Future Sonics Atrio M5 - Experiência

hasoum

Power Member
Future Sonics Atrio M5 - Experiência


O ter comprado estes auriculares resume-se ao facto de ter procurado várias opiniões de quais seriam os melhores IEM's (Bass-Monsters), reconhecidos no mercado, capazes de reproduzir graves e sub-graves (entre os 20hz e os 200hz) com definição e impacto, esta solução, apesar de existirem muitas outras no mercado, foi a minha escolha, principalmente pelos testemunhos de que os Atrio são o nº1 nesta zona do espectro, principalmente na de (20hz aos 80hz), e também por existirem relatos de um novo driver (Mg7) que além dos graves, tinha nas restantes frequências um bom comportamento, por isso decidi avançar.


Quando decidi avançar para a compra, os únicos (que encontrei) revendedores da FS na Europa, eram a HandHeld e as lojas da FS - Ear Future, os preços variavam bastante entre os 136€ e os 219€.
Entretanto tive a possibilidade de comprar uns usados, a um utilizador do HeadFi, comprados á HandHeld em Fevereiro deste ano.
Como queria ter a certeza de que o driver era o MG7, enviei uma mensagem de esclarecimentos á FS, ao que me responderam que em principio seriam os MG7, tendo em conta que em Setembro de 2010, começaram a a enviar para os revendedores, a versão Mg7.
Isto é uma nota importante do meu testemunho, porque mesmo hoje, desconfiando que realmente, tenho a versão Mg7, não o posso garantir a 100%.


A Future Sonics é uma empresa Norte-Americana com mais de 30 anos de existência, são várias as bandas que utilizam os seus auriculares, mas o mais interessante, para mim, foi o seu marketing, afirmam, que conseguem exclusivamente com drivers dinâmicos, ter uma assinatura sonora capaz de competir com os multi-armature.
A Future Sonics desenha e fabrica os seus próprios drivers, tendo por isso exclusividade nos seus produtos, mas sobre a empresa e o os seus produtos para quem estiver interessado poderá obter mais informação em http://www.futuresonics.com/FSatrios.html

v7s102.jpg



Como se pode ver pela foto, recebi o manual dos Atrio, um cupão com 20% de desconto, na compra de umas custom-tips para os M5, um estojo com boas dimensões, três pares de tips dual-Flange da FS (P/M/G), (as tips de espuma também proprietárias da FS não recebi por terem sido usadas), uma ferramenta para tirar sujidade depositada nos "Nozzle" dos auriculares e os respectivos Atrio M5.

2lo3qja.jpg




As especificações deixo em Inglês(copy paste) :)


BIGGER SOUND at lower volume™ from MG7™ Proprietary Dynamic Drivers
Natural "feel" with accurate dynamic bass frequency response
Full range performance from 10mm mg7™ speakers
18Hz - 20,000Hz TrueTimbre™ Response
32ohm Impedance
Sensitivity 112db @ 30Hz/1mW
Up to 30db Ambient Noise Rejection (A.N.R™)
51" (1.3m) QuietCables™ II
Standard 1/8" (3.5mm) Gold Stereo Mini-Plug Connector
1 Year Limited Manufacturer's Warranty
Ultra-Lightweight Design
100% Armature & Crossover Free Technology
Multiple Fit Options



Experiência:

Qualidade de construção/Isolamento/Conforto - A qualidade de construção dos M5 parece ser de qualidade, são feitos num material tipo plástico, mas bastante rigido que parece ser robusto, este design já é utilizado desde 2007.
O cabo é bastante duro, tendo até alguma memória, junto ao jack(em ângulo) têm um bom "strain relief", junto aos auriculares não são possiveis de ver porque estão no interior do próprio auricular,como se pode ver pelas fotos. No "Y" não existe nenhum reforço de salientar. Têm também um "chin-slider", que é uma peça que aperta o fio de forma a prendê-lo junto ao pescoço/queixo (que por acaso acho pratico, mas um pouco piroso).
Acho que a constituição do próprio cabo, prevenindo nós e torções, faz com que exista algum "microphonics", barulho audível quando o fio raspa na roupa, mas não é muito relevante e só se nota se não se estiver a ouvir musica.

