Media Center: OSX e iOS [SOFTWARE|HARDWARE]

Trance

Power Member
Hardware

- Mac Mini 2.26 Ghz Late 2009 (pode-se arranjar em segunda mão por cerca de 300 Euros)
- iPod 4G ou iPad 2G para controle remoto do sistema de Media Center (pode-se arranjar em segunda mão por cerca de 130 Euros).
- FritzBox: Para controle de chamadas e integração com OSX e iOS (opcional)
- iPhone 4G ou iPad para usar fora de casa (opcional)

Software

OSX

Plex / Plex Media Server (Simples): O Plex é uma plataforma multimedia para o Mac composto por um conjunto de aplicações que transformam o teu Mac ligado a uma TV num sistema multimedia que permitindo que os teus vídeos, musicas e fotografias possam ser acedidas de qualquer lado. Em casa ou fora de casa.

Além da simplicidade algumas das funcionalidades que o tornam destinto das restantes opções dispoiníveis no mercado:

- Aplicação de gestão de catálogo de filmes e vídeos de simples de utilização. Permite efectuar correcções á metada, capas de filmes entre outras funcionalidades
- Para quem tem mais do que um dispositivo com o Plex / Plex Media Server, o sistema consolidade toda a informação num único catálogo. Por exemplo se temos alguns filmes num portátil ligado á rede de casa, são apresentado no catálogo quando acedidos pelo Mac Mini ligado á TV.
- Tem integrado um servidor de streaming, filmes e séries por dispositivos tais como iPad, iPhone, Android, Samsung SmartTV's e LCDs da LG (últimos modelos).
- Serviços Online integrados: Dezenas de serviços online integrados tais como BBC iPlayer, Netflix, LoveFilms, TED entre muitos.
- Integra com o catálogo de musica no iTunes e fotografias no iPhoto permitindo a navegação, apresentação e difusão deste tipo de conteúdos por todos os dispositivos ligado.
- Pese embora funcione para musica e fotografias, existem soluções mais eficáses (vêr abaixo iTunes Home Share).

iPhoto (Simples): Gestão do catálogo de fotogradias para toda a familia. Agora com o Lion a funcionalidade de full screen adapta-se perfeitamente a visualização pela TV.

iTunes / Home Sharing (Simples): O iTunes tem como função principal a gestão do catálogo de musica. Algo que o Plex não faz tão bem. A funcionalidade home sharing permite partilhar o catálogo por qualquer dispositivos ligado á rede de casa e associado á conta iTunes. Não funciona via Internet mas resolve-se com o Slinkware.

AirServer (Simples): Tipicamente o AirPlay ao nível do vídeo requer o dispositivo Apple TV para apresentar na TV. Este software permite trazer o AirPlay para um MacMini ligado á TV. Por exemplo, pode-se estar a ver um vídeo ou fotografias no iPod e projecta-lo na TV via MacMini.

Blue-Ray Ripper (Simples): Software para realização de cópias dos teus filmes em discos BR para a biblioteca no Mac Mini. Requer uma drive blue ray ligada ao Mac Mini, pode ser externa ou interna.

Slinkware: Slinkware é um software que permite de uma forma simples e eficás ligar um Mac remotamente via Internet á rede de casa tal como estivesse em casa de uma forma segura. Útil para fazer tarefas de administração apartir de um Mac remotamente pelo ScreenShare nativo do OSX (VNC), partilhar pastas com ficheiros, aceder a musicas no iTunes e iPhoto.

Viscosity VPN (Complexo): Software que permite estabelecer ligações com serviços VPN internacionais baseados no protocolo OpenVPN. Serviços tais como HMA, Witopia (incluído na subscrição) e OverPlay funcionam na perfeição. A grande vantagem é a de permitir o controle de ligação por Apple Script. (Complexo). Útil para aceder a serviços serviços multimédia ainda não disponíveis no nosso País, tais como Hulu, Netflix e muitos outros.

