Análise Asus N53SV

Jv.Batista

I fold therefore I AM
Autor: João Batista (Jv.Batista)
Produto: Asus N53SV(SX018V)
Data : 19-03-2011

Indice




Análise


Asus-N53SV.jpg



"Background"

Bom, esta vai ser a minha primeira análise mais a sério e por isso gostava de obter feedback do pessoal. Anyway, todo este processo começou há cerca de 6 meses atrás com a decisão de que estava na hora de reformar o meu fiel companheiro, um LG S1 Express Dual.
A escolha, depois de muito tempo a decidir o que seria, e ainda ponderar um MacBook Pro, acabou por recair sobre o alvo desta analise. Mas já chega de bla bla e vamos passar ao que interessa.

Desde já peço desculpa pela qualidade das fotos, tive de recorrer ao telemóvel e não tenho muito jeito pá coisa, e também pela demora, mas isto com as aulas já se sabe. Vou tentar colocar tudo online ainda hoje, mas não prometo nada


Especificações


  • Monitor: 15.6" 16:9 HD (1366x768)
  • CPU: Core i7 2630QM
  • Memoria: 6Gb DDR3 1333 Mhz instalados(2*3), Até 16GB(4*4)
  • Gráfica: Nvidia GT540M, 1Gb DDR3 Ram Dedicada
  • Chipset: Intel® HM65 Express Chipset
  • Disco: Seagate 640Gb 5400rpm
  • Drive Optica: Super-Multi DVD
  • Comunicações Sem Fios: Wi-Fi B/G/N, Bluetooth 3.0
  • Comunicações Com Fios: Gigabit
  • Webcam: 2.0 Mp
  • Card Reader: 3 -in-1 card reader ( SD/ MS/ MMC)
  • Conexões Áudio: 1 Mic + 2 3.5mm jacks
  • Conexões Video: VGA e HDMI
  • Portas USB: 1x USB 3.0 + 3 USB 2.0
  • Firewire: Não
  • e-Sata: Não
  • Segurança: Kensington Lock, BIOS password
  • Bateria: 4400mAh, 6 cell
  • Dimensões: 39.1 x 26.6 x 3.05 ~4.05 cm (WxDxH)
  • Peso: 2.70 kg
  • Preço: 1070 a 1141€ - Modelo testado: 1075€
  • Sistema Operativo: Windows 7 Home Premium x64


Unboxing

box1.jpg


Como a encomenda chegou. Apenas a caixa do portátil embrulhado num plástico preto com o autocolante da transportadora.

box2.jpg


Plastico preto já retirado. Caixa típica Asus. Penso que o grafismo é o mesmo há uns bons anos.

specs.jpg


Autocolante com as características gerais do portátil.

boxtop.jpg


Como podemos ver a embalagem vêm selada.

boxopen1.jpg


Ao abrir a caixa podemos ver logo o cabo que vai ligar a tomada ao transformador. Aqui fiquei um pouco desapontado com o tamanho do mesmo.

boxopen2.jpg


Uma vez retirado a primeira peça de cartão temos o portatil envolto numa 'sleeve' de esponja e uma caixa com acessórios.

manuais.jpg


À solta andavam os manuais e o dvd com os drives e software da Asus.

acessorios.jpg


Depois de desmontada a caixa com os acessórios era isto que estava lá dentro. O carregador e a bateria.

power.jpg


Como se vê, o carregador é massive... Já a bateria até é relativamente pequena.

bateria.jpg


Um close-up da bateria...

portatilout.jpg


Ai está ele fora da caixa pela primeira vez, e espero que ultima, envolto no seu saco de ''esponja''.

topo.jpg


No topo encontramos apenas o logo cromado da Asus numa superficie de aluminio.

portatilopen.jpg


O habitual, um bocado de tecido a cobrir o teclado e os plásticos da praxe a cobrir teclado e plásticos brilhantes.

side1.jpg


sidezoom.jpg


Lateral direita. Temos deste lado 2 jacks 3.5mm, 2 usb 2.0, a drive de dvd e um hard switch para o wireless.

wi-fi.jpg


Close-up do switch

frente.jpg


Nada na frente.

