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Power Member
Introdução
Estamos perante 3 modelos balanced armature, W3 e UM3X com 3 drivers por canal e W4 com 4 drivers por canal.
Os 3 modelos acabam por cobrir adequadamente 3 assinaturas sonoras distintas, nenhuma necessariamente melhor que outra.
Para quem são?
Os W3 são para quem procura um som envolvente, vivo, detalhado, texturado, com destaque para os baixos e os agudos, sem que os médios sejam sentidos como recuados.
Os UM3X são para quem procura uma enorme separação dos instrumentos, apresentada num palco pequeno, íntimo. Som extremamente suave, encorpado mas detalhado, denso nos médios.
Os W4 são para quem procura um som sem falhas evidentes na reprodução do som, equilibrado, não muito cansativo, praticamente sem coloração exceptuando um ligeiro toque de calor, também com uma excelente separação de instrumentos, mas apresentada num palco maior e sem destaque para qualquer das frequências.
Apresentação e especificações
Westone 3
Westone UM3X RC
Westone 4
Qualidade de construção
Em termos estéticos, os W3 e W4 partilham as mesmas características, apresentando acabamentos praticamente perfeitos em termos de moldagem e colagem do corpo dos IEM. Os UM3X apresentam acabamentos mais rudes, talvez por não serem (segundo a marca) um modelo para consumidores comuns, mas para profissionais, mais interessados no som do que no aspecto do IEM.
Pondo de parte a parte estética dos acabamentos, todos apresentam a mesma qualidade de construção com bons cabos com fios torcidos, que minimizam os microphonics e ajudam na resistência, stress reliefs de qualidade que protegem as partes mais sensíveis do cabo (junto ao jack (em L), no Y-split que separa o fio para cada um dos IEMs, e junto ao próprio corpo do IEM.
Os UM3X têm 2 versões, uma com cabos fixos, outra com cabos removíveis (a analisada).
Em termos estéticos, os W3 e W4 partilham as mesmas características, apresentando acabamentos praticamente perfeitos em termos de moldagem e colagem do corpo dos IEM. Os UM3X apresentam acabamentos mais rudes, talvez por não serem (segundo a marca) um modelo para consumidores comuns, mas para profissionais, mais interessados no som do que no aspecto do IEM.
Pondo de parte a parte estética dos acabamentos, todos apresentam a mesma qualidade de construção com bons cabos com fios torcidos, que minimizam os microphonics e ajudam na resistência, stress reliefs de qualidade que protegem as partes mais sensíveis do cabo (junto ao jack (em L), no Y-split que separa o fio para cada um dos IEMs, e junto ao próprio corpo do IEM.
Os UM3X têm 2 versões, uma com cabos fixos, outra com cabos removíveis (a analisada).
Acessórios
Também os acessórios são partilhados entre os 3 modelos: 3 tipos de foams Comply, 2 tipos de tips de silicone simples (3 tamanhos), umas triple-flange de silicone, atenuador de som, adaptador de 6.3 para 3,5mm, instrumento de limpeza, caixa de transporte.
Conforto
Os W3 e os W4 estão ao mesmo nível, e parecem-me perfeitos em termos de fit e conforto. Os UM3X são um pouco maiores, mas são ainda bastante reduzidos e devem servir confortavelmente na maioria das orelhas europeias.
Assentam na concha da orelha, o que contribui para o conforto, para o isolamento e para um fit seguro. Todos se usam com o fio a passar por cima da orelha.
O nozzle dos 3 modelos é quase perpendicular ao corpo do IEM, pelo que estes, quando devidamente inseridos, ficam perfeitamente encostados ao interior da orelha. Alguns modelos como os Fischer Audio DBA-02 (DBA-02) ou os j-phonic k2 (K2) apresentam um nozzle não perpendicular, mas mais tendendo para um ângulo de 45 graus, que fazem com que o corpo do IEM fique (ligeiramente, no caso dos K2) algo saído da orelha.
