Engenharia Informática e Programação direccionada para jogos

Bartude

Power Member
Boas, tou mesmo quase decidido a ir para Engenharia Informática para o ano, só que tenho uma duvida. Antes de mais nada, eu sei que tenho de ir para o exterior para ter sucesso nesta área, já me mentalizei disso. O que eu queria saber era se os programadores de jogos utilizam alguma software especial, ou se sabem quais os softwares que eles utilizam.

Obrigado ^^
 
Olá,

Em Engenharia Informática vais ter várias disciplinas de programação, matemáticas e circuitos, onde podes aprender um pouco de tudo. O que posso aconselhar-te é: tira Licenciatura em Engenharia Informática e no Mestrado então escolhes um curso que direccionado para a criação de jogos.

Tens o Master of Entertainment Technology da parceria entre a Carnegie Mellon+Universidade da Madeira, que é uma boa escolha. Podes ver mais informações --> http://www.m-iti.org/met
 
Existem muitas linguagens que podes utilizar para fazer jogos, tudo depende se queres fazer um jogo mesmo a sério para o mercado e para eventualmente ter sucesso ou um jogo teu, designados por " jogos indie".
Se trabalhares para uma empresa que produza jogos, quase de certeza que vais programar em C++. É a linguagem mais utilizada para programar jogos, em conjunto com uma engine. Dentro das engines, uma bastante popular é a Unreal Engine. Muitos títulos famosos usam essa engine, como por exemplo o Bioshock 2.
Embora que, para teres sucesso no mundo do jogos não é só necessáriamente os gráficos que contam... por exemplo o Minecraft com mais de 2.5 milhões de cópias vendidas (mais do que o Doom 3 e o Far cry), começou por ser desenvolvido por uma única pessoa, e agora têm uma equipa de programadores a actualizar o jogo constantemente.

O meu conselho é que se alguma vez desenvolveres jogos, escolhe a linguagem com que te dás melhor. O "programa" que vais usar para desenvolver estes jogos é mais denominado por IDE, mas não te preocupes, se fôres para engenharia informática depois vais preceber melhor tudo isto ;)
 
Se vais para essa área tens que te mentalizar de uma coisa, Informática != jogos . Não te vão ensinar a fazer jogos, vão te transformar num engenheiro com capacidade para construir o que quer que lhe seja pedido.

Tal como já disseram, depende de que tipo de jogos estás a falar. Há joguitos simples que apenas uma ou duas pessoas conseguem fazer. Mas se te referes a jogos de mercado, são projectos enormes com várias vertentes e não só programação. Podes não perceber a ponta sobre qualquer linguagem e no entanto teres um papel fundamental na construção de um jogo, como exemplo as pessoas responsáveis pelo som e arte gráfica.

Quem se mete numa licenciatura destas não pode ir a pensar que vai "fazer jogos", tem que ir a pensar "vou ser engenheiro e serei capaz de fazer tais tarefas".
 
Última edição:
Tens a certeza que queres programação pura e dura? Isso é uma pequena parte duma equipa. Não gostavas de trabalhar com programação como o 3DMax para fazer personagens.

Não falo de ti porque não te conheço mas infelizmente conheço muitas pessoas que foram para informática com os jogos na cabeça e depois quando se vê a colecção deles é inexistente, é tudo pirata :rolleyes:
 
Eu prefiro muito mais ir para os jogos do mercado. Eu tava a perguntar os programas porque eu sei que não vou aprender sobre Engines, e que vou ter que aprender sozinho.

Eu sei que a Engenharia Informática é sobre tudo em geral, mas pelo que tive a ver, tem varias disciplinas fundamentais para se poder programar jogos (sei que não é direccionado a jogos, mas é fundamental na mesma), como Matematica Discreta, Algebra Linear, Programação C++, etc...
 
Tens a certeza que queres programação pura e dura? Isso é uma pequena parte duma equipa. Não gostavas de trabalhar com programação como o 3DMax para fazer personagens.

Não falo de ti porque não te conheço mas infelizmente conheço muitas pessoas que foram para informática com os jogos na cabeça e depois quando se vê a colecção deles é inexistente, é tudo pirata :rolleyes:

Eu ja tinha pensado nisso um coto, eu gosto de programar, adoro. Mas tambem gostava bue de decidir por exemplo o rumo dum jogo, que direcções podia tomar...
 
