Intel Z77 is top Ivy Bridge chipset

V3ctor

Moderador
Staff
Intel Z77 is top Ivy Bridge chipset

USB 3.0 finally included It took Intel a while to get the USB 3.0 support to its chipsets and according to the schedule seen by Fudzilla, this should finally happen in first half of 2012.

The top chipset to natively support USB 3.0 is Z77 and it is tailored for Ivy Bridge 22nm, socket 1155 CPUs. It will come with a choice of one 16X PCIe slot, two 8X PCIes or one 8X and two 4X Gen 3 PCIe slots.

The chipset supports Intel RST, Smart Response Technology and supports maximum of 6 SATA ports where two of them can reach the top 6Gb/s speed. Total number of USB slots is 14 but only four of them can get to USB 3.0 speeds.

The chipset supports 8 PCIe 2.0 (5GT/s) and has zero PCI slot support. The good news is that Z77 supports CPU overclocking and it can support maximum of 4 DIMM memory modules.

The chipset also has a new graphics core, which is actually a part of Ivy Bridge 22nm CPU. This graphics core supports three independent displays and a choice of HDMI / DVI / Display Port / eDP or VGA connectors are possible. Lets not forget the integrated audio codec that supports dual stream HDMI and Display Port Audio.

These boards will also have native Gigabit Ethernet MAC and Intel Rapid Storage Technology 11 that includes Smart Response Technology, SATA 6Gb/s support, Lower power and UI enhancements, Single disk migration, RAID 0/1/5/10 support and Intel Rapid Recover Technology.

Sounds like a decent chipset to us and it is meant to replace Z68, the chipset that is about to launch today.

Pra quê tanta porcaria de chipset?? :O
 
Mais arroz como dizem...

Isto começa a fazer-me lembrar a Renault.

Sempre que alteram uma coisa, nem que seja uma óptica, lançam um novo modelo e apelidam de "Fase II" lol

Se ainda trouxesse PCI-e 2x 16x
 
É um refresh e não para agora. Também tivemos muitos chipsets com os core 2 Duo.

o que não faz sentido é existir 3 chipsets "de topo" (P67/H67/Z68) quando este ultimo bastava, daí espero que o Z77 substitua estes 3. Depois criem H71/H75 e afins para low end com features capadas

Quanto ao USB 3.0, 4 portas chega e sobra, não sei porque querem mais... Ou querem colecção de discos externos USB 3.0?
Se ainda trouxesse PCI-e 2x 16x

Dado que é o CPU que tem as lanes, o que pedes não é possível. Isso é para o socket 2011 e quem precisa de 2x 16x ou 4x8, tem dinheiro com fartura para tal plataforma.
 
Última edição:
Pois, já andei a ler infelizmente.

Msa de resto concordo com o que dizes. Colecção de discos externos, pens e acessórios nas portas USB não por favor. Eu só necessito de 3 geralmente (teclado, rato, externo, tendo o teclado 2 portas adicionais) mas pronto, são gostos.
 
É um refresh e não para agora. Também tivemos muitos chipsets com os core 2 Duo.

o que não faz sentido é existir 3 chipsets "de topo" (P67/H67/Z68) quando este ultimo bastava, daí espero que o Z77 substitua estes 3. Depois criem H71/H75 e afins para low end com features capadas

Quanto ao USB 3.0, 4 portas chega e sobra, não sei porque querem mais... Ou querem colecção de discos externos USB 3.0?


Dado que é o CPU que tem as lanes, o que pedes não é possível. Isso é para o socket 2011 e quem precisa de 2x 16x ou 4x8, tem dinheiro com fartura para tal plataforma.

Mas sendo o usb 3.0 retrocompativel não faria mais sentido meter logo tudo no standard 3.0...
 
Daqui a nada começa haver pen´s usb´s 3.0 (se já não houver) vê lá se não faz jeito? não é só os discos externos que faz utilidade do 3.0 ;)

É como eu queria comprar um radio, tinha de mp3 ou sem...eu para mim para que é que quero o mp3?...passado uns tempos já me fazia falta...
 
Lol por exemplo a minha 2.0 manda-me a (fava) meia dúzia de kb´s...3.0 ainda passa bem mais rápido ideal para ficheiros grandes ;)
 
Mas sendo o usb 3.0 retrocompativel não faria mais sentido meter logo tudo no standard 3.0...

