Westone 3 | Westone UM3X | Westone 4 [Análise]

strikereg

Power Member
Análise - comparativo universais Westone

Westone 3
(W3) | Westone UM3X RC (UM3X) | Westone 4 (W4)


Introdução


Estamos perante 3 modelos balanced armature, W3 e UM3X com 3 drivers por canal e W4 com 4 drivers por canal.
Os 3 modelos acabam por cobrir adequadamente 3 assinaturas sonoras distintas, nenhuma necessariamente melhor que outra.







Para quem são?



Os W3 são para quem procura um som envolvente, vivo, detalhado, texturado, com destaque para os baixos e os agudos, sem que os médios sejam sentidos como recuados.


Os UM3X são para quem procura uma enorme separação dos instrumentos, apresentada num palco pequeno, íntimo. Som extremamente suave, encorpado mas detalhado, denso nos médios.


Os W4 são para quem procura um som sem falhas evidentes na reprodução do som, equilibrado, não muito cansativo, praticamente sem coloração exceptuando um ligeiro toque de calor, também com uma excelente separação de instrumentos, mas apresentada num palco maior e sem destaque para qualquer das frequências.


Apresentação e especificações


Westone 3





Westone UM3X RC





Westone 4





Qualidade de construção


Em termos estéticos, os W3 e W4 partilham as mesmas características, apresentando acabamentos praticamente perfeitos em termos de moldagem e colagem do corpo dos IEM. Os UM3X apresentam acabamentos mais rudes, talvez por não serem (segundo a marca) um modelo para consumidores comuns, mas para profissionais, mais interessados no som do que no aspecto do IEM.
Pondo de parte a parte estética dos acabamentos, todos apresentam a mesma qualidade de construção com bons cabos com fios torcidos, que minimizam os microphonics e ajudam na resistência, stress reliefs de qualidade que protegem as partes mais sensíveis do cabo (junto ao jack (em L), no Y-split que separa o fio para cada um dos IEMs, e junto ao próprio corpo do IEM.
Os UM3X têm 2 versões, uma com cabos fixos, outra com cabos removíveis (a analisada).
W3UM3XW4






W3 e UM3XW4Comum aos 3 modelos





Acessórios

Também os acessórios são partilhados entre os 3 modelos: 3 tipos de foams Comply, 2 tipos de tips de silicone simples (3 tamanhos), umas triple-flange de silicone, atenuador de som, adaptador de 6.3 para 3,5mm, instrumento de limpeza, caixa de transporte.


Bolsa_L copy.jpg





Conforto


Os W3 e os W4 estão ao mesmo nível, e parecem-me perfeitos em termos de fit e conforto. Os UM3X são um pouco maiores, mas são ainda bastante reduzidos e devem servir confortavelmente na maioria das orelhas europeias.
Assentam na concha da orelha, o que contribui para o conforto, para o isolamento e para um fit seguro. Todos se usam com o fio a passar por cima da orelha.
O nozzle dos 3 modelos é quase perpendicular ao corpo do IEM, pelo que estes, quando devidamente inseridos, ficam perfeitamente encostados ao interior da orelha. Alguns modelos como os Fischer Audio DBA-02 (DBA-02) ou os j-phonic k2 (K2) apresentam um nozzle não perpendicular, mas mais tendendo para um ângulo de 45 graus, que fazem com que o corpo do IEM fique (ligeiramente, no caso dos K2) algo saído da orelha.

Isolamento

Um pouco acima da média com tips de silicone, pelo encaixe perfeito do corpo do IEM na orelha. Excelente com foams Comply.

Som
(Fonte: iPod Classic - MP3 320 Kbps - Géneros: Rock, Rock alternativo, Jazz, Clássica - Tips: silicone cinzentas)


Westone 3
W3_Separador.jpg



Os baixos marcam logo a sua presença, mas são de muita qualidade. Talvez um pouco demasiado ressonantes, dependendo da música em questão, quando comparados com algo como os W4 ou os DBA-02, mas muito ligeiramente.
Para o bass-head que procura qualidade para além de impacto e volume nos baixos, são, até hoje, o melhor modelo que já ouvi. A perda de claridade nos baixos, comparativamente a IEMs como os DBA-02, é mínima, tendo em conta a diferença de presença e impacto dos baixos.

