[Duvidas] Asus P6T Deluxe V2 + I7 920 D0 4.0 @ 1.24

ART_CORE

Power Member
Boas

Depois de muito ler e de ter seguido vários guias cheguei aos 4.0 com 1.24 mas ainda preciso de umas afinações nas ram's para o sistema ficar 100% estavel.

O sistema é:

Silverstone Raven 2
Asus P6T Deluxe V2
I7 920 D0
2x2 Gskill DDR3 1600MHz Ripjaw CL9 (F3-12800CL9D) 1.5v
Thermalright Ultra 120
Corsair TX650
Gráfica Matrox 644-03 (a gráfica é de 1997 e é PCI, no fim do mês leva uma 6870

O intel speedstep tech, o intel ht technology e o C1E support devem de ficar activados ou desactivados?

A mais alguma coisa que devo desactivar ou activar?

A minha bios:

AI Overclock Tuner - Manual (as minhas ram´s suportam aquilo do XMP)
CPU Ratio Setting - 20
BCLK Frequency - 200
PCIE Frequency - 100
DRAM Frequency - 1603
UCLK Frequency - 3208
QPI Link Data Ratio - Auto ( aqui não sei muito bem o que por então ficou em auto)

CPU Voltage - 1.24v
CPU PLL Voltage - 1.82v
QPI DRAM Voltage - 1.3v
IOH Voltage - 1.18v
IOH PCIE Voltage - 1.58v
ICH Voltage - 1.20v
ICH PCIE Voltage - 1.5v
DRAM BUS Voltage - 1.5v
DRAM Timmings - não mexi em nada, ficou tudo em auto

Aquilo do intel turbo desactivei mas o intel speedstep tech ainda esta activo, mesmo depois de ler vários guias ainda não sei bem o que por em QPI Link Data Ratio, não existe um consenso, que devo por?

Como as minhas ram´s suportam XMP devo de escolher essa opção ou mantenho em manual?

AS ram´s afirmam fazer 1600 9-9-9-24 2T com 1.5v mas pelo que tenho andado a ler elas aguentam bem overclock, baixar os timmings para 8 e dar-lhe 1.6v, posso fazer isso? Ou como posso espremer um pouco as ram's?

As minhas temps acho que andam normais, em idle oscilam entre 36º e 41º e em full com o OCCT 70º, em full pelo prime95 ao fim de 25/30 minutos 74º no primeiro core o outros tem sempre menos 2/3º.Será que consigo melhorias se o thermalright ultra 120 tiver 2 fan's, uma intake e outra outtake? E tendo em conta o airflow que a minha caixa tem?


2z3uqlc.jpg


As temps foram tiradas hoje com a caixa fechada e as 5 fan's na velocidade máxima, o cooler tem uma silverstone FM121B, é uma boa fan mas muito barulhenta e vou a trocar por uma ou duas mais silenciosas, que fan/s aconselham? Não é preciso ser nada super silencioso, a fan da TX650 não é super silenciosa, quero algo que se misture sem se notar nas restantes fan´s.

Obrigado e cumprimentos
 
Última edição:
Off topic: Tens um kit de 4GB numa board 1366..?

Por agora sim, era o kit que usava no sistema 775, por isso a minha duvida no outro topic, se compra-se um kit igual e junta-se um modulo a este se eles funcionavam em triple channel e o modulo que sobra posso o por no sistema 775.
 
Última edição:
O intel speedstep tech, o intel ht technology e o C1E support devem de ficar activados ou desactivados?
Tudo on para maquina 24/7 e quem precisa de 8 cores. Se não usares programas que tirem partido das 8 threads do HT, podes desligar. Nem se nota no dia-a-dia.

AI Overclock Tuner - Manual (as minhas ram´s suportam aquilo do XMP)
CPU Ratio Setting - 20
BCLK Frequency - 200
PCIE Frequency - 100
DRAM Frequency - 1603
UCLK Frequency - 3208
QPI Link Data Ratio - Auto ( aqui não sei muito bem o que por então ficou em auto)

QPI deixa em auto e tenta ir subindo aos poucos o UCLK. Normalmente até 3700/3800 faz-se bem se grandes aumentos de voltagem.

CPU Voltage - 1.24v
CPU PLL Voltage - 1.82v
QPI DRAM Voltage - 1.3v
IOH Voltage - 1.18v
IOH PCIE Voltage - 1.58v
ICH Voltage - 1.20v
ICH PCIE Voltage - 1.5v
DRAM BUS Voltage - 1.5v
DRAM Timmings - não mexi em nada, ficou tudo em auto

Experimenta as memorias em 8-9-9. Devem fazer facilmente.

Aquilo do intel turbo desactivei mas o intel speedstep tech ainda esta activo, mesmo depois de ler vários guias ainda não sei bem o que por em QPI Link Data Ratio, não existe um consenso, que devo por?
Podes activar o Turbo. QPI é o que mais parecido é com o "antigo" FSB. É a velocidade que liga o cpu ao exterior. Deixa em AUTO que para estes OC's não é necessário andar a puxar muito por ele. Se queres ver a quanto está, ve no CPUZ.

