HP DV6-6060EP Review 6770m + UPDATE 10/09/2011

Caio Borges

Power Member
353cff9.jpg


Olá a todos , tentarei fazer um bom topico , nunca fiz um review , será o primeiro , qualquer critica construtiva muito bem vinda.

Moro no Brasil , amigo meu em viagem comprou o mesmo a cerca de 2 mêses na *****.PT por 999Euros , primeiro comprei um Toshiba L755-14L que foi a pior coisa que fiz , sendo assim acabei ficando com o hp dv6 6060ep pois já tive outro hp antes desse , um dv6000us que só me trouxe felicidade também

Fotos do portatil que adquiri (Desculpem a poeira nas fotos hehe) :

28a5onr.jpg


2nq4hsx.jpg


29ctlsl.jpg


v5esdt.jpg


2eojzbd.jpg


Especificações :

-Intel® Core™ i7-2630QM Sandy Bridge
• 2 GHz, 6 MB de cacheL3 2.9Ghz Turbo Boost

-Memória 6GB DDR3

- Hard Disk 500 GB SATA (7200 rpm)

- Gravador e leitor de DVD LightScribe SuperMulti DVD±R/RW com suporte para camada dupla

- Ecrã BrightView HP LED de alta definição 39,6 cm (15,6 polegadas) resolução 1366x768

- Placa Grafica AMD Radeon HD 6770M (1 GB DDR5) 725mhz Core Clock | 800mhz Memory Clock

- Leitor de cartões multimédia digital Multi-Format para cartões Secure Digital, Multimedia

- Portas : 1 VGA; 1 HDMI; 2 saída de auscultadores; 1 entrada microfone; 2 USB 2.0; 2 USB 3.0; 1 RJ45

- Câmara web HD HP TrueVision com Microfone Digital Integrado (luz fraca VGA)

- Sistema de som Beats

- TouchPad que suporta gestos multitoque e botão para ligar/desligar

- Teclado de tamanho completo com teclado numérico integrado

- LAN Ethernet Gigabit 10/100/1000 Integrada

- Rede sem fio 802.11 b/g/n Broadcom 4313 ( No meu portatil )


Primeiras impressões :

Achei o aparelho muito bonito , de muito bom gosto. Teclado robusto , só não gostei do indicador de uso de hd por exemplo ser na lateral direita do aparelho , teria sido melhor na frente do portatil , mas para mim não é algo importante.

A parte de sistema , a unica coisa que tirei foi o norton (coloquei o NOD32 4) e os jogos que não fazem meu tipo de jogo preferido hehehe , achei bem clean , limpa a instalação , tive pouco trabalho para deixar do jeito que queria.

Minha opinião sobre o produto :

- Tela do Portatil :

Lendo na internet após autorizar a compra do portatil , fiquei com medo por falarem que a tela dele era ruim , mas quando chegou o aparelho para mim , achei a tela super normal , não achei nem um pouco ruim , para mim serve perfeitamente , uso o portatil para trabalho , filmes e jogos , uso muitas horas o aparelho por dia e achei boa a tela.

Resolução de 1366x768 , quis um portatil com essa resolução ao inves de um full HD pois é uma resolução que pesaria menos para a 6770m em jogos que é o que mais uso no portatil.

- Teclado :

Achei um teclado que demonstra durabilidade , achei confortavel a digitação , nada a reclamar.

- TouchPad :

Não uso muito ele , uso mais rato sem fio geralmente , o pouco que usei , gostei , boa resposta e gostei do acabamento com a luz acessa em volta dele :P

- Webcam :

Gostei bastante da imagem , mesmo com pouca luz , como somente a da tela do portatil fica uma imagem com boa qualidade.Microfone interno que funciona muito bem.

- Som :

Só vendo pessoalmente para ver a qualidade , é excelente , som muito bom , toca alto e com qualidade , já tive oportunidade de mexer em varios portateis , dell ,dell xps , acer , hp , toshiba entre outros e foi o melhor som que vi até o momento.

- Graficos :

O conjunto core i7 + 6770m é excelente ! Dá pra rodar qualquer jogo lançado até o momento , com excelente qualidade grafica.

- Temperatura

Achei o sistema de resfriamento muito bom e eficiente o software hp coolsense ajuda nessa tarefa , colocando no modo mais frio o turbo boost é desativado mantendo o processador mais frio , dica do usuario gRmagic.


