Alteração: UPS monofásica para trifásica

Sata

Power Member
Olá!

Tou com uma ideia: tenho uma UPS monofásica de 5000VA, mas tenho uma instalação trifásica, o que "desbalança" um pouco as fases cá em casa.
Será muito dificil substituir a ponte rectificadora da UPS e alterar a mesma por uma ponte trifásica?

Sei que a primeira etapa das ups é rectificar a tensão de entrada, mas será precisa alguma filtragem em especial?

Agradeço dicas :D
 
Rectificador monofásico em ponte completa (4 díodos/ponte rectificadora monofásica):
- Valor máximo da tensão de saída com o valor nominal da tensão de entrada: raiz(2)*230=325V (valor máximo da tensão simples nominal)
- Valor máximo de tensão inversa a ser suportado por um díodo/ponte: raiz(2)*230=325V -> díodos/ponte rectificadora de >400V
- Valor médio da tensão de saída com o valor nominal da tensão de entrada: 2/pi*raiz(2)*230=207V

Rectificador trifásico em ponte completa (6 díodos/ponte rectificadora trifásica):
- Valor máximo da tensão de saída com o valor nominal da tensão de entrada: raiz(2)*raiz(3)*230=563V (valor máximo da tensão composta nominal)
- Valor máximo de tensão inversa a ser suportado por um díodo/ponte: raiz(2)*raiz(3)*230=563V -> díodos/ponte rectificadora de >600V
- Valor médio da tensão de saída com o valor nominal da tensão de entrada: 3/pi*raiz(2)*raiz(3)*230=538V

Assumindo que tens as três fases em estrela e que a UPS tem um rectificador logo na entrada:
- O condensador de filtragem da tensão de saída do rectificador teria que suportar o aumento da tensão aos seus terminais, seria ainda necessário considerar a variação máxima positiva da tensão de entrada (por exemplo, se for 10%, então 1,10*563=619V -> condensador de 630V); sendo o índice de pulsação maior (6 vs 2), penso que o valor de capacidade do condensador poderia ser inferior ao actual, mas não sei o quão inferior;
- A eventual bobina de filtragem da corrente de saída do rectificador teria uma corrente que seria 207/538=38,5% da corrente no caso monofásico (para a mesma potência), mas como o índice de pulsação é maior - harmónicas de frequência maior ou igual a 300 Hz vs 100 Hz no caso monofásico -, penso que não seria necessário mexer nessa bobina;
- O circuito alimentado pelo rectificador tem que suportar o aumento da sua tensão de saída.

No caso de haver um transformador abaixador de tensão antes do rectificador, seria necessário substituí-lo por um transformador trifásico, como também assegurar que o rectificador/circuito alimentado pelo transformador suportariam a tensão de saída do mesmo.
 
Última edição:
Boas WindWalker, obrigado pela contribuição.

no caso da tensão de saída trifásica, eu iria sempre utilizar a tensão simples e não a composta, senão a tensão média subia muito e queimava a ups.
já não me lembro como se calculava a tensão média trifásica, não sei se basta retirar a raiz(3) da tua conta, ficava 3/pi*raiz(2)*230=310V, o que mesmo assim é muito, se dantes eram 207v :(

No entanto, estive a olhar para ela e realmente, tinha de substituir o transformador de entrada de monofásico para trifásico, o que ficava mais caro que a ups de certeza.
É pena, parecia um projecto engraçado!

Obrigado na mesma :)
 
Back
Topo