Discussão DECO - Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - Grandes Malandros!

m00nbl00d

Power Member
Venho relatar uma muito má experiência que uma pessoa amiga teve com a associação de defesa do consumidor DECO.
E que decidiu alertar-me, caso eu alguma vez precisasse entrar em contacto com uma associação de defesa do consumidor, contactar uma outra associação.


Aqui fica...
Há uns largos meses o meu amigo em contacto com a DECO apenas para pedir informações sobre um assunto.Desde então tenho recebido spam atrás de spam da DECO Proteste.No dia 28 de Março de 2011 entrou em contacto com a DECO a pedir que removessem o endereço de correio electrónico de qualquer base de dados que eles possuíssem.

Eles responderam da forma como podem ver na imagem, mencionando que o endereço de correio electrónico havia sido colocado num ficheiro de recusas, e assim a pessoa nunca mais receberia lixo electrónico.

Visto que a pessoa minha amiga ainda recebia lixo electrónico, voltou a entrar em contacto com a DECO, e eles responderam que teria que esperar por um período legal de 3 meses.

Passados mais que três meses, a minha pessoa amiga ainda continuava a receber lixo electrónico da DECO Proteste, pelo que voltou a enviar um novo e-mail para a DECO, mas até hoje sem qualquer resposta! E continuam a enviar lixo electrónico.

Como podem ver, é simplesmente inaceitável esta atitude da DECO. O pior de tudo é que muito provavelmente, tendo em conta que o lixo electrónico é enviado por essas empresas de publicidadee, a DECO terá vendido o correio electrónico? Quem sabe. Eu é que nunca irei entrar em contacto com essa gente. Isso é mais que certo. Muito provavelmente o meu amigo terá que eliminar a conta do correio electrónico e arranjar um novo para acabar com esta situação de uma vez por todas.

Infelizmente, o meu amigo não tem dinheiro para gastar em advogados, pos certamente esta situação terá alguma ilegalidade? Enfim... cena marada!

O meu amigo pediu parar expôr esta situação, por forma a alertar outras pessoas do que poderá acontecer, caso entrem em contacto com a DECO por e-mail.

 
Honestamente, não me parece que valha a pena arranjar um advogado por causa disso. Ele que faça um filtro e pronto.

E diz-lhe para continuar a chateá-los. Liguem para lá ou assim.
 
Se o problema com a DECO fosse só esse estava tudo bem .. lol
Quanto ao e-mail mesmo que eles parem de bombardear com publicidade e porcarias que não interessam nem ao menino jesus, o teu amigo continuará a levar com publicidade de a quem eles venderam os dados.
 
Última edição:
Se o problema com a DECO fosse só esse estava tudo bem .. lolQuanto ao e-mail mesmo que eles parem de bombardear com publicidade e porcarias que não interessam nem ao menino jesus, o teu amigo continuará a levar com publicidade de a quem eles venderam os dados.
Pois, ao que parece o único problema não é o lixo electrónico. O verdadeiro problema é terem, provavelmente, vendido o endereço de correio electrónico a terceiros SEM qualquer consentimento por parte do meu amigo. Pois o meu amigo nunca teria permitido tal.

Eu acho simplesmente ridículo que não possamos confiar numa associação, que supostamente defende o consumidor... Mas parece ser antes o contrário, não? :002:

Para piorar, eles simplesmente já não respondem a nenhum e-mail que o meu amigo envia a pedir esclarecimentos.

O meu amigo até poderia telefonar, mas provavelmente estaria a perder o seu tempo...
 
Já para não falar que quando me inscrevi na DECO pagava 3€ pela magazine dele, esqueceram-me é de avisar e eu de ler as letras pequenas que ao fim de meio ano ou lá o que foi subia para quase 10€... nunca entendi bem isso, mas já cancelei a minha subscrição.
 
Há aqui alguns casos de interesse mas também há muito lixo no que está escrito.
Por isso fica a minha reserva quanto ao teor do que se diz por aqui.

E, sim, sou sócio da Deco há muitos anos e se ainda sou é porque tem sido uma mais-valia.
 