- Hard Disk

Possui 7200RPM com bom desempenho , o fato de ser 7200rpm foi um dos motivos de não comprar o 6070ep que possui 5400RPM , nada a reclamar.


----------------------

Prós : Conjunto com custo x benefico muito bom para gamers que não podem gastar muitos euros e gostariam de ter um portatil para jogos e aplicativos pesados.
Contras : Até o momento exatamente zero :009: , não tem nada que me incomoda e gostaria de mudar nele.

- Testes ( Em construção ) , testes em jogos sem overclock ! tudo padrão :

2dsgzk6.jpg


2zineao.jpg


GPUZ O valor de 800mhz e 900mhz é por causa de overclock , o padrão é 725mhz por 800mhz.

23vlqb5.jpg


Dirt 3 , A melhor configuração que encontrei qualidade x desempenho tudo no maximo menos shadows que ficaram em medium mas com AA em 4x !

oh8s4h.jpg

2u74mbt.jpg


COD 4 Multiplayer , Tudo no máximo roda perfeito.

13z7f9z.jpg


TDU 2 , AA 2x , Tudo no maximo very high menos environment que ficou em high

33cxmaa.jpg


Dungeon Siege 3 deixei tudo como o jogo achou melhor , tudo no máximo , menos sombras que ficaram em extreme e não insano , sombras em insano diminui mais de 15 fps !!!!!!!!!!! e não muda NADA , zero. Gostei do jogo , finalizei ele e gostei , só que tem que tomar um acalmante no final do jogo pois achei dificil de passar raiva no finalzinho dele hehehe

28vx0lh.jpg


2eofd74.jpg


Dead Island , rodou no high tranquilamente , liso liso , jogaço ! Recomendo , nota 10 o jogo.

10wlgcl.jpg


Screen mostrando a parte para troca de grafica de intel e amd 6770m , você pode escolher qual grafica usar , podendo escoher qual quiser , a hora que quiser , muito melhor que trocar automaticamente. Screenshot contribuição do usuario jonysequeira.

semttulobwx.jpg


Windows Index Experience , na screen é com meu overclock 24/7 800 por 900mhz. Em padrão a placa de video fica 6.9 e 6.9

353e6v6.jpg


3mark 06 Turbo boost ativado e 6770m 800mhz core e 900mhz memorias (meu overclock 24/7) , driver 11.6

2yyr38p.jpg


3dmark Vantage , achei um otimo resultado ! Turbo boost ativado e 6770m 800mhz core e 900mhz memorias (meu overclock 24/7) , driver 11.6

http://3dmark.com/pcmv/459123

5mx1n8.jpg


Links para downloads e dicas com os drivers mais atuais principais :

-Ativar e desativar luz branca touchad , FN+ tecla de espaço

-Downloads site da hp dv6 6060ep para drivers , site oficial da hp para o 6060ep.

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/...pt&cc=pt&dlc=pt&sw_lang=&product=5079222#N356

-Catalyst 11.9 Beta , creditos do mestre asder00 do forum guru3d (Não testei , só troca a versão DNA quando algum jogo rodar mal , todos meus jogos rodam lindamente com o driver DNA , melhor aqui pra mim até o momento , roda tudo liso liso)

http://www.mediafire.com/?mbx1x17ifmy165e


-DNA DRIVERS 11.8.3 PREV , achei o melhor driver até agora , já testei todos aqui no hp 6060ep 6770m 1gb e achei esse o de longe o melhor , todos os jogos rodaram perfeitamente e liso liso ! Recomendo fortemente , daqui pra frente só uso os DNA hehe

Link para o driver : http://www.donotargue.com/dna-amd-gfx/DNA-AMD_GFX_11_8_3_prev_64-bit.exe

Site do pessoal da DNA http://donotargue.com/note/dna-amd-gfx-11-8-3-prev/

Screen instalado no meu portatil

51c4mr.jpg


Bios Nova , 2011-07-22 , Versão:F.1A, 4.95M , para saber sua versão de bios FN+ESC , testado e tudo ok.

ftp://ftp.hp.com/pub/softpaq/sp54001-54500/sp54024.exe

Intel® Rapid Storage Technology 10.6.0.1022 , testado e tudo ok.

