Cloud Computing - Prós e contras

És adepto da cloud computing?


  • Total voters
    52

canhoto10

What is folding?
Lembrei-me de abrir uma discussão relativa a este género de computação, já que o mesmo está na berra. Abri no Geral, porque é uma discussão que afecta todos os SOs.

Da maneira que eu percebo isto (pouco), supostamente, num futuro próximo todos os nossos programas, ficheiros e dados serão "virtuais", todos guardados algures na internet. Ora, isto parece-me altamente inseguro, já para não dizer um pouco... parvo. A internet é cada vez mais abrangente, óbvio... Mas as ligações caem ou às vezes, não a temos pura e simplesmente disponível.

O conceito da cloud computing faz-me sentido e considero-o útil em situações como o Dropbox ou o SugarSync, em que servem apenas para backup e sincronização automática de ficheiros com todos os aparelhos ligados ao serviço e nada mais.

Pondo a vossa a opinião face a face com as graves situações que se têm sucedido ultimamente, como a da PSN e Amazon, o que pensam disto?
 
Última edição:
Explica o que é isso do cloud computing, ou pelo menos mete um link.

Não sei se o nome correcto é esse, mas ele está a falar da quantidade de informação que hoje em dia guardamos na Internet. Por exemplo, os serviços Dropbox e afins permitem guardar-te ficheiros na net em servidores e existem aplicações que mantém uma pasta no teu PC sempre sincronizada com os ficheiros do servidores, pelo que haja alguma alteração nalgum ficheiro, és informado, ou podes alterar tu directamente na tua pasta que a alteração é feita o servidor...
Ou outros serviços, como o Grooveshark, que permite ouvir música sem fazer o "download" no sentido habitual da palavra.
Ou os serviços Google Docs, que são editores de texto, folhas de cálculo, apresentações, etc, mas browser based....
Ou o Picnik, um site que te permite fazer upload de imagens e fazer algum trabalho de edição de imagem, tudo browser based...
Ou o Steam, onde tens os jogos.
Ou a PSN, onde tinhas a tua informação, informação essa recentemente hackada.


Enfim...

Cumps
 
Da mesma forma que existem maneiras de garantir que os teus dados estão seguros na dropbox pode-se estabelecer outras medidas de segurança para outro tipo de serviços.

No que diz respeito ao acesso... as coisas a seu tempo virão. A tendência poderá ser essa que enunciaste no teu post mas quando as coisas atingirem realmente esse ponto certamente que o acesso à Internet terá de ser ainda mais generalizado, robusto e rápido. O que eu quero dizer com isto é que os fornecedores de serviços só os vão começar a fornecer quando verificarem que existe mercado para tal porque a partir daí sim, passará a fazer sentido.

Algo como o OnLive, por exemplo, seria extremamente dificil de executar com exito há alguns anos atrás (e mesmo agora não é facil, são precisas latências muito boas e calculo que a largura de banda utilizada seja um abuso).
 
Da mesma forma que existem maneiras de garantir que os teus dados estão seguros na dropbox pode-se estabelecer outras medidas de segurança para outro tipo de serviços.

Sim, claro. Mas a meu problema não é esse. O meu problema é que essas novas medidas de segurança estão sempre passíveis de serem contornadas. Obviamente que no modelo actual, também. Mas o utilizador tem certamente mais controlo (e também responsabilidade) sobre isso, ao que me parece, ao passo que com a cloud computing, estamos a entregar esse controlo a terceiros.

No que diz respeito ao acesso... as coisas a seu tempo virão. A tendência poderá ser essa que enunciaste no teu post mas quando as coisas atingirem realmente esse ponto certamente que o acesso à Internet terá de ser ainda mais generalizado, robusto e rápido. O que eu quero dizer com isto é que os fornecedores de serviços só os vão começar a fornecer quando verificarem que existe mercado para tal porque a partir daí sim, passará a fazer sentido.

Sim, mas desconfio. Poderá haver net em todo o lado, mas se o hardware que usamos para nos ligarmos falha... O que fazemos? Neste momento prezo muito o facto de estar a escrever um trabalho a partir de uma aplicação que está mesmo no meu computador. Se tudo mudar para o sistema que descrevi, terei de aceder à internet para escrever esse mesmo trabalho. O que faço se o computador falhar a ligar?


Algo como o OnLive, por exemplo, seria extremamente dificil de executar com exito há alguns anos atrás (e mesmo agora não é facil, são precisas latências muito boas e calculo que a largura de banda utilizada seja um abuso).

