Sistema de som em casa nova

AbuTrE

Power Member
Olá. A ideia é aproveitar a casa que ainda está em estrutura e colocar de raiz um sistema de som associado à TV da sala (fios a passar por dentro da parede etc). Os filmes são vistos em WDTV Live + disco externo. Basta talvez o som da TV com mais 2 colunas atrás da sala fixas ao tecto ou 4 colunas no total. Que aconselham? Não queria gastar mais de 200 a 300€ nisso. Obrigado.
 
Um sistema de som Home Cinema é tipicamente apresentado nas configurações 2.1, 5.1 e 7.1 (para não irmos para exageros como 9.2). O componente central costuma ser um receptor AV, ao qual se ligam as fontes (leitores DVD, consolas, etc), sendo este responsável por transmitir o sinal sonoro para o conjunto de colunas (2.1, 5.1, etc...) e o sinal de vídeo para a TV/projector.
As colunas principais são (a meu ver, em termos de valor, preponderância sonora e relevância): as frontais, subwoofer (lida com as baixas frequências), central (privilegia as vozes) e por fim as surround.
Ora tu queres manter as colunas da TV (que são geralmente de fraca qualidade, isto já para não falar na dificuldade em termos de suporte do equipamento que permita sequer ter as colunas da TV a dar em simultâneo com as colunas surround) e gastar 200 a 300€ numas colunas que, para mim, são as mais secundárias para um bom sistema de som Home Cinema, descartando frontais/subwoofer/central.

Posto isto, tendo em conta o orçamento, estás limitado a comprar um daqueles kits génericos "all-in-one" das LG/Samsung/Sony, que fazem muita coisa mas nenhuma com particular qualidade. O positivo é que esses kits já costumam vir com um sistema 5.1 de colunas, que te vai permitir algo qualidade superior em relação ao que propões.

De notar que deves ir gastar mais dinheiro a preparar a sala para o sistema do que no próprio sistema de som.
 
Hoje na ***** colei o pistão com Bose Companion 5. 2.1 que fazem MESMO um 5.1! Mas este produto é mais direccionado a computadores do que televisões?
 
Se a casa ainda está em estrutura e vais a tempo de colocar tubagem para passar fios por dentro da parede/chão, acho que é preferível isso a um sistema wireless.
 
A ideia é aproveitar a casa que ainda está em estrutura e colocar de raiz um sistema de som associado à TV da sala (fios a passar por dentro da parede etc)..

AbuTrE disse:
Mas se depois um fio avariar ou um dia que troque o sistema ... :|


Acho que deves pensar melhor naquilo que pretendes...Dos sistemas que tenho visto, quem mete a cablagem pela parede sabe o que está a fazer e fá-lo para sistemas que o justifiquem (daqueles que custam alguns milhares de euros). Porventura só em cablagem terás de gastar mais do que 100€, dependendo das dimensões da sala. Porque estaremos a falar de cabo audio com preços a partir de 3/4€ metro, não apenas "fio".

Sistemas com colunas wireless (traseiras apenas) começam a partir dos ~500€ (Samsung D5500).
 
Mudas os fios ou voltas a pôr outros, da mesma maneira que farias com os fios de electricidade, telefone, antena ou outros quaisquer... É para isso que existem guias!
 
Eu no teu caso fazia uma instalação à maneira.
Primeiro estuda onde vai ficar a TV/Receiver, tal como as colunas traseiras, passas as tubagens necessárias, depois metes umas tomadas próprias para isso (eu por exemplo tenho umas destas http://www.e-catalogue.legrandgroup.com/portugal/index.html?showTarif=true#reference=775785 e depois uma parecida atrás da tv em que ligam os cabos todos) e instalas um bom fio de audio. Depois é só comprares o sistema de som que te apetecer e é só ligares as essas tomadas. Em caso de avaria do fio é como já cá disseram, é só substituir tal como se faz com os fios das luz e de tudo o resto. Mas esses fios duram a tua vida e ainda cá ficam...
Eu por exemplo fiz uma instalação parecida e ainda estou a usar o meu sistema de som antigo.