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?agr=Y&DwnldID=20215&ProdId=3321&lang=por

Chipset Intel series 6 9.​2.​0.​1021 , testado e tudo ok.

http://downloadcenter.intel.com/Det...hipset+Intel®+série+6+para+portáteis&lang=por

Driver de video Intel HD versão 15.22.1.64.2361, testado e tudo ok.

http://downloadcenter.intel.com/Det...=20037&ProdId=3231&lang=por&OSVersion=Windows 7%2C 64-bit*&DownloadType=Drivers

Driver mais novo para placa wireless Broadcom , quem estiver com problemas de LAG em jogos online usando wireless , aqui resolveu o problema , zero de lag.

http://h20000.www2.hp.com/bizsuppor...n.jsp?swItem=ob-95652-1&lang=en&cc=us&mode=5&


Pagina com links de drivers atualizados , excelente topico do usuario justinkw1 do forum notebookreview. Grato gRmagic.

deixo aqui tb um index actualizado de drivers, aconselho a consulta: http://forum.notebookreview.com/hp-...xxx-dv7-5xxx-dv7-6xxx-envy-17-2xxx-intel.html

--------------------------------------------------------------------------------


Dicas para manter/ter melhor performance , pelo menos aqui em casa sempre deu certo hehe :

- Abrir o desfragmentador do windows e desmarcar o agendamento do mesmo.

- Ir em Meu Computador » Clicar com o direto do rato em seu HD c: » Propriedades » Aba Hardware , clicar
duas vezes com o esquerdo do rato sobre seu hard disk , aqui no meu caso hitachi alguma coisa » ir na aba politicas
e deixar marcado as DUAS caixas , deixar todas as duas marcadas.

- Sempre que trocar o catalyst , rodar o windows index ( Pontuação do windows )

- Aqui eu desativo a animação de mimizar , maximizar janela , gosto mais desse jeito , caso queira voltar , só fazer o processo inverso hehe. Clique em Meu computador » Propriedades do sistema » definições avançadas do sistema » desempenho definições » procure por animar janelas ao minimizar maximizar e desmarque » ok » ok

- Desativar memoria virtual , aqui eu deixo sem memoria virtual por ter 6gb de memoria .
Clique em Meu computador » Propriedades do sistema » definições avançadas do sistema » desempenho definições » avançadas » memoria virtual alterar » deixo sem ficheiro de paginação em nenhuma partição do disco. ok » ok

- Tecla windows + R » digite %temp% apagar todos arquivos temporarios dessa pasta.

- Desativar o winsat » tecla windows + R digite taskschd.msc .No menu da esquerda , clique em Microsoft » Windows »
Maintenance.Na tela do meio vai aparecer o WinSAT.Clicar com o botão direito nele e clicar em desativar/disable.

- Manter o registro limpo usando o programa Ccleaner

- Usar um bom desfragmentador , que realmente funciona como o , Auslogics Disk Defrag , desfragmentar quando necessário
e otimizar uma vez por semana geralmente é bom , dependendo da quantidade de arquivos que você move/deleta.

- Anti virus é pessoal , tem gente que gosta de um e outros acham um lixo e assim em diante , eu uso o nod32 a MUITO tempo,
acho excelente e nem parece que tenho antivirus de tão leve.

- Usar um bom pacote de codec , aqui eu uso o win7codec :

http://shark007.net/win7codecs.html primeiro instala esse

http://shark007.net/x64components.html depois esse

- Melhorar qualidade de videos reproduzidos pela Radeon 6770m , eu pessoalmente gosto mais do catalyst 11.6 até o momento , não se esqueça de atualizar também o driver da intel HD.

Clique com o direito do rato no desktop » propriedades graficas ( tem que estar com a 6770m ativada para aparecer hehe) » quando o CCC abrir , no topo clique em preferencias » exibição avançada » no menu da esquerda clique em video » configuração de video » em qualidade avançada eu desativo melhorar bordas até a ultima opção de ativar contraste dinamico , aqui eu desmarco tudo.

- Manter os drivers do chipset intel series 6 e intel rapid storage atualizados.