Isolamento
Um pouco acima da média com tips de silicone, pelo encaixe perfeito do corpo do IEM na orelha. Excelente com foams Comply.
Som
(Fonte: iPod Classic - MP3 320 Kbps - Géneros: Rock, Rock alternativo, Jazz, Clássica - Tips: silicone cinzentas)
Westone 3
Os baixos marcam logo a sua presença, mas são de muita qualidade. Talvez um pouco demasiado ressonantes, dependendo da música em questão, quando comparados com algo como os W4 ou os DBA-02, mas muito ligeiramente.
Para o bass-head que procura qualidade para além de impacto e volume nos baixos, são, até hoje, o melhor modelo que já ouvi. A perda de claridade nos baixos, comparativamente a IEMs como os DBA-02, é mínima, tendo em conta a diferença de presença e impacto dos baixos.
Os médios, em termos de presença, estão mais ou menos no mesmo nível dos DBA-02, um pouco mais recuados, mas mais encorpados. Certamente não sobressaem, mas também não se pode dizer que estejam escondidos. Simplesmente cumprem o seu papel.
O corpo que têm é mais resultado da influência dos baixos do que uma característica dos médios em si: focam-se mais no detalhe e na claridade, e não têm a densidade dos médios dos SM3 ou dos UM3X. São até mais claros e detalhados do que estes, um pouco menos que os W4 e que IEMs analíticos como os DBA-02.
Os agudos estão bem presentes, mas são um pouco estridentes, e a extensão não é das melhores (quando compara à de IEMs como os RE0 ou os DBA-02), podendo tornar-se, por estes motivos, um pouco cansativos.
São no entanto muito detalhados, com um sparkle muito vivo e uma apresentação agressiva do detalhe, à semelhança dos DBA-02, que dá uma grande vivacidade à música.
Em termos de apresentação do som, os W3 têm um palco largo e uma separação dos instrumentos muito boa, embora inferior à dos outros 2 modelos. Continua, no entanto, a apresentar muito detalhe, de forma até mais explícita e agressiva do que os UM3X ou os W4, aproximando-se, neste aspecto, dos DBA-02.
A assinatura sonora é ligeiramente em V (menos que os Panasonic HJE900, ou mesmo os TF10, mais que os UM3X e os W4, que são mais neutros), destacando os baixos e os agudos. São por isso mais vivos que os UM3X e W4, com um som mais cheio e musical.
O timbre parece-me muito natural, principalmente comparando com o modelo seguinte da lista, os UM3X.
São o modelo mais sensível dos mencionados, necessitando de menos volume no leitor para reoroduzir o mesmo volume de som.
UM3X
Menos baixos, mas ainda bastante presentes. Aproximadamente ao nível dos SM3 (qualidade e quantidade) e TF10 (apenas quantidade, em termos de qualidade... são diferentes).
Encaixam perfeitamente no som apresentado, sem afectar o restante espectro sonoro, mas preenchendo com qualidade os espaços das músicas.
Talvez já não sejam perfeitos para um verdadeiro bass-head, mas ao mesmo tempo são exagerados para quem procura um som analítico. Um bom meio termo.
A extensão é excelente, bem como a textura.
Os médios são mais destacados que os dos W3, densos, e muito centrados no ouvinte, concentrados, mas mantém-se a apresentação detalhada do som, com cada faixa bem separada das outras. A claridade e a transparência são semelhantes à dos SM3, só ganhando em resultado da maior separação dos instrumentos, mas são inferiores a IEMs mais analíticos como os DBA-02 ou os K2, que, pela sua própria natureza, de menor corpo nos médios, trazem uma cristalinidade que é impossível obter no som denso produzido pelos UM3X ou pelos SM3 (os W4 estão a meio caminho, neste aspecto).