15hjrlu.jpg


O isolamento está muito dependente das tips usadas, mas diria que é apenas suficiente, apesar da forma ergonómica excelente, que se adapta ao pavilhão auricular com a extensao da caixa do auricular, presumo que seja muito diferente de pessoa para pessoa.

No conforto, habituado que estou, a usar uma Triple- Flange da Etymotic, não os achei desconfortáveis, mas também acho que poderá variar de pessoa para pessoa, apesar de funcionarem com uma inserção profunda, funcionam também bem, com tips de só uma flange.

Neste momento ainda estou a usar dois tipos de tips, umas Comply P e umas Dual-Flange da EarSonics, mas prefiro as de silicone(apesar de ter menos isolamento).

296ltus.jpg



SOM - Aqui, tudo o que possa dizer é extremamente subjectivo e pessoal, e talvez errado!!!

A primeira coisa que me espantou quando coloquei os M5, foi o impacto, é impressionante, ainda mais vindo de uns analiticos como é o meu caso, mas passado algum tempo, parecia que tudo o que ouvia, era dominado pelos graves, apesar de poder ser errado, a melhor forma de os descrever é "dark", mas o interessante é que não é um problema de médios recuados ou agudos sem extensão, faz parte da assinatura é impossivel abstrair-me dos graves, com isto e para não parecer contraditório, digo já que os médios para mim, não sendo muito agressivos, estão muito presentes e limpos sem intrusão das frequências mais baixas, neste aspecto são excelentes, mas vou deixar este tipo de parecer técnico para quem de direito ;).
Os agudos são bons, não têm a extensão nem corpo dos analiticos, mas têm um bom micro-detalhe(impressionante para uns dinâmicos), contudo por vezes consoante o mastering ou a codificação do ficheiro, podem ser um pouco sibilantes.


No geral na minha opinião são um todo terreno, funcionam bem com todo o tipo de musica, mas para quem procura este tipo de assinatura. Têm um grande senão, estes auriculares foram feitos para ser usados com bitrates altos, e com mastering recente, a diferença na minha opinião é abismal e de alguma forma até desanimadora, porque a má qualidade do CD provoca má qualidade da reprodução, transformando os Atrio M5 em auriculares banais.


As fontes que usei, foram o Sansa Clip+ com e sem RB, e o portátil, ainda não tive oportunidade de os experimentar com as outras fontes que tenho, por isso abstenho-me de comentar este aspecto.


Deixo alguns exemplos de excelência:

Mariza - http://grooveshark.com/s/J+Me+Deixou/2vUGXC?src=5

Aqui na minha opinião consegue-se tirar partido da fantástica produção deste album, apesar dar a impressão de que o espaço/palco é muito pequeno, consegue-se ter aquela sensação intimista com a Mariza muito perto, e com a guitarra e baixo, em alguns casos a sobreporem-se á voz (mais perto), conseguindo dar-nos uma boa sensação de colocação dos instrumentos com um bom timbre e com uma boa separação.


Karl Seglem - http://hypem.com/item/1a9m8/Karl+Seglem+-+M%C3%A5rbl%C3%A5+(More+Blue)

Aqui esta, é demonstrativa da força, impacto e deslocação de ar, dos graves e sub-graves nos M5, aqui tenho a impressão que o bombo vem de trás da cabeça, e com uma tal extensão que parece que se prolonga na esquerda e direita a 360º, aqui na minha opinião é onde os M5 mais se destacam, excelente separação entre graves, médios e agudos, mesmo havendo uma sensação de "um som escuro", causado pela predominãncia da percussão, é um bom exemplo também da capacidade realistica (timbre) dos auriculares, com tantos instrumentos a destacarem-se consecutivamente.


