Discussão Tudo sobre "mirrorless" (EVIL ou MIL ou CSC)

strobe

Moderador
Staff
Li há pouco esta questão muito pertinente:

Queria investir numa maquina mirrorless mas cada vez mais fico confuso com as constantes novidades...
Tendo em conta as maquinas mais recentes por parte da Sony, Olympus, Panasonic, Samsung e Nikon qual será a melhor escolha?
Será melhor esperar pelo fim do ano?

Concordo que o panorama mirrorless está bastante confuso. Há muita escolha de modelos, com grande diversidade de "features" e "trade-offs". Então agora com mais o sistema da Nikon, ainda mais complicado ficou.

Não tenho uma MIL nem nunca usei, e tudo o que sei se baseia em opiniões de pessoas que usam uma e cuja opinião respeito (e há aqui alguns no fórum). Também não estou a pensar comprar uma pelo que tenho preguiça de andar sozinho a fazer uma pesquisa exaustiva.

Por isso proponho, através de um projeto de "crowd sourcing" centralizado neste tópico, compilar informação para depois colocar num tópico em sticky ou no portal. De certeza que entre todos os participantes nesta secção se consegue juntar informação que está espalhada pela net e pelas centenas de posts que já foram publicados por aqui sobre o assunto.

Para começar, aqui está o que sei "de cor" (sem ir wikis nem dpreviews nem nada):


Nome desta classe de máquinas

MIL - Mirrorless Interchangeable Lens (o meu nome favorito)
CSC - Compact System Camera
EVIL - Electronic Viewfinder, Interchangeable Lens (o nome menos favorito porque, para além da conotação negativa, não é abrangente porque há modelos sem EVF)


Sistemas disponíveis

Pentax Q - fator de crop "muito grande" (nem sei de cor, mas o sensor é 1/2.5"). Fica aqui para referência, mas é tão pouco atrativo que é melhor ignorá-lo do resto da análise.

Nikon 1 - fator de crop 2.7x - baseado no sistema F-mount usado em DSLRs Nikon mas com crop completamente diferente

Olympus/Panasonic micro 4/3 - sensor 4/3 com fator de crop 2x - baseado no sistema 4/3 usado em DSLRs Olympus e Panasonic

Samsung NX - sensor APS-C com fator de crop 1.5x

Sony NEX - sensor APS-C com fator de crop 1.5x - baseado no sistema Alpha usado em DSLRs Sony

Leica M - sensor full-frame (fator de crop 1x). Também pode ficar apenas como referência. É um sistema tão dispendioso que também podemos ignorá-lo do resto da análise.


Modelos disponíveis

Pentax Q: who cares? :D

Nikon 1: J1 (sem EVF nem conetor para expansão), V1 (com EVF e conetor de expansão)

Olympus micro 4/3:
Não sei bem de cor. Tem as linhas E-P, E-PL e E-PM, salvo erro. Sei que há a E-PL1 estupidamente barata e que já vamos na terceira geração em duas linhas (E-P3, E-PL3).

Panasonic micro 4/3:
GF1 - GF2 - GF3 (sem EVF, embora tenha começado com um modelo bastante funcional, o GF1, esta linha tem-se focado no consumidor menos técnico)
G1 - G2 - G3 (com EVF e LCD rotativo, linha dirigida a amadores/entusiastas)
GH1 - GH2 (com EVF e LCD rotativo, linha dirigida a entusiastas (e até profissionais) mais exigentes, sobretudo em vídeo)
GFX1? (a anunciar lá para novembro, linha dirigida ao tipo de entusiastas que prefere um "form-factor" compacto como o da GF1, mas que exige funcionalidade comparável ao de uma GH)

Samsung NX
Um dos sistemas que conheço pior. Há NX1, NX10, NX100 e NX200, salvo erro. Alguns com EVF outros não (?).

Sony NEX:
3: NEX-3 - NEX-C3
5: NEX-5 - NEX-5N (LCD com alguma mobilidade)
7: NEx-7 (ao contrário das outras duas linhas, tem bastantes controlos físicos. Tem um sensor de 25 MP e sapata para flashes "standard" Sony/Minolta)

Leica M: (nenhuma tem LiveView)
M8: não é full-frame
M9: 15 MP sem filtro AA
M9P: idêntica à M9 mas com uns pormenores extra e sem ponto vermelho.

