[HTPC] Plataforma AMD E-350/E-450 como HTPC

temp9300

Power Member
Estou a pensar preparar um HTPC e parece-me que a plataforma Brazos com o AMD E-350 é a melhor escolha no momento (comparativo).
Supera qualquer alternativa Atom+ION e os preços são muito semelhantes.

Gostaria de saber se alguém já montou um HTPC com esta plataforma ou se está a pensar fazê-lo para trocarmos ideias.

Estou a pensar usar uma board mini-itx, a caixa poderá ser uma Lc power 1300mi porque parece suficiente e tem um preço interessante.

Em resumo e com preços aproximados..
Board+cpu:
Asus E35M1-I DELUXE (análise, passiva, Ainda não disponível) - 149€
Gigabyte GA-E350N-USB3 (análise, não passiva, cooler silencioso) - 150€
Sapphire Pure Fusion Mini E350 Mini-ITX (análise, não passiva, usa memória de portátil (SODIMM) ) - 128€

Caixa+fonte:
Lc power 1300mi (suporta até 2 ventoinhas) c/ fonte 75w - 43€
THERMALTAKE SD100 Mini ITX 120W (análise)- 68€
Antec ISK 300-65 (análise) - 70€

Memórias: G.SKILL KIT 4GB 2X2GB DDR3 1333MHz - 42€

Teclado/comando:
Rii keyboard (não há layout PT) - 32€ (encomendado fora de PT)
Thinity Wireless Entertainment Keyboard (análise) - 61€

 
Última edição pelo moderador:
quanto custara uma brincadeira dessas? e que isto dava me jeito para o LCD :P
já há a venda cá? tem muita diferença do ATOM+ION?
 
Quero algo espaçoso e que de também para levar drives 3.5" e 5.25"
http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?C=1320&ID=1430#Tab0 esta thermaltakeusa VF6000BNS, também é uma opção.
As caixas mini-itx não dão para mim, qualquer dia quero lá por uma placa de som ou algo e depois capute... E também não quero nenhum forno.

Partilho o teu interesse (ter som com qualidade e que a caixa não aqueça) mas penso que es capaz de estar a exagerar na abordagem.
Em relação às drives é que não vejo qualquer vantagem. drive 3.5" para o exterior?? (penso que a caixa LC ja tem 3.5" mas é interno, para discos) Queres montar uma drive de disquetes? :D
E mesmo a drive de 5.25" nao vejo necessidade, cada vez mais os cds/dvds/etc é uma coisa do passado, vem tudo da net ou, quando muito, copias do teu desktop/portatil pela rede.

A board itx em questão já parece ter uma óptima placa de som que até tem saída digital, além disso, se fores mesmo exigente com a qualidade de som ouvi dizer que o melhor é mesmo uma placa de som externa para evitar interferências vindas da caixa.


Em relação ao aquecimento, penso que a caixa LC com 1 ou 2 ventoinhas silenciosas (devem fazer menos ruído que o próprio HD) devem chegar para manter a temperatura razoável.
Ainda não vi caixas micro-atx mas até é possivel que existam algumas interessantes sem ser muito grandes, mas ATX normal parece-me demais.
 
Essa thermaltake é micro-atx/mini-itx , não preciso 3.5 para o exterior mas se tiver duas 3.5 no interior não digo que não se bem que uma chega bem.

A questão da baia de 5.25 é para por um leitor de blue-ray e futuramente não ter que comprar um leitor próprio, sai-me muito mais barato. (a compra do blue-ray não será para já)

Partilho o teu interesse (ter som com qualidade e que a caixa não aqueça) mas penso que es capaz de estar a exagerar na abordagem.
Em relação às drives é que não vejo qualquer vantagem. drive 3.5" para o exterior?? (penso que a caixa LC ja tem 3.5" mas é interno, para discos) Queres montar uma drive de disquetes? :D
E mesmo a drive de 5.25" nao vejo necessidade, cada vez mais os cds/dvds/etc é uma coisa do passado, vem tudo da net ou, quando muito, copias do teu desktop/portatil pela rede.

A board itx em questão já parece ter uma óptima placa de som que até tem saída digital, além disso, se fores mesmo exigente com a qualidade de som ouvi dizer que o melhor é mesmo uma placa de som externa para evitar interferências vindas da caixa.


Em relação ao aquecimento, penso que a caixa LC com 1 ou 2 ventoinhas silenciosas (devem fazer menos ruído que o próprio HD) devem chegar para manter a temperatura razoável.
Ainda não vi caixas micro-atx mas até é possivel que existam algumas interessantes sem ser muito grandes, mas ATX normal parece-me demais.
 
Também estou à espera da board da ASUS para fazer um HTPC.

De notar que esta ASUS E35M1-I DELUXE já tem Wireless e adaptador Bluetooth 3.0 built-in.

Penso que é uma grande vantagem em relação à concorrência, e o preço é o mesmo!

Curioso é não se encontrar esta board em lado nenhum no território nacional. Inclusivé as lojas online estrangeiras, por exemplo na Alemanha, têm o produto esgotado (ou ainda nem sequer o receberam de todo...).
 
[r4g3];7523763 disse:
Curioso é não se encontrar esta board em lado nenhum no território nacional. Inclusivé as lojas online estrangeiras, por exemplo na Alemanha, têm o produto esgotado (ou ainda nem sequer o receberam de todo...).

Olha que não, está disponível na loja "Fresca dica", não vou comprar aqui, mas imagino que não deve demorar a chegar a outras lojas.
 