- Melhorar as cores , deixar elas mais fortes. Clique com o direto do rato no desktop » propriedades graficas sem ser a primeira opção que abre o CCC , clica para abrir o painel de controle da intel HD » avançado » monitor » melhoria de cor » aqui eu mexo em saturação » fique a vontade para mexer e caso não gostar clicar em restaurar.

Se lembrar de algo mais , eu posto aqui hehe.

Faço por sua conta e risco eu uso aqui tudo que disse acima , e também desativo alguns serviços do windows ,
mas isso é algo pessoal , as vezes algo que não me serve de nada , para você pode servir..

Cumps
Caio Borges

----------------------------------------------------------------------

Melhorando o touchpad !!! Dica do usuario Acid_RuleZz do forum Lowyat.net

Eu dificilmente uso o touchpad , sempre levo comigo meu razer Abyssus :cool: , mas com a dica abaixo o touchpad fica bem melhor , pelo menos eu achei ! Segue a dica

To com muita preguiça em traduzir , quem tiver alguma duvida só postar __

1. Download envyTouchPad.exe from here. Extract and run.. you don't need to install.

2. You will see envyTouchpad icon in the traybar, click on it. Tick "Start with Windows" if you want it to start with windows(which i did).

3. Now go to "Scrolling" tab and set the speed & acceleration according to your preference. This is my setting by the way.

3zutt5s20f.png


4. Then go to "Tapping" tab and disable "1 finger" tap. Set your 2 fingers and 3 fingers function according to your need and click "Save".

3i3iink66e.png


5. Now open right click "Synaptic Touchpad" icon on tray and select "Touchpad Properties". Disable "Two-Fingers Scrolling", Pinch Zoom & Three-Fingers Flick. You can disable side scrolling too if you want.

6x3la0zpxd.png


6. Now enter "PalmCheck-Enhanced ACM" setting and untick "Restrict pointing to zone" and "Restrict tapping to zone".

3hterfgu2b.png


7. Voila. Now u can enjoy smooth 2 fingers scrolling, better 2 fingers tapping and 3 fingers tapping.

4880d1313275342t-aww-yeah-meme.png



------------------------------------------------------------------------~


A maneira que eu encontrei para resolver a fraca funcionalidade do scrool com 2 dedos foi activar a funçao que acompanha a maior parte dos portateis, scrool a um dedo, como podem ver é um metodo simples, posso ate defenir a area de scrool como podem ver no quadrado amarelo



----------------------------------------------------------------------




AMD Catalyst 11.8 Preview Driver OpenGL 4.2 novo(8.88.8 Agosto 8) Creditos Asder00 Forum Guru3d.com

novo update aos 11.8 -

Build Info:
DriverVer=08/08/2011, 8.880.8.0000
8.88.8-110808a-123505E-ATI

http://www.mediafire.com/?q87q77l19yde95z

Catalyst 11.8 Preview ( driver de video da radeon 6770m ), estou usando e achei excelente , creditos asder00 guru3d foruns , graficos alternando entre intel e 6770m perfeitamente , recomendo primeiro instalar o ultimo driver de video amd do site da hp , pois atualiza a intel também e depois disso pode desinstalar e colocar a 11.8 Preview

http://downloads.guru3d.com/AMD-Catalyst-11.8-Preview-Driver-download-2760.html

Catalyst 11.7 WHQL Oficial para quem quiser testar também , bom driver também.

http://www2.ati.com/DriVeRs/mobile/11-7_mobility_vista_win7_64_dd_ccc_ocl.exe

Catalyst 11.6 Muito bom driver

http://www2.ati.com/DriVeRs/mobile/11-6_mobility_vista_win7_64_dd_ccc_ocl.exe

Programa para ver temperaturas HW Monitor :

http://www.cpuid.com/softwares/hwmonitor.html

Programa para ver temperatura da placa de video , clocks da mesma , uso da placa grafica IN GAME

http://event.msi.com/vga/afterburner/download.htm

Para configurar ele : Abra o programa , settings » monitoring » Graph , aqui marquei GPU Temperature , GPU Usage , Core clock , Memory Clock e Framerate » Não esquecer de clicar em show in on screen display.

A bios F.06 vem com o turbo boost desabilitado , para saber sua versão de bios pressiona FN + ESC , se for a F.06 e quiser ter o turbo boost só baixar a versão F.14 do site da hp e instalar.

O software HP Coolsense no modo mais frio desabilita o turbo boost , aqui eu uso em modo optimizado de desempenho.