Se estiver errado em alguma coisa, corrijam!


Informações que agora gostava que vocês acrescentassem:
Modelos: Para cada modelo, convém saber as "features" que os distinguem (ex.: tem EVF? dá para usar EVF opcional? tem sapata para flash "standard"? É um modelo "mais para o pequeno" ou "mais para o grande"? É um modelo particularmente bom para vídeo? Porquê?). Não se trata de desbobinar a informação disponível num base de dados com da dpreview ou do snapsort, mas sim destacar o que poderia fazer que alguém colocasse esse modelo na sua "short list".

Objetivas: Que objetivas há disponíveis em cada sistema. Não se trata de desbobinar uma base de dados de objetivas. O que interessa saber é: se eu quiser um zoom médio luminoso ou uma prime normal no sistema X consigo? As categorias que interessa são as do costume (distância equivalente em 35mm): UGA (~16mm ) - zoom médio (~24-70mm) - zoom tele (~70-200mm) - super-tele (>200 mm) e, muito importante, as primes "interessantes" (destacando as pancakes).

Preços: Uma ideia do preço "típico" ou "médio" que se consegue. Não interessa o melhor preço do momento (que amanhã pode ser um valor diferente ). Mas algo que permita saber se determinado modelo está ao alcance de um determinado orçamento. Não serão permitidas referências a lojas. Tem de ser um preço que se consiga em alguma das lojas recomendadas (segundo o tópico respetivo). Pressupõe-se que serão "preços online", por serem os mais favoráveis.


Quem achar que esta ideia (ou parte dela) é muito estúpida que o fundamente devidamente ou não diga nada. Assim poupa-se trabalho a muita gente.
 
Samsung NX
Modelos:
NX 5, NX 10, NX11 - form-factor semelhante às DSLRs, mas mais pequenas, todas estas têm EVF
NX 100, NX 200 - styling mais compacto e sem EVF (tanto quanto eu saiba não existem EVFs externos para este sistema)
A NX 200 é o modelo mais recente e conta com um sensor de 20Mp e video 1080p/30.

Lentes: zoom médio, zoom tele, pancakes (16, 20 e 30mm), retrato (85mm f1.4) e macro (60mm)

O sistema Nikon 1 tem a velocidade de disparo mais rápida de todas: 60fps na resolução máxima
 
Muito boa iniciativa :)

Queria acrescentar (também para o sistema NX) que as diferenças entre a Samsung NX10 e a NX11 são apenas no Grip (um pouco mais acentuado na NX11) e numa opção a mais (panorama) no botão selector de modos, que é suportada também na NX10 com a última actualização de Firmware.
Outra questão importante de salientar é que a NX10 também suporta as novas lentes I-Function com o respectivo update de Firmware.

Portanto para quem andar à procura duma destas máquinas, não hesite em comprar a mais barata, pois são iguais. Quem quiser esperar pela última moda, está previsto o lançamento da NX20 para Fevereiro de 2012, com um novo sensor.

Boas fotos para todos.
 
Samsung NX
Modelos:
NX 5, NX 10, NX11 - form-factor semelhante às DSLRs, mas mais pequenas, todas estas têm EVF
NX 100, NX 200 - styling mais compacto e sem EVF (tanto quanto eu saiba não existem EVFs externos para este sistema)
A NX 200 é o modelo mais recente e conta com um sensor de 20Mp e video 1080p/30.

Lentes: zoom médio, zoom tele, pancakes (16, 20 e 30mm), retrato (85mm f1.4) e macro (60mm)

O sistema Nikon 1 tem a velocidade de disparo mais rápida de todas: 60fps na resolução máxima

Existe um EVF externo para a NX100 mas tanto quanto sei não é particularmente bom, nem barato e foi como tal, um flop. Não fizeram um para a NX200.