Não cabe ao programador esse tipo de função, a menos que chefies equipas de desenvolvimento de software. No desenvolvimento de software muito complexo há equipas de trabalho cada uma responsável por uma parte do projecto, e á cabeça de tudo estão os que "imaginam" o jogo e chefiam a equipa. O trabalho de um engenheiro não é simplesmente criar o que lhe apetece, isso cabe a arquitectos(metaforicamente aplicado ao software), a um engenheiro é pedido apenas o desenvolvimento de soluções para problemas. O teu chefe chega ao pé de ti e diz-te que quer isto assim e assado que seja capaz disto, faça isto e aquilo e sirva para isto ou aquilo, etc., e tu com os teus conhecimentos constróis essa solução. De uma forma muito resumida é este o trabalho de alguém que se forma em Engenharia Informática.

Álgebra Linear, Matemática Discreta, etc. são disciplinas orientadas á engenharia em geral(MD já ruma mais á informática mas é vista como componente da Engenharia em geral).

Mais uma vez, estou apenas a dizer isto porque muita gente vai com uma ideia errada para estes cursos e o resultado são desistências muito prematuras. Vão a pensar que vão ensinar a fazer um jogo, ou a fazer um programa, a "mexer de forma complexa com computadores", etc., e no fundo não é isso que acontece. Terás que interiorizar conhecimentos, muito deles abstractos em relação á sua utilidade mas que te servirão de "ferramentas" para cumprires qualquer função que tenhas que desempenhar no ramo.

Em relação á pergunta que fizeste sobre a ferramenta. Depende, como disse no desenvolvimento de um jogo há várias áreas. A arte gráfica recorre a programas feitos para isso, som idem, já programar depende da linguagem usada mas em geral, quase toda a programação pode até ser feita com um simples notepad. Obviamente que para grandes projectos não é pratico e portanto existem outros programas mas que não fogem muito á ideia de um simples editor de texto. Existe também o caso em que constróis os teus próprios programas.
 
Última edição:
Então tenho uma pergunta, na tua opinião(outras pessoas também podem dar as deles), qual é o melhor curso para a carreira de programador de jogos(ou pelo menos para começa-la), Engenharia Informática ou o Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais(Tem na Universidade de IPCA). O primeiro é mais geral, mas todo mundo conhece, e o segundo é mais especifico, mas pouca gente conhece, e secalhar não serve muito de referencia (já que apenas foi criado há apenas dois anos).

:/
 
Depende do que esse curso engloba. Se é fortemente encaminhado apenas para essa área, poderás ficar limitado no mercado de trabalho. Se realmente estás com a fixação nos jogos não duvido que esse curso possa encaminhar-te mais para esse lado mas eu não me inclinaria tanto apenas para um lado. Imagina que depois não tens qualquer oportunidade de ter emprego a fazer isso que queres e terás que competir para outros empregos contra outro pessoal formado em Informática, Electrónica, Redes, etc., acho que ficarias mais limitado no que toca a reconhecimento da parte do mercado de trabalho.

Por outras palavras, acho preferível seguir um curso mais abrangente e só mais tarde especializar numa área. Mas isto sou eu, outras pessoas poderão ter opinião diferente.
 
Tens razão, mas tipo, se por exemplo, duas pessoas candidatam-se a uma empresa de jogos para o cargo de "Game Developer" (acho que é assim que se chama o cargo de programador de jogos na América), quem é que achas que eles iam preferir?? Alguem que tenha um curso direccionado a programação de jogos, ou alguém que tenha tirado informática para varias áreas?
 
Não me parece que exista tal cargo. "Game developer" é demasiado vago para ser considerado um cargo. Programar um jogo ou programar qualquer outro programa é exactamente a mesma coisa, não existe nenhuma "programação para jogos", a diferença poderá estar no facto de teres formação noutras coisas além de programação. Não basta saber programar no mundo dos jogos.

E quanto a quem ganha na disputa por um lugar desses como tu pensas, há mais a ter em conta além da formação do empregado. Apenas acho que Engenharia Informática por ser mais abrangente pode abrir mais portas no futuro profissional. Quem diz Informática diz Electrónica, Redes, etc., cursos claramente com maior maturidade e visão no mundo profissional.
 