Os médios, em termos de presença, estão mais ou menos no mesmo nível dos DBA-02, um pouco mais recuados, mas mais encorpados. Certamente não sobressaem, mas também não se pode dizer que estejam escondidos. Simplesmente cumprem o seu papel.
O corpo que têm é mais resultado da influência dos baixos do que uma característica dos médios em si: focam-se mais no detalhe e na claridade, e não têm a densidade dos médios dos SM3 ou dos UM3X. São até mais claros e detalhados do que estes, um pouco menos que os W4 e que IEMs analíticos como os DBA-02.

Os agudos estão bem presentes, mas são um pouco estridentes, e a extensão não é das melhores (quando compara à de IEMs como os RE0 ou os DBA-02), podendo tornar-se, por estes motivos, um pouco cansativos.
São no entanto muito detalhados, com um sparkle muito vivo e uma apresentação agressiva do detalhe, à semelhança dos DBA-02, que dá uma grande vivacidade à música.

Em termos de apresentação do som, os W3 têm um palco largo e uma separação dos instrumentos muito boa, embora inferior à dos outros 2 modelos. Continua, no entanto, a apresentar muito detalhe, de forma até mais explícita e agressiva do que os UM3X ou os W4, aproximando-se, neste aspecto, dos DBA-02.
A assinatura sonora é ligeiramente em V (menos que os Panasonic HJE900, ou mesmo os TF10, mais que os UM3X e os W4, que são mais neutros), destacando os baixos e os agudos. São por isso mais vivos que os UM3X e W4, com um som mais cheio e musical.
O timbre parece-me muito natural, principalmente comparando com o modelo seguinte da lista, os UM3X.
São o modelo mais sensível dos mencionados, necessitando de menos volume no leitor para reoroduzir o mesmo volume de som.

UM3X
UM3X_Separador.jpg


Menos baixos, mas ainda bastante presentes. Aproximadamente ao nível dos SM3 (qualidade e quantidade) e TF10 (apenas quantidade, em termos de qualidade... são diferentes).
Encaixam perfeitamente no som apresentado, sem afectar o restante espectro sonoro, mas preenchendo com qualidade os espaços das músicas.
Talvez já não sejam perfeitos para um verdadeiro bass-head, mas ao mesmo tempo são exagerados para quem procura um som analítico. Um bom meio termo.
A extensão é excelente, bem como a textura.

Os médios são mais destacados que os dos W3, densos, e muito centrados no ouvinte, concentrados, mas mantém-se a apresentação detalhada do som, com cada faixa bem separada das outras. A claridade e a transparência são semelhantes à dos SM3, só ganhando em resultado da maior separação dos instrumentos, mas são inferiores a IEMs mais analíticos como os DBA-02 ou os K2, que, pela sua própria natureza, de menor corpo nos médios, trazem uma cristalinidade que é impossível obter no som denso produzido pelos UM3X ou pelos SM3 (os W4 estão a meio caminho, neste aspecto).

Também nos agudos está presente a suavidade dos UM3X. Os agudos são melhores que os dos W3, mais extensos, ainda com brilho, mas menos ásperos, e com menor destaque relativamente às restantes frequências. Comparativamente a IEMs como os DBA-02 têm menos extensão e sparkle, mas são mais controlados e igualmente detalhados.