Frizzix: Permite permite ligar o Mac a uma FritzBox para gerir e fazer chamadas e gerir chamadas tanto pela rede fixa como por VOIP / Internet. Um cenário muito cool é estarmos a vêr um filme no Plex e quando o telefone toca vemos um painel a deslizar com a identificação do chamador com foto e tudo.

iOS:

UnityRemote: Veio para substituir o meu Harmony One da Logitech. Com o iPod, iPhone ou iPad controlo a TV, Amplificador, Vodafone TV e outros dispositivos que formam o sistema multimédia cá de casa. Simples de usar e fácil de configurar mas da algum trabalho.

HippoRemote: Aplicação que permite controlar o MacMini pelo iPod, iPad e iPhone. Funciona como um super rato e trackpad com teclado integrado. A melhor app para o efeito após ter experimentado várias. Ainda mais util seria se a união entre UnityRemote e esta app mas não existe ainda.

Plex for iOS: Cliente Plex para o iPad e iPhone permite aceder a conteúdos no Plex em casa remotamente pela Internet. Por exemplo pode-se estar de férias, no comboio ou na rua, desde que tenha uma ligação internet permite-te ver os teus filmes, musíca e fotografias guardadas no Mac Mini em casa. Não funciona bem via 3G nem permite fazer downloads offline (Simples). Ainda mais útil seria a união do UnityRemote, HippoRemote este app, mas ainda não existe.

Plex Client for Apple TV: Faz o mesmo que o Plex for iOS (iPod, iPad e iPhone) mas desta feita para o Apple TV 2G. Requer Jailbreak

TuneIn Radio: Aplicação de rádio. Muito boa, tanto para ser utilizado na rua como em casa via AirPlay do MacMini directamente para o sistema de som 5.1.

AirVideo: Com funcionalidades mais reduzidas que o Plex, mas funciona sobre 3G e permite a visualização de vídeos e música offline.

Splashtop: Aplicação para aceder remotamente ao MacMini de casa apartir do iPad. Muito rápida e simples de utilizar (Simples). Não há melhor app para isso após ter experimentado várias.

FritzApp Fon: Com o FritzApp ligada uma FritzBox torna possível usar o iPod, iPad e iPhone como telefone fixo em casa. Completo com atendedor automático de chamadas, integração com a lista telefónica do MacMini etc.

Screen Casts e Vídeos

Slink e Plex : Acesso remoto á rede de casa via Internet (Seguro).

iPad Media Center / Plex / Ligado ao uma TV : Utilização do iPad como Media Center durante as férias. Acesso ao servidor Plex em casa.

Advanced Media Center setup in less then 10 minutes : Uma demonstracao de como se pode configurar um media center em 10 minutos + iPod.

Media Center Extravaganza (6 devices ... one media center) : Tirando partido da configurançao que fizemos em 10 minutos, nesta demo ligamos 6 dispositivos ligados ao Media Center. 2 iPhones, um iPod, 2 Mabook's.
 
Última edição:
Já andava à procura de algo semelhante ao Unity Remote algum tempo. É incrível mas nunca o vi referido em nenhum blog/fórum dedicado ao Mac-Mini HTPC. Partilho de muitas das tuas soluções para o OSX mas faltava-me um comando remoto amigável, que não intimidasse os membros da família menos familiarizados com as lides informáticas.

Obrigado por partilhares; já vinha seguindo os teus devaneios no assunto no teu blog e no fórum do Plex e tenho descoberto/aprendido muito.

Já agora deixo também uma sugestão para quem queira utilizar o seu Mac-Mini para jogar jogos OSX: o Controller Mate é uma aplicação que possibilita atribuir funções a qualquer comando bluetooth ou usb; tem imensas aplicações mas pessoalmente utilizo-o com o Dualshock da Playstation 3, permitindo-me, por exemplo, jogar Torchlight no conforto do sofá sem ter que recorrer a rato ou teclado.
 
Boas sugestões. Sim o unity remote é uma boa solução. Tem as suas maluquices mas é boa. Para controlo do Media Center um iPod dedicado com este dispositivo é a melhor solução de gama media, melhor que muitas de gama mais alta. Se arranjarem um iPod em segunda mão ...