Há aqui alguns casos de interesse mas também há muito lixo no que está escrito.Por isso fica a minha reserva quanto ao teor do que se diz por aqui.[...]
Importas-te de aprofundar? O que queres dizer com "muito lixo no que está escrito" e "reserva quanto ao teor do que se diz por aqui"?
 
Importas-te de aprofundar? O que queres dizer com "muito lixo no que está escrito" e "reserva quanto ao teor do que se diz por aqui"?
Não preciso, basta ler e distinguir os factos das suposições.

Mas sendo tu o autor de grande parte do que aqui foi publicado saberás melhor que ninguém distinguir essas realidades: a verdade e a especulação.

Atenção que isto nada tem a ver com o abuso da publicidade "forçada" da Deco.

Já agora avisa o teu amigo que remover subscrições em mensagens de SPAM é a maneira mais fácil de confirmar que o endereço de correio eletrónico está ativo e aumentar o volume de SPAM exponencialmente.

Nunca se devem clicar links nas mensagens de SPAM, nenhuns links mesmo.

De resto já te dei o sítio certo para reclamar.

Boa sorte.


P.S.
Eu não recebo nenhum tipo de mensagens eletrónicas da Deco.
 
Última edição:
Não preciso, basta ler e distinguir os factos das suposições.Mas sendo tu o autor de grande parte do que aqui foi publicado saberás melhor que ninguém distinguir essas realidades: a verdade e a especulação.
Desculpa lá se não estou a perceber o que queres dizer com tal comentário... Provavelmente, será do calor que faz hoje... Mas, estarás tu, por ventura, a mencionar que o que eu aqui relatei é especulação? É a mais pura realidade, e a troca de e-mails entre o meu amigo e a DECO assim o comprova. Neste caso, 4 imagens valem por 4000 palavras.

E, também duvido que a DECO tenha disponibilizado o endereço de correio electrónico do meu amigo a custo zero a essas tais agências de publicidade que enviam spam em nome da DECO. Não sei porquê, mas tenho uma grande dificuldade em acreditar em tal.

Atenção que isto nada tem a ver com o abuso da publicidade "forçada" da Deco.
Então tem a ver com o quê, exactamente? Nada do que aqui foi relatado tem a ver com outro assunto, a não ser a publicidade forçada da DECO, e publicidade essa que eles comprometeram-se a cessar, e que não só o não fizeram, como estão a evitar uma resposta ao e-mail que o meu amigo enviou.

Já agora avisa o teu amigo que remover subscrições em mensagens de SPAM é a maneira mais fácil de confirmar que o endereço de correio eletrónico está ativo e aumentar o volume de SPAM exponencialmente.Nunca se devem clicar links nas mensagens de SPAM, nenhuns links mesmo.
Geralmente, quando eu por entrar em contacto com alguma instituição e recebo qualquer tipo de spam, basta remover a subscrição e nunca mais sou incomodado. Obviamente, estão a falar de coisas como newsletter, etc. Mas, o principio é o mesmo: Respeito. Coisa que a DECO demonstra não ter.

Quanto ao não clicar em links, o meu amigo não clica em links de spam, a não ser na situação da DECO em que acreditou que a DECO agiria de boa fé, e que removeria o seu e-mail da base de dados deles/parceiros. Razão pela qual ele depois decidiu entrar em contacto com a DECO, visto tal não ter acontecido... E, depois foi o que se viu pela troca de emails.

P.S.Eu não recebo nenhum tipo de mensagens eletrónicas da Deco.
Provavelmente por seres assinante, não? Não convém aborrecer os pagantes. Se eles não querem atender de forma cordial os consumidores, que por qualquer motivo não possam subscrever ao seu serviço, então que o mencionem no sítio deles, e assim as pessoas entram em contacto com outras associações que, de facto, respeitem os consumidores. Porque é disto que se trata: Respeito. Respeito pela privacidade do consumidor e dos seus dados, e não vendê-los sem autorização. Mais uma vez menciono "vender", pois não acredito que a DECO os forceça gratuitamente. A final de contas, não se trata de uma organização sem fins lucrativos.
 