Em termos da apresentação do som, destaca-se a suavidade. Aqui o detalhe está presente, mas não é apresentado de uma forma agressiva como nos W3, nos DBA-02, ou até nos K2. A maior fonte da sensação de detalhe é mesmo a extrema separação dos instrumentos e a sua textura, não os picos de intensidade e agressividade nessa textura.
O palco é diferente: menor em espaço, tudo mais perto do ouvinte, mas maior em profundidade, em tridimensionalidade, pela grande separação.
A suavidade do som, desde os baixos aos agudos, cria um IEM que pode ser considerado demasiado "morno", mas a verdade é que ganha vida em músicas mais complexas em termos de justaposição de instrumentos.
São um belo casamento entre uns phones analíticos e uns phones encorpados: consegue-se concentrar nos detalhes sem perder o corpo da música.
O timbre é ligeiramente artificial, à primeira impressão, quando comparado com o dos W3 e W4, mas o cérebro facilmente corrige, tornando-de imperceptível após alguns minutos de adaptação.


Westone 4
W4_Separador.jpg


Apesar de terem 2 drivers dedicados para os baixos, a quantidade é claramente inferior à dos UM3X, e ainda mais à dos W3.
Os baixos estão pouco acima do nível dos DBA-02, mas mantêm uma linearidade que os DBA-02 não conseguem atingir, perdendo volume nas frequências mais baixas. Destaca-se destes pela textura, e principalmente pela grande linearidade: reproduz até as notas mais baixas sem perda de volume. A linearidade também se manifesta na natureza controlada do mid-bass.
Apesar de ser o mais rápido e controlado dos 3 modelos analisados, continua a não chegar à rapidez de IEMs mais analíticos como os DBA-02, isto porque, apesar da rapidez, têm uma liquidez e um decaimento mais lento que faz lembrar IEMs dinâmicos. A quantidade fica, no entanto, aquém de modelos como os IE8.
A presença só sub-bass e a menor rapidez fazem com que se situem algures entre IEMs mais bassy como os IE8, UM3X (embora sejam tipos de bass completamente diferentes, um mais líquido (IE8) e outro mais seco (UM3X)) e modelos analíticos como os DBA-02.

Os médios são menos recuados que nos outros modelos analisados, mas não se pode dizer que sejam o centro as atenções, como no caso dos SM3, acabam por encaixar equilibradamente nas restantes frequências.
São ligeiramente quentes e com um corpo moderado, que alguns poderão considerar como estando ligeiramente cobertos por um véu, quando comparados com médios mais claros e magros como os do DBA-02.
Em termos de detalhe, não perdem para nenhum IEM que tenha ouvido, mas não destacam o detalhe como os DBA-02. Apesar disso, a verdade é que distorções em vozes femininas (por exemplo, Joanna Newsom - Sadie), que nunca tinha ouvido nos DBA-02, ficam com os W4 muito aparentes. A impressão com que fico é que os W4 são bastante exigentes com a qualidade da gravação: tornam as falhas demasiado evidentes.

Os agudos dos W4 combinam o requinte e a qualidade dos agudos dos UM3X com o sparkle dos dos W3, mas sem a agressividade que caracteriza estes últimos, apresentando o som com muita clareza e detalhe.
A sua presença é a adequada para manter o equilíbrio com as restantes frequências.

Em termos de apresentação do som, acabam por ser também uma combinação dos outros 2 modelos: partilham com os W3 o palco largo e a sensação de som espalhado no espaço, e com os UM3X a tridimensionalidade, a profundidade e a separação dos instrumentos.
O timbre é semelhante ao dos W3, ambos me parecem os mais aproximados à realidade, mais naturais.
Essa naturalidade também está presente na própria apresentação e no equlíbrio entre as frequências dos W4, separando-se da alguma artificialidade no som dos UM3X (palco e timbre) e dos W3 (som em V, destacando baixos e agudos).
São os Westone mais parecidos com os SM3, embora pareçam mais equilibrados, com menos ênfase (densidade) nos médios.