Swedish House Mafia - http://grooveshark.com/s/Reach+Out+You+Got+The+Love/3ON5K0?src=5

Este é considerado por muitos o melhor album de House, de sempre, não sei se concordo!!!, mas aqui revela-se também uma das caracteristicas dos M5, apesar de serem drivers dinâmicos, conseguem ser muito rápidos em zonas com mais fluxo de informação, por incrivel que pareça, apesar da predominãncia dos graves e da complexidade, consegui detectar alguns sons, que não tinha ouvido com outros auriculares.


Os exemplos de desilusão:

Como já referi são vários, nomeadamente CD's e ficheiros de baixa qualidade.


Mais impressões sobre os Future Sonics Atrio M5:


http://www.inearmatters.net/2011/05/review-future-sonics-atrio-m5-with-mg7.html

http://www.head-fi.org/products/fut...rio-series-m5-earbuds-onyx-black/reviews/5270

http://www.head-fi.org/products/fut...rio-series-m5-earbuds-onyx-black/reviews/4887
 
Última edição:
hasoum, boa análise e obrigado por referires os pontos importantes. Tenho umas questões a colocar:

Os agudos são bons, não têm a extensão nem corpo dos analiticos, mas têm um bom micro-detalhe(impressionante para uns dinâmicos), contudo por vezes consoante o mastering ou a codificação do ficheiro, podem ser um pouco sibilantes.

Notaste este problema usando o Clip+, ou usando apenas o pc?


A primeira coisa que me espantou quando coloquei os M5, foi o impacto, é impressionante, ainda mais vindo de uns analiticos como é o meu caso, mas passado algum tempo, parecia que tudo o que ouvia, era dominado pelos graves, apesar de poder ser errado, a melhor forma de os descrever é "dark", mas o interessante é que não é um problema de médios recuados ou agudos sem extensão, faz parte da assinatura é impossivel abstrair-me dos graves, com isto e para não parecer contraditório, digo já que os médios para mim, não sendo muito agressivos, estão muito presentes e limpos sem intrusão das frequências mais baixas, neste aspecto são excelentes, mas vou deixar este tipo de parecer técnico para quem de direito ;).(...)

O micro-detalhe nunca chega a atingir os níveis do que obténs nos dba-02? É que os dba-02 são capazes de transmitir todos os pormenores captados, chegando a ser incomodativos em algumas gravações.

Presumo que não exista a tal "cortina de som" nos Atrio, estou certo? Ou esta é disfarçada com a muita vezes referida assinatura em U, isto é: os médios nunca chegam a ser demasiado distantes, ou atenuados? Presumo que sejam mais recuados que os médios dos dba-02, mas com menos ar, estou correcto? Não sei se alguma vez testaste um modelo com uma assinatura sonora com os médios mais frontais (Shure, SM3...), daí estas questões.


No geral na minha opinião são um todo terreno, funcionam bem com todo o tipo de musica, mas para quem procura este tipo de assinatura. Têm um grande senão, estes auriculares foram feitos para ser usados com bitrates altos, e com mastering recente, a diferença na minha opinião é abismal e de alguma forma até desanimadora, porque a má qualidade do CD provoca má qualidade da reprodução, transformando os Atrio M5 em auriculares banais.

Relativamente a este ponto: notas na mesma medida em comparação com os FA dba-02?

Aqui na minha opinião consegue-se tirar partido da fantástica produção deste album, apesar dar a impressão de que o espaço/palco é muito pequeno, consegue-se ter aquela sensação intimista com a Mariza muito perto, e com a guitarra e baixo, em alguns casos a sobreporem-se á voz (mais perto), conseguindo dar-nos uma boa sensação de colocação dos instrumentos com um bom timbre e com uma boa separação.

