Máquina FOtográfica Reflex - qual escolher?

doping1989

Power Member
Boa Tarde,


Estou a pensar comprar uma máquina fotográfica da ordem dos 500€ ou 600€. Tenho dois modelos em vista, sabem me dizer qual a melhor escolha? ou até outro modelo de melhor qualidade?

Nikon d3100
Canon EOS 1100D


Abraço e Obrigado.
 
Epa, depois do strobe já ter deixado em sticky o questionário que não leva mais de 5 minutos...? Preenche-o sff. É que o estás a dizer é muito subjectivo. Dizes que queres uma máquina, não falas das objectivas sequer, de qual o propósito da máquina, se te interessam muitos fps e/ou uma lente luminosa. O que pretendes fotografar?
 
Desculpa eu procurei questionários e não os vi. Peço desculpa mesmo.. Falha minha!


Aqui está:

[h=2]Questionário para recomendação de equipamento[/h]

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?

    Máquina Fotográfica Reflex
  2. POR QUANTO: 550€/600€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?

    De tudo um pouco.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?

    De tudo um pouco
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?

    Entusiasta e profissional.
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Não tenho
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus amigos e/ou vizinhos? Canon
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?

    Prefiro loja fisica mas não descarto online.
 
Última edição pelo moderador:
LOL.

Pergunta: "que tipo de uso profissional?"
Resposta: "Uso Profissional para alguns trabalhos que possam me ser requisitados."

Priceless.
 
Última edição:
tens de ser especifico. SE disseres para fotografar crianças a jogar a bola vais precisar de uma tele, se for para fotografias de pavilhões vais precisar de uma tele muito luminosa talvez um flash etc...

E dependendo do tipo de trabalho a máquina pode não ser indicada para tal isto sendo a nível profissional...

Ps: O nivel de investimento passa de 600 a 2000 euros a brincar.
 
Se actualmente não tens equipamento, não é a reflex que te vai fazer ser requisitado para trabalhos "profissionais".

Visto a tua inexperiência, e tendo em conta que queres mesmo uma reflex, poupa no corpo (nikon d3100 ou Canon 1100D), se o vídeo não te interessar. E começa com uma lente de kit. Deixa o resto do dinheiro que tenhas para acessórios. Vais ter de comprar logo um cartão de memória, isso é certo. Depois vais vendo se te interessam filtros, tripés, etc. E se aprenderes vais ver as limitações do que tens e vais começar a querer melhor.

Mas é melhor assim, que gastares muito em algo que tu penses que vai ser giro e dar-te dinheiro ou proveito, e depois ficares decepcionado, porque as fotos não ficaram melhor que numa compacta avançada como a Canon S95 ou a G11 (acho que a partir da G8 já são bastantes boas e modernas, é questão de veres negócios em 2a mão, fica-te mais barato que a reflex).

A decisão parte de ti, mas a máquina não te leva a lado algum.
 
@Vitor SF Sim, percebo o que disseste. O que pretendo é uma máquina versátil. Para o meu futuro emprego preciso para imensos trabalhos de tirar fotografias e fotografias de qualidade para diversos trabalhos que me são requeridos. Atenção que não são trabalhos especializados em fotografia, são trabalhos multimédia que em muitos casos uso diversas fotografias tiradas por mim. Por isso queria uma máquina versátil. Não uma máquina para tirar fotografias a determinados cenários.

O video também é importante para mim..

Será que me fiz entender scorpio_pte???
 
Tens que ver que o mundo da foto é muito abrangente, se nao explicasses o "profissional" ate poderiamos assumir que ias para africa fotografar formigas...

No entanto para comecar recomendo-te a s camaras que disseste, caso queiras algo ja mais avançado a Nikon D5100 deve chegar.

Tem em mente que apos escolher um sistema e comprares X lentes e acessorios para as mesmas raramente se troca de sistema a não ser tenhas dinheiro para gastar ou que vendas tudo depois (que da uma trabalheira desgraçada).
 
As duas maquinas são comparáveis, são as duas entrada de gama da Canon e Nikon.
A d3100 terá um pouco mais de qualidade no geral (construção, sensor, e video). Em video faz 1080p vs 720p.
http://snapsort.com/compare/Canon-1100D-vs-Nikon_D3100

Tens de ver sobretudo, que lentes vais querer usar(primes , macro, uga, telezoom, zoom, etc...) , e consoante a marca qual a melhor oferta(em lentes novas e usadas) para aquilo que pretendes, pois cada uma terá as suas vantagens/desvantagens. Não esquecer que nesse capitulo a Canon permite uma maior variedade de lentes, na Nikon estarás limitado em lentes com motor de focagem incorporado (só se fores para uma D90 ou D7000).
 