Algo em que se destacam, mas sobre o qual não me posso pronunciar comparativamente aos W3 e UM3X, porque resulta de audições dos W4 já sem os outros 2 modelos para comparar, é a grande amplitude dinâmica: nota-se perfeitamente a diferença de volume entre as partes mais calmas e as mais mexidas/vivas das músicas. Nota-se particularmente em faixas bem produzidas, não demasiadamente comprimidas. Comparativamente, os DBA-02 são muito mais comprimidos, apresentando um volume mais uniforme. Em teoria, isto destacaria ainda mais o detalhe (mesmo os sons mais baixos tocando um pouco mais baixo), mas a verdade é que os W4 não perdem detalhe apresar dessa subtileza na reprodução de diferentes volumes de som.


Álbuns
(entre muitos outros)


alb_1524390_big.jpg
45596208.jpeg
4435195_inrainbows_200.jpg
Dave Mathews Band
Before These Crowded Streets
Dave Mathews and Tim Reynolds
Live at Radio City
Radiohead
In Rainbows
PearlJam-Binaural.jpg
backspacer-pearl-jam-cd-cover-art.jpg
2959063_pjb_200.jpg
Pearl Jam
Binaural
Pearl Jam
Backspacer
Pearl Jam
Live at Benaroya Hall
0000460723_200.jpg
nirvana-nevermind.jpg
JamieCullum.jpg
Ornatos Violeta
O Monstro Precisa de Amigos
Nirvana
Nevermind
Jamie Cullum
The Pursuit
2862921_dk_200.jpg
n49524q2vrk.jpg
rockferry.jpg
Diana Krall
The Girl In The Other Room
Joanna Newsom
Have One On Me
Duffy
Rockferry


Saliento especialmente, pela qualidade excepcional de gravação e amplitude dinâmica:
-Dave Mathews Band - Behind These Crowded Streets
-Dave Mathews and Tim Reynolds - Live at Radio City​
 
Última edição pelo moderador:
Mais uma vez a elevar a fasquia. Parabéns.

Gostei de ver as comparações com os DBA-02.
Volta a não haver nenhuma referência ás fontes usadas, é de propósito!!! Ou é indiferente, "melhoram" com amplificador???

Existe tanta informação comparativa, que tenho que reler isto mais vezes :)
 
Gostei de ver as comparações com os DBA-02.
Volta a não haver nenhuma referência ás fontes usadas, é de propósito!!! Ou é indiferente, "melhoram" com amplificador???

Em Iems, ainda por cima BA, os resultados não variam muito com as fontes, caso estejas a usar um iPod ou um clip+. Com amplificador tens melhorias pontuais, mas nada que altere as impressões finais. Os Sony é que costumam adicionar uma "coloração" muito própria, mas fazendo a comparação entre modelos, os resultados serão exactamente iguais.

Apesar de existir a comparação com os dba-02, os dba-02 são muito diferentes dos Westone aqui analisados.
 
Excelente análise strikereg.

Apenas uma dúvida, mencionaste mais que uma vez os k2, pensas publicar uma análise deles ou nem por isso?

Por último, algum preferido nestes? Algum abaixo das expectativas?
 
Perguntei apenas por achar normal e recorrente identificarem as fontes, não por achar que os resultados pudessem ser muito diferentes.
Em relação á amplificação percebo a tua opinião, apesar de já ter visto opiniões diferentes com IEM's BA, nomeadamente até com a minha experiência com os DBA-02.

Falei nos DBA-02 porque posso ter uma ideia mais aproximada do que é relatado e por isso é que gostei que fossem mencionados.
 
Esqueci-me de valorizar as fotos também, estas "macros", a própria escolha dos perfis, a sequência das fotos, a formatação está tudo espectacular.
 
Epá, só elogios à apresentação e a primeira coisa que noto é que a página fica mal no iPad :)

Obrigado pelos comentários.


Gostei de ver as comparações com os DBA-02.
Eram os que usava diariamente até agora, com uns dias de Ultimate Ears TF10 pelo meio, acabam por ser a referência para muitas das observações.
Se precisares de algum esclarecimento adicional sobre as parecenças e diferenças com os DBA-02, estás à vontade.

