Desafio Edição da Semana #3

Scruffy

Membro
Na fotografia gosto especialmente de paisagens. Escolhi esta fotografia porque tenho pena de não a ter tirado melhor no momento, talvez usando bracketing para fazer um HDR. Provavelmente por já estar cansado nem devo ter olhado para o display da maquina a ver como tinha ficado.

É em Praga, na Republica Checa, lá em cima vê-se o palácio do castelo. Foi tirada com uma Sony a230.

dsc02076resize.jpg


Tentei por com mais qualidade neste link:
http://imageshack.us/photo/my-images/189/dsc02076ea.jpg/

Boas edições ;)


As regras para submissão de fotos:

1. Apenas é permitida uma tentativa por utilizador, editada e submetida pelo próprio que pode ser alterada no decorrer do concurso (editar post)
2. O vencedor deverá lançar o novo desafio em 24horas após o conhecimentos dos resultados, caso não o faça essa tarefa fica a cargo do vencedor da Menção Honrosa
3. Devem colocar o(s) programa(s) usado(s) na edição assim como uma breve descrição das acções efectuadas


Não é permitido colocar comentários enquanto o desafio decorre. Estes apenas poderão ser feitos quando o desafio terminar e os vencedores forem anunciados.

Para esclarecimento de dúvidas (durante as primeiras semanas) usem esta thread ou enviem PM.


Um desafio por semana nos seguintes termos:

* Novo Desafio - Depois dos vencedores serem declarados.
* Início das participações - Assim que o novo desafio é lançado.
* Fim das participações - 04 de Junho de 2011. Os vencedores serão escolhidos de seguida.
* O vencedor deste desafio lança uma nova fotografia para edição e escolhe um vencedor e uma menção honrosa.
* A fotografia lançada - Deve conter o mínimo de edição possível, o ideal é tal e qual como veio da maquina, apenas com um resize para 1024 lado máximo.


Boa sorte a todos!
 
dsc02076ea23tonemappede.jpg


Lightroom -> Photomatix -> Lightroom -> Topaz Denoise -> Topaz Adjust -> Lightroom -> Viveza -> Lightroom -> CS5

It was fun :)
 
Última edição:
unled1hv.jpg


Uma brincadeira rápida no PS:D:

Brightness/contrast - Vibrance - Shadow/highlights - Masks - Lens Blur - Hue/Saturation
 
Phtoscape

Auto Nível > Filtro - Efeito de Filme - Cinema (Médio) > Filtro - Vinheta (BR) > Filtro - Efeito de Filme - Agfa (Baixo)

k1dj61.jpg
 
semana3small.jpg


Photoshop - todos os parametros e gráfico no menu de HDR toning - troca do céu porque o original não ficava bem com a maneira como estava o resto da imagem.
 
Boas noites a todos, aviso desde já que as minhas opiniões são baseadas no meu gosto pessoal e não sou nenhum entendido.

O vencedor é então o T0utanis. Gostei do tratamento das casas que estavam um bocado escuras na foto original e penso que ficaram em harmonia com o céu escolhido. Tenho a reparar só o ligeiro "halo" que se vê a separar o céu do resto da foto. O crop deu uma perspectiva diferente de todas as outras edições.

Quanto à menção honrosa, esta, para mim, de mais difícil escolha, vai para o Ulpianus. É uma edição mais conservadora e por isso menos artificial, o que aprecio e normalmente tento atingir com as edições.

Relativamente às restantes imagens:

Cleophas: Penso que seja a foto mais próxima da imagem original. O que menos gostei foi o facto de me parecer que lhe faltava sharpness. Ainda assim foi resolvido o problema das casas escuras sem aparentemente haver nenhuma separação denunciada com o céu.

Plenton: Não sendo fã dos formatos wide, não penso que tenha ficado muito bem enquadrado porque foram cortadas as casas em baixo e só se vêm telhados. A nível de cor, penso que terá ficado um pouco quente demais, e os pormenores das árvores poderiam ter sido clareados, já que agora ocupam uma área considerável da foto.

KillerWolf: Penso que terá ficado com pouco detalhe. Pelas casas não se percebe bem se é pintado. No entanto gostei do efeito do céu, e dá a ideia de o sol estar a nascer por trás do palácio. Isso foi feito com um céu adicionado e posteriormente filtrado?

Warlord: Uma das que me deixou na dúvida para a menção honrosa. Uma coisa que não gostei foi o facto de as duas torres ao centro estarem escurecidas, o que provavelmente resultou de um gradiente que terá sido aplicado ao céu. Quanto ao tratamento das casas agrada-me bastante, estando parecido com o do T0utanis.

Romao: Já fiz algumas brincadeiras com esse filtro e nalguns casos não desgosto do resultado, mas esta penso que não seria a melhor imagem para ele. E o céu ficou "queimado", perdeu o pouco detalhe que tinha.

Ra7or: Gosto deste efeito e penso que foi bem aplicado, apenas talvez nas árvores à frente se pudesse ter conseguido manter o desfoque, para não evidenciar tanto o ponto de transição.

Darkstyle: Está digna de um filme de vampiros. A meu ver peca porque dá ideia de que o céu foi mal cortado nas duas torres ao centro e porque o céu amarelado não me parece conciliar-se muito bem com os brancos azulados das casas (mas o meu monitor não está calibrado :()

darkshines: O efeito poderia ficar interessante, no entanto acho que a foto ficou demasiado escura, o detalhe nas árvores p.e. perdeu-se. O efeito de vinheta não ficou mal.

m4xc4v413r4: Embora não saiba bem porque, a foto ficou a parecer um bocado artificial, talvez por as nuvens estarem um bocado baixas a aparecer por trás dos edifícios. Gostei das partes verdes que foram clareadas, e ficou uma foto bastante colorida.

jmpub: Quando pus aqui a fotografia pensei que fossem surgir mais edições a preto e branco, acho que combinavam com a foto. Quanto a esta edição, o que menos me agrada é o facto de, com a conversão feita para pb, não se ter realçado o palácio que entendo ser um ponto de destaque. De reparar que é até difícil de distinguir a cor do telhado com a cor da parede ou com a da cúpula, que são todas cores diferentes como se vê bem na foto do m4xc4v413r4 por ter uma saturação grande.


Bem, espero não me ter esquecido de ninguém e ouvir as vossas opiniões se discordarem das minhas :001:
 
é o problema de não colocar a hora no desafio :(

Parabens a ambos, gostei das vossas edições (embora no caso do T0utanis tivesse optado por um ceu sem passaros :p)

venha o proximo :)
 
T0utatis! Obrigado pela escolha, houve edições muito boas. Vou colocar agora o novo desafio, mas a data limite vai ser inferior a uma semana porque depois disso vou ficar sem acesso à net :D
 
Muitos parabens ao vencedor num desafio em que mais uma vez houveram edições muito boas.
Da parte que me toca muito obrigado pela menção honrosa.
Tentei fazer uma espécie de HDR o mais natural possivel. Mas com um só ficheiro jpeg é complicado.
Um ficheiro RAW e as possibilidades são outras.
 
Back
Topo