Tens noção que o USB 3.0 tem mais 4 canas de dados e um 5º "dummy" (para shield)?

Vais adicionar mais traces, vais por mais carga no chipset (ou seja, mais consumo) para em 10 portas, apenas uma ou 2 no seu tempo de vida realmente tirar partido...

Ou seja, tanta complexidade para nada...

E pena o thunderbolt ainda não ser nativo, mas isso é muito mais complexo que o USB 3.0

Basta pensar na carrada de dispositivos que ligamos ao USB e a maioria não usa sequer a capacidade do USB 2.0
 
Então peço desculpa por fazer o papel de troll, mas não sei pq tiraram as portas de serie e paralela, uma vez que estas não usam protocolos manhosos como o usb, e industrialmente o standard rs232 ainda é muito usado, eu dispensava bem 1 ou 2 portas usb para ter pelo menos uma porta serie, em boards middle-high end, é que adaptadores usb nem sempre funcionam bem. Mas ainda assim compreendo o que dizes, mas a verdade é que chipsets futuros virão apenas com usb 3.0, e o que pergunto é, porque não já, se já toda a gente sabe que vai ser assim. É que, se ja se vê boards apenas com slots pci-e que não são retrocompativeis com pci, e nas lojas embirram em vender só placas pci (por exemplo placas com portas série), porquê andar a pisar ovos com o usb 3.0.
 
Então peço desculpa por fazer o papel de troll, mas não sei pq tiraram as portas de serie e paralela, uma vez que estas não usam protocolos manhosos como o usb, e industrialmente o standard rs232 ainda é muito usado, eu dispensava bem 1 ou 2 portas usb para ter pelo menos uma porta serie, em boards middle-high end, é que adaptadores usb nem sempre funcionam bem. Mas ainda assim compreendo o que dizes, mas a verdade é que chipsets futuros virão apenas com usb 3.0, e o que pergunto é, porque não já, se já toda a gente sabe que vai ser assim. É que, se ja se vê boards apenas com slots pci-e que não são retrocompativeis com pci, e nas lojas embirram em vender só placas pci (por exemplo placas com portas série), porquê andar a pisar ovos com o usb 3.0.

O mercado industrial é outra coisa e há material com fartura para isso. É só procurares e tens placas mãe com 4 RS-232 onboard. Ou querias boards desktop normais e xpto em industrias?

Olha lá uma board pro segmento industrial.

pg_6.jpg


Que eu saiba, o RS232 a MUITOS anos que não está no chipset. está no super IO e desde a muitos anos para ca que só se mostra como header na board.

Já eu sou o contrário de ti. Quero o legacy ERRADICADO de uma vez por todas, estamos em 2011 e quase a entrar em 2012 e acho incrível ainda ter pci, paralelas, ps2, vga's,floppy, tudo tecnologias que vem de 1980-1990's!!!

o VGA que continuo a achar absurdo, quando o DVI pode integrar analógico e utilizar um simples adaptador. O resultado que assim devora-se espaço que podia por mais 2 USB's.
 
Como deves imaginar não uso o pc só para isso, e sim sei que o rs232 há muito que passou para o super IO, mas para lga1366 não encontrei boards com o header serie sequer, que se vendessem cá no burgo, mas sei que por exemplo que o super IO da minha board suporta porta serie/paralela mas header não há, mas como tenho um dfi lanparty nf4 com header do sistema antigo uso esse quando preciso. O vga tou completamente de acordo contigo porque há uma boa alternativa.
 
Como deves imaginar não uso o pc só para isso, e sim sei que o rs232 há muito que passou para o super IO, mas para lga1366 não encontrei boards com o header serie sequer, que se vendessem cá no burgo, mas sei que por exemplo que o super IO da minha board suporta porta serie/paralela mas header não há, mas como tenho um dfi lanparty nf4 com header do sistema antigo uso esse quando preciso. O vga tou completamente de acordo contigo porque há uma boa alternativa.

Posso dizer que até tem sido raro a motherboard que me tem passado pelas mãos que não tenha o header para série e algumas até tem para porta paralela...
 
Back
Topo