Também nos agudos está presente a suavidade dos UM3X. Os agudos são melhores que os dos W3, mais extensos, ainda com brilho, mas menos ásperos, e com menor destaque relativamente às restantes frequências. Comparativamente a IEMs como os DBA-02 têm menos extensão e sparkle, mas são mais controlados e igualmente detalhados.
Em termos da apresentação do som, destaca-se a suavidade. Aqui o detalhe está presente, mas não é apresentado de uma forma agressiva como nos W3, nos DBA-02, ou até nos K2. A maior fonte da sensação de detalhe é mesmo a extrema separação dos instrumentos e a sua textura, não os picos de intensidade e agressividade nessa textura.
O palco é diferente: menor em espaço, tudo mais perto do ouvinte, mas maior em profundidade, em tridimensionalidade, pela grande separação.
A suavidade do som, desde os baixos aos agudos, cria um IEM que pode ser considerado demasiado "morno", mas a verdade é que ganha vida em músicas mais complexas em termos de justaposição de instrumentos.
São um belo casamento entre uns phones analíticos e uns phones encorpados: consegue-se concentrar nos detalhes sem perder o corpo da música.
O timbre é ligeiramente artificial, à primeira impressão, quando comparado com o dos W3 e W4, mas o cérebro facilmente corrige, tornando-de imperceptível após alguns minutos de adaptação.
Westone 4
Apesar de terem 2 drivers dedicados para os baixos, a quantidade é claramente inferior à dos UM3X, e ainda mais à dos W3.
Os baixos estão pouco acima do nível dos DBA-02, mas mantêm uma linearidade que os DBA-02 não conseguem atingir, perdendo volume nas frequências mais baixas. Destaca-se destes pela textura, e principalmente pela grande linearidade: reproduz até as notas mais baixas sem perda de volume. A linearidade também se manifesta na natureza controlada do mid-bass.
Apesar de ser o mais rápido e controlado dos 3 modelos analisados, continua a não chegar à rapidez de IEMs mais analíticos como os DBA-02, isto porque, apesar da rapidez, têm uma liquidez e um decaimento mais lento que faz lembrar IEMs dinâmicos. A quantidade fica, no entanto, aquém de modelos como os IE8.
A presença só sub-bass e a menor rapidez fazem com que se situem algures entre IEMs mais bassy como os IE8, UM3X (embora sejam tipos de bass completamente diferentes, um mais líquido (IE8) e outro mais seco (UM3X)) e modelos analíticos como os DBA-02.
Os médios são menos recuados que nos outros modelos analisados, mas não se pode dizer que sejam o centro as atenções, como no caso dos SM3, acabam por encaixar equilibradamente nas restantes frequências.
São ligeiramente quentes e com um corpo moderado, que alguns poderão considerar como estando ligeiramente cobertos por um véu, quando comparados com médios mais claros e magros como os do DBA-02.
Em termos de detalhe, não perdem para nenhum IEM que tenha ouvido, mas não destacam o detalhe como os DBA-02. Apesar disso, a verdade é que distorções em vozes femininas (por exemplo, Joanna Newsom - Sadie), que nunca tinha ouvido nos DBA-02, ficam com os W4 muito aparentes. A impressão com que fico é que os W4 são bastante exigentes com a qualidade da gravação: tornam as falhas demasiado evidentes.
Os agudos dos W4 combinam o requinte e a qualidade dos agudos dos UM3X com o sparkle dos dos W3, mas sem a agressividade que caracteriza estes últimos, apresentando o som com muita clareza e detalhe.
A sua presença é a adequada para manter o equilíbrio com as restantes frequências.
Em termos de apresentação do som, acabam por ser também uma combinação dos outros 2 modelos: partilham com os W3 o palco largo e a sensação de som espalhado no espaço, e com os UM3X a tridimensionalidade, a profundidade e a separação dos instrumentos.
O timbre é semelhante ao dos W3, ambos me parecem os mais aproximados à realidade, mais naturais.