Exacto, e todos sabemos que as latências são gajas lixadas :P Isso é mais ou menos como o serviço de jogos do MEO, não é?
 
cloud

olá

quanto á segurança da informação, esta está bem garantida!
quanto á opção, tem a ver com (n) factores que terás que ponderar antes de usares um serviço desses.

as desvantagens obvias são o downtime da linha que possas ter (cabo, adsl, fibra) que implicacrá ficares sem serviço.
as vantagens são bastante atractivas em cenários complexos.

exemplo:
imagina que tens um site com mihares de acesso por segundo.

a) Montas uma infraestrurura complexa com failover com várias maquinas (50.000 euros)
b) Pagas licenças de software (SO, BD, Wathever) (10.000 e)
c) Montas uma estrutura de backup (10.000e)
d) Pagas a pessoas para mater a estrutura/sistema.data

Neste exemplo em concreto, com cloud computing podes eliminar os pontos a,b e c, e reduzir o custo no ponto d.
o custo de cloud neste cenário compensa largamente.

quanto á informação desaparecer dos clusters cloud, é como tudo, daqui a 1/2 ano ouvirás falar de outros problemas que não tenham sido anticipados mas deste concretamente duvido que ocorra muitas mais vezes...
 
Não sei se no caso de perderes a ligação à net se a informação se perde. Acho que o cloud computing é o método que a google está a usar nos seus pcs com o seu OS que vão sair dia 15 de Junho, e pelo que vi no site da google eles falam que caso não tenhas ligação à net existem imensos programas que funcionam sem ligação, funcionam offline..

[video=youtube;Fc-WpGvBkLo]http://www.youtube.com/watch?v=Fc-WpGvBkLo&feature=player_embedded#at=26[/video]

Podem ver nesse vídeo aos 22segundos o que estou a dizer..
 
E entretanto, vocês não estão a pensar no futuro. Se no presente, já temos muitas ligações à net em todo lado, no futuro (espero eu) irá haver internet wireless em qualquer rua, fora e dentro de casa. Mesmo que falhe um ponto de acesso, irão haver outros pontos de acesso para aceder. Cada vez olho mais para a Internet como algo que está cada vez mais acessível, em todo o lado. Um exemplo disto é as Universidades. Entras no campus de uma qualquer Universidade e tens wireless em todo o lado, quer seja na rua como nos pisos subterrâneos dos edifícios.

Cumps
 
Não sei se no caso de perderes a ligação à net se a informação se perde. Acho que o cloud computing é o método que a google está a usar nos seus pcs com o seu OS que vão sair dia 15 de Junho, e pelo que vi no site da google eles falam que caso não tenhas ligação à net existem imensos programas que funcionam sem ligação, funcionam offline..

[video=youtube;Fc-WpGvBkLo]http://www.youtube.com/watch?v=Fc-WpGvBkLo&feature=player_embedded#at=26[/video]

Podem ver nesse vídeo aos 22segundos o que estou a dizer..


depende do que se está a usar, no caso do SO da google , bviamente fazem cache no pc para puderes usar sem ligação, tal como noutros serviços cloud.
no caso que descrevi não .
 
Recentemente após ter tido a experiência de me ligar frequentemente ao meu home pc e a um servidor via ambiente de trabalho remoto cada vez mais me convenço da ideia que com o aumento das velocidades de internet chegará a altura que em vez de se comprar um pc compra-se (ou aluga-se) um slot de servidor e depois basta um monitor (que efectuasse a ligação via internet ao servidor), teclado e rato e fazia-se tudo remotamente. Mesmo actualmente com uma ligação 100/100 já dá para fazer isso, inclusive com visionamento de filmes e tudo.

Para mim isso é o futuro até porque possibilitaria o acesso a espaços de disco maiores e a melhores capacidades de processamento.
 
Eu então sou completamente a favor da Cloud, desde que existam medidas apropriadas de protecção.
Por exemplo, tenho estado a fazer uma apresentação/memória descritiva, e tenho feito o trabalho com os meus colegas, e armazenei o ficheiro no Dropbox, que automaticamente sincroniza com a minha pasta no PC...
Vantagem: Posso trabalhar em casa, e assim que guardo é automaticamente sincronizado com os servidores. Sendo um trabalho de grupo, posso partilhar a pasta com os meus colegas, pois todos eles compreendem a utilidade do dropbox, principalmente para um aluno universitário que tem de fazer e apresentar trabalhos, e como tal têm conta. Basta partilhar a pasta e eles têm acesso ao ficheiro... e mais importante: Se vou trabalhar nos pcs da univ, não preciso de levar pen - acedo ao Dropbox e tenho lá o ficheiro pronto a ser utilizado. Depois guardo, faço upload para o Dropbox e voilá, quando chego a casa a minha pasta sincroniza com o servidor...