side.jpg


side3.jpg


Na lateral esquerda temos 2 usb( 1x 3.0 + 1x 2.0 ) o leitor de cartões, porta de rede, saída HDMI, o sitio para a antena caso tivesse sintonizador de tv e por fim a saida de ar.

back.jpg


backpower.jpg


backvga.jpg


Na traseira apenas temos o conector de power do lado direito e do esquerdo a saida vga e o Kensington lock

batteryplace.jpg


backbattery.jpg


bottombaterylock.jpg


como podem ver, na parte de baixo não há nada de interessante. apenas a ventilação para o disco e ram. Caso pretendam substituir ram ou disco, tem de se desapertar 2 parafusos, cada um debaixo de cada pé de borracha.

stikers3.jpg


stikers1.jpg


Lots of stikers...

newrevision.jpg


Certamente o mais importante deles todos.

teclado.jpg


O teclado. Não é chiquete mas tem um toque agradável. Apresenta alguma flexão se for exercida mais força. O stiker no touchpad indica-nos logo que se trata de um touchpad com multi-toque, ou smart-pad, como a marca lhe gosta de chamar.

webcam.jpg


Aqui fica um close up da camara. Entre a bola branca, led de actividade, e a barra de borracha está um microfone.

Conclusão:
Fiquei realmente agradado com a utilização de um embalamento amigo do ambiente. De resto, nada fora do normal, o pc vinha bem acondicionado, no entanto, os manuais e cd vinham soltos dentro da caixa.
 
Última edição:
SOFTWARE INCLUIDO

programas1.PNG

programas2.PNG

programas3.PNG


Conclusão:
Infelizmente, como era de esperar, o computador vem cheio de programas pré-instalados. De referir que a maior parte dos programas da Asus até dão algum jeito, mas os demos dos jogos, listados em oberon media inc, a demo do antivirus e restantes passava bem sem eles. Estes softwares apenas estão disponiveis caso se faça a recuperação do sistema via a partição incluida, pois no dvd apenas encontramos os drivers e os programas da Asus.
Gostei particularmente de ver o Google Chrome pré-instalado, assim como poder-mos utilizar o ExpressGate. Para os menos atentos, o Express Gate é baseado numa distribuição linux e a sua utilização permite-nos ter o computador pronto a navegar na web por exemplo, em pouco mais de uns segundos. Também gostei do gadget para verificar o estado do Turbo Boost.
O programa syncables também se relevou uma boa surpresa pois permite ter uma, ou várias pastas, sincronizadas entre o portatil e outro computador à escolha.
 
Última edição:
BIOS

biosmain.jpg


Neste menu, apenas podemos alterar a data e a hora. Atenção ao nível de acesso. Penso que será possível mudar o nível para um com acesso a mais configurações.

biosadvanced.jpg


Aqui já temos mais alguma liberdade de configuração, tais como escolher o tipo de animação, o volume do som da animação assim como algumas configurações mais avançadas como virtualização ou o modo do controlador sata.

biosadvanced1.jpg


biosboot.jpg


No menu boot está algo interessante, a opção de activar o boot via UEFI. De notar que ao activar não passamos para uma interface tipo UEFI pelo que parto do principio que seja algo para sistemas operativos como o OS X. O resto são as opções standart.

biossecurity.jpg


Outro menu standart com as configurações de segurança.

biosexit.jpg


Finalmente o ultimo menu da bios, aqui podemos guardar( ou não ) as alterações que efectuamos e restaurar as definições de fábrica. Temos também a possibilidade de fazer override ao boot e escolher de onde queremos arrancar. Muito útil para quem usa pens bootaveis, assim não tem de alterar as definições para bootar pela pen.

Conclusão:
Bios do mais simples que há, o que pode ser bom para um utilizador que não deve lá ir mexer mas para quem procura algumas opções mais avançadas pode ser um pouco chato.​
 
Última edição:


TESTES SINTÉTICOS

W7 Experience Index

w7experience.PNG


Nota: o teste do aero foi realizado com o chip gráfico intel

CPU-Z & GPU-Z

cpu%20z.PNG

intel.PNG

nvidia1.PNG
nvidia2.PNG


É de referir que passados pouco tempo depois de ter o gpu-z aberto com a gráfica da nvidia, o programa congelava.