Essa naturalidade também está presente na própria apresentação e no equlíbrio entre as frequências dos W4, separando-se da alguma artificialidade no som dos UM3X (palco e timbre) e dos W3 (som em V, destacando baixos e agudos).
São os Westone mais parecidos com os SM3, embora pareçam mais equilibrados, com menos ênfase (densidade) nos médios.
Algo em que se destacam, mas sobre o qual não me posso pronunciar comparativamente aos W3 e UM3X, porque resulta de audições dos W4 já sem os outros 2 modelos para comparar, é a grande amplitude dinâmica: nota-se perfeitamente a diferença de volume entre as partes mais calmas e as mais mexidas/vivas das músicas. Nota-se particularmente em faixas bem produzidas, não demasiadamente comprimidas. Comparativamente, os DBA-02 são muito mais comprimidos, apresentando um volume mais uniforme. Em teoria, isto destacaria ainda mais o detalhe (mesmo os sons mais baixos tocando um pouco mais baixo), mas a verdade é que os W4 não perdem detalhe apresar dessa subtileza na reprodução de diferentes volumes de som.
Álbuns
(entre muitos outros)
Os W3 e os W4 estão ao mesmo nível, e parecem-me perfeitos em termos de fit e conforto. Os UM3X são um pouco maiores, mas são ainda bastante reduzidos e devem servir confortavelmente na maioria das orelhas europeias.
Assentam na concha da orelha, o que contribui para o conforto, para o isolamento e para um fit seguro. Todos se usam com o fio a passar por cima da orelha.
O nozzle dos 3 modelos é quase perpendicular ao corpo do IEM, pelo que estes, quando devidamente inseridos, ficam perfeitamente encostados ao interior da orelha. Alguns modelos como os Fischer Audio DBA-02 (DBA-02) ou os j-phonic k2 (K2) apresentam um nozzle não perpendicular, mas mais tendendo para um ângulo de 45 graus, que fazem com que o corpo do IEM fique (ligeiramente, no caso dos K2) algo saído da orelha.
Isolamento
Um pouco acima da média com tips de silicone, pelo encaixe perfeito do corpo do IEM na orelha. Excelente com foams Comply.
Som
(Fonte: iPod Classic - MP3 320 Kbps - Géneros: Rock, Rock alternativo, Jazz, Clássica - Tips: silicone cinzentas)
Westone 3
Os baixos marcam logo a sua presença, mas são de muita qualidade. Talvez um pouco demasiado ressonantes, dependendo da música em questão, quando comparados com algo como os W4 ou os DBA-02, mas muito ligeiramente.
Para o bass-head que procura qualidade para além de impacto e volume nos baixos, são, até hoje, o melhor modelo que já ouvi. A perda de claridade nos baixos, comparativamente a IEMs como os DBA-02, é mínima, tendo em conta a diferença de presença e impacto dos baixos.
Os médios, em termos de presença, estão mais ou menos no mesmo nível dos DBA-02, um pouco mais recuados, mas mais encorpados. Certamente não sobressaem, mas também não se pode dizer que estejam escondidos. Simplesmente cumprem o seu papel.
O corpo que têm é mais resultado da influência dos baixos do que uma característica dos médios em si: focam-se mais no detalhe e na claridade, e não têm a densidade dos médios dos SM3 ou dos UM3X. São até mais claros e detalhados do que estes, um pouco menos que os W4 e que IEMs analíticos como os DBA-02.
Os agudos estão bem presentes, mas são um pouco estridentes, e a extensão não é das melhores (quando compara à de IEMs como os RE0 ou os DBA-02), podendo tornar-se, por estes motivos, um pouco cansativos.
São no entanto muito detalhados, com um sparkle muito vivo e uma apresentação agressiva do detalhe, à semelhança dos DBA-02, que dá uma grande vivacidade à música.
