[Tutorial] Directorias em linux. O que significam? *Updated*

El_UnO

1st Folding then Sex
Bem, neste pequeno tutorial espero ajudar quem se está a iniciar em linux e estranha as directorias utilizadas. Este guia não está perfeito, visto que também sou relativamente novo no mundo do linux. Aceitam-se sugestões para melhorar :p

Aqui vai então o que se encontra em todas as directorias e para que servem:

/bin: binários executáveis (programas), não essenciais para o SO.

/boot: boot loader, usado para arrancar o SO.

/dev: acesso ao hardware montado no sistema, incluindo "devices" imaginários. Por exemplo, dev/cdrom0 e o primeiro cdrom montado no sistema e /dev/cdrom1 e o segundo. /dev/hda e a primeira partição, /dev/hdb a segunda e por ai adiante.

/etc: ficheiros de configuração de vários programas

/home: pastas e ficheiros pessoais, diferente para cada utilizador

/lib: “libraries” que os programas necessitam para correr

/lost+found: ficheiros recuperados depois de um "crash" do sistema.

/misc: Pelo que sei este folder está quase sempre vazio. Acho que serve para guardar configurações que não se encontram no /etc.

/mnt: Directório onde geralmente se faz o "mount" de coisas como particoes do windows a que queiramos aceder, pens usb, drives externas ou outros. O mount pode ser feito em basicamente "qualquer sitio", de maneira que esta directoria e a mais usada por uma questao de organizacao do sistema..

/opt: aqui encontram-se alguns programas acessórios, geralmente instalados sempre depois de já todo o sistema estar a funcionar.

/proc: Esta pasta permite ver coisas como o ID dos processos e que processos estão a correr.

/root: equivalente ao "home" dos users, para o administrador (root)

/sbin: "system administrators bin file". Aqui encontram-se programas binários, com a diferença que estes só podem ser executados por um utilizador "root".

/tmp: ficheiros temporários utilizados pelos programas. Esta pasta é limpa cada vez que se reinicia o sistema.

/usr: "Unix System Resourses". Praticamente todos os ficheiros do sistema linux estão aqui. No /usr/bin estão ainda mais binários, no usr/doc e usr/share/doc encontra-se documentação, por exemplo. Esta pasta guarda todos os ficheiros/programas que são comuns a todos os utilizadores.

/var: Esta pasta guarda ficheiros temporários, como documentos em fila de espera para impressão ou mails em fila de espera para serem lidos pelo utilizador. Os ficheiros aqui guardados podem ser precisos durante mais tempo, incluindo depois do utilizador reiniciar o sistema, dai não se usar a pasta /tmp para este caso.

Espero conseguir ajudar (e eu k pensava que "usr" queria dizer "user" :D )

Edit: resolvi actualizar a definicao da pasta /mnt. Acho k ficou melhor :)
 
Última edição:
Um alerta, nem todos os programas são instalados "automáticamente" no /bin (deveriam...), por vezes podem "tentar" localizar um programa no /bin e na verdade ou fizeram porcaria ao instalar e tá no ** de judas :P ou então está na vossa pasta pessoal, convem saber onde vão instalar os programas e de preferência organizarem as "cenas" de forma a mais tarde não andarem a vasculhar o pc durante 2 horas(para os mais práticos..., locate :P)

um abraço HecKel
 
A maioria dos programas "comuns" ate se costuma instalar no /usr/share ...

Ah, outra alternativa ao locate e o whereis <nome_programa>
 
ye!

El_UnO disse:
/mnt: Directório de “mount” onde se encontram os acessos para os discos secundários, cdroms, floppys, etc. A drive floppy geralmente encontra-se em /mnt/floppy e um disco secundário em /mnt/hd por exemplo. As partições do Windows em NTFS, por exemplo, encontram-se sempre aqui.

é possivel montar kalker "coisa" em kalker "sitio". :D por exemplo mapear discos remotos numa pasta na /home ou ate no desktop. :) google for shfs ;)

da-le mais k U pôbU gostah pah! :x2: ta gUd :p setiqui setiqui! :D

[[]]
 
HecKel disse:
Um alerta, nem todos os programas são instalados "automáticamente" no /bin (deveriam...), por vezes podem "tentar" localizar um programa no /bin e na verdade ou fizeram porcaria ao instalar e tá no ** de judas :P ou então está na vossa pasta pessoal, convem saber onde vão instalar os programas e de preferência organizarem as "cenas" de forma a mais tarde não andarem a vasculhar o pc durante 2 horas(para os mais práticos..., locate :P)

um abraço HecKel

mas tambem... os progs genéricos compilados costumam ser instalados em /usr/local
os da distribuição em /usr
e os non-free/other license/ou compilados por outro sistema que nao pertence à distribuião costumam ser instalados em /opt

para melhor pesquisa corram primeiro o

updatedb

e depois o

locate [ficheiro]

é que o locate utiliza a base de dados do updatedb


Cumps,
Pedro
 
para encontrar os binarios tb se pode fazer

$whereis nomeprograma

e para encontrar qualquer ficheiro basta (como root) fazer:

#find / -name "*expresão*"

e esperar :P

Já agora a tradicional pasta /mnt está a ser migrada (por algumas distros) para /media
e as tralhas da web costuman estar em /var/ tambem (não serve só para filas )
 
Não sei se esta é a secção certa para a minha questão ..

É necessário desfragmentar o disco ao se usar linux tal como acontece no windows ?!

Actualmente estou a usar Xubuntu se sim que programa de desfragmentação devo usar ?
 
optimo tuturial

migrei relativamente à pouco tempo para linux e ainda não tinha entendido muito bem o "sistema" de pastas mas sinceramente nunca me dei ao trabalho de procurar :P

Thanks ;)
 
Btw, o lost+found é uma pasta criada pelo fsck na raiz de cada mount point a cada verificação do sistema e contem dados recuperados. Não está necessariamente (apenas) na / e não sei até que ponto aparecerá se estiverem a ser usados outros sistemas de ficheiros. ;)
 
Em Gentoo não está na /.

Muito boa thread. Eu andei quase 1 ano a usar Linux sem saber realmente a definição dos locais. Enfim, eventualmente funcionava por instinto. Mas saber é sempre melhor!
 
ja agora, acrescenta também o /media (mesma funcionalidade que o /mnt mas para discos/partições montados via desktop (e não manualmente atraves do comando mount))
e uma pekena correção: hda é o primeiro dispositivo ide (disco ou drive), hdb o segundo. hda1 é a 1ª partição dentro do primeiro disco. ja agora, os discos sata são sd*
 
Há algum tempo para cá começou a ser tudo sdX... eu por exemplo tenho um disco IDE e as partições vão do sda1 ao sda8 e consequentemente os dispositivos usb ficam com sdbX
 
Back
Topo