Volta a não haver nenhuma referência ás fontes usadas, é de propósito!!! Ou é indiferente, "melhoram" com amplificador???
Está lá em letras pequeninas, na parte do som :)

Há pequenas diferenças entre o iPod Classic (mais usado), o iPhone (uma ou outra vez), o próprio Macbook, ou as 2 primeiras fontes ligadas ao Fiio E1, mas nada de relevante, nada que altere a avaliação dos IEMs.


Apenas uma dúvida, mencionaste mais que uma vez os k2, pensas publicar uma análise deles ou nem por isso?
Duvido que tenha material suficiente para isso, apenas umas notas soltas, mas vou ver se chega para alguma coisa.

Por último, algum preferido nestes? Algum abaixo das expectativas?
Por ordem de preferência pessoal, não qualidade técnica: W4 > W3 > UM3X
Os W4 à frente, devido ao equilíbrio, ao detalhe, ao palco.
Os W3 no meio, devido à energia, ao palco.
Os UM3X no fim, por não terem a energia dos W3, nem o palco dos W4. Nem o bass equilibrado dos W4, nem o bass potente dos W3.

Abaixo das expectativas, nenhum. Acho que são 3 excelentes modelos, todos diferentes, mas todos com qualidade naquilo que fazem.
 
Dos discos testados em destaque, só conheço o dos Radiohead :O
Pois, electrónica é mesmo estilo que não ouço, tens que ter isso em conta na leitura das minhas opiniões :)

Acrescentei os nomes dos álbuns. Para quem gostar dos estilos, são todos bons álbuns, além de me parecerem bons para este tipo de análises.


Será por teres os ouvidos "educados" pelos DBA-02?
Teve influência, sim. Os UM3X são extremamente suaves, o completo oposto dos DBA-02.

Embora nenhum dos 3 se aproxime dos DBA-02 em termos daquilo que se pode chamar uma apresentação agressiva do detalhe, os W3 e W4 são mais parecidos.
A falta de baixos dos DBA-02 (ou o pouco relevo dos baixos, se falta ou não é decisão de cada um), a tridimensionalidade, os agudos texturados e presentes, atiram todos os detalhes à cara de quem está a ouvir: o grão de uma voz rouca, o dedilhar de uma guitarra acustica, os movimentos da boca junto ao microfone, tudo sobressai. Decididamente não têm um som pacífico e relaxado.

Em termos de semelhança, os W3 têm um detalhe menos "in-your-face" mas ainda bastante evidenciado. No entanto tem os baixos muito presentes, pelo que seria muito difícil os médios apresentarem a claridade dos DBA-02 e de IEMs semelhantes, menos encorpados. Têm uma assinatura enérgica, que os DBA-02 também, de alguma forma, partilham.
Já os W4 também apresentam alguma semelhança em termos de palco (embora maior) e do equilíbrio geral (embora com os agudos mais contidos e os baixos um pouco mais realçados (e, principalmente, a chegarem bem às frequências mais baixas)).
 
Grande review, e ainda por cima abrange 3 interessantes modelos, os quais estão na minha lista de analise e orçamento.


W3 - parei de ler mais atentamente, quando disseste que os baixos poderão ter alguma ressonantes bem como os agudos poderem ser um pouco estridentes, não é o que pretendo nesta compra.

UM3X -
Baixos - Presente mas sem serem excessivos , revejo-me nisto.
Médios - Boa separação de instrumento , revejo-me.
Agudos - Controlados e Sem agressividade, cool!
Apresentação - "O palco é diferente: menor em espaço, tudo mais perto do ouvinte, mas maior em profundidade, em tridimensionalidade, pela grande separação."......aqui pergunto e a nível de sensação de ar envolvente, como se comporta? Sensação de estarmos presentes?...O timbre artificial e quando disseste "mornos", tb me chamou a atenção.


W4 - Aqui a minha questão está quando dizes mais naturais, menos artificiais que os UM3X, dão mais sensação de realidade natural, é isso?