Última edição:
@Vitor SF Sim, percebo o que disseste. O que pretendo é uma máquina versátil. Para o meu futuro emprego preciso para imensos trabalhos de tirar fotografias e fotografias de qualidade para diversos trabalhos que me são requeridos. Atenção que não são trabalhos especializados em fotografia, são trabalhos multimédia que em muitos casos uso diversas fotografias tiradas por mim. Por isso queria uma máquina versátil. Não uma máquina para tirar fotografias a determinados cenários.

O video também é importante para mim..

Será que me fiz entender scorpio_pte???

Assim tá melhor. Já sabemos o que pretendes.

Tambem estava a pensar em foto-jornalismo, cobertura de eventos desportivos, enfim, fotografia como modo de ganhar a vida.

Se a escolha é entre a 1100D e a D3100, e se video é mesmo necessário, então a D3100, se o video for muito ocasional, então vai para a mais barata ou para a marca que os teus amigos próximos possam ter (sempre dá para trocar umas lentes com eles).

Boas escolhas.
 
O que pretendo é uma máquina versátil. Para o meu futuro emprego preciso para imensos trabalhos de tirar fotografias e fotografias de qualidade para diversos trabalhos que me são requeridos. Atenção que não são trabalhos especializados em fotografia, são trabalhos multimédia que em muitos casos uso diversas fotografias tiradas por mim. Por isso queria uma máquina versátil. Não uma máquina para tirar fotografias a determinados cenários.

Versatilidade e qualidade pagam-se caro. E se quiseres as duas coisas, então os custos disparam. Não é com 600€ que fazes a festa.

Em termos profissionais, um kit DSLR por 600€ só pode funcionar se te conseguires concentrar num tipo de trabalho muito específico. Se queres fazer "de tudo um pouco", prepara-te para gastar 3000€:

Só para te dar dois exemplos:

- Precisas de fps? No mínimo uma 60D ou uma D7000 (~900€ sem objetiva).

- Precisas de ultra grande angular? 700€ só para objetiva.

Por isso convém que especifiques melhor por onde queres começar. E espera-te um longo caminho...

O video também é importante para mim.

Mas e que tipo de vídeo? Fazer vídeo com DSLRs não é o mesmo que fazer vídeo com camcorders. Para certos trabalhos usar uma DSLR é impraticável.


Uma kit DSLR é apenas a ponta do icebergue em termos de investimento. Muita gente esquece isso.
 
Provavelmente seria mais vantajoso comprares so o corpo e escolheres ja a ou as lentes mais adequadas ao "tipo" mais usual de trabalho que iras fazer.
 
Vou dar o Meu exemplo, faço alguns trabalhos como tal comprei a

canon 7d-1330 euros
tamron 17-50 f2.8 vc - 400 euros
Flash 580exII - 440 euros

Este foi o que comprei para usar já basicamente eventos que tenho feito.

Agora como preciso de uma lente zoom comprei em 2 mão hoje a 70- 200 f4 (425 euros) é uma lente sem estabilização mas que tem boa qualidade optica a preço não muito exagerado. Não vou fazer fotos de desporto caso o venha a fazer teria de comprar uma lente mais longa. Apesar de querer arranjar um extensor x1.4 .

Com isto tudo já tenho: 2595 euros investidos para trabalho.

O cartão de memoria já tinha 2 um CF 8gb 60mb Sandisk 50 euros e um de 16gb da sandisk extreme de 60mb 80 euros.
Mala também já tenho uma da berg de 50 euros.


No meio disto tudo ainda me falta uma lente fixa para tirar o maior partido do video f1.4 será o ideal quando tiver dinheiro pois não chega para tudo...lol Também já arranjei uma macro mas que é para uso mais pessoal que trabalho. (talvez stockfotos se me der bem com aquilo)

A juntar a isto há os filtros (uv, polarizadores, ND), cabos de disparo, tripés, outro flash se quiser usar iluminação mais criativa, reflector, mesa ou cubo para fotografar objectos, etc...lol

Ou seja Isto tudo para dizer que mesmo que compres só X vais ter que comprar y e z que vem por acréscimo obrigatoriamente, depois o resto vem por acrescimo.
 
Última edição:
Back
Topo