@temp9300 Obrigado pela dica. Mas o produto deve ter sido adicionado à lista dessa loja mto recentemente. Cheguei a pedir informação sobre disponibilidade e neste momento estão (também) sem stock...

Se alguém souber onde arranjar esta board por cá agradeço :)
 
[r4g3];7526566 disse:
@temp9300 Obrigado pela dica. Mas o produto deve ter sido adicionado à lista dessa loja mto recentemente. Cheguei a pedir informação sobre disponibilidade e neste momento estão (também) sem stock...
Se alguém souber onde arranjar esta board por cá agradeço :)

Já pensaste no resto do material, principalmente que caixa é que vais usar?
 
Já pensaste no resto do material, principalmente que caixa é que vais usar?

Em princípio a caixa q vou usar é uma Chieftec que já possuo há uns bons 6/7 anos. Apesar de ser uma caixa server (sim eu sei q n é adequado para HTPC) tem capacidade para 6 discos, e vão ser bem necessários dada já a extensa e sempre crescente colecção. Espaço também não é problema.

Em termos gerais não pretendo nenhum PC para performace, somente que seja capaz de comer 1080p (MKV, YouTube, ViMeo, etc).

Portanto:

Board + CPU + Gráfica:
Asus E35M1-I DELUXE (mini-itx) Pros: Cooler passivo, Wireless e Bluetooth on board Cons: -
ou
Asus E35M1-M PRO (micro-atx) Pros: + barata Cons: sem Cooler passivo, nem wireless

Memória:
1x 4Gb 1333/1600

Disco dados:
Western Digital/Samsung 2 TB ( a adicionar aos restantes que já estão cheios )

Disco OS:
Já tenho, mas estou a pensar num SSD + barato disponivel ( já agora, sugestões são bem vindas :) )

Receptor + comando IR:
Ainda à procura ( quem puder ajudar, agradeço )

Placa Wireless-N:
Para o caso de optar pela 2ª board, visto que a 1ª está esgotadíssima e não parece ter chegada sequer prevista.


Cumps
 
[r4g3];7535405 disse:
Em princípio a caixa q vou usar é uma Chieftec que já possuo há uns bons 6/7 anos. Apesar de ser uma caixa server (sim eu sei q n é adequado para HTPC) tem capacidade para 6 discos, e vão ser bem necessários dada já a extensa e sempre crescente colecção. Espaço também não é problema.

Espero que tenhas pensado em usar raid ou fazer backups. :P
Em relação à caixa, podes é ter problemas de ruído porque a circulação de ar pode não ser das melhores, também é preciso ter atenção à fonte.

[r4g3];7535405 disse:
1x 4Gb 1333/1600
Normalmente é mais rapido se usares um kit com 2 memórias iguais, 2x2gb

[r4g3];7535405 disse:
Disco OS: Já tenho, mas estou a pensar num SSD + barato disponivel ( já agora, sugestões são bem vindas :) )

Para um htpc ou server acho que fica desperdiçado, era melhor aproveitado para um desktop com um sistema mais potente.

[r4g3];7535405 disse:
Receptor + comando IR:
Ainda à procura ( quem puder ajudar, agradeço )

Tenho ouvido falar bem do Rii keyboard, parece é que é preciso mandar vir de fora, mas é capaz de valer a pena.
 
Espero que tenhas pensado em usar raid ou fazer backups. :P
Em relação à caixa, podes é ter problemas de ruído porque a circulação de ar pode não ser das melhores, também é preciso ter atenção à fonte.

A questão dos backups depois logo se vê :) A caixa tem boa circulação de ar e se a board tiver cooler passivo melhor ainda. Umas boas ventoinhas, e silenciosas, devem chegar.

Tenho ouvido falar bem do Rii keyboard, parece é que é preciso mandar vir de fora, mas é capaz de valer a pena.

Já vi esse keyboard e não me pareceu mau. Mas a ideia é mesmo ter o XBMC no startup e basicamente usar um comando universal, o + simples possivel só para navegação e selecção.


Cumps
 
Só agora reparei neste tópico. brutal esta board.

Mais um teste interessante à board:
http://www.kitguru.net/components/c...-fusion-mobo-thermaltake-armor-a30-review/20/


Hummm, mas que interessante.
This Fusion system delivers high quality video that’s a measurable 60% better than the scores we got with Intel’s HD video engine when we tested it, back in June last year

Nota:
Adorei a caixa que eles usam neste teste. Onde será possivel encontrar?

Esta board é o casamento perfeito pro meu disco SSD e fonte Seasonic X-400 Fanless.


Nota 2:
Esta board faz pass through de som HD?
 
Cansei-me da espera da deluxe, e acabei por comprar uma solução mais lógica paras a minhas necessidades.

Board - Asus - E35M1-M
http://www.*****.com/loja/detalhes.php?id=4551
Caixa - Nox 2
http://www.*****.com/loja/detalhes.php?id=3757
LC POWER SUPER SILENT V2.2 550W PRETA
http://www.*****.com/loja/detalhes.php?id=3106
Disco - 2 TB DA WD - WD20EARS com 64mb de cache
Comprei no jumbo num disco externo da memup. 70€ , dá para abrir sem estragar a garantia. :cool:
2 -Fans da noctura 120m
NOCTUA NF-S12B ULN 500/700 RPM

P.S - tive um problema, na montagem da fonte o cabo de alimentação atx é de 90º , mas a fonte monta-se ao contrário, tive que cortar o cabo com uma navalha para dar. :sad::sad::sad:.
 
Back
Topo