Quem tiver um iMac e não pode ter um Mac Mini dedicado pode sempre optar por um Apple TV, jail break e colocar o Plex Client. Podes configurar o Mac para Wake on Demand (Leopard up), mas para funcionar correctamente penso que precisas de em router AirPort para registo dos serviços bonjour quando desligado ou suspenso. Penso que o PMS regista-se como um serviço bonjour (não testei). Isto permite que quando ligamos o Apple TV e vamos Plex Client o iMac acorda automaticamente.

Já vós disse que PMS faz streaming não só de vídeos mais também de serviços online por exemplo BBC iPlayer? Por exemplo, pode aceder ao BBC iPlayer no Apple TV sem que este ultimo esteja ligado a uma VPN mas sim e apenas o Mac (não é preciso usar o Mac como gateway).

Uma coisa que tenho reparado é que os serviços online são os mais acedidos pela familia, nomeadamente BBC iPlayer, TunIn Radio, GrooveShark.
 
Última edição:
O servidor tem que estar ligado. Agora pode não estar sempre "ligado" mas "adormecido". Vê segundo post meu.

Existem sistemas NAS que suportam o PMS, mas pelo preço a que estão ...
 
Penso que só funciona com soluções NAS com CPU Intel. O teu CPU é um Marvell.

A QNAP tem soluções NAS com CPU Intel.

A informação que circula é que não existe nenhum NAS a preços minimamente aceitáveis que tenham CPU para fazer transcoding a 720p. Algo necessário se quiseres difundir para dispositivos móveis. Se não fôr esse o caso, por exemplo queres aceder usando o Plex no Mac existe um RNDU2000 por 199 Euros que serve perfeitamente. Serve como PMS mas não faz transcoding.

http://forums.plexapp.com/index.php...9568__hl__readynas__fromsearch__1#entry189568
 
Última edição:
Adicionei uns vídeos:

Screen Casts e Vídeos

Slink e Plex : Acesso remoto á rede de casa via Internet (Seguro).

iPad Media Center / Plex / Ligado ao uma TV : Utilização do iPad como Media Center durante as férias. Acesso ao servidor Plex em casa.


Obrigado Trance pelos teus excelentes videos. No 1º video não tenho som, é mesmo assim?

Tu demonstras vídeos no Plex media server a 720p, não vês videos a 1080p ou isso e alguma limitação do Mac mini?!
 
Tu demonstras vídeos no Plex media server a 720p, não vês videos a 1080p ou isso e alguma limitação do Mac mini?!
Eu tenho um Mac Mini 3,1 (early 2009) e ele lê perfeitamente qualquer ficheiro 1080p e melhor que isso, praticamente em silêncio absoluto. Tem conectado um disco de 4TB (2TB+2TB em Raid 0) onde guardo toda a media que depois é distríbuida por toda a casa com o Plex Media Server. Funciona muito bem e tem a vantagem de quando adicionas qualquer ficheiro só tens de editar a metadata uma vez (o Plex faz isso automaticamente mas gosto de a editar para português para a tornar acessível a todos os membros da casa).

O meu único mal é o serviço de internet que por aqui não passa dos 2048 Kb/s o que me impede de recorrer a serviços online em HD (Hulu+, BBC iPlayer HD, etc).

A ver se quando for anunciado o iPad 3 pesco um da primeira geração a um bom preço.
 
Última edição:
Eu tenho um Mac Mini 3,1 (early 2009) e ele lê perfeitamente qualquer ficheiro 1080p e melhor que isso, praticamente em silêncio absoluto. Tem conectado um disco de 4TB (2TB+2TB em Raid 0) onde guardo toda a media que depois é distríbuida por toda a casa com o Plex Media Server. Funciona muito bem e tem a vantagem de quando adicionas qualquer ficheiro só tens de editar a metadata uma vez (o Plex faz isso automaticamente mas gosto de a editar para português para a tornar acessível a todos os membros da casa).

O meu único mal é o serviço de internet que por aqui não passa dos 2048 Kb/s o que me impede de recorrer a serviços online em HD (Hulu+, BBC iPlayer HD, etc).

A ver se quando for anunciado o iPad 3 pesco um da primeira geração a um bom preço.

É possível colocar o plex media server arrancar de forma automática e em fullscreen com o OsX por trás?!