Dirias que a ideia é a de estares em cima do palco? Ou só acontece com este álbum específico?


Obrigado pela análise.
 
Última edição:
Obrigado, MMC.

Na maior parte do tempo usei o Clip, estou a usar as comply e as de silicone, em algumas faixas noto essa sibilância, mas como disse parece-me ser mais uma questão das proprias faixas do que do auricular, com as comply já não acontece.


Acho que não, a sensação é diferente, enquanto que nos Dba-02 nota-se o "clic", com estes já reparei em sons que não tinha reparado com os Dba-02.


Os médios não são tão frontais como nos Dba-02, mas também não são recuados, acho que não existe uma cortina, nem impossibilidade do driver, já experimentei subir um pouco nos 6Khz e nota-se bem o avanço, lá está parece-me ser a tal assinatura própria que a FS fala.


Nos Dba-02 acho que acontece o seguinte: Má qualidade da faixa e devolve-te na mesma moeda, são imparciais.
Nos Atrio não acho que haja imparcialidade, impoêm boa qualidade da faixa para reproduzirem ao seu melhor nível.

O palco é pequeno, penso que mais pequeno que os Dba-02, que já são muito intimistas, aqui mais uma vez acho que depende muito da faixa, nesta a Mariza está claramente ao meu lado, mas penso que isto tem mais a ver com o mastering como disse do que propriamente com limitações dos Atrio.
No "Percussion Imaging Test" do "Open Your Ears", parece-me serem menos reveladores das distâncias, do que os Dba-02.
 
Caro Amigo
Tenho alguma experiencia no mundo audio, e comprei recentemente um par dos Atrio MG7, novos nun site ingles por um preço fantástico de 120 euros!!!
Tenho e tive vários in ears, e posso afirmar que a qualidade sonora do Atrio é mto mto boa, em tempo poderei fazer uma apreciação mais completa e consistente, apenas direi que os uso com o meu ipod classic ligado via lod (icables) a um amp Ibasso d4 ou Meier Audio headsix.
Qto à sua dúvida deverá ler os papeis que acompanhavam os seus atrios e nas especificações lá está o driver G5 ou G7...
Mas uma coisa é certa a embalagem mudou e portanto segundo creio, se comprou esta (ver as fotos no link: http://www.inearmatters.net/2011/05/review-future-sonics-atrio-m5-with-mg7.html ), então é o novo modelo!!! Foi nesta embalagem que os meus vieram.
O único contra que lhes encontro é o conforto, uso com os dualflange pequenos de silicone mas mesmo assim ao fim de algum tempo sinto algum desconforto, sobretudo qdo comparado com os Etymotic 6i....
Cumprimentos
Paulo
 
Última edição pelo moderador:
Bem Vindo,

Obrigado pela dica, mas já tinha visto que a caixa é diferente,conforme o ClieOS diz na review, essa até foi uma das diferenças que o David Gray da FS me falou para comparar as versões, mas infelizmente os meus não vieram com a caixa de papel.

Antes de os comprar essa questão era muito importante para mim, mas passado o "Hype", as conclusões que tenho visto por parte de muitos proprietários, é que as diferenças, também não serão muito substânciais.

Em relação ao amp, é uma questão que pondero se valerá a pena!!! Com a audigy nx, parece-me que o som fica ainda mais controlado, ganhando mais consistência, e com o Fiio E5(amp...zinho), apesar de ser muito interessante como os Atrio controlam os graves e os reproduzem, infelizmente o E5, colora muito o resto do espectro(na minha opinião).
O amp também reduz portabilidade, o que para mim é um senão!!!
Aguardo por esse feedback com essas fontes ;)

Quanto ao conforto, se está habituado ás triple flange dos Etymotic, os Atrio deveriam ser também confortáveis, são leves, ergonómicos, e podem ser usados para baixo ou por cima da orelha, de ambas as formas adaptam-se bem ao pavilhão auricular(no meu caso).

