[Tutorial] Directorias em linux. O que significam? *Updated*

El_UnO

1st Folding then Sex
Bem, neste pequeno tutorial espero ajudar quem se está a iniciar em linux e estranha as directorias utilizadas. Este guia não está perfeito, visto que também sou relativamente novo no mundo do linux. Aceitam-se sugestões para melhorar :p

Aqui vai então o que se encontra em todas as directorias e para que servem:

/bin: binários executáveis (programas), não essenciais para o SO.

/boot: boot loader, usado para arrancar o SO.

/dev: acesso ao hardware montado no sistema, incluindo "devices" imaginários. Por exemplo, dev/cdrom0 e o primeiro cdrom montado no sistema e /dev/cdrom1 e o segundo. /dev/hda e a primeira partição, /dev/hdb a segunda e por ai adiante.

/etc: ficheiros de configuração de vários programas

/home: pastas e ficheiros pessoais, diferente para cada utilizador

/lib: “libraries” que os programas necessitam para correr

/lost+found: ficheiros recuperados depois de um "crash" do sistema.

/misc: Pelo que sei este folder está quase sempre vazio. Acho que serve para guardar configurações que não se encontram no /etc.

/mnt: Directório onde geralmente se faz o "mount" de coisas como particoes do windows a que queiramos aceder, pens usb, drives externas ou outros. O mount pode ser feito em basicamente "qualquer sitio", de maneira que esta directoria e a mais usada por uma questao de organizacao do sistema..

/opt: aqui encontram-se alguns programas acessórios, geralmente instalados sempre depois de já todo o sistema estar a funcionar.

/proc: Esta pasta permite ver coisas como o ID dos processos e que processos estão a correr.

/root: equivalente ao "home" dos users, para o administrador (root)

/sbin: "system administrators bin file". Aqui encontram-se programas binários, com a diferença que estes só podem ser executados por um utilizador "root".

/tmp: ficheiros temporários utilizados pelos programas. Esta pasta é limpa cada vez que se reinicia o sistema.