o chmod a 777 deu para apagar o que queria, portanto foi para "avaliação" assim mesmo. Vamos ver se é da gráfica ou não, mas aparentemente não será disso. :(

Lá terei de desembolsar mais uns euros para um novo.
 
Boas!
O teu Macbook Pro enquadra-se dentro desta lista oficial.
Por isso só precisas de levar a um representante que eles trocam-te o logic board de graça (como podes ler no link).
Um colega meu já o fez, e eu vou fazer também, assim que chegar o meu novo Macbook Pro. (tenho um de 2007, mas não é tão grave o efeito)
O centro de assistência é no Porto e chama-se check.my.
Cumprimentos.

(Edit: Isto porque, apesar de ele ter a prova de compra, não foi pedido nada.)
 
Última edição:
Back
Topo