3DMARKS

decidi não correr pois não conseguia alterar a resolução do teste(versão trial)

PCMark Vantage

pcmark.PNG


HDTACH

hdtach.PNG


HDTUNE

hdtune.PNG


CrystalDisk

crystaldisk.PNG


Cinebench R11.5

cinebench.PNG


SuperPI

superpi.PNG


Wprime

wprime.PNG


Winrar

winrar%20multi.PNG
winrarsingle.PNG


Pc Wizard 2010

pcwizard.PNG


 
Última edição:
JOGOS

Metodologia:
Para obter os resultados apresentados recorri ao programa Fraps que efectuou o benchmark durante 2 minutos. O mesmo foi feito sempre no primeiro nivel com as configurações nos niveis máximos(High) e 2xAA.

Call Of Duty Black Ops :

codbo.png


Os resultados falam por si...


Battlefield Bad Company 2:

bbc2.png


Muito mau com tudo no máximo mas nada que algumas definições em niveis médios não resolvam. O pico no valor máximo foi provavelmente devido a uma morte durante o teste. xD


Guitar Hero 3

gh3.png


Sim, é um pouco antigo, mas ainda é um grande jogo. Os resultados foram obtidos com o igp Intel.


Left 4 Dead

l4d.png



F1 2010

f12010.png


Um pouco de lag quando estamos rodeados por carros, completamente fluido se estivermos sós. Mais uma vez, nada que uns settings em mediano não resolvam.


Race Driver GRID

grid.png


Simplesmente :drooling:
Não tenho mais a acrescentar a não ser o facto de n ter corrido na resolução nativa pois não estava na lista. Correu a 1280*720.


Dirt 2

dirt2.png


Novamente, só tenho a dizer :drooling:


HAWX

hawx.png


Resultados obtidos em dx9


Left 4 Dead 2 & Crysis 2

Não consegui correr. Dizem que a gráfica não é compatível. Não sei se por culpa das editoras ou se por culpa da Nvidia. É de assinalar que não existem, até ao momento desta review, drivers para a série 500M no site da Nvidia.

Conclusão:

Nada, nada mau para um portatil de 1075€. Uma autentica bomba em processamento gráfico. Fiquei foi deveras surpreendido com o avanço do igp da Intel.

 
Última edição:
Temperaturas, Autonomia & Qualidade de Imagem e Som


Temperaturas


idle.PNG


Aqui ficam as temperaturas em idle/web-browsing.

multimedia.PNG


Eram estas temperaturas depois de ver o filme.

full.PNG


Temperaturas depois da primeira corrida no Dirt. O computador manda um ar quentinho e o teclado está um pouco morno junto ao exaust.

Autonomia

Battery Eater

batteryeater.PNG

Este teste simula uma utilização intensiva. Resultado nada mau tendo em conta o tamanho da bateria
Nota: Teste foi parado aos 9.9%

Web-Browsing

O teste de web-browsing foi realizado no modo poupança de bateria, com ecrã a 40% de brilho, editando a review, vendo outras páginas e mail recorrendo ao wi-fi como meio de ligação à rede e tendo o bluetooth desligado. Também tinha o player spotify ligado com a musica em valores normais de volume. De referir que o modo de poupança de bateria desactiva o aero e recorre apenas ao chip gráfico intel. Para a contagem do tempo recorri ao cronometro do meu telemóvel sendo a contagem interrompida aos 15%.

Resultado: 2h 40m. O windows ainda marca 30 minutos de autonomia. Se não estiverem a ouvir musica via stream a bateria é coisa para durar cerca de 3h e 30 min e ainda mais se utilizar a placa de rede com fios, o que não é nada mau para um portatil de 15'' com este hardware.

Video Playback

O teste de Video Playback foi realizado no modo entertainement, com ecrã a 60% de brilho, wi-fi e bluetooth desligado e com um video a 1080p a correr do igp(tem que forçar a app para correr do ipg). Para a contagem do tempo recorri ao cronometro do meu telemóvel e parei a contagem quando o pc suspendeu(ainda com 15% de bateria).