Eu não faria uma instalação com colunas de tecto, nesse caso é que irias ficar limitado ao que instalares, para não falar da qualidade desses sistemas.

PS: E nos tubos do fio de audio não passes mais nada por aí, nem muito perto! Tudo isto para reduzir ao mínimo o risco de ruído.
 
Última edição:
Tenho q pensar bem no assunto. Com o material q tenho (WDTV Live + disco externo) vejo filmes em DTS na boa. Não existem apenas 4 colunas (2 traseiras sem fios) + subwoofer que se liguem à TV, devem dar tb o som em DTS não? Abraço.
 
Tenho q pensar bem no assunto. Com o material q tenho (WDTV Live + disco externo) vejo filmes em DTS na boa. Não existem apenas 4 colunas (2 traseiras sem fios) + subwoofer que se liguem à TV, devem dar tb o som em DTS não? Abraço.

Tu para ouvir filmes em DTS tens que ter no mínimo 5 colunas e um subwoofer (2 traseiras, 2 frontais e uma central) e também tens que ter um descodificador/amplificador. Nos tradicionais Home Cinemas tudo isto vem incluído. Mas um sistema por componentes é sempre outra coisa...
Um conselho de amigo, esquece as colunas sem fios. Já que a casa ainda está em construção aproveita e mete tubagens para as colunas traseiras (é sempre uma mais valia), aliás, mesmo que sejam sem "fios", estas tem na mesma os fios da alimentação...
 
Se é uma mais valia... acabei de tentar pela 2ª vez passar cabo audio de 1,5 pela tubagem do fio eléctrico das tomadas e não tive qualquer sucesso. Tenho que ir comprar cabo de 0,75.

No Leroy Merlin não têm cabo audio de 1. Conhecem mais algum sítio onde vendam de 1?
 
Se é uma mais valia... acabei de tentar pela 2ª vez passar cabo audio de 1,5 pela tubagem do fio eléctrico das tomadas e não tive qualquer sucesso. Tenho que ir comprar cabo de 0,75.

No Leroy Merlin não têm cabo audio de 1. Conhecem mais algum sítio onde vendam de 1?

Se o cabo de 1.5 não passa, passar um fio mais fino também te vai dar cabo da cabeça, provavelmente a tubagem faz aí uma boas curvas. O ideal era tirares o fio eléctrico fora e depois meteres os dois juntos...
 
Ainda é uma diferença considerável de 1,5 para 0,75 especialmente na borracha que isola o fio.

Sim há para ali umas curvas muito maradas, tirar o fio eléctrico e meter tudo junto é boa ideia mas tenho que não resulte e depois nem som nem electricidade...
 
Ainda é uma diferença considerável de 1,5 para 0,75 especialmente na borracha que isola o fio.

Sim há para ali umas curvas muito maradas, tirar o fio eléctrico e meter tudo junto é boa ideia mas tenho que não resulte e depois nem som nem electricidade...

Resulta pois deve mesmo ser a única hipótese... E mesmo que não passe, é só meter outra vez os fios eléctricos ao sitio.
Cumps
 
Em principio isso deve passar bem como te disse e escusas de andar a comprar cabos novos. Em ultimo caso era uma questão de pedires uma guia emprestada e assim não falha.
 
Calma, se tentasse fazer isto sem guia dava em maluco :)

Pedi uma emprestada. A guia entra sem problemas e fez o caminho todo que pretendo. Quando puxo a guia para fora com o cabo audio atrás aí é que não dá, o cabo parece que fica preso em algum lado ou entrelaçado com os fios eléctricos.

A utilização de vaselina (tentem evitar as piadas fáceis :) ) ou outro tipo de gel pode ajudar e fazer a diferença nestas situações?
 
Back
Topo