Saber sobre portas de um switch que não são utilizadas

giba

Power Member
Quando ligo a um switch via ip no browse, consigo ver as portas que estão em baixo ( link down ) e portas ativas ( link up ).
Mas existe alguma forma de saber, quais as portas que estão permanentemente sem serem utilizadas por um longo período de tempo ?

Grato pela atenção.
Giobss.
 
se conseges saber as portas que estão activas são essas que estão a ser utilizadas.. penso eu...

Cumprimentos

Claro, mas num dia uma das portas estava como link down e noutro dia estava como link up.
Penso que naquele dia o utilizador não estava ligado, mas noutro sim.
Ai eu desligo o tal e noutro dia o utilizador vai reclamar.
O que quero e saber se tal porta não é utilizado por exemplo mais que um mês.

giobss
 
penso que isso é so teres alguém ou tu proprio a fazer uma verifcação diária.. a menos que haja um software que faça a contagem de dias em que uma porta teve down.. só vejo esta solução... em vez de fechares passado 1 dia ou varios.. fazes uma contagem por exemplo para 1 mês e depois ai desligas a porta por inactividade :P
 
penso que isso é so teres alguém ou tu proprio a fazer uma verifcação diária.. a menos que haja um software que faça a contagem de dias em que uma porta teve down.. só vejo esta solução... em vez de fechares passado 1 dia ou varios.. fazes uma contagem por exemplo para 1 mês e depois ai desligas a porta por inactividade :P

obrigado na mesma, isto também eu já pensei, mas queria algo rápido, para não ter que ficar testando as que estão down e ver se "alguém" reclama.
 
obrigado na mesma, isto também eu já pensei, mas queria algo rápido, para não ter que ficar testando as que estão down e ver se "alguém" reclama.

De nada... mas se tens mesmo de resolver esse problema e a unica solução é a lenta , lentinho terás de fazer :P
 
qual é a melhor forma de configurar um switch?
cumps.

Como assim? Com 1 switch de layer 3 tens 1 ip no switch e podes controlar o tráfego da rede através do switch com grande qualidade e simplicidade...

Layer 3 switch? Sabes para que server um L3 switch? Parece que não.
Relativamente à dúvida do user, das duas uma, ou compra um switch que suporte logs, ou liga um switch a um servidor de SNMP.
Não sei que switch o user tem, mas deve ser um Router+Switch+AP de um ISP qualquer.
 
a dúvida é por exemplo.
tenho aqui wireless em casa, e se quisesse por um switch na rede, de que maneira o configuraria...
ou se é só pegar nele, conectar ao router e já está, é essa a dúvida.
cumps.
 
eu nunca necessitei de configurar um switch..

foi sempre ligar os cabos direitinho e biraaaa...

tu deve ser da mesma maneira
 
Layer 3 switch? Sabes para que server um L3 switch? Parece que não.
Relativamente à dúvida do user, das duas uma, ou compra um switch que suporte logs, ou liga um switch a um servidor de SNMP.
Não sei que switch o user tem, mas deve ser um Router+Switch+AP de um ISP qualquer.

Sim sei para que serve 1 switch de layer 3, são switches que funcionam na camada 3 do modelo OSI, e reconhecem protocolos de routing, podendo até ser possível configurar VLANS, por exemplo. Se comprar 1 switch que suporte logs terá que ser de layer 3, senão a única maneira de aceder ao mesmo terá que ser localmente. Portanto diz-me lá então para que serve 1 swith de layer 3? :confused:
 
Quando ligo a um switch via ip no browse, consigo ver as portas que estão em baixo ( link down ) e portas ativas ( link up ).
Mas existe alguma forma de saber, quais as portas que estão permanentemente sem serem utilizadas por um longo período de tempo ?

Grato pela atenção.
Giobss.
Consegues ver contadores de tráfego nas portas?
Fazes um clear aos counters, deixas as portas ligadas durante um período de tempo e depois vais lá ver se os counters aumentaram ou não.

Se o switch tiver SNMP é só veres as oid's de tráfego referentes ás portas em causa e seguir o mesmo método que disse em cima.
 
Consegues ver contadores de tráfego nas portas?
Fazes um clear aos counters, deixas as portas ligadas durante um período de tempo e depois vais lá ver se os counters aumentaram ou não.

Se o switch tiver SNMP é só veres as oid's de tráfego referentes ás portas em causa e seguir o mesmo método que disse em cima.

--> foi isto que fiz, mas se existe um funcionário de licença ou férias e ficar com zeros's por muito tempo, posso utilizar aquela porta mas quando o funcionário voltar !? pode complicar não concorda ?

Se o switch tiver SNMP é só veres as oid's de tráfego referentes ás portas em causa e seguir o mesmo método que disse em cima.[/QUOTE]
--> SENDO O OID um "objecto Identifeer" ou seja um números separados por ponto que identifica um nodo na estrutura, o que na verdade isto ajuda para ver o trafégo numa determinada porta ? Ou então, como ver o OID num switch interasys ?

grato.
Giobss
 
Back
Topo