Para saber se seu turbo boost está funcionando , passando dos 2.0ghz , tem o software da intel turbo boost monitor :

http://www.intel.com/support/processors/sb/CS-031038.htm

Nesse topico vou manter atualizado principalmente link para drivers de video , novos catalysts e dicas de usuarios e minhas para melhor aproveitamento desse portatil que só me traz alegria hehe

* Topico em constante atualização para correção de erros ortográficos e estruturação. Irei colocar resultado de diversos testes , jogos temperaturas , etc.


Espero ter ajudado alguém com o topico.

Cumps

Caio Borges
 
Última edição:
Optima review, apenas uma coisa a apontar e demonstrada nas fotos, se usas os portáteis na cama nenhum se vai aguentar.

De resto excelente mesmo.
 
Depois se puderes metes os programas que mais usas... E fala um pouco sobre as actualizações que fazes e isso. Obrigadíssimo, está excelente :D.
 
caro , visto que o hp 6060 e o 6190 são parecidíssimos ... e o que me interessa é a gráfica. supostamente, a amd 6770 tem gpu switching (aquela história de usar a gráfica onboard quando se está por exemplo a navegar na net e a ouvir musica, para poupar energia...) a minha questão era: existe alguma forma de deixar sempre a amd activa, ou activá-la quando quisermos, para por exemplo (PES2011 - configura - se sem ser no jogo mesmo , ou seja , como não se estava a executar uma tarefa pesada, reconheceria a onboard, e não daria para rodar nos máximos, visto que a placa onboard não o permite.) a minha questão era se dá para ter sempre a amd activa, ou activá-la quando quisermos.

e gostava também de saber o que é isso da catalyst ..
 
Última edição pelo moderador:
@underworld316 Obrigado pelo post , to gostando muito do portatil , zero de reclamações , só alegria até o momento !

@
manipulo Obrigado pelo post , muito bem reparado , se jogar um jogo pesado com o portatil na cama , vai ficar quente demais mesmo hehehe !

@
Miss Croft Que bom que gostou do topico ! A intenção dele é informar quem pensa em comprar ele ou algum parecido com ele e também manter atualizado quem já possui eles , pois por exemplo no site da hp , o catalyst (driver de video) da amd 6770m , se não me engano é o 11.5 ainda , no topico postei o 11.8 preview que testei e deu tudo certo , só vou postar o que eu testar antes. Boa ideia a sua sobre os programas , amanhã vou dar uma mega atualização no topico.

@
b.de.brandao tem como deixar sempre a amd 6770m ativa sim , o usuario que escolhe qual placa usar , coloquei uma screen no topico mostrando , você seleciona gpu de alto desempenho (6770m) ou a intel , simples e facil.

Catalyst é o nome do pacote de driver para placa de video amd , que no caso do 6060ep é a 6770m.

@
henriquesil Obrigado ! Amanhã vou arrumar melhor ele e colocar mais informções , testes , etc :D

@jonysequeira Obrigado pela contribuição !! Colocado no post principal.

Amanhã novidades no topico !



 
amanhã em principio vou ter o meu, vou à ***** de évora que sempre poupo 50 euros em relação á ***** :D
fico à espera dessas actulizações caio!
e johny, assim que possivel, posta para aqui a tua review também :)
 
Colocado resultado do 3d mark 06 , achei um excelente resultado para uma placa de video mobile !

Coloquei link para o catalyst 11.6 também , achei um bom driver também.
 
Última edição pelo moderador:
preciso de ajuda ao actualizar a drive 11.8 deixei de poder trocar de placa de video, ja instalei e voltei a instalar e agora nada so da a de video da intel
 
um resultado surpreendente no 3dmark para a gama de preços em que o respectivo hardware se encontra, era no entanto interessante referir a versao das drivers e a frequencia da placa, no caso de estar em OC.
 
É verdade gRmagic ! Eu coloco para carregar automatico meu overclock na 6770m 800mhz core , 900mhz memorias , que é meu overclock 24/7 nem lembrei em colocar os clocks , vou editar o topico !

Driver foi o 11.6 , aqui no meu sistema é o que ficou melhor no geral , mas isso varia de portatil para portatil hehe

Obrigado
 
Última edição:
Back
Topo