Desafio Foto da Semana #68 - Alta Voltagem

CoisaX

Power Member
***Alta Voltagem***​

O que começou, em fotografia, como "trabalho" rapidamente se tornou em uma espécie de paixão: Todos os elementos que compõem a distribuição de electricidade de Alta Voltagem. Torres, Postos de transformação, Sub-Estações... têm muito por onde escolher. É relativamente fácil criar conceitos abstractos ou "scenics" fotografando estes elementos.

Um conselho aos mais ousados: Respeitem os avisos de segurança dos locais e tenham em consideração que:

- Elementos de muita alta tensão funcionam como "iman" a partir de determinada distância.
- "Radiação" nas sub-estações.


____
As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma fotografia por utilizador, tirada e submetida pelo próprio que pode ser alterada durante o concurso (editar post)
2. As fotografias devem ter no máximo 800 pixeis no lado maior
3. As fotografias devem ter um título e o EXIF possível (maquina/modelo, lente, abertura, tempo de exposição, iso, flash, etc)
4. Fotos vencedoras de concursos anteriores não podem ser resubmetidas.


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e o vencedor for anunciado.

Para esclarecimento de dúvidas enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois do vencedor ser declarado.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 22:00h, 8 de Maio de 2011. O vencedor será escolhido de seguida.
* O vencedor deste desafio escolhe o tema do próximo assim como o seu vencedor.

Boa Sorte! E mais uma vez muito cuidado :P
 
Trovoada

trovoada2.jpg


Nikon D3000 + Nikon 18-55mm VR @ 18mm
15'
f/7,1
ISO 400
No Flash
 
Não sei se se enquadra, mas como estava num dos pontos mais altos, perto de alguns postes e inclusivamente ia-me sendo oferecido com um mesmo em cima..

_dsc3139-L.jpg


Exposure Time (1 / Shutter Speed) = 25/10 second ===> 2.5 second
Lens F-Number / F-Stop = 0/10 ===> ƒ/0
Exposure Program = manual control (1)
ISO Speed Ratings = 100
Original Date/Time = 2011:04:23 20:40:33
Digitization Date/Time = 2011:04:23 20:40:33
Shutter Speed Value (APEX) = -1321928/1000000
Shutter Speed (Exposure Time) = 1/0.4 second
Exposure Bias (EV) = 0/6 ===> 0
Max Aperture Value (APEX) = 0/10 ===> 0
Max Aperture = ƒ/1
Metering Mode = center weighted average (2)
Light Source / White Balance = unknown (0)
Flash = Flash did not fire
Focal Length = 0/10 mm ===> 0 mm
Colour Space = sRGB (1)
Exposure Mode = manual exposure (1)
White Balance = manual (1)
Scene Capture Type = landscape (1)
 
High Voltage / Low Safety

img6570.jpg



Camera Model: Canon EOS 450D
Lens: EF24-105mm f/4L IS USM
Focal Length: 28.0mm
Focus Distance: 3.39m
Aperture: f/5.6
Exposure Time: 0.0013 s (1/800)
ISO equiv: 800
Exposure Bias: none
Metering Mode: Matrix
Exposure: aperture priority (semi-auto)
White Balance: Auto
Flash Fired: No (enforced)
 
img1513pv.jpg
High Voltage Equipment

img1513pv.jpg


Modelo da câmara: Canon EOS 550D
F-stop: F/9.9
Tempo de exposição: 1/256 seg.
Velocidade ISO: ISO-100
Distancia focal: 41 mm
Modo flash: Sem flash
img1513pv.jpg
 
Incandescência

5698764283_c216ee8325_z.jpg


Quero desde já disponibilizar a minha foto em tamanho grande para utilizações como fundo do ambiente de trabalho pois eu experiemtei e gostei bastante, como já foi sugeriudo ai no forum deixo já o link para download: FOTO

Câmera Sony DSLR-A450
Exposição 1/4000 sec
Abertura f/4.5
Distância focal 28 mm
ISO 200
 
Última edição:
Desculpem o atraso.

Desafio Encerrado.

O vencedor é o FJO - Alta Tensão. Parabens!! :)

Logo que me for possível comento todas as fotos.
 
Olhando às particpações, e por uma duvida que me foi colocada logo no inicio do desafio, fiquei com a sensação que poderia ou deveria ter sido mais especifico na descrição do tema.

Plenton - Trovoada : Não é uma composição fácil de conseguir, mas não justifica a falta de preocupação com o local :) Aquelas casas do lado direito eram evitadas. Pouca definição.

Arrakis_Dune - S/T : É um trabalho "invulgar". Em si, o motivo, está demasiado "pequeno"/longe e toda a atenção é virada para o céu. BTW, com esse exif, fiquei baralhado... que lente usastes?

dragao-azul - Controlling the source : Gostei da composição e do respectivo tratamento. Agora falta um referência para o ligar ao tema ( pode ser um painel de qualquer coisa ).

ogil - 12V : Quando falei em Alta Tensão, não estava à espera de miseros 12V :D. Podias ter apostado no CPU como único motivo. A tampa ali cortada está fora de contexto.