Quanto a zooms, para já há 4

- 18-55 com estabilização
- 20-50 compacta sem estabilização
- 50-200 com estabilização
- 18-200 com estabilização e motor de focagem pensado para vídeo


Uma das particularidades da série NX da samsung é o botão i-function na objectiva, ou seja, poder modificar os parâmetros (abertura, shutter speed, ISO, WB) pelo anel de focagem.

Quanto a flash, apesar de usar um hotshoe clássico, só suporta TTL com os flash da marca (GN 15 e 20 para os compactos e 42 para o "normal")
 
Última edição:
Acho que é um tópico com potencial, mas para ser de facto um tópico útil e de interesse terá que permanecer actualizado (caso contrário cai no esquecimento e deixa de ter utilidade, como alguns tópicos e listas aqui no fórum).

Quanto à designação, eu continuo a preferir 'EVIL' porque é a sigla mais fácil de pronunciar, as outras cheias de consoantes obrigam a dizer letra-a-letra :P (MSC, CSC, DILS, DSLM, etc... ah e MILC.. epá ter a mesma fonética que 'leite' é muito mau lool).

Quanto às m43, que são as que conheço melhor, uma breve lista:


Olympus

### Máquinas ###

High-end

- Olympus E-P1 (Abr 2009): compact design, EVF opcional
- Olympus E-P2 (Nov 2009): compact design, EVF opcional, introduziu a compatibilidade com o viewfinder VF-2 e com o microfone externo, de resto idêntica à E-P1
- Olympus E-P3 (Jun 2011): compact design, EVF opcional, melhoria muito significativa do AF, novo dual-core TruePic VI, novo lcd OLED touch, novo built-in flash, video 1080i60 @ AVCHD

Mid-level

- Olympus E-PL1 (Fev 2010): compact design, EVF opcional
- Olympus E-PL2 (Jan 2011): compact design, EVF opcional, novo lcd 3", corpo redesenhado, minor tweaks em relação à E-PL1
- Olympus E-PL3 (Jun 2011): slim design, EVF opcional, melhoria muito significativa do AF, novo dual-core TruePic VI, novo tilt lcd, video 1080i60 @ AVCHD, perdeu built-in flash (no entanto vem de fábrica com um clip-on flash)

Entry-level

- Olympus E-PM1 (Jun 2011): slim design, EVF opcional, AF e video ao nível da E-P3 e E-PL3, não tem built-in flash (no entanto vem de fábrica com um clip-on flash), não tem mode dial externo


### Lentes ###

Tipo MSC: lentes c/ autofocus melhorado e optimizadas para vídeo
Tipo R: actualização das MSC, permitem um AF muito mais rápido (quando usadas com a E-P3, E-PL3 ou E-PM1)

Primes

- M.Zuiko 12mm f2.0 MSC
- M.Zuiko 17mm f/2.8 - Pancake [desaconselhada]
- M.Zuiko 45mm f1.8 MSC

Zoom

- M.Zuiko 9-18mm f/4.0-5.6 MSC
- M.Zuiko 14-42mm f/3.5-5.6 [descontinuada]
- M.Zuiko 14-42mm f/3.5-5.6 II [descontinuada]
- M.Zuiko 14-42mm f/3.5-5.6 II R
- M.Zuiko 40-150mm f/4-5.6 MSC [descontinuada]
- M.Zuiko 40-150mm f/4-5.6 R
- M.Zuiko 14-150mm f/4.0-5.6 MSC
- M.Zuiko 75-300mm f/4.8-6.7 MSC


### Viewfinders ###

-VF-1: óptico [desaconselhado]
-VF-2: EVF high-end
-VF-3: EVF entry-level


Panasonic

### Máquinas ###

High-end

- Panasonic GH1 (Apr 2009): slr design, EVF embutido, funcionalidades avançadas de video, multi-aspect ratio sensor, swivel lcd
- Panasonic GH2 (Set 2010): slr design, EVF embutido, novo sensor 16MP, maior alcance ISO, AF melhorado, maior EVF, lcd touch