Eu tenho um QNAP nas a onde coloco todos os meus conteúdos media para depois partilhar, o Mac Mini funciona bem em streaming com ficheiros MKV 1080p sem arrastamento?
 
O Plex Media Server e o Plex funcionam como duas aplicações diferentes. O Plex Media Server está sempre a correr por trás e faz a gestão da tua media. Gasta muitos pouco recursos e só entra em acção quando é adicionado novos ficheiros ou quando alguém tem acesso remoto a ele. É identificado apenas por um pequeno ícone na barra de tarefas do OSX.

O Plex é o leitor desses ficheiros como o XBMC ou o Boxee. Não precisas de ter ambos ligados. Mas podes ter o Mac-Mini a funcionar exclusivamente como uma Plex Box, se é isso que preferes.

Em relação ao streaming isso vai depender da tua rede. Eu com a minha não me safei.
 
Já há bastante tempo que uso o mac mini como media center com o plex. No entanto, não consigo ver o ipad+adaptador hdmi substituí-lo uma vez que através do plex do iOS não consigo fazer passthrough do som em 5.1 para o receiver. Esta é a minha principal crítica ao plex. Já agora, há alguma applicação que o faça?
 
Já há bastante tempo que uso o mac mini como media center com o plex. No entanto, não consigo ver o ipad+adaptador hdmi substituí-lo uma vez que através do plex do iOS não consigo fazer passthrough do som em 5.1 para o receiver. Esta é a minha principal crítica ao plex. Já agora, há alguma applicação que o faça?

Isso para mim é mau, dado que tenho o meu media center a fazer passthrough 5.1 para o receiver...
 
Obrigado Trance pelos teus excelentes videos. No 1º video não tenho som, é mesmo assim?

Agora já tem: http://www.youtube.com/user/theminiharmony#p/a/u/0/p9XlSZj_NfE

Já há bastante tempo que uso o mac mini como media center com o plex. No entanto, não consigo ver o ipad+adaptador hdmi substituí-lo uma vez que através do plex do iOS não consigo fazer passthrough do som em 5.1 para o receiver. Esta é a minha principal crítica ao plex. Já agora, há alguma applicação que o faça?

Com adaptador hdmi não, mas por AirPlay em alta definição. Quanto ao resto são questões técnicas a resolver mas não me parece que seja uma possibilidade técnica até porque a tech está madura. Deixa de ser preciso ter um HTPC ligado á TV sem no entanto perdermos a flexibilidade que normalmente se goza neste tipo de setups. Melhor, pode-se levar para qualquer lado.

O que mais temo é que a Apple vá avançar pelo Apple TV + iOS, o que será mais do mesmo.

PS: ops, verifiquei que não tem ainda som. O screenflow esta com um bug.
 
Última edição:
Mesmo fazendo streaming to iTunes para iPad não consigo obter o 5.1, apesar da info iTunes dizer que o filme está em 5.1. Não percebo porque é que a Apple anuncia que o adaptador suporta passthrough quando não se consegue fazer :confused:
 
Bom post Trance :)

Eu uso o PLEX + Plex remote para o ios... satisfaz-me 3 vezes... :) e dá para ver conteúdos no mini+tv, no macbook de primeira geração, no imac, ou para ouvir música no ipod touch... creio que só falta mesmo a integração com o Airplay para por a tocar num próximo airdevice.
 
Já funciona com Airplay desde Abril. Para quem tem o Apple TV 2 ligado á TV podes projectar os videos no PMS sem qualquer software acicional.
 
Última edição:
POis é... nem tinha reparado... então quer dizer que vou poder estar na cama, a controlar o PMS do mac mini da sala, a partir do ipod touch, e a tocar no imac do quarto :), com o som a sair na aparelhagem ?!?! hehehe :)
 
Última edição:
Nessas condições não precisas do AirPlay. Basta instalares o Plex no iMac do quarto e usares o iPod para controla-lo.

Agora se não tivesses o Mac no quarto mas uma TV e uma Aparelhagem podias ligar o iPod á TV por cabo e mandar o som por Airplay para Aparelhagem. Infelizmente o Airplay ainda não suporta som 5.1 mas penso que é uma questão de tempo.
 
Última edição:
Back
Topo