[Dúvida] Em HTML

zanguief

Power Member
Surgiu aqui uma dúvida.
O site parecia tão fácil, mas apareceu-me um contratempo.

Estou a fazer um site que vai ter um player de música, o problema é que sempre que mudo de página, o player recomeça a tocar do inicio e da primeira música, o que é muito chato.

Uma maneira que pensei foi criar duas frames, uma para o menu (onde tem os botões e o player) e uma frame com o conteúdo.
É tudo muito bonito na teoria, só que na prática o scroll só aparece na frame de baixo e ao descer o scroll o conteúdo da página fica tapado com o menu.
Eu pensava que com as duas frames ia dar ideia que era tudo uma página, mas não, vê-se que são duas diferentes.

Que alternativas há?
 
E isso é facil?
Nunca trabalhei com isso.
O conteúdo vai ser todo em PHP.
Textos, galerias de fotos, etc...

A maneira que eu ia fazer era:
<?php
$pag = $_GET['pagina'];
include("$pag");
?>
Dá para usar este código com o ajax?
 
Interessante...
E dá para ligar ao flash?
É que o menu é em flash, e tinha os botoes com o código por exemplo "?pagina=contactos"

Agora com o jquery não sei como é que faço tal coisa.
 
Algum motivo em especial para teres um menu flash? É que a nao ser que ele tire cafe, nao tou a ver o que fazer em flash que nao possas fazer em javascript... =\
 
Mas como nenhum de nós sabe a audiência do site dele, e todos nós sabemos que estatisticamente a probabilidade de qualquer desktop/portátil ter flash é de > 95%, até era fixe o ajudar a resolver o problema, em vez de imaginar uma utopia que só daqui a alguns anos será realista...

Just saying...
 
Também há muitos vídeos no youtube de pessoas que conseguem desenhar MUITO mas mesmo MUITO bem no paint.
É a maneira correcta de desenhar?
É rápido?
É a melhor maneira?
NÃO!

Mostra então animação feita por ti em javascript.
Ou o javascript evoluiu muito de há 5 anos para cá, ou então estas a exagerar um bocado.
Pelo que andei a ver há uns anos dava para fazer algumas animações, mas tudo muito limitado e básico, e era muito dificil e não ficava com tanta qualidade como no flash.
Já conheci vários amigos que diziam que não gostam de flash, e que não "prestava" mas todos eles não sabiam utiliza-lo. Não sei se é esse o caso.

E falaste no CSS3

Voltando ao assunto:
Já andei a informar com um amigo, e ele já me conseguiu explicar a melhor maneira.
Vou fazer uma div para o menu e outra div para o conteudo.
A div "conteudo" vai ser recarregado por ajax sempre que clico no menu.

Dá para executar funções javascript pelo flash.

http://blog.codefidelity.com/?p=15


Já agora, é isto que falas em animação CSS3?
http://www.optimum7.com/css3-man/animation.html
 
javascript tem atach rate de 100% (excluindo pessoal que desactive por algum motivo), e javascript também funciona em telemoveis mesmo que estes não tenham flash, agora a dificuldade de implementar aquilo que ele quer em javascript vs flash é que já pode ser uma historia completamente diferente.

EDITED:

Mesmo que não desse para executar javascript dava para usar actionscript, que provavelmente também deve dar para fazer aquilo que tu queres. Quanto à evolução de javascript tanto quanto sei javascript não evoluiu muito (posso estar errado), no entanto as libraries e frameworks existentes hoje em dia estão muito avançadas.
 
Última edição:
Mostra então animação feita por ti em javascript.
l

http://androidify.com/ (cabeçalho)

http://experiments.instrum3nt.com/markmahoney/ball/parent.html

http://webdev.stephband.info/parallax.html

http://deanm.github.com/pre3d/monster.html

http://www.romancortes.com/ficheros/page-flip.html

http://www.zachstronaut.com/lab/text-shadow-box/text-shadow-box.html

http://paulbakaus.com/lab/js/coverflow/

http://www.themaninblue.com/experiment/BunnyHunt/

http://www.worldofmerix.com/

http://bloghelpr.us/

http://mrdoob.com/projects/chromeexperiments/ball_pool/

se ainda assim desconfias vê estes de html5: http://www.onextrapixel.com/2010/12/10/31-modern-html5-demos-that-can-beat-flash/

a dificuldade já é outra historia como ja foi referido

Ou o javascript evoluiu muito de há 5 anos para cá, ou então estas a exagerar um bocado.
Pelo que andei a ver há uns anos dava para fazer algumas animações, mas tudo muito limitado e básico, e era muito dificil e não ficava com tanta qualidade como no flash.

parece que te anda a escapar algo :p
 
Última edição:
o javascript evoluiu da forma mais natural ao longo dos ultimos anos... correcção de bugs e quirks... aumento de coerencia na linguagem... o que surigiu nos ultimos anos foram browsers com excelentes motores de javascript que permitem maiores velocidades e coerencia. Portanto sim. Algo te tem passado ao lado.

As frameworks facilitaram bastante a criação de animações em javascript (obrigado fel por me poupares o trabalho). Claro que em flash ainda é mais facil que em javascript... porque nao tens de fazer tudo a código, porque se fizeres tudo a codigo vais descobrir que a dificuldade é a mesma.

Tas a falar de animações de um menu, duvido que tenhas animações complicadas ou impossíveis de se fazerem em javascript, duvido mesmo que tenhas animaçoes dificeis de se fazerem....
 
Convém avisar, que uso de features de HTML5 (usando mesmo HTML5), podem ter problemas de compatibilidade, tal como CSS3, nem todos os browsers suportam certas features da mesma maneira, e claro internet explorer ainda é uma boa fatia do mercado e o seu suporte para muitas coisas é fracas, agora claro que coisas usando javascript já é um bocado diferente, não que não exista problemas, como certas coisas podem não dar em certos browsers (fácil de testar but still), e claro o internet explorer mais uma vez é um bocado lento, logo pode causar problemas ai.

Anyway se as animações não forem animações do estilo banda desenhada e coisas dessa complexidade, podes dar uma vista de olhos aqui http://jqueryui.com/ super simples, costumizavel e claro quem diz isso do jquery diz do dojo ou de muitas outras coisas. Claro que também devo mencionar que por esta altura se já tens o menu feito, a não ser que queiras refazer tudo, não existe grande motivo para tal, flash é bastante usado mesmo, e apesar de não estar em todo todo o lado, está quase lá. Mas pronto para futuros projectos ficas já com uma ideia do que anda por ai fora no que toca a javascript.
 
Última edição:
Back
Topo