Como as minhas ram´s suportam XMP devo de escolher essa opção ou mantenho em manual?
XMP nunca se activa quando se está a fazer um OC manual ;)


AS ram´s afirmam fazer 1600 9-9-9-24 2T com 1.5v mas pelo que tenho andado a ler elas aguentam bem overclock, baixar os timmings para 8 e dar-lhe 1.6v, posso fazer isso? Ou como posso espremer um pouco as ram's?
Só precisas de subir voltagem quando elas não deram mais OC. Normalmente todos os kits de rams funcionam a velocidades acima do anunciado ou com timings mais apertados. Experimenta.

As minhas temps acho que andam normais, em idle oscilam entre 36º e 41º e em full com o OCCT 70º, em full pelo prime95 ao fim de 25/30 minutos 74º no primeiro core o outros tem sempre menos 2/3º.Será que consigo melhorias se o thermalright ultra 120 tiver 2 fan's, uma intake e outra outtake?
Temps estão boas para a altura do ano.
 
Obrigado pelas dicas Stormgiant


Com as voltagens todas iguais a do primeiro post só consegui subir o UCLK para 3400, só posso fazer fazer aumentos de 200, com 3600 dá-me BSOD ao fim de 2 minutos de prime95.

Que voltagem/s devo de subir para conseguir uma frequência mais alta no NB?

As ram´s foram uma surpresa agradável, com 1.54v fazem 1600MHz 7-8-7-20-72-1T estáveis, menos do que isto não consigo por mais voltagem que lhes dê (não passei dos 1.64), nem sequer dá boot. Vi num review do tom's hardware que o melhor resultado que conseguiram com as ram's foi 1600MHz 7-8-7-15 com 1.65v. http://www.tomshardware.com/reviews/8gb-ddr3-ram,2542-8.html

Ainda vou tentar fazer 7-7-7 subindo também a voltagem QPI DRAM Voltage.

2qlahvr.png


Também já fui buscar a gráfica, acabei por comprar uma Evga GTX560TI Superclocked que aceita bem OC, tenho usado o MSI Afterburner ou o Evga Precision com o Evga E-Leet para a voltagem. O MSI dá-me uma opção para a voltagem ser constante mas o E-Leet não me dá, para fazer overclock na gráfica devo usar voltagem constante?

Tenho andado a ver de fan's e gostei bastante das specs da SILENX iXtrema PRO SERIES 120MM 18dBA 38MM, vou precisar de 2 ou 3, primeiro vou comprar 2 e depois de testar o cooler com as duas se render manter as duas compro outra para forçar ar fresco para a gráfica, se vir que não rende ter duas no cooler uso uma delas para a gráfica.

Consigo arranjar fan´s melhor que esta Silenx? Têm é de ter menos de 25dBA e um grande airflow.

Reparei que já saíram 5 updates para a minha bios, será que vale a pena fazer um update? O sistema esta bastante estável com a versão 0610 que uso.

Obrigado e cumprimentos
 
Última edição:
Boas

Fui hoje a ***** para ir comprar umas fan's mas infelizmente não consegui comprar duas iguais dentro das spec's que procurava >(, acabei por comprar um Silenx Ixtrema e uma Coolink 120P que não conhecia e foi uma supresa agradável.

A ideia não era conseguir muito melhores temps das que tinha com a Silverstone FM-121B no cooler porque esta já é uma das melhores fan´s no mercado mas de silênciosa não tem nada e a ideia era mesmo conseguir silencio sem perder performance.

Infelizmente hoje não consegui tirar temperaturas correctas porque esta muito mais calor a comparar com os dias anteriores e o quarto onde esta o pc começa a levar com o sol até ao fim da tarde e a temp ambiente vai sempre subindo mas na quinta ou na sexta ponho o pc na cozinha e controlo a temp ambiente com o ar condicionado para ter os resultados correctos e fazer comparações e um review das fan's.

O meu pc agora esta com 6 fan's, de origem funciona com 5 mas fiz um pequeno mod num resto de acrílico que ai tinha para forçar ar fresco para a gráfica, as fan´s são:

3x180mm intake Silverstone AP181 700rpm/18dBA airflow> 80CFM <-- vinham na caixa e trazem controlador de 2 posições
1000rpm/27dBA airflow> 130CFM

1x120mmx38mm outtake Silenx Ixtrema Pro 1400rpm/18dBA airflow> 90CFM <-- esta a ser controlada pelo asus suite

1x120mm cooler Coolink SWiF2-120P 800rpm/8,5dBA airflow> 60CFM <-- esta é de 4 pinos, própria para coolers e controle PWM, também esta ligada ao asus suite
1700rpm/27dBA airflow 127CFM

1x120 gráfica Silverstone FM-121B 800rpm/17dBA airflow> 40CFM <-- esta era usada no cooler, é controlada por um zalman fan mate 2
2400rpm/39,5dBA airflow> 110CFM

Esta ultima de origem trazia um controlador que já queimou e tive de lhe modificar a ligação para a poder utilizar, o problema é que agora só funciona na velocidade máxima, funciona ligada a alguns controladores mas a velocidade não sobe progressivamente, das 800rpm passa logo para perto das 2000rpm, sem o controlador original dela não consigo um meio termo em barulho e performance, agora ficou montada para forçar ar para a gráfica, esta ligada a um controlador zalman fan mate 2 e mantenho-a com 800rpm mas quando andar a espremer a gráfica com OC posso a por a 2400rpm e com a fan da gráfica a 100% vai abafar os 40dBA da silverstone.

