partilhar internet por wifi em Mac OSX

peejam

Power Member
há uns tempos atrás, consegui fazer com que o meu mac partilhasse a internet (clix adsl) por wireless, simplemente indo a "System Preferences > Sharing > Internet Sharing" e activando a caixa ao lado de "Internet Sharing", depois de configurar devidamente, tal como aparece nesta imagem#1.

mas agora já não funciona, o icone que se encontra na barra do topo (e que tem uma seta pelo "meio") já não fica a negro, mas simplesmente cinzenta, como podem ver por esta imagem#2.

isto também já aconteceu a alguém? é que dá-me jeito poder partilhar a rede pelo wifi. actualmente o meu painel de "Network Settings" está assim. mas antes, nao tinha de entrar em "network Settings" para que tudo desse bem :-(

o meu Mac OSX é o 10.6.7

alguém tem ajuda,
obrigado


 
O Mac OS X e a partilha de Internet entre interfaces não se dão muito bem. Já experimentei em vários Macs e nunca consegui fazer share wifi->ethernet. No teu caso suponho que seja o contrário e queres fazer sharing da ligação ethernet por wifi. Pelas imagens parece-me que tens tudo bem configurado, mas ele não está a conseguir obter IP... Já experimentaste com IPs fixos?
 
ola nmat,
sim, era ao contrario (ethernet -> imac -> wifi). acerca do ip-fixo, acontece que antes também nunca foi preciso para dar (era só mesmo meter, que dava na boa). mas que ip-fixo deveria meter agora? tipo 192.168.1.8 (ou outro qualquer) bastariam? esse tipo de ip fixo, certo?
 
192.168.1.1 para o o imac
192.168.1.X em cada um dos outros

Mas de qualquer maneira era bom se funcionasse com IP dinâmico e não percebo porque não dá... Pode ser que mais alguém tenha sugestões.
 
naaaaa... nao é tão simples!!!! :S
anyway, consegui agora ligar a minha wii à net outra vez :003: tive de seguir este link nos foruns da apple. em resumo, tive de mudar sim para um ip fixo, mas tinha de ser o do airport, que é para ai 10.0.2.1, mais uns quantos settings. estranho é ter deixado de dar da noite para o dia :(

espero que este post possa ajudar mais pessoal... é que nao devo ser o unico. obrigado nmat pela ajuda

ps: caso o post no forum da apple um dia seja apagado, aqui vao os settings (neste caso os aparelhos eram um ipod touch e um mac mini):

So, going back to the Touch's WiFi Settings I selected the Static option for IP Address, and entered 10.0.2.1 in the Router and DNS fields, 255.255.255.0 in the Subnet Mask field, and (I'm sorry, I can't remember where I found the reason for this) 10.0.2.2 in the IP Address field.
So that's the Touch end of things. On the Mac Mini, I used most of the Preferences settings outlined in other places here - Personal Web Sharing enabled in the Services and Firewall settings under the Sharing Preferences, Internet Sharing and Airport on (with WEP encryption and Automatic channel selection), but there was still no progress UNTIL I went to the Network Preferences pane and selected AirPort from the Show dropdown menu. From there, I clicked on the TCP/IP button, and selected Manually from the Configure IPv4 dropdown, and entered the following;

IP Address - 10.0.2.1
Subnet - 255.255.255.0
Router - 10.0.2.1
DNS Servers - 10.0.2.1 (and 208.67.222.222 - a public DNS server address as a bit of insurance)
 
Última edição:
Back
Topo