[Mini-Tutorial] Configurar MMS em Android (TMN, Optimus, Vodafone e ZON)

ThatsMe

Portugal@Home Member
Depois de ver tantos users com dúvidas neste campo, aqui vai o tutorial para, finalmente, por as MMS a funcionar:

- Instalar APN Portugal
- Abrir o APN Portugal e seleccionar "Configurar APNs"
- (opcional) Colocar o widget do APN Portugal no homescreen (recomendado)
- (opcional para controlar acessos indevidos à internet) Garantir que o widget está vermelho e não verde, ou seja, a internet está desligada OU abrir o APN Portugal e garantir que a internet está desactivada
- Ligar dados no smartphone (Definições - Sem fios e Redes - Redes Móveis - Check Dados activados)
- Testem enviando uma MMS para vocês mesmos.

Conseguiram enviar e receber convenientemente e fazer download do seu conteúdo (imagem, musica, whatever que mandaram)? Óptimo... Podem fechar este tópico. Não conseguiram? Então continuem a ler.

Há algum tempo deparei-me com um problema no APN Portugal, pelo menos para alguns smartphones: A APN das MMS fica mal configurada. Assim sendo, depois de alguma pesquisa:

- Ir às APNs configuradas (Definições - Sem fios e Redes - Redes Móveis - Nomes dos Pontos de Acesso)
- Seleccionar *REDE* MMS (ex. Na Vodafone aparece "Vodafone MMS")
- Ir ao campo "Servidor"
- Colocar "*" SEM ASPAS no campo "Servidor"
- "OK"
- Opções - Guardar/Gravar

Depois testem com uma mms para vocês mesmos e dêm feedback sff.

Funcionou comigo em dois Android completamente diferentes e já resolvi este problema a umas cinco pessoas com este método. Espero ajudar.

NOTA IMPORTANTE: Se colocaram o widget, sempre que quiserem aceder à internet sem ser por wi-fi, TÊM que carregar no widget para ele ficar verde, senão não vão conseguir aceder à internet. Se não colocaram o widget têm que ir à app APN Portugal e activar o acesso à internet.
NOTA IMPORTANTE 2: Com a instalação do APN Portugal é possivel permitir/negar o acesso à internet (excepto wi-fi) por parte do smartphone, por isso não há problema de ter sempre os dados activados desde que se faça um bom controlo na APN Portugal para activar ou negar o acesso à internet. Eu tenho os dados sempre ligados e quando necessito de aceder à internet 3G basta-me tocar no widget e voilá. Quando termino a navegação, toco outra vez no widget e a internet fica inactiva.


OBS: Apenas testado na rede Vodafone.


_________________________________


Configuração para ZON:

Tecla Menu -> Definições -> Redes sem fios e outras -> Redes Móveis -> Nomes ponto de acesso




Botão Menu -> Novo APN


Nome: Zon Internet
APN: internet.zon.pt
Proxy: não definido
Porta: não definido
Nome de utilizador: não definido
Palavra passe: não definido
Servidor: não definido
MMSC: não definido
Proxy MMS: não definido
Porta MMS: não definido
MCC: 268
MNC: 01
Versão IP: IPV4 e IPV6
Tipo de Autenticação: PAP
Tipo APN: default
Protocolo APN: IPV4


Botão Menu -> Guardar




Botão Menu -> Novo APN


Nome: Zon MMS
APN: vas.zon.pt
Proxy: não definido
Porta: não definido
Nome de utilizador: vas
Palavra passe: vas
Servidor: não definido
MMSC: http://mms/servlets/mms
Proxy MMS: 213.030.027.063
Porta MMS: 8799
MCC: 268
MNC: 01
Versão IP: IPV4
Tipo de Autenticação: nenhuma
Tipo APN: mms
Protocolo APN: IPV4


Botão Menu -> Guardar


Não é possível eliminar os APNs que aparecem por default ao introduzir o cartão sim Zon (Vodafone Pt e Vodafone MMS) por isso, depois das configurações efectuadas e guardadas, é necessáro Seleccionar Zon internet (bolinha verde).


Atenção: para usar a Zon internet ou enviar MMS não se esqueçam de ligar os dados .




Agradecimentos:
- padialmeida

TMN


Nome: mms tmn
APN: mmsc.tmn.pt
Proxy: não preencher
Porta: não preencher
Nome de utilizador: tmn (minúsculas)
Palavra-passe: tmnnet (minúsculas)
Servidor: não preencher
MMSC: http://mmsc
Proxy MMS: 10.111.2.16
Porta MMS: 8080
MCC:268
MNC:06
Tipo de autenticação: Nenhuma
Tipo de APN: mms
Protocolo APN: IPv4( não preencher)
Ativar/Desativar APN: APN Ativado (não preencher)
Portadora: Não especificado (não preencher)

Vodafone
Nome: Vodafone MMS
APN: vas.vodafone.pt
Tipo de APN: mms
Proxy: not set
Porta not set
Nome de utilizador: vas
Palavra-passe: vas
Servidor: not set
MMSC: http: //mms/servlets/mms
Proxy MMS: 213.30.27.63
Porta MMS: 8799
MCC: 268
MNC: 01
Tipo de autenticação: PAP
 
Última edição pelo moderador:
Boas,
Tenho um samsung galaxy ace vodafone e não funcionou :\.
Sempre que quero enviar ou receber uma mms tenho de activar e desactivar as APNs rapidamente de forma a que não gaste € com possiveis ligações à internet.

