1ª DSRL - Nikon 3100 / 5100 / D90 / Outra - Dúvidas Várias

j_d

Power Member
O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina, lente.

POR QUANTO
: Qual o orçamento disponível?
+/-800 (posso comprar sem iva)

PARA FAZER O QUE
: Que pretendes fotografar?
Retratos, paisagens

PARA USAR ONDE
: Onde pretendes fotografar?
Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores .

COMO ÉS
: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Casual,

JÁ TENS
: Qual é o teu equipamento atual?
Sony CyberShot 7 mp

COMO É A TUA "REDE"
: O que usam os teus amigos e/ou vizinhos?
Nikon, Canon

ONDE COMPRAR
: Onde pretendes comprar?
Em principio online - www.*****.nl


Olá a todos.
Já andei entretido a ler uma série de tópicos mas como as dúvidas ainda são muitos decidi criar este tópico.

Estou a pensar iniciar-me neste mundo das DSLR sobretudo porque espero vir a fazer brevemente um safari por terras africanas.
Melhor desculpa não podia existir para fazer um upgrade à minha actual máquina. A dúvida agora é comprar o quê.

Inicialmente comecei por olhar para a Nikon 3100, na versão pack com duas lentes 18-55 VR e 55-200 VR.
Mas entretanto lembrei-me dum amigo que têm uma lente um pouco maior AF Nikkor 70-300 1:4-5.6 D mas que segundo o mesmo não é compatível com todas as máquinas, daí ele ter comprado há uns dois anos, uma D90 (a d3100 ou d5100 não são compatíveis com essa lente)

Posto isto, comecei a ponderar a hipótese de comprar igualmente um pack D90 + lente 18-105, para ter a possibilidade de lhe pedir emprestada a lente.
O problema é que entretanto comecei a ver que a D5100 talvez seja um pouco melhor que a D90 e com isso comecei a ficar ainda mais baralhado na escolha. Para além disso li algumas más criticas à lente em questão.


Desse modo, pergunto-vos:
- valerá a pena a D90, em relação à D5100, tendo em conta que já é um modelo com uns anitos em cima?
- A lente que refiro acima (70-300) é assim tão fraca? Ficaria melhor servido com uma 200 mais recente?
- Deverei ponderar outras lentes que não as dos pack?? Por exemplo, esta lente Tamron 18-200 (referida no tópico das recomendações), será melhor do que as lentes que vêm no pack com a d3100 - 18-55 VR e 55-200 VR ??


thanks



 
A 70-300 do teu amigo é compatível com todas as DSLRs Nikon, mas depende de um motor incorporado na máquina para focar e isso nem todos os modelos têm (nomeadamente, D3x00 e D5x00 não têm).

valerá a pena a D90, em relação à D5100, tendo em conta que já é um modelo com uns anitos em cima?

Se pensas comprar objetivas antigas (que dependem do motor de AF incorporado na máquina), a D90 será a melhor opção dessas duas.

A lente que refiro acima (70-300) é assim tão fraca? Ficaria melhor servido com uma 200 mais recente?

Sim. Ficas melhor servido com uma 55-200. Os 200-300 da 70-300 são tão fracos que é quase como se não existissem.

Ou então tens 55-300. Com a vantagem desta já ter AF em qualquer máquina.

- Deverei ponderar outras lentes que não as dos pack?? Por exemplo, esta lente Tamron 18-200 (referida no tópico das recomendações), será melhor do que as lentes que vêm no pack com a d3100 - 18-55 VR e 55-200 VR ??

Quando te estas a meter numa DSLR, deves sempre ponderar outras objetivas que não as do pack. Aliás, essas outras objetivas é que normalmente são determinantes para a escolha de uma marca/modelo (como é evidente na questão do motor de AF).

A única vantagem de uma 18-200 é não ter de trocar de objetiva, porque em qualidade de imagem é inferior a um conjunto de duas objetivas.

Não ter de trocar de objetiva é sem dúvida uma vantagem num safari, mas será que vais precisar alguma vez dos 18-55? É bem provável que uma 55-200 (ou uma 55-300) seja a única objetiva que precises nesta situação, e então ai deixa de ter qualquer interesse uma 18-200.
 
Obrigado pela resposta Srobe

De facto não me vejo a comprar objectivas antigas e talvez daí não valha tanto a pena ir para a D90.
Ainda para mais se dizes que a tal 70-300 do meu colega é bastante fraca acima dos 200.

Entretanto estive a ver melhor alguns dos modos e funções da D5100 e fiquei bastante agradado.


A minha ideia seria:
D5100
Nikon AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR
Nikon AF-S DX Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR

Esta de 300 seria algo para comprar só mais à frente, para não gastar tanto dinheiro agora, mas se vier a fazer o safari deve ser imprescindível, não?

Quando falei em ponderar outras lentes estava a referir-me sobretudo a outras marcas.
Será que encontro na Sigma ou na Tamron outras combinações de lentes com uma melhor relação preço / qualidade, do que aquelas que normalmente vêm nos kits e que refiro aqui em cima?
 
Está comprada: D5100 + 18-105 VR


Agora falta a lente tele-zoom.
Será esta a ideal ou aconselham outras opções?
AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR

O primeiro uso que lhe irei dar será num safari.
Já considerei a hipótese de comprar uma usada mas nem sei bem para que modelos devo ter em conta.
Toda a ajuda é bem vinda.

thanks
 
também podes ver a nikkor 70-300 VR II, é mais cara, mas segundo reviews também é superior e depois tens as outras marcas, a tamron também tem agora uma objectiva que pelo que tenho lido é bastante porreira, é uma 70-300mm f/4.0-5.6 Di VC USD, que custa pouco mais de 300€ na net.

Depois ainda tens por exemplo as sigma 120-400 em que já não ias ter distancias focais duplicadas, mas pagas em portabilidade, são muito maiores que qualquer uma dessas acima e pesa mais de 1.5kg...
 
Back
Topo