Jogos antigos em maquinas vituais com aceleração 3D

M_guest

Banido
Boas Tardes,

Decidi que era finalmente altura de jogar o X-Wing Alliance como deve ser e depois descubro que não corre, de todo em SO superiores ao Windows XP.
Pelo que tenho lido deve-se ao installer correr a 16bit, lá procurei pelos confins da internet e descobri um instaler modificado para esse efeito e consegui instalar o jogo.
Só que eu arranco o dito cujo, aparece uma mensagem de erro a dizer que não tenho um joystick ligado (por acaso está arrumado, para o ligar preciso de 15min..) e o jogo desliga-se.

Considerando que há mais jogos que tenho tido uma certa dificuldade em jogar no Windows 7 64bit estive a ponderar correr uma máquina virtual do Windows XP, não digo Windows 98SE porque o Steam já não o suporta.
Só que estive a ler e parece que a emulação é mesmo ao nível de uma S3 Virge, já encontrei uma guia que indica conseguir emular uma maquina com uma performance equivalente ao de uma GeForce 2, já é bom para os jogos em questão, I guess.

Mais alguém testou correr uma maquina virtual com aceleração 3D e quais os resultados?


Em ultima analise posso sempre instalar o Windows XP nativamente, só que queria evitar um dual-boot só para uns 5 jogos...
 
Em ultima analise posso sempre instalar o Windows XP nativamente, só que queria evitar um dual-boot só para uns 5 jogos...
Não é uma solução assim tão má, precisas de muito pouco espaço para isso e é garantido que tudo funciona na perfeição. Nos primeiros tempos do XP lembro-me de ter uma partição com win 98 para jogar quake. E o quake corria perfeitamente em XP, só que eu gostava mais sensividade do rato no 98 :P
 
Pois, estive a ver bem e parece que não vou poder correr bem certos periféricos.
Por isso já me encontro a instalar o Windows XP, até aproveitei e reservei uns 50Gb para uma partição do Ubuntu =)
 
Como é que vocês têm aceleração 3D em máquinas virtuais? Tenho o VMware Workstation 7 e a placa gráfica é muito ranhosa, uma emulada...
 
Obrigado Samot, consegui por o jogo a correr, no entanto... é de mim ou aquilo não é propriamente suave?... parece que o motor está bloqueado a 30fps.
Já tentei mudar a resolução para 1920 x 1080 pela edição do executável... mas resulta num bloqueio do jogo em si... vou tentar uma resolução mais baixa.

E The Wolfman, 3D acceleration in virtual machines.
 
O VirtualBox tem opção de activar a aceleração 3D na máquina virtual, embora esteja lá a dizer que é de carácter experimental. Nunca testei, mas quem sabe se funciona.
 
Infelizmente, no meu caso, o jogo é tão antigo que até tens é guias de como o por a correr no Windows XP!
Um pequeno à parte, é incrível como uma grande série que foi a X-Wing acabou de um momento para o outro sem nenhuma justificação...

Já consigo ter o jogo a correr a 4:3, até agora todas as minhas tentativas para correr em 16:9 ou resultaram em bloqueios do sistema ou aberrações gráficas =(
Também estive a ver que o jogo nem sequer deixa escolher que eixos é que fazem o quê, por isso não presumo que se irá dar bem com um sistema de 3 periféricos distintos como o G940...
 
Back
Topo