Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais Vs Design de Jogos Digitais

Bartude

Power Member
Boas ppl, tou aqui com umas duvidas, sobre entrar para que curso. Como diz no titulo, tou indeciso entre o EDJD e o DJD. :S

Cada uma tem as suas vantagens, por exemplo, depois de completar o DJD, posso candidatar-me a diversas áreas, mas acho que não fico muito "bom" nessas áreas, no entanto, se eu for para a EDJD, só posso me candidatar a uma área mais reduzida e especifica(programação), mas devo de sair de la muito bom em programação.

Eu sei que se eu quiser ir para a industria de jogos, tenho que emigrar para fora, eu já pus isso na cabeça :b
Eu venho dum curso profissional de Programação.
Não sei se é aqui que se por este tópico, se não for, peço desculpas :/

No fundo, o que eu queria saber são as vossas opiniões(se não se importarem de as dar), ou também opiniões de pessoas que andam em qualquer um desses cursos.

Tou tão indeciso quanto a isto, que até já fiz uma folha excel com as vantagens, desvantagens...
Se quiserem que eu poste aqui esse excel, digam ^^
 
Já existe um tópico para dúvidas de cursos no Geral. Penso que foi indicado quando fecharam um tópico igual a este.
 
São coisas completamente diferentes.
O de design de jogos só retrata a parte gráfica e não tens nenhuma programação já o de EDJD tem cerca de 90% programação e depois duas cadeiras de matemática e também uma ou duas de game design (mas muito pouco mesmo). É uma questão de veres o que preferes ... design ou programação.
Já agora ando no de EDJD no IPCA :)
 
São coisas completamente diferentes.
O de design de jogos só retrata a parte gráfica e não tens nenhuma programação já o de EDJD tem cerca de 90% programação e depois duas cadeiras de matemática e também uma ou duas de game design (mas muito pouco mesmo). É uma questão de veres o que preferes ... design ou programação.
Já agora ando no de EDJD no IPCA :)
No DJD tem se programação, o curso é tipo geral, para quem ainda não sabe bem ou gosta das várias areas e depois pensar em fazer um mestrado numa das areas especificas pode ser bom. Mas visto que tu já tiveste programação, e presumo que gostes minimamente, mais vale ires para o EDJD no sentido que para ti é uma continuação, alem de que estás já te a preparar para a tua "especialização", coisa que no DJD ainda tinhas de fazer um mestrado (ou cursos pequenos) para ficares mais especializado na área que gostas.
 
No DJD tem se programação, o curso é tipo geral, para quem ainda não sabe bem ou gosta das várias areas e depois pensar em fazer um mestrado numa das areas especificas pode ser bom. Mas visto que tu já tiveste programação, e presumo que gostes minimamente, mais vale ires para o EDJD no sentido que para ti é uma continuação, alem de que estás já te a preparar para a tua "especialização", coisa que no DJD ainda tinhas de fazer um mestrado (ou cursos pequenos) para ficares mais especializado na área que gostas.

Sim, gosto bastante de programação. Eu tou indeciso porque depois de completar o DJD, é possivel candidatar-se a muitas mais areas do que em EDJD.
 
Sim, gosto bastante de programação. Eu tou indeciso porque depois de completar o DJD, é possível candidatar-se a muitas mais áreas do que em EDJD.
Se estiveres a referir que depois tens mais opções para te especializares numa ai tudo bem, porque na indústria dos jogos no que se vê actualmente é que preferem que as pessoas saibam só duma coisa (e muito bem), do que saibam de muitas areas e em nenhuma a 100%, porque actualmente nem os indies com equipas minúsculas ( menos de 10 pessoas) costumam ter pessoas que tenham cursos gerais de jogos.(que aí nesse caso poderia ser bom visto serem poucos cada um podia dar um toque aqui e ali, tendo pelo menos 1 ou 2 especifico numa área)
Por isso há preferência nos cursos que sejam mais específicos, mas claro há muitas variáveis. (cursos que faças a parte, conhecimentos que tenhas, portfolios, mods e outros feitos, sorte no timing,etc)
 
Eu acho que ja tenho as duvidas quase todas esclarecidas. Ja agora, eu tive a ver bue empresas americanas de Jogos, tipo a Ubisoft, Blizzard, Rockstar... e pelo que tive a ver, eles pedem em quase todos cargos de programação e tal, só que eles pedem experiência prévia. Eu tou aqui a ver na EDJD, e eles não tem estagio no 3º ano :/ Se todas as empresas pedirem experiência, onde é que eu vou para "arranja-la"?
 
a experiência , arranjas fazendo o cargo de trabalhor / estudante e tens de começar por "baixo" nao é logo ir pa blizzards nem nada disso.

No mundo da informática o teu valor, o teu salario, a importancia do teu cargo vai melhorando com o passar do tempo.. ao passar o tempo ganhas "x" anos de experiência.

Essa tambem é uma duvida que eu tenho , e aconselho-te a ires para o que mais gostares , porque qualquer area que vas se fores "bom" tens sempre onde trabalhar.

Cumprimentos
 
Sim, eu nao tava a pensar em ir logo pa essas, só dei exemplos. Ja agora, sei que não faz parte do tópico, mas queria saber uma cena. Ja que não existem residências la, se eu tiver SASE, eles pagam o aluguer dos apartamentos(ou parte)??
 
eu em relação a isso não tenho a certeza.. sei que existe bolsas de estudo para te ajudar a pagar o curso , agora residencias não faço ideia..
 
:x fogo, isto agora de não ter residências lixou-me um coto os planos. Ainda mais se nesses apartamentos tivermos que pagar as contas da luz, agua, etc... (é o mais provavel)
 
isso depende da residencia.. se for residencias da faculdade , penso que so tens de pagar o aluguer do quarto, algo deste genero.
 
pois :/

no pior das hipóteses, vou para o DJD, e depois disso, que é quando eu devo ter mais estabilidade financeira, tiro o EDJD
 
Back
Topo