No serviço dropbox, só vejo vantagens, e considero esse serviço com um dos mais importantes para quem usa a net e necessita de transportar informação consigo. E quem diz dropbox, diz o Grooveshark, que me permite ouvir qualquer música em todo o lado. Basta aceder e tenho acesso às minhas playlists e às minhas músicas favoritas... Enfim, existem muitos serviços de grande utilidade, é preciso é que estes estejam bem protegidos.
Cumps
 
Última edição:
Eu então sou completamente a favor da Cloud, desde que existam medidas apropriadas de protecção.
Por exemplo, tenho estado a fazer uma apresentação/memória descritiva, e tenho feito o trabalho com os meus colegas, e armazenei o ficheiro no Dropbox, que automaticamente sincroniza com a minha pasta no PC...
Vantagem: Posso trabalhar em casa, e assim que guardo é automaticamente sincronizado com os servidores. Sendo um trabalho de grupo, posso partilhar a pasta com os meus colegas, pois todos eles compreendem a utilidade do dropbox, principalmente para um aluno universitário que tem de fazer e apresentar trabalhos, e como tal têm conta. Basta partilhar a pasta e eles têm acesso ao ficheiro... e mais importante: Se vou trabalhar nos pcs da univ, não preciso de levar pen - acedo ao Dropbox e tenho lá o ficheiro pronto a ser utilizado. Depois guardo, faço upload para o Dropbox e voilá, quando chego a casa a minha pasta sincroniza com o servidor...

No serviço dropbox, só vejo vantagens, e considero esse serviço com um dos mais importantes para quem usa a net e necessita de transportar informação consigo. E quem diz dropbox, diz o Grooveshark, que me permite ouvir qualquer música em todo o lado. Basta aceder e tenho acesso às minhas playlists e às minhas músicas favoritas... Enfim, existem muitos serviços de grande utilidade, é preciso é que estes estejam bem protegidos.
Cumps

Isso é o uso que eu considero apropriado para algo como a cloud. Simples backup e sincronização de ficheiros. Algo mais complexo e que exija a introdução de dados importantes do utilizador já é algo que me faz desconfiar seriamente... Cada vez que penso no caso da PSN, fico verdadeiramente alarmado e contente por não ter tido o azar tremendo que tiveram 70 milhões (!) de pessoas.
 
A cloud traz novas possibilidades, é inegável, mas eliminar todos os serviços locais parece-me uma parvoíce. Mas infelizmente, e uma vez mais, sempre que surge uma nova buzzword há quem a tome como a silver bullet que vai resolver todos os problemas.
Há questões de segurança, de disponibilidade, etc. que não são garantidas. Eu por exemplo uso e abuso do dropbox, mas complemento a vantagem de poder ter ficheiros acessíveis em qualquer lado com backups locais em máquinas minhas (já vimos outages no Gmail e na Amazon, inclusive com perda de informação).
E quem daqui se sente confortável ao ponto de colocar uma cópia do seu cartão matriz ou outro tipo de informação sensível num servidor que não é seu?
 
o facto de estar num servidor já mete algum respeito e cuidados..
mas, lá está, há coisas que vamos ter sempre problemas. o grande problema será mesmo o facilitismo (inocência, vá) das pessoas quererem meter logo tudo na cloud.

fora disso, a cloud será uma boa aposta... mas sempre com o sistema operativo local e a parte cloud como "extra". internet ainda não é como a electricidade...
 
Eu acho que é uma excelente ideia, mas as pessoas também têm que ter noção dos dados que lá põem. Existem dados como o cartão matriz, etc como referirem aí a trás que claro que não se devem por lá. Para esses dados existem discos externos, pens, etc, onde se devem manter esses dados..

Eu pessoalmente até estou com bastante expectativa por ver os novos pcs da google com o OS da google por estes virem com um sistema parecido, acho que vou gostar daquilo..
 
Basta ver como a PSN ficou em baixo quase 1 mês (e alguns serviços continuam em baixo) para perceber que não podemos ter tudo online.
 
Back
Topo