Resultado: 1h e 50m. Mais uma vez o windows apresenta 30 min como tempo restante de bateria pelo que daria para concluir a reprodução do filme escolhido. Baixando o brilho em mais 10 ou 20% e utilizando uns headphones é bem possível que se consiga extrair mais alguns minutos da bateria. Quero também dizer que no que toca a reprodução do filme em 1080p o ipg têm algum problemas em cenas mais movimentadas( para terem um exemplo, a reprodução da cena da batalha entre Decepticons e Autobots, onde o Optimus morre, foi um autentico festival de quadrados e arrastamento). Quer no caso da utilização de um filme em dvd, dvd-rip ou 720p não devem haver problemas e a autonomia deve ser maior.

Qualidade de Imagem e Som

No que toca à qualidade de imagem, este Asus está uns bons furos acima daquilo que estava à uns tempos atrás, no entanto, os ângulos de visão, não conseguem chegar aos calcanhares do meu velhinho Lg. Alem dos ângulos de visão tenho também a apontar o quão reflexivo o ecrã é. Consegue ser tão, ou pouco menos, reflexivo como as barras laterais de plástico da moldura do monitor.

Agora o som, fiquei simplesmente de boca aberta com a qualidade de som vinda de este portátil. Dotado de um sistema de som aprovado pela Bang & Olufsen, o qual é alimentado por um chip Realtek (codec ALC 269) este portátil possui um som bastante superior à maioria dos laptops, pecando apenas no capitulo bass que é um pouco baixo. Para a qualidade e nitidez do sistema de som contribui bastante a localização dos speakers entre o teclado e ecrã. O volume também atinge resultados impressionantes no entanto, quando puxado ao máximo já distorce um pouco.

edit: a combinação do Asus Sonic Master com as minhas Logitech x-230 ou com os Meelec M9 é simplesmente brutal. Nunca tive tanto bass como agora. Chega ao ponto de conseguir meter a janela a vibrar e isto tudo sem distorcer o resto das frequências...

Emissão Sonora

Por mais que tente calar tudo o que tenho no quarto há sempre algo mais barulhento que o portátil. Mesmo durante as aulas, enquanto o professor está a falar e que o pessoal está todo calado, apenas se ouvem os pcs dos colegas do lado pelo que não tenho mesmo nada a apontar neste capitulo. Em completo silencio no meu quarto, apenas com o portátil a emitir ruído, o valor no medidor de decibéis do telemóvel não ultrapassou os ~51 dB. Ao fim de pouco tempo a jogar, em que as temperaturas subiram um pouco, apenas registei um pico de ~54dB. Apesar da diferença ser pouca em termos de numero, na realidade já se ouve o pc, mas se começamos a clicar no rato para disparar a arma, deixamos de o ouvir.

 
Última edição:
Conclusões

Pontos Fortes

Qualidade de som
Embalagem amiga do ambiente
Duas partições por defeito
Chrome logo instalado
Performance
Shutter na câmara
Capacidade Max de Ram
Autonomia
Silencioso

Pontos Fracos

Resolução do Ecrã(podia ser entre o hd e o full hd)
Utilização de Sata 2 no disco(não tenho a certeza se a interface é mesmo sata 2)
uefi não disponivel
power cord muito pequeno
Montes de Blootware
Algum keyboard flex
Drive de dvd lenta
3*2gb - Pelo mesmo custo era preferível meter 2*4gb

Conclusões:

Será este o best-seller no intervalo de preço a que se propõe? Não tenho a menor dúvida.

Apesar dos pontos fracos que indiquei, tudo o que ele tem de bom supera em muito isso. É um portátil extremamente silencioso e potente, capaz de envergonhar muitos desktops que por ai andam. É um pouco grande para um portátil com ecrã de 15.6( por exemplo ocupa por completo a minha base de refrigeração de 17'' ) e a resolução do ecrã não é das melhores. Um portátil deste calibre merecia sem duvida um ecrã com maior resolução. A qualidade de construção é excelente e o uso de alumínio no chassis dão-lhe um ar mais resistente e sóbrio.
Poderia trazer logo uma drive blu-ray mas para o preço que se propõe está uma configuração bastante aceitável, talvez mudasse apenas os 3 dimms de 2gb por 2 de 4 pois o custo é praticamente o mesmo e o cliente final sairia melhor servido.
Tratando-se de um sistema híbrido ainda perdi umas horas a procura da app da nvidia para indicar se o seu gpu está ligado ou desligado, tempo esse que podia ter sido poupado com a consulta do manual, visto que existe um led que altera a cor entre azul(igp) e branco(gráfica dedicada). Aqui apenas tenho a dizer que já que utilizaram um led azul para indicar que a gráfica a ser utilizada era a gráfica intel, podiam ter mantido o mesmo tema e escolhido um led verde para a nvidia.