Mid-level

- Panasonic G1 (Oct 2008): slr design, EVF embutido, primeira EVIL a ser lançada no mercado :)
- Panasonic GF1 (Set 2009): compact design, EVF opcional, primeira EVIL compacta no mercado
- Panasonic G2 (Mar 2010): slr design, EVF embutido, novo processador Venus HDII, lcd touch, melhor performance (AF) com as lentes 4/3, introduziu video (720p @ AVCHD Lite), permite live view em continous shooting, permite microfone externo
- Panasonic G3 (Mai 2011): slr design, EVF embutido, novo sensor 16MP, lcd touch melhorado, Venus FHD melhorado (melhor AF), video 1080i60 @ AVCHD, perdeu eye sensor

Entry-level

- Panasonic G10 (Mar 2010): slr design, EVF embutido, é semelhante à G2 mas sem touch, menos controlos externos, em vez de AVCHD Lite tem Motion JPEG, e o EVF é mais fraco
- Panasonic GF2 (Nov 2010): compact design, EVF opcional, colocou as GFx num segmento inferior, novo lcd touch, menos controlos externos, novo processador Venus FHD, video 1080i60 @ AVCHD
- Panasonic GF3 (Jun 2011): slim design, EVF n/a, hotshoe n/a, Venus FHD utilizado na G3 (melhor AF), lcd touch melhorado, restantes specs idênticas à GF2


### Lentes ###

Tipo HD: optimizadas para vídeo
Tipo X: linha high-end de lentes, mantém optimização para vídeo, introduz o Power OIS (actualização do Mega OIS), tem coating superior

Primes

- Lumix G Fisheye 8mm f/3.5
- Lumix G 12.5mm 3D lens f/12 [não compatível c/ G1, GF1, GH1 nem c/ m43 Olympus]
- Lumix G 14mm lens f/2.5 ASPH - Pancake
- Lumix G 20mm lens f/1.7 ASPH - Pancake
- Leica DG Summilux 25mm f/1.4 ASPH
- Lumix DG Macro-Elmarit 45mm f/2.8 Asph Mega O.I.S.

Zooms

- Lumix G Vario 7–14mm lens f/4 ASPH
- Lumix G Vario 14-45mm lens f/3.5–5.6 ASPH Mega O.I.S. [descontinuada]
- Lumix G Vario 14-42mm lens f/3.5–5.6 ASPH Mega O.I.S. [a 14-45mm continua a ser preferível a este novo modelo]
- Lumix G X Vario PZ 14-42mm f/3.5–5.6 ASPH Power O.I.S.
- Lumix G Vario HD 14–140mm f/4–5.8 ASPH Mega O.I.S.
- Lumix G X Vario PZ 45–175m f/4–5.6 ASPH Power O.I.S.
- Lumix G Vario 45–200mm lens f/4–5.6 Mega O.I.S.
- Lumix G Vario 100-300mm lens f/4–5.6 Mega O.I.S.


### Viewfinders ###

-LVF1: único EVF disponível




Bem e acho que é isto, espero que não seja overkill. Eventualmente pode haver uma ou outra gralha, mas acho que a maior parte da info está correcta.

Quanto a preços, acho que não vale a pena incluí-los, pois mudam constantemente, e aí o trabalho de actualizar o tópico seria ainda maior. Tendo esta lista disponível, basta apontar para o tópico Lojas de venda de material fotográfico de confiança e rapidamente se chega aos preços :)
 
Última edição:
Muito obrigado a Start-Child e MaxDamage. A informação já começa a compor-se!

Tal como acontece nas DSLRs, a oferta de lentes em m43 já começa a ser bastante extensa. Possivelmente, para manter o post #1 de um tamanho "manejável" não vou colocar todas as lentes deste sistema, mas apenas as recomendadas (algures no post ficará uma lista com links para os posts com contributos). Como já disse, não conheço em grande profundidade nenhum destes sistemas, pelo que fico dependente das opiniões dos utilizadores de ditos sistemas.

Vejo que o MaxDamage já assinalou algumas como "desaconselhadas" o que é muito positivo. Mas porque são desaconselhadas? E as descontinuadas também são desaconselhadas?


mas para ser de facto um tópico útil e de interesse terá que permanecer actualizado (caso contrário cai no esquecimento, como alguns tópicos e listas aqui no fórum).