Em termos de apresentação do som, os W3 têm um palco largo e uma separação dos instrumentos muito boa, embora inferior à dos outros 2 modelos. Continua, no entanto, a apresentar muito detalhe, de forma até mais explícita e agressiva do que os UM3X ou os W4, aproximando-se, neste aspecto, dos DBA-02.
A assinatura sonora é ligeiramente em V (menos que os Panasonic HJE900, ou mesmo os TF10, mais que os UM3X e os W4, que são mais neutros), destacando os baixos e os agudos. São por isso mais vivos que os UM3X e W4, com um som mais cheio e musical.
O timbre parece-me muito natural, principalmente comparando com o modelo seguinte da lista, os UM3X.
São o modelo mais sensível dos mencionados, necessitando de menos volume no leitor para reoroduzir o mesmo volume de som.
UM3X
Menos baixos, mas ainda bastante presentes. Aproximadamente ao nível dos SM3 (qualidade e quantidade) e TF10 (apenas quantidade, em termos de qualidade... são diferentes).
Encaixam perfeitamente no som apresentado, sem afectar o restante espectro sonoro, mas preenchendo com qualidade os espaços das músicas.
Talvez já não sejam perfeitos para um verdadeiro bass-head, mas ao mesmo tempo são exagerados para quem procura um som analítico. Um bom meio termo.
A extensão é excelente, bem como a textura.
Os médios são mais destacados que os dos W3, densos, e muito centrados no ouvinte, concentrados, mas mantém-se a apresentação detalhada do som, com cada faixa bem separada das outras. A claridade e a transparência são semelhantes à dos SM3, só ganhando em resultado da maior separação dos instrumentos, mas são inferiores a IEMs mais analíticos como os DBA-02 ou os K2, que, pela sua própria natureza, de menor corpo nos médios, trazem uma cristalinidade que é impossível obter no som denso produzido pelos UM3X ou pelos SM3 (os W4 estão a meio caminho, neste aspecto).
Também nos agudos está presente a suavidade dos UM3X. Os agudos são melhores que os dos W3, mais extensos, ainda com brilho, mas menos ásperos, e com menor destaque relativamente às restantes frequências. Comparativamente a IEMs como os DBA-02 têm menos extensão e sparkle, mas são mais controlados e igualmente detalhados.
Em termos da apresentação do som, destaca-se a suavidade. Aqui o detalhe está presente, mas não é apresentado de uma forma agressiva como nos W3, nos DBA-02, ou até nos K2. A maior fonte da sensação de detalhe é mesmo a extrema separação dos instrumentos e a sua textura, não os picos de intensidade e agressividade nessa textura.
O palco é diferente: menor em espaço, tudo mais perto do ouvinte, mas maior em profundidade, em tridimensionalidade, pela grande separação.
A suavidade do som, desde os baixos aos agudos, cria um IEM que pode ser considerado demasiado "morno", mas a verdade é que ganha vida em músicas mais complexas em termos de justaposição de instrumentos.
São um belo casamento entre uns phones analíticos e uns phones encorpados: consegue-se concentrar nos detalhes sem perder o corpo da música.
O timbre é ligeiramente artificial, à primeira impressão, quando comparado com o dos W3 e W4, mas o cérebro facilmente corrige, tornando-de imperceptível após alguns minutos de adaptação.
Westone 4
Apesar de terem 2 drivers dedicados para os baixos, a quantidade é claramente inferior à dos UM3X, e ainda mais à dos W3.
Os baixos estão pouco acima do nível dos DBA-02, mas mantêm uma linearidade que os DBA-02 não conseguem atingir, perdendo volume nas frequências mais baixas. Destaca-se destes pela textura, e principalmente pela grande linearidade: reproduz até as notas mais baixas sem perda de volume. A linearidade também se manifesta na natureza controlada do mid-bass.
Apesar de ser o mais rápido e controlado dos 3 modelos analisados, continua a não chegar à rapidez de IEMs mais analíticos como os DBA-02, isto porque, apesar da rapidez, têm uma liquidez e um decaimento mais lento que faz lembrar IEMs dinâmicos. A quantidade fica, no entanto, aquém de modelos como os IE8.