Copyright © Jv.Batista 2011. Reprodução proibida sem autorização prévia.

 
Última edição:
Excelente, duas perguntas, ainda vais colocar os dados do fraps? E o "56k warning" é em relação ao quê?
Jogos pesados devem rodar bem pelo que li no notebookchecker. Cumps e continua o excelente trabalho, review perfeita, a autonomia e temperaturas interessavam-me particularmente.
 
56k warning é uma forma de avisar que é um tópico com muitas fotografias.


Quanto ao portátil é bastante interessante.
Aparenta ter bons acabamentos e boa qualidade de construção, o que junto ao hardware que tem e a funcionalidade nvidia optimus parece excelente proposta para o preço que custa..
Pena a questão da ram.. 3x2gb não faz sentido nenhum. Com 2x4 gb, além dos 2gb extra, os 8gb seria em dual channel..

Se tivesse Sata 3,um Vertex 3 240 gb e a ram com 4gbx2 estava 'no ponto' ... :D
[embora o preço tivesse que passar para uns 1350-1400€..]
 
Última edição:
3DMARKS

decidi não correr pois não conseguia alterar a resolução do teste(versão trial)
O 3DMark 2006 deve dar á volta dos 9300 com a resolução da versão trial.
Acho que é um teste importante para gamers.

É de referir que passados pouco tempo depois de ter o gpu-z aberto com a gráfica da nvidia, o programa congelava.
Também me acontecia e não era apenas com esse programa.

Ou eles mudaram as coisas, com o N53SV corrigido, ou ao removeres esses jogos trial vais ter uma surpresa desagradável (drivers da asus vão á vida)
 
O 3DMark 2006 deve dar á volta dos 9300 com a resolução da versão trial.
Acho que é um teste importante para gamers.

Mais importante que um teste sintético são os testes de gameplay. Mas posso tentar instalar isso e postar os resultados

Também me acontecia e não era apenas com esse programa.

Ou eles mudaram as coisas, com o N53SV corrigido, ou ao removeres esses jogos trial vais ter uma surpresa desagradável (drivers da asus vão á vida)

Mesmo com a nova versão do gpu-z e já com o portátil formatado, este continua a freezar.

Respondido!
 
Excelente review. Comprei o meu ontem na ***** e não consigo encontrar o bluetooth. Podes-me confirmar que ele vem com bluetooth e se sim, sabes-me dizer como o ligar?
 
Excelente review. Comprei o meu ontem na ***** e não consigo encontrar o bluetooth. Podes-me confirmar que ele vem com bluetooth e se sim, sabes-me dizer como o ligar?

Qual é o modelo do teu? se for o SX018V tem de ter bluetooth. Quando carregas no FN+F2 não te aparece o OSD com o wireless e o BT? Tens também o wireless console 3 que é o que ele abre no atalho e ainda na barra do windows se tiver ligado. atenção que por definição ele não vem visível...
 
Última edição:
Será que corre o Black Ops? Sempre é melhor a série 500M que a 425M julgo eu, talvez com o tempo se consiga jogar o Crysys2(?).
Qual será a melhor opção em relação à memória? Comprar 4gigas de inicio?
 
Será que corre o Black Ops? Sempre é melhor a série 500M que a 425M julgo eu, talvez com o tempo se consiga jogar o Crysys2(?).
Qual será a melhor opção em relação à memória? Comprar 4gigas de inicio?

Não deve ter problemas com ele... Talvez amanhã consiga meter os resultados do Black Ops...
 
Pois tive a comparar a tua caixa com a minha e o meu modelo é o SX006V. É exactamente igual só que vem sem bluetooth, de resto não tem diferença nenhuma. Alguém comprou um na ***** e deparou-se com o mesmo problema? Acham que dá para trocar por um SX018V?
 
Back
Topo