...
E, também duvido que a DECO tenha disponibilizado o endereço de correio electrónico do meu amigo a custo zero a essas tais agências de publicidade que enviam spam em nome da DECO. Não sei porquê, mas tenho uma grande dificuldade em acreditar em tal.
...
Pura especulação.

Como disse acima, há uma fronteira entre os factos e a ficção.
E repito já te indiquei o sítio certa para apresentar a queixa.

De resto já estou habituado às tuas teorias da conspiração.

Cheers!
:beerchug:
 
Isso já é habitual... a Deco a não zelar pelos direitos dos consumidores e toma lá leva mais SPAM no email.

Reclamei e reclamei, lá decidiram parar de vez. Agora volta e meia recebo publicidade no correio de casa...
 
Pura especulação.Como disse acima, há uma fronteira entre os factos e a ficção.E repito já te indiquei o sítio certa para apresentar a queixa.De resto já estou habituado às tuas teorias da conspiração.Cheers!:beerchug:
Não é pura especulação. É simplesmente uma questão de lógica. A DECO é uma instituição com fins lucrativos. Para eles aceitarem pedidos de pessoas que não sejam assinantes, têm que lucrar de alguma forma. Tenho as minhas duvidas que sejam os assinantes a pagar o serviço prestado aos não assinantes.

Acaba por ser um pouco como programas de computador gratuitos. De uma forma ou de outra pagamos pelo uso, seja através da instalação de barras de ferramentas ou outros programas

Mas, se queres ser feliz, pensa lá o que quiseres disso. Mas, as imagens disponibilizadas mostram o abuso da DECO e a total falta de credibilidade da parte deles, pois não só enviaram spam, como após o contacto de meu amigo comprometeram-se no prazo de 3 meses a CESSAR qualquer envio de publicidade. Algo que NÃO foi cumprido. E, simplesmente já nem sequer respondem ao último e-mail do meu amigo a perguntar por que razão o envio de publicidade não cessou como PROMETIDO!

Parece que estás a fazer o papel de advogado do diabo. Tanto quanto sei, até podes mesmo é trabalhar para eles. Pelo menos tens uma atitude...

Felizmente, existem trocas de e-mail a COMPROVAR a VERACIDADE dos FACTOS

Lá por que tu, assinante, não és vítima deste tipo de situação, não queiras transparecer que o mesmo não acontece com outras pessoas, especialmente não assinantes.
Ninguém obriga a DECO a prestar serviço a não-assinantes, são eles que oferecem o serviço. Mas isso não lhes dá o direito de fazer o que fazem, tal como DAR/VENDER (vai dar ao mesmo!!!) dados que NÃO LHES PERTENCEM a terceiros, SEM AUTORIZAÇÃO!

É isso que está em causa!
 
Não estou a defender a Deco, nem tenho procuração para o fazer, aliás repito mais uma vez, fui eu que te apontei o sítio certo para apresentar queixa.

Estou sim contra a tua decisão de ir além dos factos, inegáveis, para especular sobre teorias de que não tens provas e não passam disso mesmo suposições tuas sobre ações de terceiros que não podes provar.

E isso é tão abusivo como aquilo que criticas com razão.

Limita-te aos factos: a Deco está a utilizar abusivamente os dados a que teve acesso para envio de publicidade por correio eletrónico.

Não inventes.
 
Não estou a defender a Deco, nem tenho procuração para o fazer, aliás repito mais uma vez, fui eu que te apontei o sítio certo para apresentar queixa.
E, eu agradeci.