A presença só sub-bass e a menor rapidez fazem com que se situem algures entre IEMs mais bassy como os IE8, UM3X (embora sejam tipos de bass completamente diferentes, um mais líquido (IE8) e outro mais seco (UM3X)) e modelos analíticos como os DBA-02.
Os médios são menos recuados que nos outros modelos analisados, mas não se pode dizer que sejam o centro as atenções, como no caso dos SM3, acabam por encaixar equilibradamente nas restantes frequências.
São ligeiramente quentes e com um corpo moderado, que alguns poderão considerar como estando ligeiramente cobertos por um véu, quando comparados com médios mais claros e magros como os do DBA-02.
Em termos de detalhe, não perdem para nenhum IEM que tenha ouvido, mas não destacam o detalhe como os DBA-02. Apesar disso, a verdade é que distorções em vozes femininas (por exemplo, Joanna Newsom - Sadie), que nunca tinha ouvido nos DBA-02, ficam com os W4 muito aparentes. A impressão com que fico é que os W4 são bastante exigentes com a qualidade da gravação: tornam as falhas demasiado evidentes.
Os agudos dos W4 combinam o requinte e a qualidade dos agudos dos UM3X com o sparkle dos dos W3, mas sem a agressividade que caracteriza estes últimos, apresentando o som com muita clareza e detalhe.
A sua presença é a adequada para manter o equilíbrio com as restantes frequências.
Em termos de apresentação do som, acabam por ser também uma combinação dos outros 2 modelos: partilham com os W3 o palco largo e a sensação de som espalhado no espaço, e com os UM3X a tridimensionalidade, a profundidade e a separação dos instrumentos.
O timbre é semelhante ao dos W3, ambos me parecem os mais aproximados à realidade, mais naturais.
Essa naturalidade também está presente na própria apresentação e no equlíbrio entre as frequências dos W4, separando-se da alguma artificialidade no som dos UM3X (palco e timbre) e dos W3 (som em V, destacando baixos e agudos).
São os Westone mais parecidos com os SM3, embora pareçam mais equilibrados, com menos ênfase (densidade) nos médios.
Algo em que se destacam, mas sobre o qual não me posso pronunciar comparativamente aos W3 e UM3X, porque resulta de audições dos W4 já sem os outros 2 modelos para comparar, é a grande amplitude dinâmica: nota-se perfeitamente a diferença de volume entre as partes mais calmas e as mais mexidas/vivas das músicas. Nota-se particularmente em faixas bem produzidas, não demasiadamente comprimidas. Comparativamente, os DBA-02 são muito mais comprimidos, apresentando um volume mais uniforme. Em teoria, isto destacaria ainda mais o detalhe (mesmo os sons mais baixos tocando um pouco mais baixo), mas a verdade é que os W4 não perdem detalhe apresar dessa subtileza na reprodução de diferentes volumes de som.
Álbuns
(entre muitos outros)
Dave Mathews Band Before These Crowded Streets | Dave Mathews and Tim Reynolds Live at Radio City | Radiohead In Rainbows |
Pearl Jam Binaural | Pearl Jam Backspacer | Pearl Jam Live at Benaroya Hall |
Ornatos Violeta O Monstro Precisa de Amigos | Nirvana Nevermind | Jamie Cullum The Pursuit |
Diana Krall The Girl In The Other Room | Joanna Newsom Have One On Me | Duffy Rockferry |
Saliento especialmente, pela qualidade excepcional de gravação e amplitude dinâmica:
-Dave Mathews Band - Behind These Crowded Streets
-Dave Mathews and Tim Reynolds - Live at Radio City
-Dave Mathews Band - Behind These Crowded Streets
-Dave Mathews and Tim Reynolds - Live at Radio City
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