Concordo plenamente. Para já comprometo-me a compilar a informação e manter o tópico atualizado (à semelhança do que tenho tentado fazer no tópico de recomendações para DLSRs).


Quanto a preços, acho que não vale a pena incluí-los, pois mudam constantemente

Pois eu continuo a achar que é importante ter algum tipo de preço de referência, mesmo que tenha um erro de +/- 50€. Pela experiência no tópico de recomendações de DSLRs, basta atualizar os preços a cada dois meses ou quando há novos lançamentos.
 
Tenho uma sugestão, e se "reservássemos" os 5 ou 6 primeiros posts, cada um para uma marca? Aí poderíamos falar dos corpos disponíveis, das objectivas, dos flashs dos acessórios, daquilo que os torna únicos/diferentes, etc...
 
É uma questão que considerei. Mas como já há tópicos dedicados a cada sistema onde se discutem sempre as últimas novidades, pensei deixar links para esses e deixar este mais resumido.

Volto a insistir que o objetivo não é manter uma base de dados exaustiva, mas sim um apanhado geral do que se sabe da oferta em cada um dos sistemas. Por exemplo, todos os modelos m43 tem estabilização no sensor, enquanto que as m43 da Panasonic delegam isso na lente. Este é daqueles detalhes que podem fazer uma grande diferença mas que facilmente se perdem no mar de especificações.
 
E porque não usar a sugestão do Star-Child mas, em vez de ser um post exaustivo, ser um resumo de cada marca e o link para os tópicos já existentes?
 
Dos sistemas apresentados há duas coisas que os separa uns dos outros...



1º O tamanho...

Aqui há duas estratégias diferentes... De um lado os fabricantes que optaram por usar sensores do tamanho das SLR's... Como é o caso das Sony NEX e das Samsung NX. Do outro, sensores com tamanhos mais pequenos, como as Micro4/3 e ainda mais pequeno, as Nikon 1.

Há vantagens e desvantagens de cada lado... Mas sendo que um factor muito importante das CSC é o tamanho global do sistema final, os sensores APS-C parecem ser um pouco grandes demais, porque os corpos são pequenos, mas as lentes, tirando algumas panquecas no geral são bastante grandes. A Nikon 1, talvez tenha ido um pouco longe demais no sentido oposto, uma vez que com um sensor tão pequeno, o efeito bokeh torna-se difícil... As Micro4/3 parecem conseguir um equilíbrio entre um sensor suficientemente grande para ter um bokeh decente com as lentes certas, mas suficientemente pequeno e com um formato mais quadrado e não tanto sobre o rectangular de forma a permitir lentes mais pequenas... Os corpos Micro4/3 não não mais pequenos do que os outros, mas as lentes são consideravelmente mais pequenas.



2º As lentes disponiveis...

Um verdadeiro sistema precisa de ter lentes para todos os gostos... Quando alguém pergunta que máquina SLR deve comprar as respostas são quase sempre, "Compra uma Canikon..." e a razão para isso é simples.. A Nikon tem disponíveis 169 lentes diferentes para o sistema e a Canon 162.. A Pentax ou a Sony Alpha por exemplo, têm apenas cerca de 90 lentes compatíveis com os seus sistemas...

No caso das mirroless... Temos (segundo o snapsort):
Micro4/3: 26 lentes diferentes
Samsung NX: 11 lentes
Sony NEX: 8 lentes
Nikon 1: 4 lentes

Aqui há nitidamente duas ligas... O sistema M4/3 caminha para se poder tornar um sistema global capaz de cobrir quase todas as necessidades, com lentes desde o ultra wide, fish eye, até tele-objectivas longas, lentes macro, lentes para video, etc.. etc.. (embora ainda faltem as zoom rápidas).. Enquanto os outros sistemas, ou ainda são bastante embrionários que apesar de terem algumas lentes interessantes ainda tem muitas falhas no sistema, ou então são sistemas que pretendem apenas servir o mercado main stream e sem as necessidades do mercado entusiasta como parece ser o caso das Nikon 1.


EDIT: foi só para corrigir uma gralha, o que falta no sistema M4/3 não são primes rápidas que até existem algumas, são as zoom rápidas que estão completamente ausentes... Embora já anunciadas pela Panasonic.
 