Estou sim contra a tua decisão de ir além dos factos, inegáveis, para especular sobre teorias de que não tens provas e não passam disso mesmo suposições tuas sobre ações de terceiros que não podes provar.
Eu começo-me a aperceber qual o teu problema. Tu vês teorias da conspiração em tudo e mais alguma coisa. Tu anteriormente, tal como agora, mencionas que eu trouxe uma teoria da conspiração, quando tudo o que levantei foi um pergunta retórica, e passo a citar a pergunta em causa:

m00nbl00d disse:
O pior de tudo é que muito provavelmente, tendo em conta que o lixo electrónico é enviado por essas empresas de publicidadee, a DECO terá vendido o correio electrónico?
Isso nada mais foi que um pensamento meu, e com intuito retórico, e nenhuma afirmação. E tive esse pensamento baseando-me no simples facto da DECO ser uma instituição com fins lucrativos. Eles têm que lucrar. Agora se eles vendem ou dão a custo €0 dados a terceiros, é lá com eles. Eu apenas me perguntei a mim mesmo, e acabei por escrever a minha pergunta retórica. E, que nada mais foi do que isso. Tu é que parece que ficaste bastante aborrecido/indignado com tal pergunta retórica, quando mais ninguém ficou.

E isso é tão abusivo como aquilo que criticas com razão.
Não, não é abusivo. E, simplesmente porque nunca acusei a DECO de vender os dados, mas sim questionei-me se tal ocorre. Mais uma vez, foi um pensamento retórico, e nada mais do que isso. Não faças uma tempestade de um copo de água.
Limita-te aos factos: a Deco está a utilizar abusivamente os dados a que teve acesso para envio de publicidade por correio eletrónico.Não inventes.
Eu limitei-me aos factos, e as imagens comprovam a veracidade dos mesmos. E, mais uma vez retórica nada tem a ver com invenções ou teorias da conspiração. Tu é que pareces estar muito interessado em teorizar conspirações. Darias um belo argumentista... quanto mais não seja pela falta de qualidade das tuas teorias...

Da próxima vez não te refiras a um relato como contendo lixo, e tudo por causa de uma pergunta de retórica. Perceberia a tua reacção caso eu tivesse afirmado que a DECO vende os dados. Eu nunca afirmei, nem acusei. Simplesmente questionei-me sobre essa possibilidade. Julgo que este tipo de questão (retórica) seja natural.
 
Já para não falar que quando me inscrevi na DECO pagava 3€ pela magazine dele, esqueceram-me é de avisar e eu de ler as letras pequenas que ao fim de meio ano ou lá o que foi subia para quase 10€... nunca entendi bem isso, mas já cancelei a minha subscrição.

Então mas um dos problemas dessa associação está ligado precisamente ao lado comercial, embora eu até compreenda algumas atitudes deles.
E aqueles estudos que custumam fazer muitas vezes são despidos de argumentos e falta de dados concretos.
A um tempo atrás tive uma pequena discussão com um user deste forum relativamente á deco, o artigo que esses senhores escreveram estava cheio de falhas chegando a omitir algumas features novas que o aparelho introduziu com as novas revisões.
E falo não de um ou outro estudo, mas vários onde se notam falhas e omissões ou mesmo falta de informação da parte de quem escreve os artigos.
 
Então mas um dos problemas dessa associação está ligado precisamente ao lado comercial, embora eu até compreenda algumas atitudes deles.
E aqueles estudos que custumam fazer muitas vezes são despidos de argumentos e falta de dados concretos.
A um tempo atrás tive uma pequena discussão com um user deste forum relativamente á deco, o artigo que esses senhores escreveram estava cheio de falhas chegando a omitir algumas features novas que o aparelho introduziu com as novas revisões.
E falo não de um ou outro estudo, mas vários onde se notam falhas e omissões ou mesmo falta de informação da parte de quem escreve os artigos.
No geral, concordo com o teu comentário e acho até que em muitos comparativos falta uma adaptação à realidade.
Definem normas e padrões para os testes mas muitas vezes estão desajustados do dia-a-dia do consumidor, ou como dizes por exemplo, características que não são consideradas mais-valias no teste mas que o serão para quem prefere determinado equipamento.

Claro que aqui entra o argumento da subjetividade: importante para uns, irrelevante para outros.

Parece-me, no entanto, que a imparcialidade é um facto embora, também aqui, seja uma opinião subjetiva.

Mas é bom que existam, têm dado provas e intentado ações com reflexos positivos para o consumidor .
 
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