Winjer - Energia Verde : Teria potencialidade, mas correu alguma coisa mal com o resize. A foto está toda pixelizada e cheia de artefactos.

Vandrare - NSN Yellow flash : A composição na vertical acaba por cortar o(s) motivo(s).

Almeida100 - S/T : Apesar da definição, gostei da composição. Está é um pouco longe do que pretendia.

Warlord - High Voltage / Low Safety : Penso que já comentei esta foto :) Cai um pouco no "editorial/report" e fica mais o conceito de segurança que alta tensão.

Dani_PT - High Voltage Equipment : Aqui faltou apenas um toque de PP, e um pouco mais de exposição do "motivo" para compreensão da composição.

FJO - Alta Tensão : Era "ExtactoóQual" o que eu pretendia! Recorrendo a um dos "suportes" que indiquei, fazer uma composição interessante. A ideia ocorreu-me por andar a tirar fotos para stock ( optei por dedicar-me a alta tensão que tem alguma saida ) e tenho visto o potencial "artistico" que estas infra-estruturas nos dão. É uma excelente abstracto.

BTW tenho uma parecida :D

PedroCB - Incandescência : Tal como uma outra, "pouca voltagem" para o pretendido.

Venha mas é o novo desafio que eu estou de férias!! :D
 
parabens ao vencedor mesmo não concordando com a decisão. CoisaX, praticamente o que tu querias era "tirem uma foto igual à minha".. porque a composição não está interessante nem o enquadramento bem feito mas pronto.. é apenas a minha opinião ;)

congrats ao Arrakis_Dune, dragao-azul e PedroCB
 
|[-BooT-]|;7639528 disse:
parabens ao vencedor mesmo não concordando com a decisão. CoisaX, praticamente o que tu querias era "tirem uma foto igual à minha".. porque a composição não está interessante nem o enquadramento bem feito mas pronto.. é apenas a minha opinião ;)

congrats ao Arrakis_Dune, dragao-azul e PedroCB

concordo, pois como tu disseste a foto esta mal enquadrada e também não me diz nada... contudo se era o que ele pretendia temos de respeitar...

Também gostei bastante da foto do Dani_PT - High Voltage Equipment e gostava de lhe dar os parabens pois tem-se vindo a esforçar ao longo do tempo...Já agora isso e mesmo o que? Se puderes posta ai uma foto sem crop's :P
 
concordo, pois como tu disseste a foto esta mal enquadrada e também não me diz nada... contudo se era o que ele pretendia temos de respeitar...

Também gostei bastante da foto do Dani_PT - High Voltage Equipment e gostava de lhe dar os parabens pois tem-se vindo a esforçar ao longo do tempo...Já agora isso e mesmo o que? Se puderes posta ai uma foto sem crop's :P

Obrigado por reparares em mim :D gosto muito de fotografia, mas só agora pude comprar a maquina que queria e então estou mais dedicado a coisa, tudo para mim neste momento é motivo para foto...

Quanto a minha foto "High Voltage Equipment" trata-se de um borne receptor de alta voltagem e depois tem uns mais pequenos para baixa voltagem, e sucessivamente até chegar as nossas casas, a foto é mesmo assim, não cortei nada nem editei nada em PP, para mim a foto tem de ficar o melhor possível em bruto...

P.S: A foto foi tirada a um transformador mais ou menos parecido com estes , mas muito maior, pequei numa tesoura eléctrica, subi 12 metros e "Shoot" :-D
 
Obrigado por reparares em mim :D gosto muito de fotografia, mas só agora pude comprar a maquina que queria e então estou mais dedicado a coisa, tudo para mim neste momento é motivo para foto...

Quanto a minha foto "High Voltage Equipment" trata-se de um borne receptor de alta voltagem e depois tem uns mais pequenos para baixa voltagem, e sucessivamente até chegar as nossas casas, a foto é mesmo assim, não cortei nada nem editei nada em PP, para mim a foto tem de ficar o melhor possível em bruto...

P.S: A foto foi tirada a um transformador mais ou menos parecido com estes , mas muito maior, pequei numa tesoura eléctrica, subi 12 metros e "Shoot" :-D

sim quando eu falei em crop, estava a referirme a uma foto do equipamento completo em vez de so aquela parte...mais uma vez parabens ;)
 
|[-BooT-]|;7639528 disse:
parabens ao vencedor mesmo não concordando com a decisão. CoisaX, praticamente o que tu querias era "tirem uma foto igual à minha".. porque a composição não está interessante nem o enquadramento bem feito mas pronto.. é apenas a minha opinião ;)

Não queria uma foto igual à minha, mas sim uma ideia do género. Aliás, se virem uma das galerias que estou a fazer num das agências ( atenção que é sem referals!!! ) :

http://www.canstockphoto.com/image-galleries/high-voltage-5288

Está lá uma parecida sim, mas tem lá outras que mostram o que poderia ser explorado, porque nem toda que lá estão são "comerciais".

Eu proprio admiti que haviam fotos "boas" mas longe da temática.
 
Back
Topo