Última edição:
Quanto à organização de um tópico para mirrorless, devo dizer que não concordo com um tópico de recomendações. Não concordo acima de tudo porque é sempre subjectivo, é sempre parcial, é aquilo que um user ou um grupo de users acham que é o melhor, e claro está que muitas vezes o que é branco para uns.. é preto para outros (portanto parto do princípio que o objectivo não é criar um tópico "Recomendações do(s) User(s)X", mas sim um tópico da comunidade).

Para além disso, acho que todos estes sistemas têm ainda uma pequena dimensão, pelo que não vejo problema em listar todos os corpos/lentes/evfs que existem (e não apenas os recomendados), de forma resumida, sem muitos detalhes e 'to the point' (*).




(*) mesmo considerando a Olympus+Panasonic, listam-se pouco mais do que 20 lentes, nada a ver com os line-ups de 150 lentes da canon e nikon que já têm umas quantas décadas de produção (para as dSLRs sim, de facto não seria muito exequível criar um tópico com a lista de lentes e corpos existentes).
 
Hoje, estou com um bocadinho de tempo e vou retribuir a ajuda que este fórum me tem dado para matar o vício...

Lumix G 14mm lens f/2.5 ASPH


Actualmente uso esta lente numa Panasonic GF1 e tenho a dizer que tenho ficado, agradavelmente, surpreendido!
Já tive oportunida de utilizar a 20mm e, comparativamente, a 20mm é melhor...principalmente ao nível de CA e, em termos de reprodução de cor, também me parece melhor, para já não falar na diferença maior que é a abrtura o que em interior nota-se bastante... MAS é mais cara e perde, naturalmente, na angular! No entanto, por uma questão de justiça, ambas têm vantagens e desvantagens para fotografar em interior: o que uma perde em abertura, ganha na angular e vice-versa.
Portanto penso que este será o maior dilema entre optar por uma ou por outra lente...no meu caso, o preço e a angular pesaram mais!
Em termos de tamanho são idênticas e o diametro é igual.
Em termos de desempenho, rapidez, reprodução de cor, detalhe, angular... acho que esta lente é muito eqilibrada e um bom compromisso entre todas estas variáveis.

Vou deixar aqui 2 ou 3 fotos tiradas sem qualquer edição e o link para um pequeno vídeo para terem uma ideia...

j2F6ESQNly38g.JPG


jMiK7GYssbeYv.JPG


jbxoMwa7ArSbPo.JPG



Link do vídeo
http://i.minus.com/j6Pu5hoFSbjzK.jpg
 
Estou mesmo tentado a comprar uma GH1 já com a tal modificação, com lente 14-140mm e acessórios desde bateria suplente e parasol a filtros por 700... que acham? A mim parece-me bem em conta visto que só a lente custa à volta de 600...
 
Última edição:
Se estivesses mesmo tentado a comprar esse pack, não tinhas colocado link para o anuncio. Cheira-me a outra coisa. Boa sorte.

PS: Só agora é que vi o spam, é mesmo outra coisa.
 
Última edição:
Japanese electronic industry analysis company BCN has published a new report (in Japanese) on the current landscape of the mirrorless camera industry. Using data gleaned from retailers and manufacturers over in Japan, it reports that three companies — Olympus, Sony, and Panasonic — account for nearly 70% of mirrorless camera sales in Japan. Nikon and Canon, both relatively late to the mirrorless game, are fourth and fifth (respectively), with a combined share of 22%.

Here’s what the leaderboard currently looks like: Olympus (28.6%), Sony (23.5%), Panasonic (17.3%), Nikon (12.8%), and Canon (9.2%).

http://www.petapixel.com/2012/10/30/the-current-state-of-the-mirrorless-war/#more-84253
 
Deixo aqui um video engraçado que a Sony fez para promover as Nex:

[video=youtube;LApO_BDRE8M]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LApO_BDRE8M[/video]

Não deixa de ser caricato tendo em conta que a Sony fabrica a série Alpha.. Mas lá que o video tem alguma piada tem.
 
Back
Topo