A fazer o outtake tinha uma silverstone de 120mm que vinha na caixa mas é daquelas ranhosas que a silverstone manda fazer no chinês para por nas caixas que vende, para forçar ar para a gráfica tinha uma lian li que vinha na minha caixa lian li e foi feita pelo vizinho do outro chines da silverstone.

Fotos

23rpg5d.jpg


30c7yic.jpg


r1byp1.jpg


euoaau.jpg


Thermalright Ultra 120, Purtos o que te indiquei é a versão black


153veo9.jpg


Fan's novas


2up3iq0.jpg


Coolink dentro do fan holder do cooler


34z127b.jpg


33msnc2.jpg


Silenx dentro do fan holder, como esta fan tem 38mm contra os normais 25mm das fan's pensava que a fan não entrava e que não se segurava no cooler mas com jeitinho funciona :D


wgtifq.jpg


16axgfo.jpg


Fan holder montado


zxjsl1.jpg


Pequeno mod para a fan da gráfica


9zvrmb.jpg


21ag600.jpg


Fan da gráfica montado


2hek8ch.jpg


e5r8xx.jpg


10qguo7.jpg


vpu3ro.jpg


Caixa fechada


2rw81e8.jpg


Airflow

Cumps
 
Tens um pc espectacular, muito limpo, de facto o Cooler é lindo e enorme xD, acho que vou optar então por este (depois de tirar medidas para garantir que cabe na caixa). Em relação ao a tua máquina, só te falta agora sleevar os cabos xD.

Cumps.
 
Grande parte dos cabos já estão com sleeve mas o que tinha comprado não chegou para acabar o serviço, tenho de ir comprar mais uns metros mas como também vou fazer umas alterações com acrílico vou deixar os cabos para depois.
 
Fizeste mal em comprar SilenX, são ventoinhas caras e fracas. Além de mentirem descaradamente nos níveis de ruído anunciados, têm tendência a ganhar ruídos parasitas rapidamente.


PS: Já stressaste as rams para ver se estão estáveis com esses timings e voltagem?
 
Última edição:
Eu gosto da marca, tenho uma a 3 anos noutra maquina daquelas com termostato que é um mimo e continua silenciosa ao fim de 3 anos. Isso do ruído é muito relativo, esta que comprei agora tem uma grande pressão, propria para o ar se infiltrar em espaços pequenos (radiadores) ligada no máximo sem estar encostada a nada nem a ouves mas quando a montei no ultra 120 passou e bem dos 18dBA's anunciados devido ao ar com pressão passar entre o cooler, com ela montada no cooler pões a mão do outro lado e nem se sente muito vento a passar mas quando pões a mão do outro lado por onde puxa o ar é incrível, sentes mesmo a fan a puxar uma quantidade de ar enorme, algumas das fan´s que tenho têm quase o dobro do airflow que esta silenx e não as sinto a puxar nem um terço do ar que sinto nesta. Foi por isso que por agora deixei-a a fazer o outtake, quero a por no cooler mas com duas iguais em push/pull. Se alguma vez tiveres oportunidade de por a mão debaixo de uma montada num cooler aproveita, nunca vi uma fan que cria-se assim tanta pressão e puxa-se tanto ar.

Fiquei foi surpreendido com a Coolink 120P é feia a brava mas tem grande airflow e é bem silenciosa, com ela assim por alto ganhei cerca de 3 graus em relação a silverstone e com menos 13dBA.

Sim as já foram bem stressadas pelo prime95 e sem um único erro, por isso é que acho estranho não conseguir descer mais nada por mais voltagem que lhes dê (sem passar os 1,64v), muito provavelmente também preciso de subir o QPI DRAM Voltage.

Estão a 7-8-7-20-72-1T com 1,54v
Testei 7-8-7-19-72-1T com 1,64, não arranca
Testei 7-8-7-19-72-2T com 1,64, não arranca
Testei 7-7-7-24-88-2T com 1,64, não arranca
Testei 7-8-7-24-62-2T com 1,64, não arranca

Testei de varias maneiras e nada feitio, se também subir o QPI DRAM Voltage achas que chego lá?

Tenho andado a ver se subia mais um pouco a frequência do NB, esta a 3400 estável, queria subir até aos 3600/3800 mas com 3600 tenho BSOD ao fim de poucos minutos de prime95, preciso de lhe dar mais voltagem mas ainda não sei bem qual é a voltagem do NB, pelo que tenho lido é a IOH Voltage mas queria ter a certeza antes de lhe dar mais voltagem.

Cumps
 
Back
Topo