Última edição:
Tens razão, mas tipo, se por exemplo, duas pessoas candidatam-se a uma empresa de jogos para o cargo de "Game Developer" (acho que é assim que se chama o cargo de programador de jogos na América), quem é que achas que eles iam preferir?? Alguem que tenha um curso direccionado a programação de jogos, ou alguém que tenha tirado informática para varias áreas?
Developers é a equipa toda, nos us programador é simplesmente programmer, lá poderá ter num cargo ou outro um nome mais especifico consoante se faz só uma certa tarefa de programação ou não.

Desses 2 quem ganha é quem tiver o melhor portfólio/currículo ou que mostre melhor capacidade de trabalhar, criatividade,etc.
Há por ai alguns gráficos na net de quem entra na indústria dos jogos e com que curso e quem tinha cursos relacionados directamente com criação de jogos tinham a mesma percentagem que os outros como belas artes e programação (os outros que tratam de som e assim eram em menor numero, visto que não é preciso tanta gente). E já várias vezes muitos devs disseram não convém ir para um curso muito geral de jogos, porque depois sabe-se um bocado de tudo mas da área para que se vai ser contratado não se sabe tão bem quanto outra pessoa que se candidatou também tendo esta um curso especifico, e as x não tem a mesma "visão"/capacidades porque não teve certas disciplinas que a outra pessoa com o curso não relacionado com jogos teve que são precisas para o papel que vai desempenhar, embora claro numa equipa pequena e claro sempre se a pessoa trabalhar, o curso geral de jogos pode dar mais jeito visto a pessoa poder desempenhar vários papéis (agora quão bem os vai desempenhar já depende do seu trabalho). Mas que no fim de contas quem entra é quem tem melhores currículos e portfolio (projectos já feitos, trabalhos apresentados, cargos que já teve,etc)
 
Última edição:
Então para ter mais projectos feitos e isso, o melhor deve de ser Engenharia Informática e depois vou (se conseguir) para uma empresa de jogos cá em Portugal, tipo a Ydreams.
Fico la uns dois/tres anos, e depois tento a minha sorte na América.

Digo eu que deve ser o melhor percurso :/
 
O que ele quer dizer é software engineer. Mas ser engenheiro de software só por si nao quer dizer nada quando te candidatas a uma empresa de videojogos. Existem vários tipos de programadores e é ai que eles estão interessados na maioria. Practicamente um programador é especializado num tipo de programação em que deu mais foco na sua vida.
Exemplos: Systems Programer. UI Programmer, Tools Programmer. Graphics Programmer(motores 3D para jogos por exemplo). Physics Programmer e tambem importante Net Programmer/Server Programmer.
Eu falo por mim. Na universidade aprende-se coisas que vao do basico ao ligeiramente complexo ou até para projectos fim de curso por exemplo um Jogo 2d/3d tanto faz feito por ti ou em grupo. Mas no entanto nao tens especialização especifica na programação que aprendeste ou que fazes, logo é denominado de Programação Geral, como por exempo programar aqueles programas que correm nas SAC da PTCOM ... Tanto faz. Desde que consigas resolver os problemas que te são postos in a timely manner, com pesquisa e empenho faz-se.
Agora lá tá isto nao invalida que eles nao tenham programadores de caracter geral tambem, porque o tem, logo tens sempre hipotesses.
O mais importante é os anos de experiencia e o que fizeste durante esse tempo.
Ora se tu agora entras para a UNIV e de repente decides que te vais empenhar em ser um programador de netcode para servidores porque gostas de desenvolver servidores e por sua vez, arquitecturas e sistemas que te permitam tirar o máximo proveito de uma ligação cliente-servidor, Então é nisso que teras que apostar. Por exemplo um servidor do World of Warcraft não se fez em dois dias. Requer pessoas especializadas no assunto, que saibam criar frameworks com performance e estabilidade máxima(claro que niguem é perfeito ;P se nao os servers nunca crashavam lol) e ter capacidade intellectual para desafios e novas tecnologias que nao vem a cabeça de niguem naquele momento ;P Tem-se é que denominar muitos tópicos acerca de tecnologias de redes etc. Clustering bla bla bla.... Nao basta fazer uma ligação com winsock e ta a andar.