Cumps
 
eu ja tenho tudo a funcionar normal, só que as vezes em vez de me tar a dizer Vodafone, diz-me optimus lool tenho que andar a fazer reboot -.- já aconteceu a alguem?
 
Boas,
Tenho um samsung galaxy ace vodafone e não funcionou :\.
Sempre que quero enviar ou receber uma mms tenho de activar e desactivar as APNs rapidamente de forma a que não gaste € com possiveis ligações à internet.

Cumps

Fizeste tudo exactamente como aqui expliquei? É que a apn que o APN Portugal liga/desliga nada tem a ver com MMS, é a APN da Internet...

Ponham em sticky e fica este post só para as questões MMS + APNs + Android !!!

Mal criei e thread sugeri isso ao staff.

Não consigo carregar no "Configurar APN's", sabem porquê?

Muito provavelmente porque já as configuraste... Vai às APNs, apaga as duas, corre o APN Portugal e já deve dar para lá carregar... Se não der, reinstala o APN Portugal.
 
Também estou com problemas a conseguir enviar MMS, do meu LG GT540 (Swift), da rede Vodafone.
Tenho o APN Portugal instalado, a bloquear-me SÓ o acesso à net, e os dados da rede móvel activada, alterei o servidor, enfim, segui tudo à risca. Continuo a não conseguir enviar MMS. Aparece um erro a dizer que o serviço está temporariamente indisponível e que a mensagem será enviada mais tarde.

Tenho o SwiftDroid (v2.0 RC1) instalado.
 
Também estou com problemas a conseguir enviar MMS, do meu LG GT540 (Swift), da rede Vodafone.
Tenho o APN Portugal instalado, a bloquear-me SÓ o acesso à net, e os dados da rede móvel activada, alterei o servidor, enfim, segui tudo à risca. Continuo a não conseguir enviar MMS. Aparece um erro a dizer que o serviço está temporariamente indisponível e que a mensagem será enviada mais tarde.

Tenho o SwiftDroid (v2.0 RC1) instalado.

Na APN MMS o que é que te aparece no campo "Tipo APN"?
 
Na APN MMS o que é que te aparece no campo "Tipo APN"?

Apaarece "mms" (sem as aspas).

O que eu tenho é isto:

Name: Vodafone MMS
APN: vas.vodafone.pt
Proxy: not set
Port: not set
Username: vas
Password: vas
Server: *
MMSC: http: //mms/servlets/mms
MMS proxy: 213.030.027.063
MMS port: 8799
MCC: 268
MNC: 01
APN type: mms

A única coisa que difere da configuração do APN Portugal para aquela que sugerem aqui é o servidor, que é '*'. De resto é tudo igual...
 
nexus s versão 2.3.4

experimenta o seguinte, poes o tlm em posicao de receber mms e teres net !!!

depois de teres isto feito, desactivas no nas defenições do S.O. o acesso de dados !!!

Deste modo nao deves ter net, mas deves conseguir receber MMS sem gastar $$$

Mete aqui o feedback !
 
a maneira mais simples de todas é ter o apn portugal instalado, clica-se configurar . depois vamos as definicçoes de rede sem fios e apaga se a configuraçao de apn de internet.... fica-se so com as configuraçoes de mms e fica a funcionar... caso nao funcione logo desliga se e liga se os dados activos. comigo funciona acer liquid 2.3.5 , a unica coisa é que quando desligo o telemovel tenho de voltar a fazer o desliga liga dos dados activos
 
a maneira mais simples de todas é ter o apn portugal instalado, clica-se configurar . depois vamos as definicçoes de rede sem fios e apaga se a configuraçao de apn de internet.... fica-se so com as configuraçoes de mms e fica a funcionar... caso nao funcione logo desliga se e liga se os dados activos. comigo funciona acer liquid 2.3.5 , a unica coisa é que quando desligo o telemovel tenho de voltar a fazer o desliga liga dos dados activos

Mas assim não ficas sem internet, sempre?

Eu queria uma opção em que esteja SEMPRE disponível para receber MMS, mas com os dados desligados, no entanto podendo liga-los, caso necessário.

Alguém com o telefone configurado assim?

Já agora o meu telefone: Ideos X3, Vodafone
 
Mas assim não ficas sem internet, sempre?

Eu queria uma opção em que esteja SEMPRE disponível para receber MMS, mas com os dados desligados, no entanto podendo liga-los, caso necessário.

Alguém com o telefone configurado assim?

Já agora o meu telefone: Ideos X3, Vodafone

O APN portugal faz isso tudo. Eu tenho-o instalado, sem internet (posso activar quando quando quero, basta carregar no icone) e com MMS
 
Back
Topo