Só para esclarecer, nesta gama não pretendo uns iem, onde a musica que caia bem no conjunto, mas sim que me permitam entrar "dentro" e apreciar uma sensação de presença no local, se me faço entender......(é como nos concertos ou audições ao vivo, a musica não fica tão bem no conjunto, do que depois de tratada em estúdio).
 
UM3X -
(...)
Apresentação - "O palco é diferente: menor em espaço, tudo mais perto do ouvinte, mas maior em profundidade, em tridimensionalidade, pela grande separação."......aqui pergunto e a nível de sensação de ar envolvente, como se comporta? Sensação de estarmos presentes?...O timbre artificial e quando disseste "mornos", tb me chamou a atenção.
Falar de memória sobre uns auscultadores é um pouco arriscado, mas eu diria que os UM3X estão mais longe de uma apresentação natural, da sensação de estar presente num concerto, do que os outros 2. É, na minha percepção, um som um pouco artificial, pela extrema separação dos instrumentos. Não que me queixasse se apenas os tivesse e fossem o meu IEM principal, isto são tudo observações relativas, comparando uns e outros, porque qualquer um deles é um excelente auscultador.

W4 - Aqui a minha questão está quando dizes mais naturais, menos artificiais que os UM3X, dão mais sensação de realidade natural, é isso?
Sim, é isso. E, apesar das diferenças, também considero os Earsonics SM3, por exemplo, mais naturais que os UM3X.

Só para esclarecer, nesta gama não pretendo uns iem, onde a musica que caia bem no conjunto, mas sim que me permitam entrar "dentro" e apreciar uma sensação de presença no local, se me faço entender......(é como nos concertos ou audições ao vivo, a musica não fica tão bem no conjunto, do que depois de tratada em estúdio).
Olha que eu vejo aí um problema, se tiver em conta a tua primeira afirmação sobre os Westone 3 :)

É que o som ao vivo é, na minha opinião, mais parecido com a agressividade, brilho e apresentação "divertida" dos Westone 3, do que com os outros 2, embora os W4 fiquem mais perto do que os UM3X.

Por exemplo, gostaste dos Isurus, não foi? Pelo que tenho lido, têm semelhanças com os Ultimate Ears Triple-Fi 10, que por acaso tenho cá por casa, e que até gosto de ouvir de vez em quando.
Dos 3 Westone aqui mencionados, os mais parecidos são mesmo os Westone 3. Mas mesmo assim os TF10 têm um estilo próprio, muito vincadamente divertidos, muito 3D, muito "concerto ao vivo", mais que os W3 e claro, que os outros Westone.
 
Obrigado, tenho de ver melhor então essas diferenças nas diversas reviews.

Sim nos Isurus é precisamente isso que sinto, dão um toque "concerto ao vivo", mesmo nas tracks que não foram feitas para esse efeito.....Nas que foram gravadas ao vivo como deve ser, é mesmo muito bom......tanto é que estou a ripar tudo que tenho brasileiro, fica mesmo excelente (Maria Bethania, Ney Matogrosso, Djavan, Caetano Veloso, etc...)......graças ao elevado detalhe e neutralidade ouvir "sozinho - Caetano veloso" dá um arrepio....sinto o frio da noite em que foi gravado.......lá está o Isurus corre bem em musicas não muito complexas como as do Rock, onde o som de varias guitarras eléctricas estridentes, devem começar a congestionar.

Deve ser por ter um bass apenas presente e um bom treble, digo eu....quando oiço o mesmo com os CAL, sei que o som de um concerto ao vivo não tem aquela bass todo.


Só não gosto em algumas tracks, em que afasta a voz, mas mantém-me os instrumentos a ripar ao lado, quando assim é meto as tips mais folgadas, para os afastar.

logo penso que a minha signature preferida não deve ser com a banda em cima de mim, mas também não muito longe, para ai na 4-5 fila.
 
Última edição:
Back
Topo