O que disse tb pode nao ser totalmente credivel já que ainda nao entrei pa univ ;P mas já tenho a minha parte de experiencia no que toca a programação de algumas coisas interessantes que fiz que provavelmente nem se aprende na univ quase de certeza ^^. Mas é o meu entendimento geral que penso que seja o mais correcto.
Ha programadores para tudo e mais alguma coisa. Até seres bom em multiplataforma te dá emprego. Agora é ao gosto de cada um. Há que ter noção que programação nao se aprende em dois dias e requer muito investimento e tempo no assunto e é impossivel saber tudo. É por isso que existe departamentos de pesquisa e claro pesquisa feita pelos próprios programadores. A Documentação é a coisa mais importante que um programador tem acesso na minha opinião. Dúvido que alguem conseguisse fazer um cu de programação para playstation 3 se a sony nao desse uma SDK da dita cuja com documentação e samples para os devs se guiarem.

^^
é tudo se nao tava aqui o dia inteiro lol ;) good luck.
 
Então para ter mais projectos feitos e isso, o melhor deve de ser Engenharia Informática e depois vou (se conseguir) para uma empresa de jogos cá em Portugal, tipo a Ydreams.
Fico la uns dois/tres anos, e depois tento a minha sorte na América.

Digo eu que deve ser o melhor percurso :/
Nos cursos de jogos também tens projectos, os projectos que estava a falar são projectos pessoais, feitos por ti ou em grupo, por exemplo mods, pequenos jogos,etc. Porque projectos por si mesmo tens em ambos os cursos de universidade. E o que interessa as x nem é o que se faz nas univs e assim, há por ai muitos casos de pessoas que nem tem curso, ou tem um curso completamente diferente e estão em grandes cargos na indústria de jogos. E como conseguiram? Através de muito trabalho feito por si mesmos, e claro como tudo alguma "sorte".

E agora havendo já alguns cursos de jogos duvido que as empresas de jogos portuguesas agora vão ter dificuldade a arranjar pessoal (e do que se via normalmente por aí também já tinham os cargos preenchidos).
 
Última edição:
Nos cursos de jogos também tens projectos, os projectos que estava a falar são projectos pessoais, feitos por ti ou em grupo, por exemplo mods, pequenos jogos,etc. Porque projectos por si mesmo tens em ambos os cursos de universidade. E o que interessa as x nem é o que se faz nas univs e assim, há por ai muitos casos de pessoas que nem tem curso, ou tem um curso completamente diferente e estão em grandes cargos na indústria de jogos. E como conseguiram? Através de muito trabalho feito por si mesmos, e claro como tudo alguma "sorte".

Como eu ja pensava, vou ter que dedicar 13 horas por dia a aprender e a desenvolver jogos (+ 8 pa dormir, 2 pas refeições, 1 pa jogar x) )
Mas os projectos feitos nas empresas também devem de contar, não?
Se sim, a que projectos é que achas que eles iriam dar mais valor? Os feitos em casa (prai com mais um colega), ou os feitos na empresa (feitos com uma equipa pequena)?
 
Como eu ja pensava, vou ter que dedicar 13 horas por dia a aprender e a desenvolver jogos (+ 8 pa dormir, 2 pas refeições, 1 pa jogar x) )
Mas os projectos feitos nas empresas também devem de contar, não?
Se sim, a que projectos é que achas que eles iriam dar mais valor? Os feitos em casa (prai com mais um colega), ou os feitos na empresa (feitos com uma equipa pequena)?
Claro todos os projectos feitos tem valor, agora depende da qualidade do projecto em si e que parte tiveste tu nos projectos. Se tiveres feito numa empresa um jogo que não valia quase nada, e tiveste pouca parte no projecto obviamente conta menos do que se tiveres feito um projecto inovador e muito bem feito e em que tiveste mais trabalho feito por ti e tendo sido feito com mais um ou 2 amigos (ou seja pouca gente).
 
Antes de tudo isto, concentra-te para os teus exames(se vais para o ano para a faculdade deduzo que estejas no 12º ano). Depois disso pensas no curso e quando estiveres a frequentar o curso, pensas no curso, e só quando finalmente estiveres relativamente perto de terminar o curso deves pensar "mais á frente".

Não olhes demasiado para a frente, há muitas coisas antes dessa "frente", que tanto ambicionas, que deves tomar consciência. Antes de sequer chegares perto de realizar esse teu sonho há muito trabalho e muita paciência para ser esgotada, e rapidamente verás que será tudo menos simples e fácil o caminho.
 
Back
Topo