Neste momento estou a usar umas triple flange e para o conseguir, fiz o seguinte:
Retirei as peças de plástico do interior de umas Comply e coloquei-as nos nozzle(2mm) dos Atrio, desta forma posso usar qualquer tip, de qualquer diâmetro.
Optei por esta solução porque dou preferência, na maior parte do tempo, ao fit e à insonorização, mas parece-me que os Atrio beneficiam de tips com uma abertura maior.

Cumps
 
Olá, quanto ao uso do amp's a diferença de som é substancial...diria mesmo que nada é igual!!!
Actualmente uso mais o Meier Audio, pq com uma pilha de 9v dura cerca de 100 horas...mas encomendei agora um novo micro amp, do Canada que dizem maravilhas por 56 dolares com portes incluidos...o PA2V2 da http://www.electric-avenues.com/, usa duas pilhas normais AA recarregaveis e com uma só carga dura cerca de 100 horas...vale a pena dar uma olhadela....e procurar os inúmeros reviews sobre este PA2V2....
Claro que não espero o mesmo que do Headsix ou do Ibasso D4, falamos de outros valores, por exemplo o headsix que infelizmente já não é produzido valia 140 euros, enquanto o ibasso D4 (Mamba) ainda hoje está à venda por cerca de 200 USD e nos sites ingleses custa 240 libras!!!
Entretanto vou mandar vir os plugs novos para os Atrio da EarPortz...a ver vamos...
Cumprimentos...
Paulo
 
Realmente o PA2V2, apesar de já ouvir falar dele há muito tempo, hoje fiquei surpreendido com a análise e o comparativo do Mike na headfonia, principalmente pela comparação com o E11, vou esperar pela do ClieOS e pela análise aqui no fórum ;)

Não preciso de um amp, mas este é tentador, não sei se com os Dba-02 fará muito sentido, tendo em conta a análise, mas com os Atrio deve resultar bem.

Na falta de DAP's neste nível de preços, talvez mande vir um :)
 
Entretanto já chegaram os os novos EarPortz para os meus Atrio, e em termos de conforto a coisa fica bem melhor...claro que esta questão é subjectiva, pois se lermos as reviews aos atrio todos destacam pela positiva o seu conforto!!! Os meus ouvidos devem ser mto sensíveis..lol

Abraço
 
Última edição pelo moderador:
O post foi editado, mas percebi que já tinha chegado o PA2V2, também mandei vir um a semana passada, o Gary disse que demorava entre 5 a 10 dias a chegar, por isso o meu também deve estar a chegar.
Estou curioso também com a sinergia com os Atrio, pelos vistos valeu a pena!
 
Ola aqui vai o post novamente sem a parte não permitida (por erro e desconhecimento meu anunciei material para venda...desculpem):
Ola já recebi o amp PA2V2, e posso afiançar que é um fabuloso investimento. Na verdade, creio que em termos de ratio qualidade/preço é imbatível. Ao longo dos últimos anos já tive mtos e variados amplificadores para ascultadores, 3 cmoys, de boa qualidade, dois IBasso, o P3 e D4, e 2 Meier Audio o 3move e o headsix....
O PA2V2, é óbvio que não atinge o nível dos Meier ou dos Ibasso, mas a diferença está longe de ser a mesma que existe nos preços....Só para ter uma ideia o Ibasso D4 é vendido agora por 200 dolares + 25 de portes, o PA2 comprei-o já com portes por 56 dolares!!!
Em termos de som destaco os graves profundos e detalhados, mas bem controlados...os agudos são correctos e suaves, os mid tb não soam nada mal....em termos de palco sonoro, é muito razoável para este nível de preço....agora se percebe que o Gary já tenha vendido quase 10.000 PA2!!!!, o meu é o 9196!!!
Para quem quer um amp barato e com boas prestações não há que enganar!!!
 
Back
Topo