Queres jogar os teus jogos originais(cartuchos) SNES/Megadrive no teu pc?

bynight

Power Member
pessoal, deixo aqui este link, a quem esteja interessado neste dispositivo. Ha quem tenha as consolas com bastantes jogos, e caso a consola deixe de funcionar, sempre se pode jogar com eles no pc, legalmente claro. é so ligar por USB

http://www.retrode.org/

golden-total-300x173.png
 
Bom bom era também um adaptador para ligar os comandos da MD, SNES, etc... lol

A versão original já suporta controladores para a SNES, a nova versão vai ter suporte para os da Sega (sendo que a Mega Drive, Master System e a Atari 2600 partilham o mesmo conector).

Na pratica trata-se de um leitor de cartuchos para serem lidos diretamente por um emulador ou ser obtida a sua rom interna.
Em termos práticos irá ser algo a ser usado mesmo pelos puristas e/ou pessoal que quer seguir a lei a 100% no que diz respeito à emulação de jogos.
Isto é, é legal correr um jogo emulado, desde que a rom em questão tenha sido obtida diretamente pela pessoa em questão, ter um cartucho de um jogo e obter uma rom desse mesmo jogo por uma fonte distinta não é legal.

E digo legal com alguma dificuldade pois empresas como a Nintendo nunca viram a emulação de bons olhos, especialmente quando eles gostam de espremer os seus classicos até à ultima gota.
 
É uma boa ideia para quem tem centenas de jogos e quer se divertir, como é o meu caso. Tenho vários jogos para mega-drive, incluindo alguns clássicos. Não percebo é porque colocam bastante informação sobre este adaptador no site e depois quando chego à parte da loja online aparece a dizer que estão fechados e vai estar brevemente disponível a versão 2. Os responsáveis do site deviam colocar mais informação sobre as alterações e a data esperada para o lançamento desta nova versão.
 
Dependeria do uso que se desse ao cartucho. Eu poderia apenas querer alterar um determinado jogo para uso pessoal. Por exemplo, há um editor de Micro Machines (para o 2, 96 e military) para a Mega Drive que permite aceder a todas as pistas do jogo e alterar as que estão disponíveis no modo de dois jogadores e time trial, tornando assim possível jogar nestes modos corridas que só estão disponíveis no modo challenge...

Seria tremendo dar nova vida a este clássico e jogar contra os amigos em pistas antes inacessíveis :D
 
Última edição:
Bem, pelo que percebi isso é para ser utilizado com emuladores comuns que correm em PC windows, por isso a unica coisa que vamos substituir é a ROM que se puxa da internet por um cartucho original. Mas ao correr isso no PC vai ter todos os problemas inerentes a emular jogos e jogar num monitor PC, LCD/plasma HD: as resoluções e a imagem nunca vão ser a mesma coisa que jogando numa tv CRT das antigas, com scanlines.
 
Boas. E isto permitiria fazer o inverso, isto é, enviar roms para os cartuchos?

ROM, Read Only Memory, os dados não podem ser alterados, por isso não, não dá, no máximo podes gravar o progresso de um jogo nos poucos cartucos que o permitem... se bem que a bateria interna de vários já deve ter drenado por esta altura.
 
ROM, Read Only Memory, os dados não podem ser alterados

Mas a minha pergunta centrava-se na capacidade deste aparelho em concreto em enviar ROMs para cartuchos virgens... Que existem aparelhos desses é um facto, alguns à venda por aí;

E quanto à ROM, esse programa de que falei para alterar o Micro Machines lê a ROM, modifica o seu conteúdo, gravando-a como novo ficheiro...
 
Boas. E isto permitiria fazer o inverso, isto é, enviar roms para os cartuchos?

Já vi cartuchos que fazem o que tu queres, para sistemas mais antigos que a mega drive... É questão de procurares no google, uma pesquisa rápida permitiu-me encontrar que sites que vendem isso pelo preço de 150 dólares...
 
Não vale a pena, o Big E é muito mais simples e prático.

Se bem que primeira coisa que vou fazer ao arranjar casa nova é comprar uma TV de 50' e ligar-lhe a minha NES :D
Ou talvez comprar a NES em que se ligar o cartucho por cima, é muito mais durável que o primeiro modelo.
 
Back
Topo